COMPETIÇÕES

24 HORAS DE LE MANS
"BOL D´OR"
40ª EDIÇÃO
1976
(A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA)

 

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O Bol d' Or

Quando foi criado, em 1922, o regulamento previa um só piloto por moto, o que era um absurdo, tendo como recorde a distância percorrida de 2.574 Km !!   Imagine só, 24 horas pilotando direto !!
Enquanto ficou restrita ao mercado e público europeu, não conseguiu muito sucesso. 
Foi a partir de 1961, com a entrada das motos japonesas, que começou a ser reconhecida mundialmente como a maior prova de 24 horas !

Na década de 70, o Bol d' Or consegue arrastar multidões ao circuito de Bugatti, em Le Mans, na França !  Motociclistas de toda parte da Europa invade a França !!


As disputas entre Honda e Kawasaki ficam muito acirradas , com as fábricas investindo muito em pesquisas e em tecnologia !!

O circuito de Bugatti fica situado dentro de um parque muito arborizado. Suas instalações são antigas, com boxes, arquibancadas, padock, tudo ainda dos tempos das famosas Le Mans para carros da década de 50 !  

A pista tem 4.422 m, quase totalmente plana, com três retas, a maior delas o Chemin de Boeufs (caminho dos bois) e muitas curvas de alta, como a La Chapelle (a capela) e o "S" chamado de Garage Bleu (garagem azul). Tem algumas curvas travadas , como a Garage Vert (garagem verde) , que é um semi círculo.

O Brasil no Bol d' Or

Essa história começa quando o então gerente da concessionária Honda Fórmula G , Arnoldo Del Nero Bessa, começa a colher informações sobre a possibilidade de participar !  
Após cálculos e devaneios, resolvem participar, mas há um pequeno problema ! As inscrições estão encerradas !

Com a influência de Bruno Nardini, redator chefe da revista "Moto Revue",  o Brasil consegue ser selecionado e inscrito entre mais de 90 candidatos, para apenas 55 vagas !!   
Mas não foi de graça !  Com um levantamento feito, Nardini reconheceu o valor dos nossos pilotos tendo por base os seus desempenhos  em provas de endurance nacionais, como as 24 horas de Interlagos !  
Para se ter uma idéia, na última edição do Bol d'Or, a Honda vencedora  percorreu 2.988 Km com média de 124,52 Km/h, e nas últimas 24 Horas em Interlagos, os vencedores percorreram 2.954 Km, com média de 123,77 Km/h.

Vencida a primeira etapa, vem a escolha da equipe. 
O chefe de equipe seria o competente Milton Benite . 
Os pilotos , seriam Walter "Tucano" Barchi e Paulo Salvalagio, o Paulé.


Paulé e Tucano 

A moto

No Bol d'Or, só correm motos grandes de 900 e 1000 cc. 
Para se conseguir um custo viável, a moto escolhida pela Fórmula G foi uma Honda 550 cc. 
A preparação foi pequena. Motor manso e preparado para longa duração. 
Levaram um motor "bravo"para a classificação.  Faróis carenados, aro 18 na frente e algumas outras pequenas criações típicas da inventividade do brasileiro !!

Enfim, após preparações, documentações , planos e estudos, a equipe embarca para a França !!

Como sempre, chegam em cima da hora, e cansados e sem tempo para treinar, mas para compensar, recebem da Honda França, um escapamento novo, do mesmo modelo que as 750 !!  
Com os úteis conselhos de M. Alline, revendedor Honda em Le Mans, e profundo conhecedor de Bugatti, o moral da equipe foi crescendo. 

Quando chegaram ao autódromo, ficaram asustados só com o tamanho dos pneus traseiros das motos !!  "Hiiii !! Nem tira a nossa da caixa !" , brincou Tucano !!

A imprensa local deu grande destaque aos brasileiros pelo fato de estarem competindo com uma "pequena" 550 ao lado de motos grandes !!


Preparativos para a tomada de tempo

No primeiro treino, Tucano "cola" atrás de Duhamel , 3º colocado do ano anteiror, e um dos favoritos deste ano, e tem uma aula do traçado ! 
Já à noite, estava rodando em 1m 58 s, tempo que chamou atenção !  A equipe estava apostando na constância e resistência !  
A estratégia era parar menos para abastecer, ir com um só jogo de pneus e freios até o fim e contar com a durabilidade do motor 550. 
Além disso, o menor peso da moto desgastaria menos os pilotos !!

A corrida

A prova é iniciada com 60 concorrentes, e os brasileiros largando em 42º.

Há uma certa confusão por causa de uma falsa largada. Paulé se aproveita, larga bem e fica no pelotão da frente ! 


Paulé larga bem !! (no canto direito)

Como era esperado, as Kawasaki foram para frente com Duhamel na ponta . Atrás deles , vinha uma Honda e uma Yamaha TZ.

Por um tempo, os brasileiros ficaram andando no 38º lugar, rodando discretamente, no tempo estabelecido pelo plano de corrida da equipe, poupando equipamento.


Tucano "tocando" a 550 na curva La Chapelle

Na sexta hora, a dupla Duhamel / Balde lideravam com uma Kawasaki 1000, seguidos por  Sarrom / Boulom com outra Kawa !


Baldé com sua Kawasaki 1000

O ritmo imposto pelas Kawa era infernal !!  
Na décima hora, 17 motos já haviam abandonado por quedas e problemas mecânicos !!  Os vencedor de dois anos , Ruiz com uma Honda , um dos favoritos, também fica fora !!

Na décima quarta hora, a liderança passa para Sarrom , com o favorito Duhamel parando para reabastecimento !

Na décima quinta hora, os brasileiros já estão na 15ª posição, e Duhamel consegue voltar à liderança, duelando com a Honda de Chemarin.


Parada para reabastecimento e troca de piloto

Na vigésima primeira hora, Tucano vem na 14ª posição, e a dupla da Honda assumia a liderança, seguido agora pela Kawasaki de Sarrom !


Chemarin e sua Honda

Quando o relógio marcava 24 horas de prova, Chemarin recebe a bandeirada, com um recorde de número de voltas, perfazendo 3.235, 12 Km, média de 134,79 Km / h !!


Os Vencedores , Chemarin e Alex George

Das 25 motos que terminaram a prova, estava a heróica Honda 550 da Equipe Fórmula G, que alcançava o excelente 12 º lugar !!


A grande festa da chegada !!

O sucesso da dupla Tucano / Paulé  foi tamanho, que  chefe dos mecânicos da dupla vencedora ( Chemarin / Alex George)  , fez questão de comparecer ao box do Brasil para cumprimentar e olhar de perto aquela 550 !!

"Largamos lá atrás,... nós de 550 eles de 1000 ! A nossa máquina fazia muita curva, freava muito, era esperta pelo tamanho, peso... Dava uns 225, 230 de final... A gente apostou na regularidade. Andavamos quase 2 horas sem parar...Tivemos um problema de fusível , que o Milton resolveu no ato !!... o abastecimento era super rápido !!... De noite a gente recuperou muito, passando muitas motos grandes... "  Assim resumiam Paulé e Tucano eufóricos, comemorando muito !!

Tucano andou mais tempo, chegando a fazer dois turnos à noite !

Com uma grande participação, com o talento dos pilotos, e a competência da equipe Fórmula G, os brasileiros chegaram atrás apenas de 5 Hondas 4 válvulas, 3 Kawasaki, 2 National e 1 Daytona 750 novíssima, da Japauto.


Honda Japauto

Foram imediatamente convidados a participar da edição seguinte, já com uma promessa de poder contar com uma moto igual a do vencedor deste ano, cedida pela Honda França  !!

Mas essa é uma história que fica para outra vez !!!!

Resultado Final:

Posição Pilotos Moto Distância  Nº de voltas
Chemarin / George Honda 941 3.235 km 762
Sarron / Boulon Kawasaki 1000 3.222 km 759
Duhamel / Baldé Kawasaki 1000 3.192 km 752
Findlay / Woods Honda 941 3.171 km 747
Rigal / Guili Honda 941 3.133 km 738

 


A equipe: (da esq. p/dir.) Milton Benite (mecânico), Paulo Salvalagio, Paulé (piloto), Wilson Pasqualin (mecânico), Arnoldo Del Nero Bessa (diretor da equipe),  Walter Barchi, Tucano (piloto) e Aguinaldo Serra, o Charutinho (mecânico) 

Por Ricardo Pupo

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Comentários:



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Comentários dos Internautas:

 24 h du mans
 Duval
laucatba@wnadoo.fr (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 06:27:45)




DIVINO. UMA PENA QUE AS REVISTAS DAO POUCA INFORMACAO SOBRE LE MANS HOJE. JA AS DE CARRO, SEMPRE TEM ALGUMA COISA.PARABENS.
TABAJARA  A. JORGE
MIRAASSUMPCAO@IG.COM.BR (Sexta Feira, 7 de Fevereiro de 2003, às 18:30:36)


Excelente materia, é da minha época e matei um pouco a saudade. Aliás, o site todo é de muito bom gosto. Vou visitá-lo sempre.
Abraços e sucesso.
Jerd Amir Alle
jerdamir@terra.com.br  (Sexta Feira, 26 de Setembro de 2003, às 17:16:38)


Coloquem materia sobre o ultimo boldor do Tucano, o de 1983 aonde ele foi primeiro dos privados
Pedro Natale unior
natalejunior@hotmail.com  (Segunda Feira, 26 de Julho de 2004, às 14:04:22)

N.R. - Vamos pesquisar para elaborar a matéria. Valeu a sugestão.


parabens a esta equipe de raça brasileira 
Edson
(edsonrufato@hotmail.com) Quarta Feira, 26 de Abril de 2006, às 22:10:33


Demais essa matéria !! Sou de Goiânia e o papa dessa época era Edmar Ferreira.......
Helio
(dubritt@globo.com) Terça Feira, 20 de Junho de 2006, às 12:10:47


THE BEST BRASILIANS!
Ivan de Jesus e Silva
(ivan.51@hotmail.com) Terça Feira, 21 de Novembro de 2006, às 10:34:18


na epoca eu tinha 14 anos e era aficcionado por corridas, valeu, nem lembrava mais

nome: cassiano
(cassianoj3@uol.com.br) Quinta Feira, 17 de Abril de 2008, às 23:07:51


Parabéns. É um tributo ao nosso motociclismo. Não pode ser esquecido. Pergunto: tem continuação? onde? Um abraço.

nome: Jorge Abel
(ajtm2006@yahoo.com.br) Sexta Feira, 27 de Junho de 2008, às 14:19:59


a evolução das motos, a qualidade e o desempenho das equipes estão de parabéns.
Joana Lourenço
 jpirracinha@hotmail.com


Rapaz, como brasileiro é raçudo! Se melhorassemos em alguns aspectos, dominaríamos o mundo. Abraço.
email = ocsalomone@gmail.com
nome = Orlando Salomone


Sou uma sra de 57 anos , ainda motoqueira, fuçava minhas motos com o "Benite" mecanico da Fórmula G na pça Panamericana onde comprava minhas motos!!! Amiga do Claudinho e do Paulé, muito alegre com esta matéria , trouxe de volta meus 17 anos!!! Obrigada a todos!!! P.S. - minha moto era uma 750 prata e azul!!!!
email = donadaira@hotmail.com
nome = Gloria Blenner


encontrei este espaço..e digo-lhes fui ver esta corrida neste circuito Mitico abalei de Faro Algarve numa Honda cb 250 levando como pendura um amigo grande viagem naquele tempo depois ainda assisti ao BOL DOR MAIS 16 anos seguidos..este ano em Setembro penso voltar a LE MANS..Saudações Motociclistas a todos os amantes de Motos do Brasil...Zé Amaro

Uma reteficação no ano de 76 fui numa Yamaha tx 750 em 75 é que fui na Honda cb 250..Saudações

email = zeamarodakota@gmail.com
nome = Zé Amaro                                                04/04/2011


trabalhei nesta epoca como depachante na formula g. com o osmar, pinheiro, claudio.ade
email = ageda.mooca@GMAIL.COM
nome = wandeco                                                     11/07/2011


Here you go Alex ..nice photos of you ....
email = domingues.joe@gmail.com
nome = Joe Domingues                                           16/01/2012


Meu Deus...Que Saudades...Trabalhei na Formula G, como almoxarife e recepcionista da oficina. Pena que não dá pra postar uma foto, que tenho de da equipe de competição, em uma das muitas corridas em Interlagos. Um Beijo no coração de todos, que estiveram e fizeram parte dessa história.
email = joseadde@hotmail.com
nome = José Luiz Adde                                            30/01/2012

José Luiz, vc pode enviar as fotos identificadas para mc70.1@motosclassicas70.com.br , que publicaremos. Se preferir, use nossa seção "Histórias" e mande juntamente com texto.
Ricardo Pupo


MILTON BENITE, O MESTRE!!! SABE TUDO E MAIS UM POUCO..., ABS. MEU IRMÃO!!
email = marcinho_idalgo@hotmail.com
nome = MARCIO                                                10/02/2012