Ano de 1972 ...  comemoração do sesquicentenário da independência !

O Governo do Estado de S. Paulo, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Federação Paulista de Motociclismo e do Centauro Motor Clube, com o apoio da Folha da Tarde, promovem uma prova internacional de motociclismo !

Com a participação de 5 países, Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Japão, é realizada a já tradicional prova de longa duração brasileira ...

As 500 Milhas de Interlagos !

Vejam como foi !


Aproveitando a pista de Interlagos recém reformada para o GP de Fórmula 1, o Centauro Motor Clube começa a organizar as 500 Milhas de Interlagos de 1972.

Primeiramente convida a equipe uruguaia, e em seguida através do amigo Ippolito, Eloy confirma a participação da sempre competente equipe venezuelana !

Os vencedores da edição de 1971, os japoneses Akiusu Motoashi e Hirowuki Kawasaki garantem a sua participação com uma Yamaha TR-3 com 6 marchas !

Os brasileiros se preparavam, como as duplas Denísio Casarini e Walter Tucano Barchi com uma Yamaha TR-3, Gualtiero e Paolo Tognocchi, que estavam aguardando a chegada das novíssimas Suzuki 500 T.


Paolo Tognocchi e sua Suzuki, que chegou a poucos dias da prova !!

Muitos outros pilotos brasileiros se inscreveram com motos que não são de ponta, como é o caso de Fifa Carmona (Yamaha TD-1) , Nivanor Bernardi (Yamaha TD-2), Salvatore Amato (Ducati Sport), e houveram até os que arriscaram motos de rua semi-preparadas, com Honda 750 e Yamaha R-5 350 !

Os venezuelanos chegaram com 4 motos - Ferruccio e Betancourt de Yamaha TR-3, os irmãos Leon de Laverda 750, Luiz Gomes e Mestaiel também de Laverda 750 (Standard !) e Oswaldo Quero e Victor Bracamonte com uma Kawasaki 750 (3 cilindros).

Os uruguaios também como os brasileiros, vieram com máquinas adaptadas, como uma Norton Manx (1954 !) com motor de Triumph Trident, outra Norton Manx, com motor adaptado de suzuki 500 e uma (ao menos uma !) Yamaha TR-3, com Moreira.

Nos treinos, os brasileiros foram bem ficando atrás apenas da dupla japonesa, com o tempo de 3' 22 (Denísio) e 3' 23 (Tucano). 


No dia 21 de maio, às 10:00 horas, é dada a largada ... tipo "Le Mans" !

O dia estava com o sol brilhando, após 3 dias de muita chuva ! A temperatura estava em 17º C.

33 motocicletas estavam alinhadas aguardando pelos pilotos, que saem em disparada !!

(veja aqui a sequência da largada)

Como sempre, Tucano larga bem, já abrindo boa vantagem em cima do japones Akiuso Motoashi. Em 3º e 4º lugares apareciam os venezuelanos com as 2 Laverdas 750 !

Após algumas voltas, Tucano é ultrapassado pelo japones e Nivanor Bernardi consegue alcançar a Laverda de Leon, colocando-se na terceira colocação !


Victor Bracamonte (nº 71) de Kawasaki 750 na cola do brasileiro Francisco L. dos Santos (nº 11) 

A prova tinha um ritmo muito forte, com o recorde da pista sendo quebrado por várias oportunidades !

Após o primeiro reabastecimento e troca de pilotos, as posições continuam as mesmas, agora com Deníso 30 segundos atrás de Motoashi. Logo depois, na 25ª volta,  Motoashi também entra no box para reabastecimento, e Deníso consegue abrir 5 segundos de vantagem sobre a moto nº 3, agora pilotada por Hirowuky Kawasaki.

Aliás, o reabastecimento da equipe japonesa era muito rápido, pois eles trocavam o tanque vazio por um cheio em apenas 4 segundos !!

Logo Hirowuky recupera o tempo perdido, e começa um show em Interlagos !  Alternando a liderança, os dois começam a quebrar os recordes da pista !


Deníso Casarini (nº 5) na briga com Hirowuky (nº 3)

A Yamaha de Fusine e Betancourt vinha forte em 3º lugar, embora já tivessem uma volta de desvantagem ! 

Nessa altura, muita gente já tinha abandonado por quebra !


Ferruccio Fusine (nº 12 ) de Yamaha TR-3 e Luiz Gomes (nº 6) de Laverda 750 !

No segundo abastecimento, Denísio e Hirowuky páram praticamente juntos, e desta vez os japoneses fazem um reaperto geral na carenagem, o que faz com que Tucano volte à pista com uma grande vantagem, de quase uma volta !


Brasileiros disputando ! Equipe Moto Mavi (nº 66) e Equipe Speed Chup´s (nº 8)

A corrida vinha se desenvolvendo a favor da dupla brasileira, quando na 80ª volta, a Laverda de Leon, que agora ocupava a 3ª colocação,  sofre uma pane e vaza grande quantidade de óleo pela pista !

Foi uma festa de quedas, inclusive, para desespero dos brasileiros, de Denísio Casarini !

Mesmo assim. Denísio consegue se levantar e mantém a liderança, mas só que a volta de vantagem, se tornou apenas 1 minuto !

Com a quebra de Leon, e como a dupla Fusine - Betancourt tinha perdido muito tempo consertando sua TD-3 sendo reparada no box, a moto nº 13, pilotada por Edmar Ferreira assume o 3º lugar ! 


Edmar Fereira (nº 13) á frente de Betancourt (nº 12)

Mas Fusine, vem com muito apetite, e voando com a moto nº 12, recupera em cima da hora o 3º lugar, para não perder mais até o fim !


Ferruccio Fusine na luta pelo pódio !!

Lá na frente, Denísio entra no box, para o revezamento de pilotos, e entrega a moto nº 5 para Tucano fechar a prova !


Tucano andando forte !!

Tucano sai forte, ciente de sua grande responsabilidade, e com o japones no seu encalço !

Vinha conseguindo manter boa distância, quando de repente ... solta a corrente da moto !! Tucano consegue recolocá-la, mas já vendo o japones pular na frente !

Tucano ainda tenta tirar alguma vantagem, mas é tarde !

Bandeirada para o Japão !! Mais uma vez, festa nipônica em Interlagos !


Bandeirada para o Japão !!!

Para o bom público presente, ficou o gostinho amargo da derrota, mas para a dupla Tucano - Denísio, e para o motociclismo brasileiro, ficou a certeza de que podemos disputar de igual para igual, pois com bem equipamento, nossos pilotos fazem a diferença !!

Parabéns Tucano e Denísio, pelo show em Interlagos !!


Denísio Casarini e Walter "Tucano" Barchi

 

Colocação

Pilotos Moto País nº voltas
A. Motoashi e H. Kawasaki Yamaha TR-3 (nº 3) Japão 101
D. Casarini e W. Tucano Yamaha TR-3 (nº 5) Brasil 101
F. Fusine e P. Betancourt Yamaha TR-3 (nº 12) Venezuela 98


(da esq. p/ dir.) Denísio, Tucano, Motoashi, Hirowuky, Ferruccio e Betancourt

A prova teve duração de 6 horas, 3 minutos e 56 segundos.

Média horária de 133,85 km / h.

Melhor volta - 43ª ,  moto nº 3 , com 3' 22", média de 141,44 km / h.

Diferença entre o 1º e o 2º colocado - 58" 8 décimos 

Por Ricardo Pupo
Abril / 2003

Fonte: Revista Prix-Moto, Venezuela, gentilmente cedida por Octávio Estrada.

(veja aqui a capa da revista)


Notas:

- Edgar Soares, que já trabalhou com corredores venezuelanos e uruguaios, conhecedor profundo do motociclismo, sendo campeão no passado, acertou em cheio quando disse que a Norton 750 Comando de Willy Jordan não dava 15 voltas na pista !  A Norton quebrou na 14ª volta !!! Que boca !!


Denísio e Edgard Soares

- Adalberto Ayres, o Chupeta, conseguiu quebrar um recorde de invencibilidade. Há mais de vinte anos não sofria uma queda em Interlagos ! Mas no último treino antes da prova, conheceu o chão de Interlagos, quebrando a clavícula, ficando fora da prova !

- Os irmãos Tognocchi não conseguiram passar das 24 voltas com sua Suzuki 500 T.

- O veterano Antonio Carlos Aguiar, quebrou também seu recorde nas 500 MIlhas ... sua Ducati 350 quebrou na volta para alinhamento da largada !

- 5 minutos após o término da prova, "São Pedro" manda uma super chuva ... que serve para acalmar os ânimos dos uruguaios, que já começavam a reclamar da cronometragem !


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

  Comentários dos Internautas:


Grande materia deveriamos ter mais provas deste tipo.
Milton Eller 
miltoneller@ig.com.br (Terça Feira, 1 de Abril de 2003, às 12:53:08)


Parabens. Faz tempo que nao temos esses tipos de provas. Acho que ainda estamos longe de que elas voltem a acontecer. Uma pena.
Tabajara  A. Jorge 
miraassumpcao@ig.com.br (Quarta Feira, 2 de Abril de 2003, às 10:35:42)


PASINI, E RICARDO,VOCES SAO 1000000, ME FAZ LEMBRAR ESTA EPOCA DE OURO, SO LAMENTO SER MOLEQUE, E AINDA ESTAR ANDANDO COM A MINHA FS1 NESTA EPOCA, E NAO PODER ESTAR LA NESTE EVENTO  TAO GRANDIOSO, ESTA PAGINA ESTA CADA VEZ MELHOR JA NAO VIVO SEM ELA.
MEU FORTE ABRACO FLAVIO ABBUD COLECIONADOR 
flavio.abbud@uol.com.br  (Quarta Feira, 2 de Abril de 2003, às 22:00:28)


Ricardo, você é um verdadeiro historiador do motociclismo! Achar dados sobre uma prova de 1.972, foi realmente uma façanha! As fotos não dão uma idéia muito clara das motos participantes, assim, sugiro que, na medida do possível, se existirem outras fotos mais nítidas, que sejam "publicadas" para conhecermos melhor essas antiguidades. Parabéns e um abraço!
Carlos Trivellato 
setrivellato@uol.com.br  (Terça Feira, 1 de Abril de 2003, às 17:44:53)


E ai meu brother o site é muito louco. Gostei da forma que era a largada nesta época, quando eu nem era nascido. Acho legal essa iniciativa de lembrar do tempo em que o piloto é que ganhava a prova e não a equipe. Continue com matérias desse tipo que traz a cultura motociclista na veia, como sou apaixonado por duas rodas, já virei fã de carteirinha do site, um grande abraço pros amantes das duas rodas. VIDA LONGA AO SITE QUE É 10, valeu.
Adriano Magalhaes Pinho Coelho 
adrianocoelhodf@bol.com.br  (Quarta Feira, 23 de Abril de 2003, às 20:59:28)


Parabéns pela matéria nota 10 ,vale a pena fazer o "remember" das edições de 70 e 71.
Giampaolo Tognocchi 
fapinha@fapinha.com.br  (Quarta Feira, 7 de Maio de 2003, às 10:46:12) 


Essa é uma das melhores narrativas de como eram as competiçoes nos velhos tempos, espero que esta não seja a ultima, continuem
Carlos  Carballo 
carballo@mckenzie.com.br  (Domingo, 8 de Junho de 2003, às 18:21:22)


Parabens, fantastica reportagem.......pena que nao existam mais provas como estas..........ficam apenas as belas imagens gravadas em nossa lembranca das grandes disputas realizadas no autodromo Paulista........parabens mais uma vez a todos os pilotos e demais envolvidos nesta prova em especial a dupla brasileira Tucano-Denisio.........
Alberto Steffen
albertohsteffen@ibest.com.br  (Terça Feira, 26 de Agosto de 2003, às 11:41:16)


lembro muito bem desta prova, tinha 13 anos e estava la. parabens pela matéria
Alexandre Levy
(alexlevy@cepa.com.br) Terça Feira, 25 de Janeiro de 2005, às 12:55:45


Se preparem galera do Motociclismo!!! O Centauro Motor Clube está com o Projeto das 500 Milhas 2007!!!!! Vamos torcer pra acontecer...
THIAGO
(centauromotorclube@hotmail.com) Segunda Feira, 29 de Maio de 2006, às 20:42:10