Yamaha RD 350 '75

by www.loucosporclassicos.hpg.com.br

        

Janeiro de 2001. No dia da aquisição da Viúva Negra que estava andando, até damos umas  banda  na frente de casa, com uma bateria de carro  atada  no banco da moto..... hehehe.....e aquele  caco  andava........e não parava......quase nos matamos no primeiro dia. Hehehe.....muito bala !!!

 

   

A  Viúva Negra  no dia da compra

 

 Após comprarmos a outra Viúva encostada, desmontamos as duas inteiras, e começamos então um processo de  seleção  de peças....

Essa sim , essa tá melhor......... montamos (na teoria) uma moto só com o que melhor tínhamos de peças (claro, faltou algumas, mas ai mandamos vir de lojas especializadas em motos antigas). Depois disto feito, começamos novamente o processo de restauração de mais uma clássica (para quem já fez e realmente gosta, sabe que é que nem  droga , não tem como ficar sem).

Chassis escolhido e pronto (pintado), rodas já arrumadas (aros novos, raios cromados, cubos pintados), garfos e amortecedores OK, começamos a montá-la.

 

  Chassis pronto........ 

    

...com a com a suspensão dianteira..                    ... e traseira montadas junto com os aros.

 

 

Após ela estar   de pé , compramos uns  sapatos  novos para ela, montamos o para-lama traseiro e sinaleira e fizemos artesanalmente o suporte de farol dela.

 

Com sapatos novos......faceira........

 

 

Aí então nos  atracamos  no motor. Pintamos as tampas/camisas/cabeçotes e começamos a montar o motor. Juntas novas, cuidado na montagem.....pronto......era só colocar na moto.

 

  Pintura......... 

   

                                                                          ........... motor  quase  montado.......... 

 

 

                               

                                  ........... e colocado na moto.

 

 

Após isto, nos dedicamos a pintura.........que cor iríamos pintar? Bom.....nessa aspecto não houve muita dúvida....... Com o apelido carinhoso  de  Viúva Negra , que cor mais poderíamos pintar a não ser Preta??? Escolhido o preto, o verniz que seria aplicado , faixas do tanque e laterais na mão, mandamos fazer o serviço. Pronto......mais uma  taquicardia ....... ficou  fora-de-série .

 

Tanque e laterais. A esquerda a 7 Galo e ao fundo a Viúva

 

 

Moto de pé, com motor........tanque e laterais prontas, começou então a  novela  capítulo I : as peças que foram mandadas para a cromagem........não ficavam prontas......... Sem elas não tínhamos como  montar algumas partes, como freio traseiro, pedaleiras..........

Mas finalmente, mais precisamente dia 08 de setembro de 2001, no dia do 2.o Encontro de Motos em Carazinho, o nosso grande amigo Fábio Cavaletti, trouxe as peças para nós......... de babar......quem viu as peças antes não acreditava.............. estavam lindas !!!

 

Ai  'elas'

 

 

Montado o restante, fomos para a parte elétrica. Bom , nem preciso dizer como estava, ou melhor, como não estava, porque o que tínhamos ali não era uma instalação elétrica.....era um amontoado de fios que mais parecia cabelo  pichaim . Conseguido o diagrama original, começamos então a maratona para encontrar fios das cores originais (em cada lugar que íamos, a mesma perguntas: Para que fios destas cores esquisitas???). Após umas 2 semanas, conseguimos todas as cores, e começamos a montagem. Optamos por colocar cabos de vela ACCEL 8.8mm derivado dos carros  fuçados  que tínhamos em casa, para dar um toque mais   agressivo  à Viúva.

 

Com os cabos ACCEL e parte da instalação elétrica

 

 

Após o começo da instalação elétrica, novela capítulo II : Os dimensionados SARACHÚ que encomendamos especialmente para ela da fábrica não ficavam prontos.......... Mas como quase tudo tem um final feliz, após uns 2 meses de espera estavam ali...... lindos .....ponteiras brilhando........ Droga pesada !!!

 

Ai os  bichinhos  ........               ........... e eles colocados na Viúva.

 

 

Documentos encaminhados, parte elétrica concluída..... Está quase 100% !!!

 

 Fazendo 'pose' do lado da Puma GTE

 

  É... como nem tudo são flores.... Viúva montada, documentos em dia (o que achou da placa ein??), pedala-se, vruum.... mas e essa luz aí... não apaga? Putz.... a bateria não está carregando! Fuçamos..... trocamos peças... e após alguns 'cabelos brancos' de brinde..... descobriu-se! O rotor estava meio 'ondulado' (hehehe... essa breve história durou umas 5 semanas!!!). Saca-se o rotor, arrumado, colocado....pronto..... só dar banda e deixá-la 100% afinada !!!

 

Ai ela mostrando seus 'dotes' traseiros !!!

 

Após essa 'longa estrada'.... eu e o Caco (o grande mentor da motuca!!!), só podemos novamente dizer uma coisa:

 

VALEU A PENA !!!

        

Aí a mais nova 'cria'... prontinha para a rua