| Fórmula Honda 125 |
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| Calculo da
velocidade máxima teórica |
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CG125 1980 |
FH 125 |
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| Vmax (km/h) |
100 |
x |
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| rot max (rpm) |
9000 |
11000 |
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| coroa (dentes) |
39 |
33 |
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| pinhão (dentes) |
15 |
17 |
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| relação (coroa/pinhão) |
2,6000 |
1,9412 |
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| Partindo
da equação para o cálculo da velocidade em função da rotação, relação de
redução e raio dinãmico dos pneus, temos: |
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equação ( 1 ) |
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| onde: |
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| V |
Velocidade em km/h |
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| rpm |
Rotação do motor |
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| Rdin |
Raio dinamico do pneu
(mm) - vide tabela fabricante de pneus |
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| CM |
Redução da marcha |
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| Rl |
Relação final
(coroa/pinhão) |
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| Vamos
adotar uma constante "K"
que será igual para as duas versões |
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| Então,
substituindo os valores da equação ( 1 ) pela constante "K", temos: |
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| Aplicando
a fórmula para determinar o valor de "K" em função dos dados da CG125: |
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substituindo
os valores |
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| Como
a constante "K" é
igual para as duas versões (CG125 e FH125), temos: |
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|
substituindo
os valores |
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| Conclui-se,
então que a Velocidade Máxima (@11000 rpm) da Formula Honda 125 é de 163,8 km/h |
| Obs.: |
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| 1-
Os valores de velocidade máxima e rotação da CG125 Série 1980 foram estimados
com cambio de 5 marchas. |
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| 2-
Os valores de velocidade máxima e rotação da formula Honda 125 com cambio de
5 marchas foram obtidos em condições de corrida com relação 17/33 |
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