Competições |
por: Marcos V.Pasini
Fórmula Honda 125 - Foto do lançamento, em 1978
No final dos anos 70, o motociclismo de competição, no Brasil, ainda sofria com a proibição das importações, que teve início em 1976.
A Yamaha conseguia, ainda, trazer as suas 350 de competição e, assim, fazer uma categoria "monomarca" especial, pois as outras fábricas não estavam interessadas em trazer motos para competir com as, na época, imbatíveis TZs.
Para acabar com essa hegemonia, o regulamento começou a ficar flexivel, aparecendo, então, as categorias "esporte", onde se viam desde velhas TR hibridas com RD até as CB750 com Kits 812, 840, etc..Mesmo assim eram categorias muito caras e não adequadas para iniciantes.
Quem quisesse começar a competir, tinha que recorrer as já cansadas Mòndial ou Ital-Jet nas 50cc ou tentar se virar com o que também tinha um custo alto e já começava a ficar desgastado: as motos de 350 a 750cc, da primeira metade da década de 70, para poder competir na categoria "Estreantes e Novatos".
Protótipo Mòndial / Yamaha F5
50cc - 1972
Yamaha RD350 1973- Categoria
Estreantes e Novatos, em 1976
Com o início da fabricação das CG125, em 1977, o custo das motocicletas dessa cilindrada, ficou mais atraente e, então, em 1978, a Honda resolveu organizar a primeira monomarca da categoria, no Brasil, dedicada a pilotos iniciantes.
Essa iniciativa abriu os horizontes de quem queria começar a competir, agora, no mesmo nível técnico.
Os pilotos melhores classificados (10% da média de participantes) no campeonato, não poderiam participar do torneio no ano seguinte, sendo que estes poderiam tirar a carteira "Piloto de Competição"(PC).
A motocicleta básica, em 1978 foi a Honda CG125 de produção com as seguintes liberações de preparo:
>>Retirada das partes "street":
guidon, retrovisores, piscas, faróis, lanternas, para-lamas, pedaleiras, pedais de garupa, banco, escape, filtro de ar, velocímetro, cavaletes, etc..>>Instalação de um Kit fornecido oficialmente pela Honda, que constava de:
capa do tanque, rabeta, carenagem integral completa, para-lama dianteiro, pedaleiras recuadas e pedal de freio.>>Retirada da parte elétrica, ficando somente a básica, suficiente para alimentar o motor.
>>Coroa e pinhão - livres
>>Instalação de semi-guidons baixos (tipo "Tomaselli")
>>Escapamento dimensionado - livre
>>Carburação - corpo do carburador original - calibração livre
O resto; pneus, rodas, suspensões, freios, motor, cambio, etc, tinha que ser conforme produção!!!
O numeral era obrigatório ser de fundo preto com os números (normalizados) em branco, conforme padrão mundial da categoria 125cc, sendo colocado à frente e nas duas laterais, na rabeta.
No final de 1978 estreou a categoria. Foi um sucesso total!!!
A Honda zelou primorosamente pela organização, controlando de perto as motos e pilotos, quanto à segurança e à obediência ao regulamento.
Equipes oficiais (revendas autorizadas) e particulares, primaram pelo colorido das motos, macacões e capacetes, que proporcionavam, então, um clima de festa no nível das corridas do campeonato mundial, coisa que não estávamos acostumados a ver em nossas "desgastadas" competições.Isso gerou confiança nos patrocinadores, que começaram a investir nesta pequena, mas valente, categoria, que prometia dar retorno comercial.
Os pilotos iniciantes, por sua vez, também confiaram no evento e se empenharam para manter o alto padrão das competições.
O numero de inscritos foi algo nunca visto em uma categoria tão nova, considerando que não se tratava de nenhuma "500 milhas" ou "24 Horas"!!!
Volta de apresentação da 1ª prova
da Fórmula Honda, 1978 - Curva 3
Primeira volta da prova inaugural, em 1978, no
"retão" de Interlagos. Alta "densidade demográfica".
Chegava a impressionar o ruído dos pequenos monocilíndricos acelerando simultaneamente, na largada das provas, em Interlagos...
Foto da primeira volta de uma das provas da
categoria Fórmula Honda 125cc
A primeira prova, em agosto de 1978, foi vencida pelo piloto Mário Tamburro, da equipe Honda Renome / Gledson ... ele conta como foi:
"Eu era lavador de motos num loja da Honda no bairro da Barra Funda, em São Paulo, quando a Honda lançou a FH 125 e pediu para suas concessionárias
colocarem duas motos por loja, para competir.Quando soube disso, pedi para o meu chefe me colocar no teste. Depois de muita insistência, consegui o teste, uma semana antes da primeira corrida !
Nada mais, nada menos, o teste era acompanhar o Denísio Casarini ! Quando chegou a minha vez, tentei ultrapassá-lo no Bico de Pato, e fui para o chão !
Consegui no domingo outra oportunidade, e como estava já em cima da hora, me deixaram largar no outro final de semana.
Não houve cronometragem, e eram mais de 50 motos para largar ... o grid foi formado por sorteio ... como sempre, levei azar e peguei o 38º lugar !
Larguei, e fui passando um monte de motos, não sabia nada de nada, nem que lugar estava ... de repente, olhei para frente e só via cinco motos !
Faltavam três voltas, essa era a única placa que eu via, passei mais dois, da mesma equipe, na penúltima volta passei mais dois, e na última volta, passei o primeiro
colocado, que na tentativa de me dar o troco na Junção, caiu e eu venci !Eu só me dei conta que realmente tinha vencido, quando entrei no Retão e tinha uma parede humana dos meus amigos da Casa Verde pra comemorar comigo a
vitória !"
Mário Tamburro - Renome / Gledson
Nas curvas 1,2,3 e 4, do antigo circuito, nas primeiras voltas, dava para tocar a moto a seu lado, tão perto que se faziam as curvas. Que confiança...
Por vezes, havia um "abuso" dessa confiança:
Algumas "Figurinhas Carimbadas", tinham o conveniente vício de se "ancorarem" na rabeta da moto à sua frente para, com o braço, impulsionarem-se ganhando mais velocidade para poder efetuar a ultrapassagem...
Dificilmente, esses episódios eram relatados à direção da prova...
Enfim, isso era um dos folclores da Fórmula Honda...Todos nos conhecíamos e tínhamos uma confiança mútua, pois fazíamos manobras muito próximos um do outro, e só poderíamos fazer isso, conhecendo e confiando no adversário.Cada corrida era realizada com a distancia a ser percorrida variando de 30 a 48Km, dependendo do circuito.
Em Interlagos, isso significava 6 voltas pelo circuito integral (~7,9Km).A pontuação era feita até o 10° lugar, o que motivava bastante os pilotos, uma vez que largavam até 30 motos por corrida.
Em 1980, os motores passaram a ser a álcool, e a Honda liberou a 125ML (com o freio dianteiro a disco, e com a suspensão dianteira tipo "Cerianni"), para receber o "Kit Fórmula Honda 125".
Marcos Pasini na Equipe Moto Jumbo, em 1980
Os tempos, por volta passaram, então, para o pelotão da frente, a ficar pouco abaixo dos 4min !!!
Considerando-se que o circuito "tradicional" de Interlagos mede 7873m, isso dá uma média de 112,9 Km/h, por volta, se o tempo for de 4min "cravados".O motor OHV 125, convertido para álcool (com retífica 1mm, e ~0,9mm de "rebaixamento" no cilindro), com uma relação de coroa/pinhão de 33/17, virava a 10000rpm, já na metade do "retão" de Interlagos, flutuando válvulas, as quais eram calçadas com a posição das molas invertidas.
Calculando-se teóricamente:
Considerando-se que:
>> a rotação máxima do motor, na condição de flutuação de válvulas é n=10000rpm
>> o raio dinâmico do pneu 2.75x18" é ~236mm
>> a relação de redução da 5a. marcha é 1 : 1
>> a relação de redução do conjunto pinhão/coroa (17/33) é 0,512:1Podemos concluir que o valor da velocidade máxima, nessa condição, fica em torno dos 170Km/h!!!
Mais especificamente: 173,8Km/h!!!!
Como pneus e suspensões tinham que ser originais, somente se adicionava mais óleo nos garfos telescópicos e calibrava-se o pneu dianteiro com mais pressão, para evitar o "balanço" em curvas de alta.
Mesmo assim, imaginem fazer a curva 3 "flat", a 150~160Km/h com uma 125ML!!!
É difícil, não é? Só tendo andado lá para acreditar que isso é possível...
Grandes equipes participaram desta categoria, nessa época, em S.Paulo: Moto Jumbo e tantas outras, que coloriam o autódromo em dias de corrida. |
A Fórmula Honda 125 foi, também, o berço de grandes nomes do motociclismo nacional como: Cajurú, Birigüí, José Cohen, Santo Feltrin, Carlos Gadó, e outros, que fizeram, ou ainda fazem, a história do nosso motociclismo de competição.
Era comum acontecer tombos fabulosos, devido à grande densidade de motos por m2 !!!
Tombo histórico em 1980. Os irmãos Feltrin
de "pernas para o ar"...
Ao fundo o "Cenoura" ganhando 2 posições!!!
O calendário das competições da Fórmula Honda 125, em São Paulo, coincidiam com o do campeonato paulista, com direito a uma prova pelo anel externo, durante a "Taça Centauro".
As provas pelo anel externo, eram mais velozes do que as tradicionais, pelo circuito completo.
As pequenas 125, chegavam a não utilizar os freios, a não ser em alguma situação de emergência.
Largada na Taça Centauro (anel
externo) de 1982
Da esq. p/ dir. Mário Pini ( 8 ) e Marcos Pasini ( 20 )
No fim do ano, aconteciam as provas do campeonato brasileiro.
Era uma prova em cada circuito regional, onde reuniam-se os 10 primeiros colocados de cada campeonato regional.
Eram realizados campeonatos regionais conforme descrito abaixo: Sul-Brasileiro
(Tarumã) |
Ainda em 1980, tivemos uma prova noturna, somente pelo anel externo. Imaginem a iluminação no final do "retão" de Interlagos, com apenas um farol por moto...
Equipe Fórmula-G em 1980
Em 81 e 82, o sucesso se repetiu, com disputadíssimas provas nos campeonatos paulista e brasileiro porém, em 1983, já tendo seu brilho ofuscado pelo aparecimento da Fórmula Honda CB400, realizou-se o último campeonato dessa categoria, como monomarca oficial.
Equipe Consórcio Mari-Auto, em 1981
Da esquerda p/ direita: Mário Pini, Marcos Pasini (piloto) e Ricardo Pupo
Equipe Consórcio Mari-Auto em
1981
Aos poucos, as revelações da Fórmula Honda 125, foram se transferindo para esta nova categoria que acabava de ser lançada, criada para pilotos de nível "POC"(Piloto Oficial de Competição) e "PC"(Piloto de Competição), onde se encontrariam feras do gabarito do "Tucano", com os recém saídos da 125, porém com o "braço" afíadíssimo!!!
A Fórmula Honda CB400 veio profissionalizar mais um pouco o motociclismo de competição no Brasil. Mais isso contaremos em outra matéria...
Marcos Pasini na Equipe Moto Zuffo, em 1983
Fórmula Honda 125:
A ousadia de uma geração que queria apenas competir em nível de igualdade técnica, para poder conhecer e mostrar seu valor como piloto.
Esta, foi uma iniciativa pioneira, que colaborou para o engrandecimento de nossas provas de moto-velocidade.
E para nós, que participamos desse evento, fica a lembrança de uma época dourada do motociclismo de competição no Brasil.
Jamais esqueceremos a emoção de participarmos de um evento tão bem elaborado, bonito e competitivo.Obrigado, Honda!!!
Para ver o regulamento da Formula Honda 125 1980, clique aqui => REGULAMENTO
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Comentários:
Comentários dos Internautas:
GOSTARIA DE SABER SOBRE O **PAULO NICOLAU**. SEGUNDO ELE FOI O MELHOR DA FORMULA HONDA 125 E NUNCA VI NADA SOBRE O CARA, TEM ALGUMA COISA POR AI???
ABRAÇOS JUNIOR.
worksigns@uol.com.br (Quarta Feira, 14 de Agosto de 2002, às 14:33:04)O Paulo Nicolau, o "Paulinho", numeral 21, com certeza, foi um dos melhores pilotos da Fórmula Honda 125, que conheci.
Tive a oportunidade de pertencer à mesma equipe dele em uma temporada a Mari-Auto/DIAMOTO.Além de excelente piloto, sempre foi um cara leal e amigo.Não sei do paradeiro dele, mas teria muito prazer em fazer contacto com ele para um bate-papo relembrando os anos dourados da Fórmula-Honda 125!!!AbraçosMarcos Pasini
Saiu algo sobre Fórmula Honda CB400?
Gostei muito deste relato
Peterson
peterson@foxwall.com Quinta Feira, 28 de Novembro de 2002, às 18:22:49
CORRI PELA "MOTO ZUFFO", POIS TRABALHEI COM O CELSO EM SUA OFICINA, DE 85 A 88, AQUI EM RIB.PRETO/SP, FIZEMOS DUAS CORRIDAS COM MINHA CG/125-81,EM 1.987(OBTIVEMOS UM 5. E 4. LUGARES) NO MEIO DE UMAS 15 MOTOS, TODAS 4 TEMPOS (TURUNAS E ML,ESTA COM ACIONAMENTO DE COMANDO DE VALVULA POR CORRENTE).
TENHO ALGUMAS FOTOS DAS CORRIDAS, QUE EM BREVE MANDAREI PARA ESSE SITE, CONTANDO MINHA HISTORIA .
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E ATE BREVE.
piresricardo@yahoo.com.br (Quinta Feira, 2 de Janeiro de 2003, às 02:56:36)
EU SONHAVA EM COMECAR A CORRER NESSA CATEGORIA EM 1981, MAS NUNCA TIVE APOIO, E MEU PAI NUNCA DEIXOU,PRA VARIAR. PARABENS.
TABAJARA A.JORGE
MIRAASSUMPCAO@IG.COM.BR (Sexta Feira, 7 de Fevereiro de 2003, às 18:33:52)
Sou apaixonado por motociclismo,cheguei a participar de algumas provas no centro-oeste em 83 e 84,tenho 39 anos e estou me preparando para o brasileiro de 500cc,estou nos EUA onde sou taxista,retorno no proximo ano,gostaria de fazer contato com Santo feltrin,fiquei sabendo que ele esta preparando os motores para esta categoria,parabens pelo site adorei.Abracos,BUCHECHA.San francisco-Ca USA.Aguardo sua resposta,fiquem com DEUS.
nome: JOSUE JUNIOR (BUCHECHA)
( cbbuchecha@sbcglobal.net ) Sexta Feira, 1 de Agosto de 2003, às 18:57:54
Gostaria de ter detalhes sobre o acidente que vitimou o piloto Marcos Picci .........Parabéns pelas reportagens....são ótimas........
nome: Alberto Steffen
( albertohsteffen@ibest.com.br ) Terça Feira, 26 de Agosto de 2003, às 18:01:24Caro Alberto
O acidente ocorreu em 1979 durante uma prova de Fórmula Honda.
A revista 2 Rodas fez um comentário a respeito, que você poderá acessar aqui.
Gostei muito queria ver mas detalhe da parte técnica das motos antigas como a ronda 81.
nome: Dantas
( dantas25@pop.com.br ) Segunda Feira, 8 de Setembro de 2003, às 22:27:59
Muito bom
nome: André
( meninogostoso_2@msn.com ) Domingo, 21 de Setembro de 2003, às 11:31:26
Tive o prazer de participar de algumas provas na categoria 125 4 tempos, mas após o término da Fórmula Honda ou seja em 1986/87, emociona ver imagens da época, por favor nas próximas matérias escrevam sobre as provas de 12 horas organizadas pelo centauro moto clube. obrigado fiquem com Deus.
nome: Eduardo Cesar
( esces@uol.com.br ) Domingo, 19 de Outubro de 2003, às 16:41:17
Acho, que pela beleza e toda a dificuldade da época, reportagens desse tipo deveriam ser mais divulgadas!
nome: Ricardo (Moto Clube e Macaé)
( grace_bastos@yahoo.com.br ) Segunda Feira, 15 de Dezembro de 2003, às 01:28:22
Voltei ao passado agora depois de ter visto tudo isso sobre a formula honda, pois tambem participei do campeonato de 1979 , ainda tenho as fotos de minha participação, fiquei feliz em poder voltar um pouquinho a esse passado que até hoje tenho na lembrança. Queria se possivel se tiverem algo da temporada de 79 do Autodromo de Jacarepagua, que me enviassem, ficaria imensamente grato.
nome: Claudio Luiz Borges de Oliveira
( ita@itajuba.com.br ) Domingo, 9 de Maio de 2004, às 11:59:42
Excelente Matéria.
Tenho uma cg 125 - Titan. adoro correr com ela mesmo sendo no máximo a 140km/h, mas gostaria de saber como incrementar ela.obrigado!nome: Rafael Canavarro Celestino
( canavarro_rafael@yahoo.com.br ) Terça Feira, 9 de Novembro de 2004, às 17:23:23Olá Rafael
A receita de se preparar uma Fórmula Honda 125 está na matéria.
Não aconselhamos fazer uma moto de rua fora dos padrões de fábrica mas, está dada a dica.
Abraços
MP
Isso é bom pois incentiva as pessoas a terem mais um esporte para o futuro e quero ganhar uma moto de corrida de miniatura espero a sua resposta.
nome: Gustavo Pyettro Sôtel
( imprevel@brturbo.com ) Quarta Feira, 17 de Novembro de 2004, às 20:04:24Olá Gustavo
Valeu a sua opinião.
Quanto à miniatura, fica registrado seu desejo.
Abraços
MP
A pagina de voces e otima, hoje em dia a moto e o melhor veiculo de transporte que eziste tem mais adrenalina. As competições nem si fala nao tem comentario que possa esplicar!!!! Agradeço a todas fabricas de motos que eziste!!!!!!!
nome: Renato Evangelista
( galeria@motosclassicas70.com.br ) Quarta Feira, 1 de Dezembro de 2004, às 16:08:46
achei muito maneiro
nome: cesar
( psycisar@hotmail.com ) Sexta Feira, 4 de Março de 2005, às 20:48:49
e muito bom de +
nome: thalys
( thalys_tamara@hotmail.com ) Sábado, 5 de Março de 2005, às 18:50:48
CONHEÇO UMA FIGURA FANTASTICA O JOSE ROBERTO LELIS "CENOURA". VOCS TEM ALGUMA COISA DELE ? GOSTARIA DE RECEBER. UM ABRAÇO, E BOM TRBALHO
nome: GUILHERME
( sociedade.paulista.l@itelefonica.com.br ) Sexta Feira, 18 de Março de 2005, às 11:06:56Olá Guilherme
O José Roberto Lelis Vieira, ou "Cenoura", ou "Foguinho", é meu amigo. Nos conhecemos ha muito tempo.
Hoje ele mora em Florianópolis e ha uns 7 ou 8 anos não o vejo.
Sei que ele tinha uma oficina de moto e uma barraca de aperitivos na Praia Mole.
Material dos tempos de competição dele não tenho quase nada exceto o que vc viu na matéria.
Se souber de mais alguma coisa aviso vc, OK?Abraços
MP
Gostei muito da materia , e fiquei bem imformado como começou as corrida de motos.
nome: wesley
( wesleycoyte@bol.com.br ) Sábado, 16 de Abril de 2005, às 19:50:24
Gostaria de saber se nesse maravilhoso arquivo vc tem algo sobre um amigo e otimo piloto Gilberto Donine pois gostaria de vazer uma surpresa para ele obrigado e parabens .
nome: Ivan Rezende
( ivanrezende@hotmail.com ) Quinta Feira, 28 de Abril de 2005, às 13:34:36Caro Ivan,
Infelizmente, não temos nenhum material sobre o pioloto a quem você se refere.
Abraços
MP
Oi meu nome é Ratão eu gostaria de saber se vcs nao tem algo falando sobre eu corri de formula honda em 78,79 muito obrigado
nome: Ratão
( lelemicheletti@hotmail.com ) Quarta Feira, 8 de Junho de 2005, às 22:30:56Olá Ratão!
Eu lembro de vc.
Era uma moto da Renome numeral 33?
Não tenho nada falando de vc mas se vc tiver fotos ou qualquer material, podemos acrescentar na matéria.
Abraços
MP
Em 79, Ganhei a primeira etapa no lançamento da Fórmula Honda Brasil Central (Brasília/Goiânia), no autódromo de Goiânia.
Foi uma categoria que marcou muito, e que nos dias de hoje poderiam repetir o formato.nome: Zé Alexandre
( zalex@terra.com.br ) Quinta Feira, 9 de Junho de 2005, às 12:35:48Olá Alexandre!
Mande suas fotos para colocarmos na meteria.
Se vc quiser falar sobre o campeonato FH Brasil Central, eu adidiono na metéria.
Grande abraço!
MP
Ola
Sou o Paulinho NIcolau 21 tenho muitas historias e fotos dessa epoca.
Corri de 1980 a 1983 na Formula Honda.
Em breve vou tentar fazer uma materia com o Pasini.nome: Paulinho Nicolau
( manginimarcia@ig.com.br ) Quarta Feira, 3 de Agosto de 2005, às 00:23:16Fala, Paulinho!!!
Bom ter noticias suas.
Precisamos falar mais um pouco sobre a Formula Honda 125.
Me arrume mais fotos para a reportagem e em breve vamos fazer uma matéria complementar, Ok?
Grande Abraço
MP
Gostei muito da materia é magnifica extraordinaria me interessei muito pela parte onde fala sobre calçar as valvulas com a posições invertidas.
Gostaria de saber onde posso encontrar um contato com mecanicos da epoca ou informaçoes de como posso fazer isso na prática com minha moto se for possivel me passem a informação muito agradecido desde janome: Pedro Junior
( pedroherrjr@hotmail.com ) Domingo, 11 de Setembro de 2005, às 23:07:02Caro Pedro,
Fale com o pessoal da Silverstone (veja anuncio na pagina principal)
Abçs
MP
Essas motos são aretadas mesmo
nome: lucas
( lucas_1902@hotmail.com ) Sábado, 24 de Setembro de 2005, às 17:58:11
oi gostei da materia gostaria d saber qual o tipo de kit d preparaçao das 125 4 tempos espero retorno
nome: mauricio ticiani
( mauricioticiani16@hotmail.com ) Terça Feira, 22 de Novembro de 2005, às 17:40:53Mauricio:
As dicas de preparação da Fórmula-Honda 125 Álccol estão na matéria.
Abraços
MP
Ola Marcos, participei da formula Honda no campeonato brasileiro de 1979 no Rio de Janeiro e me lembro que tinha uma equipe de SP se não me engano é Dimep é isso mesmo?
Tenho algumas fotos aqui, caso seja do seu interesse te mando, abraço, Cláudionome: Claudio Luiz Borges
( ita@itajuba.com.br ) Sábado, 21 de Janeiro de 2006, às 17:03:16Olá Claudio
Cheguei a ir correr uma prova de FH125 no Rio, em 80, mas tomei um tombaço no treino, na penultima curva (à esquerda) antes da chegada, e danificou a moto e meu braço esquerdo impedindo que eu participasse da prova...
Estava na equipe "Mari Auto" com o numeral 20.
Gostaria muito de ver suas fotos.
Se possível escaneie na medida mínima de 640 pixels (VGA).
Grande Abraço
MP
Muito boa exelente corri com o Paulinho Nicolau as 500 Milhas de Interlagos 1900 e bolinha e chegamos em quarto na cat. rd 350 bala cade as corridas de endurance seus cartolas mongoloides
nome: ivan de jesus e silva
( ivandejesus51@ibest.com.br ) Quinta Feira, 2 de Fevereiro de 2006, às 22:26:04É verdade, Ivan...
Não se fazem mais 200 e 500 milhas de Interlagos???
Talvez seja por que o traçado agora é outro...
Abçs
MP
Gostaria de ver uma matéria sobre a Fórmula Yamaha.
Participei da categoria Estreantes e Novatos em 88/89 e 91.
Que saudade do Sargento, do Sol, da Ferradura e a Três..
Somente quem correu na pista antiga pode explicar.
Acabaram com a pista.Deveriam voltar os 2 tempos.
Essas cadeiras elétricas de hoje não andam.
Um abraço a todos.nome: Marco Antonio
( marco.antonio64@itelefonica.com.br ) Sábado, 4 de Fevereiro de 2006, às 18:26:10Estamos planejando uma matéria sobre a Formula Yamaha.
Aguarde mais um pouco !!!
Abçs
MP
Eu gostaria de saber alguma matéria sobre o sul-brasileiro em Tarumã.
Obrigadonome: jackson
Domingo, 5 de Fevereiro de 2006, às 23:33:32Vamos agendar essa matéria, Ok?
Abçs
MP
Legal relembrar esses tempos cara, também corri nessa época
um abraço
Ricardonome: Ricardo Jacobi
( icardojacobi@hotmail.com ) Segunda Feira, 22 de Maio de 2006, às 14:07:47
Marcos parabéns, participei do último campeonato em 1983, meu nº era 60 e na inscrição queria o nº 20 dia do meu aniversário, mas você já estava com ele. Aquele abraço.
nome: Antonio Carlos Contreras Muniz
( contrerasmuniz@gmail.com ) Domingo, 18 de Junho de 2006, às 14:10:35Caro Muniz,
É com prazer que recebemos seus comentários.
Particularmente é uma satisfação muito grande encontrar um ex-companheiro de FH.
Mande-nos fotos suas que publicaremos nesta página.
Quanto ao numeral 20, eu o herdei de meu amigo J.Cohen, pois sempre admirei seu performance nas pistas.
Um Grande Abraço.
MP
Maravilha!
Infelizmente só descobri este site hoje.
Corri de Formula Honda desde o início até a transformação dos motores para alcool.
Corria com a preparação da Moto Panadés.
Quantas lembranças!
Que saudades.nome: Isnard Aparecido Rolim
( isnardrolim@terra.com.br ) Segunda Feira, 19 de Junho de 2006, às 10:54:07Caro Rolim,
É um grande prazer ter contacto com um ex-parceiro de FH.
Mande-nos fotos suas que publicaremos na matéria.
Grande Abraço
MP
Ola Marcos , nossa voltei no tempo com toda essa matéria , adorei de relembrar bons tempos para mim.
Aqui quem ta te escrevendo e o Pepe, se é que você lembra , vamos ver se tu tem boa memoria , porque eu dei trabalho e trabalhei muito nessa época de formula honda 125 e 400, desde seu inicio ate os últimos dias de minha equipe .... vamos ver se você lembra.
Vou te pedir uma coisa que vai ficar bonito nesta pagina.
Você já tem uma foto desse tombo espetacular mais seria legal se você encontrasse toda a sequência que saiu em uma revista italiana ... o tombo dos irmãos Santo e Cecilio Feltrin , pra min foi o tombo mais marcante de toda a historia desse campeonato , pois como e que pode no meio de 12 motos um irmão achar o outro pra bater e só os dois foram pro chão . legal um abração e ate outra...nome: PÉPE
( pepe@pepedelrio.com.br ) Sábado, 26 de Agosto de 2006, às 14:24:19Olá Pépe
Suponho que vc seja o Pépe da Camilo Motos.Lembro do time todo e da Dna.Lola também, sempre acompanhando os niños!!!
Conheci o Porchat (hoje falecido, infelizmente) de numeral 54, com o qual mantive um bom relacionamento na pista pois, quando comecei a correr pela Moto-Jumbo, era o que aparecia nas fotos do Ray Knowless (lembra da peça?) junto comigo.
O Ray, não sei se vc se lembra, era um dos caras, que tiravam fotos nossas para fazermos os posterzinhos (estou cheio deles, muitos com o Porchat na balada).
E, quanto as fotos da revista italiana sobre o tombo do Santo e do Cecílio, se vc as tiver, gostaríamos de publicá-las.
De toda forma vou pesquisar isso na Internet.
Um grande abraço do colega (aposentado) de Interlagos.
Mande noticias.
M.Pasini
Ola Pasini,
Meus parabens pela excelente reportagem e parabens a vc e a todos que fiseram parte da história do motociclismo. eu concordo c/ o Pepe sobre o tombo dos irmãos Feltrim e tambem gostaria de ver a sequencia completa.
abs a todos!nome: Luiz
(arquimendes2005@yahoo.com.br ) Sábado, 23 de Setembro de 2006, às 15:56:51
Muito boa essa materia..da pra ver q as 125 podem ficar bem nervosas mesmo,muito interessante mesmo!!!!
valeu galera !!abraços!!!nome: mateus
(mateus_fox69@hotmail.com ) Quarta Feira, 25 de Outubro de 2006, às 23:25:27
Espetacular
nome: marco antonio
(ma.pares@uol.com.br ) Sábado, 6 de Janeiro de 2007, às 00:36:41
Ola pessoal gostei muito da materia, parabenizo vcs e gostaria de saber sobre a alimentação das 125.
nome: Paulo Roberto
Qual era a numeraçao dos gicles q elas utilizavam?
Gostaria de saber o numero do gicle de alta e de lenta , agradeço desde ja e vou esperar ansioso a resposta Obrigado
(paul.paulinho@ig.com.br ) Quinta Feira, 1 de Fevereiro de 2007, às 21:41:41Paulo, francamente não me lembro dos gicles.
O que posso dizer é que nós alterávamos sua calibração "na raça", usando pequenas brocas.
De toda forma fica seu pedido publicado.
Abçs.
MP
Legal essas materias gostei,tbem sou amante de motocicleta; parabens
nome: helio vieira leite
(heliovleite@hotmail.com ) Domingo, 4 de Fevereiro de 2007, às 21:07:00
Bem falado Marcos, foi uma época dourada do motociclismo de moto-velocidade, jamais esqueceremos, agradecemos muito a Honda do Brasil, ao Sequeira e todos outros que tornaram possível esse sonho de crescimento do moto-velocidade no Brasil.
Um abraço grande a todos os colegas pilotos participantes dessa época dourada da Fórmula Honda 125.
nome: Marcelo Salles Maruri - 3º em 79 e campeão sul brasileiro em 1980.
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br ) Sexta Feira, 9 de Fevereiro de 2007, às 17:30:20
Marcos, não cheguei a te conhecer pessoalmente, mas meus parabéns pela matéria. Eu corri na epoca do Zé Cohen, irmãos Feltrin, do Muniz, do Birigui.
Vou tentar escanear algumas fotos e reportagens que tenho do sul brasileiro de Fórmula Honda 125 em Tarumã, 1979 e 80.Um abraço e parabéns pela matéria.
nome: Marcelo Salles Maruri - 3º lugar em 1979 e campeão sul brasileiro em 1980 brasileiro
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br ) Sexta Feira, 9 de Fevereiro de 2007, às 18:11:52
Corri independente de equipe e foi muito bom , Sukita era o patriocinio, vou. mandar foto da largada .
abrços .nome: marco antonio cunha
(antoniocampmar@yahoo.com.br ) Segunda Feira, 26 de Fevereiro de 2007, às 14:51:06Aguardamos as fotos.
Abçs.
MP
resposta para: Paulo Roberto (paul.paulinho@ig.com.br )
Paulo, recebi hoje um e-mail de um ex-piloto de FH, Antonio Carlos Contreras Muniz [contrerasmuniz@gmail.com ]que passou alguma coisa a respeito do que vc perguntou.
Segue abaixo uma transcrição resumida do texto:"Antes da prova aluguei uma kombi e fui treinar no meio de semana para conhecer melhor a pista, quando regulava o carburador e a ignição, apareceu um rapaz simples que não conhecia e me disse para colocar o giclê 1,45 (o original da moto a gasolina era o 1,00 e estava usando o 1,50 de fusca) não dei muita atenção por estar concentrado e que várias vezes já tinham me negado informação com precisão. No treino oficial da 1a prova aquele rapaz que tentou me ajudar no treino livre foi o Pole position seu Nome Adilson Zacarias "Cajuru"...
Outra dica foi de colocar o pistão de 1 mm , pois o meu era standart e rebaixar o cabeçote no limite que o regulamento permitia (1mm)".Abçs.
MP
muito boa a reportagem da formula , corri em 1979 era do interior mas andava com os ponteiros tenho filmes super oito que vou transferir para digital . mas tem uma foto que já esta digital .
abraços .
marco antonio cunha - são josé do rio preto . sp
[antoniocampmar@yahoo.com.br]
Lembra da Tuca?
Correu para Yamaha na categoria 125 cc mulher e ganhou;
Seu nome Ana Maria Nemes de Menezes .
Ela atraiu grande publico,fazendo as mulheres a aderirem mais ao motociclismo ,a Yamaha ate ganhou nas vendas naquele ano.
FOI 1976 E ELA SE CASOU EM 1977.
Ela é a legitima tuca seu apelido foi dado por causa do Tucano.
Sua moto era a numero 2.nome: ana maria nemes de meneszes
(anausatuca@hotmail.com) Quinta Feira, 26 de Abril de 2007, às 01:44:53
As lagrimas foram inevitaveis quando eu navgava pela net a procura d 1 preparador d moto quando eu garimpei esta materia, pois eu os acompahava a distancia. E como achar 1 ent querido perdido a muitos anos. por onde anda PEDRO BENARDO RAIMUNDO o MORONGUIHO, SAUDE E PAZ A TODOS VOCES.
nome: Jefferson magalhaes rodrigues
(jeffersonmagao01@hotmail.com) Domingo, 20 de Maio de 2007, às 13:47:34
Carmoninha, obrigado pelas fotos !!!
Grande Abraço
Marcos Pasini
Sempre tive muito medo de andar de motocicleta. Mas após ter comprado uma 50cc já com 26 anos não me vejo sem uma motoca. Na época em que retrata a matéria eu era muito pequeno. sou nascido em 1977. Após essa ciquentinha fui aldacioso comprei uma CB 450 1985. "Que delícia"!!! Adorei a matéria parabéns aos idealizadores. Hoje por questões financeiras possuo uma POP100, não é uma Superbike, mas me leva onde quero e preciso. rsrsrs...
Abraço à todos.
nome: Alexsandro Leles (Frango)
(alextrex77@msn.com) Terça Feira, 4 de Setembro de 2007, às 13:44:04
Trabalhei com Celso Zuffo grande amigo e que me ensinou muitas coisas.no periodo em que trabalhei com ele em uma uma das corridas o nosso piloto era David Antunes e o outro Marcos Pasini
nome: ricardo
(ricardo.altomar@terra.com.br) Segunda Feira, 5 de Novembro de 2007, às 12:18:10Ola Ricardo.Era você que pilotou em uma ou duas corridas a moto do Mario Pini, depoisque ele se acidentou??A única vez que corri pela Moto-Zuffo foi junto com o David Antunes, logoapós sua participação (acho) pois corria pela Mari-Auto/Diamoto, e acho queessa foi a última prova de FH que participei...Mande notíciasMarcos Pasini
Quem correu com a moto do Mario Pini apos o acidente foi o Renato D'Avila que tambem foi mecanico do Celso.Eu trabalhei apos a saida dele, na sua corrida eu era o mecanico junto com o Celso.Eu recordo que as vezes voce ia na oficina aos sabados falar com o Celso, muitas vezes ele ainda não havia chegado e nós ficavamos conversando e tomando cerveja.RicardoLembrei, cara !!!!
Como vai ??? Quanto tempo, hein? Foi uma época boa...
AbraçãoMarcos Pasini
VOCES ESQUECERAM DA EQUIPE CAMILO MOTOS DE SANTOS QUE ERA QUEM CUIDAVA DAS MOTOS DOS IRMÃOS FELTRIM
nome: EDUARDO DOMENICALI
(DOMENICALIEDN@HOTMAIL.COM) Sábado, 8 de Dezembro de 2007, às 10:52:13Caro Eduardo,
Não poderíamos, jamais, esquecer do Pepe e da Dona Lola !!!
Não fizemos, talvez, o merecido destaque à Equipe Camilo Motos (e nos desculpamos por essa falha) mas, eles, sem dúvida, foram um ícone da Fórmula Honda !!!!
Grande Abraço
Marcos Pasini
VOCES LEMBRAM DE UM PREPARADOR DA FREGUEZIA DO Ó O POLONES, ONDE SERA QUE ANDA ESSE CARA QUE ERA TODO QUEBRADO.
nome: EDUARDO DOMENICALI
(DOMENICALIEDN@HOTMAIL.COM) Sábado, 8 de Dezembro de 2007, às 11:28:49Infelizmente, não me lembro...
Abçs.
MP
Bom dia,parabens pelo site...muito bom,gostei muito,mais eu tenho uma curiosidade,eu tenho uma Cg titan 125 com motor preparado,eu mesmo que preparei com comando,cabeçote e camisa preparada,eu queria saber se vcs tem alguma dica pra me da sobre motor 125 4 tempos,preparado pra corrida?sou amante de motovelocidade e estou querendo monta uma equipe.por favor retorne o e-mail,gostei muito do site...grato e parabens.
nome: leandro_fenema
(leandro.batistadelima@gmail.com) Quinta Feira, 13 de Dezembro de 2007, às 10:53:17Leandro, já encaminhei suas duvidas para o nosso apoio-técnico.
Abçs.
MP
Corri nessa categoria em 79 por uma loja chamada motosurf com a moto nº 34. Foi um dos melhores tempos da minha vida. Otima esta matéria sua. Matei saudades.
Abraços a todos dessa época
nome: wagner kasakevic
(wkasakevic@uol.com.br) Quinta Feira, 20 de Dezembro de 2007, às 22:32:58Wagner, acho que tenho algumas fotos minhas onde aparece você e sua moto.
De toda forma, se tiver mais fotos, por favor nos envie para que as publiquemos.
Grande Abraço
Marcos Pasini
Otima materia.
Parabens.
Corri 03 anos na Formula Honda e ganhei o campeonato de 1982.
Hoje vivo a mais de 20 anos nos EUA e sempre penso nestes passados anos.
Um abraco,
nome: Ivo Vieira Neto
(ivovneto@bellsouth.net) Domingo, 30 de Dezembro de 2007, às 21:24:20Grande Ivo !!!
Você era a pedra em nossa bota (rsrsrs).
Eu corria, nessa época com a equipe Mari-Auto (nº20) e meu amigo Mario Pini na Moto-Zuffo (nº8) e a gente não conseguia fazer nossas motos andarem como a sua e nem conseguíamos ter a mesma tocada que vc dava nela.
Parabéns, você mereceu todas as vitórias que conquistou.
Grande Abraço do ex-colega
Marcos Pasini
PS: Na foto abaixo (anel externo - 1982), eu estou em 2º no grid, meu amigo Mario Pini em 3º e você que, infelizmente, não aparece nessa foto, é o pole (como sempre era...).
Bela Matéria, sou do Clube da Four de Sorocaba, e gosto muito das clássicas de baixa cilindrada, sempre participo de encontros de Clássicas com minha CB125S2 e nunca vi nenhuma destas máquinas preparadas para pista, será que ainda existem motos com esta preparação de algum colecionador, gostaria de poder aprecia-las.
Parabéns
nome: Osvaldo Clube da Four - Sorocaba SP
(tumimmec@uol.com.br) Sexta Feira, 11 de Janeiro de 2008, às 11:45:35
Marcos,
Parabens pela pesquisa !!! Como é bom voltar no tempo. Também tenho saudades daquele circuito antigo de Interlagos, onde corri apenas uma vez, em 1983, mas ganhamos nas duas categorias, eu nas 400cc e meu parceiro da época nas 125cc. Não dá pra esquecer o frio na barriga ao ver de longe, chegando de Kombi, aquele retão e a curva 3, que vc entrava sem saber onde acabava... Temos que achar mais fotos e material de Jacarepaguá (conseguimos os dois campeonatos de 83) e principalmente os 1000km do Rio, prova que marcou o retorno das corridas noturnas no Brasil, lembra ?
Abraços do Carlos Paiva, numeral 222.
PS: meu negócio agora é fazer trilhas e enduros de Kawasaki 250 aqui por SP. Correr no autódromo era moleza, em comparação com o off-road
nome: Carlos Paiva
(cpaivalaw@uol.com.br) Sábado, 19 de Janeiro de 2008, às 18:23:44Olá Carlos,
Corri no Rio nos 1000km, acho que 1983, por aí.
Corri com o numeral 22 c/ uma CB400 patrocinio FRAMM / MINI FIAMM.
Nós vínhamos entre os 5 na categoria mas no começo do Retão quebrou meu eixo traseiro (as esferas moeram junto com o cubo...) e eu tive que empurrar a moto o circuito inteiro com ela "mancando" para não ser desclassificado.
Nesse meio de tempo o Birigui já tinha separado sua roda traseira usada para emprestar para nós.
Conseguimos chegar em 9º depois de uma recuperação à noite.
Nunca vou me esquecer dessa prova. Foi o troféu mais "suado" (literalmente) que eu tenho.
Grande Abraço
Marcos Pasini
Ola Marcos,
Obrigado pelo retorno, verei se consigo enviar para vc. algumas das poucas fotos que tenho das corridas.
E por favor se tiver algumas minhas, com a moto 34, ficarei imensamente grato. Um forte abraço e parabens pelo site.
Wagner
(wkasakevic@uol.com.br) Quinta Feira, 7 de Fevereiro de 2008, às 18:31:43
Wagner, fico no aguardo, OK?
Se eu achar alguma foto, coloco na página e aviso você.
Abçs.
M.Pasini
Gostaria que você mencionasse ou colocasse uma foto do 1º campeão da Formula Honda Luiz Paulo Mansi.
Obrigado
nome: Gabriela
(casadasjaquetas@ig.com.br) Quinta Feira, 3 de Abril de 2008, às 12:30:42Gabriela, pode mandar fotos e um texto sobre o Mansi que nós colocamos na matéria.
Infelizmente eu não tenho fotos dele.
Obrigado
MP
Que epoca maravilhosa, show, alguem de voces tem lembrança de um piloto goiano Mucio Nascimento tem alguma foto ou materia desta epoca?
nome: Flavio
(abrahaoflavio@brturbo.com.br) Quarta Feira, 9 de Julho de 2008, às 17:15:17
Gostaria de saber se o responsavel pelo site possui mais fotos do Ze Roberto Cenoura caso positivo aguardo resposta!
abrço a todos!
nome: joao victor
(joao.victor.8@hotmail.com) Sexta Feira, 11 de Julho de 2008, às 11:45:30
SUPER GENIAL
nome: JUAN SEBASTIAN
(JARRI-25@HOTMAIL.COM) Quarta Feira, 30 de Julho de 2008, às 09:16:52
EU ACHEI MUITO PAIDEGUA ISSO E SHOW E DEMAIS VALEW FUIIIIIIIIIII!!!!
nome = DORIVAN PEREIRA MELO
DORISVANSTM@HOTMAIL.COM