VISITAS
CURITIBA
Inauguração da Moto Dax
março de 2010

 

HOME

 


Fomos, o Ricardo Pupo e eu, ele de Yamaha FJ1200 direto de Sampa pela BR116 e eu de carro com a família, saindo de Santos, via "Estrada da Banana", rumo à capital paranaense, neste sábado, 6 de março de 2010.

O objetivo principal da viagem era a inauguração das novas dependências da Moto Dax, em Curitiba, do amigo e parceiro Luis Felipe.

Em paralelo, aconteceria o lançamento regional do DVD do Renzo e eu aproveitaria para falar um pouco dos meus livros.


por: Marcos V. Pasini

Apesar de ter saído às 6 da matina, chegamos de carro na Moto Dax às 11:30hs, ainda a tempo de assistir ao lançamento do DVD, conversar com os amigos (normalmente virtuais) e almoçar o maravilhoso barreado que o Luiz Felipe providenciou.

O Ricardo Pupo "enrolou o cabo" e chegou quase uma hora antes. FJ é FJ, né?

Como nunca tivemos a oportunidade de estar juntos "in loco" no habitat dos amigos clássicos curitibanos,  tentamos fazer acontecer, em pouquíssimo tempo, tudo o que estava pendente, como conhecer e visitar todos os colecionadores e lojas especializadas. Mas em dois dias, sendo metade de cada um deles, em viagem, não conseguiríamos atingir completamente o objetivo.

De toda forma, conseguimos realizar algumas metas conforme descrevo em seguida.

Logicamente participamos até os "finalmente" da festa da Dax que estava muito legal e com a presença maciça do pessoal das antigas.


Detalhe das "big-clássicas"


Da esquerda para direita: Renzo, Ricardo Pupo e eu, respondendo às perguntas dos participantes após a exibição do trailer do filme "Alma 70"


Descontração na festa da Dax


Belos exemplares dos colecionadores curitibanos


Presença maciça das "Setegalos"


Sobrou, ainda, uma voltinha de side-car com o amigo Cido

 

Lá, encontramos o Alcido Reuter, o "Cido" que havia há algum tempo, me vendido um escapamento de Gilera que ele usava em uma R25 (...), e que fez questão que eu conhecesse suas três residências (?)
Eu explico:
Além da casa dele, propriamente dito, onde mora e mantém alguns carros antigos, o "Cido" me mostrou uma outra casa onde, além do Hotweiler e um pequeno Fox (cão), só tem motos completas e outras desmontadas em fase de restauração, distribuídas, na sala, cozinha e quartos, pra não citar a garagem e quintal.
O banheiro estava vago... Isso deve ser estratégico (rs).

Entre Indians (sim eu disse no plural mesmo), BM´s de tudo que é jeito, HD, Dneper, o "Cido" ainda tem antiqüíssimas bombas de gasolina da década de 20, geladeiras e outros artigos raros.


Alguns esportivos da década de 80


Uma Indian em restauração


O motor da Indian


Outra Indian já andando (essa eu não lembro a cilindrada... desculpe, Cido)


Também não lembro a marca... Preciso estudar mais...


Uma bela BMW R50


Motor da R25 (ou seria R35?..)


Uma rara Dneper


Uma R60 com uma não muito estranha roda de liga


Uma Jawa sempre se faz presente no acervo de um colecionador criterioso


Dentro da casa, logo na saleta, tem alguns side-cars


No quarto, peças de japonesas (a foto não ficou muito boa...)


No outro quarto, mais peças


Uma bomba de gasolina dos anos 20...
 

E tem mais... Outro galpão com garagem, lá perto da Dax mesmo, onde o "Cido" tem mais alguns carros antigos e uma infinidade de peças de carros e motos antigos. Um verdadeiro museu.

Realmente a simpatia do Alcido e seu amor pelas motos e carros antigos é contagiante.
E ele sabe muito bem o que está fazendo, pois além dessas peças, tem uma vasta literatura sobre o material que coleciona.

Obrigado pelo convite para conhecer seus "brinquedos", Cido !!


Alcido Reuter, o "Cido"

 

Continuando o "tour"pelo roteiro clássico de Curitiba, estando lá, não poderia deixar de ir conhecer a oficina de nosso grande parceiro, o Victor, da Motos Antigas (www.motosantigas,com.br).

O Victor está com uma estrutura muito bem montada onde pude observar os gabaritos e equipamentos para a reprodução de peças para Motonetas e escapamentos (turma das CB125K5, dêem uma cobrada no Victor pois ele tem condições de reproduzir esses escapamentos em nível de fabricante - Victor você me deve essa (rs), mas fiquei muito impressionado com o que você me mostrou).


Victor e eu na porta do "Motos Antigas"


Flagrante enquanto escolhia umas pecinhas para os carburadores da minha "Setegalo"

 

À noite fomos relaxar no Bar Brahma, lá pertinho do Victor mesmo, junto com o Renzo e o "Cido".

No dia seguinte, o Ricardo que estava de moto, queria fazer uma viagem um pouco mais tranqüila e, antes que chovesse partiu de volta para Sampa em sua FJ.

Eu e e as meninas (esposa e filha) ficamos para atender ao convite do nosso amigo Alexandre Pacheco, o "Alex", que nos escoltou até o Parque Barigui, no bar do "Gordo", onde os antigo-motociclistas de Curitiba se encontram semanalmente.


Detalhe da antiga olaria, que se transformou no bar do "Gordo"


Curtindo um pouco do clima dos clássicos curitibanos


Motociclistas de todas as idades... Gostei da marca...

 

Local muito legal, o bar do "Gordo" se situa dentro do parque, em uma antiga olaria restaurada, de frente para o lago e da via de acesso, por onde circulam "joggers", "bikers" e os motociclistas que estão de passagem pelo local.

Nos sentimos muito à vontade  com a receptividade e hospitalidade do pessoal das antigas que freqüentam o local.


Churrasco entre os amigos curitibanos

 

A uma certa altura, chega uma moto amarela, um misto de Yamaha DOHC750 - 74 com Honda CB500 brasileira, tão bem adaptada que precisei perguntar para o "Alex" do que se tratava pois não conseguia identificar o modelo.

A moto estava sendo pilotada por ninguém menos que Ubiratan Rios, o "Bira", nosso antigo campeão com as TZ350 e depois com as TZ250.

Pessoa extremamente simpática e bem-humorada, o "Bira" que pelo seu status de ex-campeão poderia ser um pouco "reservado", é de uma simplicidade ímpar, no mesmo nível de sua competência como piloto.
Valeu "Bira" !! Muito prazer, mesmo, em conhecê-lo !!


O Campeão Ubiratan Rios e eu, durante a apresentação.
O que o "Bira" tem de piloto, tem de simpatia.

 

Mas, como precisávamos chegar em Santos não muito tarde, às 13hs saímos do Barigui, escoltados novamente pelo prestativíssimo "Alex" que, mesmo tomando chuva nas costas, nos levou pilotando sua moto, até um ponto, de onde poderíamos chegar à BR116 sem grandes transtornos.

Valeu "Alex", acertamos a "BR" rapidinho.

Agora que “aprendemos” o caminho, vamos fazer deste passeio, uma constante na nossa programação e, aproveitamos para convidar os parceiros do Paraná para nossos eventos em São Paulo e Santos.

Valeu, pessoal !!!



Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria pelo e-mail:

comentarios@motosclassicas70.com.br


Comentários  dos Internautas: