YAMAHA TZ 350

 

Vamos conhecer a história de uma das mais carismáticas e competentes motocicletas de competição que encantou o Brasil e o mundo, nos anos 70 !

 ... a Yamaha TZ 350 !


A RAINHA DAS PISTAS !!


 

A primeira competição oficial que a Yamaha participou, foi a Monte Fuji Race, em 1955, com uma YA1 125 cc... e venceu !

Daí para frente, nunca mais parou de disputar e desenvolver suas motos !

Nos anos 60, os campeonatos nas principais categorias (que eram as 250 e 350 cc) , eram dominados pela MV Agusta e pela Honda .

Nas 250 cc, a Yamaha conquistou 3 títulos, com Phill Read, em 1964 (RD 56), 1965 (RD 05) e 1968 (RD 05). A Honda, com sua incrível e imbatível 250 de 6 cilindros,  levou 5 e a MV Agusta 1, com Carlo Ubialli, em 1960.


Dupla infernal !!  Mike "The Bike" e Honda 6 cilindros (1967)

 

 Na principal categoria da época, as 350 cc, Honda venceu 6 vezes, sendo 4 com Jim Redman (62,63,64 e 65) e 2 com Mike Hailwood (66 e 67) e a MV Agusta , com Giacomo Agostini, 4 vezes, em 1960, 1961, 1968 e 1969 !


No ano de 1969, um novo regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), marcaria o final da chamada "Idade de Ouro" da competição !

Para tornar os campeonatos mais disputados e mas acessível aos pilotos privados, a FIM impõe algumas regras tais como:

Câmbios de no máximo 6 marchas, número de cilindros por categoria (2 para as 250 e 4 para as 350) e outras limitações !

Com isso, a Yamaha resolve se retirar oficialmente das competições, e passa a fornecer as "motos de série" aos pilotos privados.

Já estavam prontas e desenvolvidas pela Yamaha as 250 TD 2 e as 350 TR 2 !

As duas motos tinham o mesmo quadro e suspensões e um enorme freio a tambor dianteiro de 4 sapatas com duplo acionamento !

O motor da TD 2, tinha 44 CV a 10.000 rpm e o da TR 2 , 54 CV a 11.000 rpm !  Verdadeiros bólidos na época !

Em 1969 o sueco Kent Andersson fica com o vice-campeonato com uma TD 2 e o italiano Giuseppe Vicenzi ficaria em 3º nas 350 com uma TR 2 !

As motos eram muito rápidas, mas os motores eram difíceis de acertar !

Mas em 11 de maio de 1969, Kent Andersson venceria a 1ª prova com uma Yamaha "de série" !

Em 1970, a Yamaha vence o campeonato mundial com a TD 2 , pilotada por Rod Gould, e ainda coloca outras TD 2 até a quinta colocação no mundial ! Domínio total !!


Jarno Saarinen pilotando uma TD 2 (1970)

 

E nos anos seguintes, o sucesso se repetiu ! 

Em 1971 , com uma TD 2B (6 marchas) , Phill Read leva o título. 

Em 1972, com uma TD 3 (refrigerada a água), Jarno Saarinen é o campeão , e em 1973 (após a morte prematura de Saarinen), Dieter Braun vence o campeonato já com uma TZ 250 !


Jarno Saarinen TD 2B , em 1971



Jarno Saarinen com a TD 3  (Campeão das 250) 1972.

 


As 350 cilindradas:

Na categoria 350, o desempenho das TR 2 também era bom e a confiabilidade aumentava a cada prova. No final de 1970, Kel Carruthers (que viria a se tornar o Manager da Yamaha nos anos 70) fica com o vice campeonato, atrás de Giacomo Agostini (MV Agusta) !

Em 1971, Jarno Saarinen fica com o vice com uma TR 2B (6 marchas), e Agostini leva mais um título para a MV Agusta !


TR 2B

Em 1972, Saarinen e sua TR 3 (refrigerada a água) vencem os 3 primeiros GPs, mas com tamanha vantagem sobre Agostini, que obriga a  MV Agusta a apressar o desenvolvimento e lançamento da 350 de 4 cilindros !


TR 3 - 1972

Com isso, Agostini fica com título, mas com uma pequena vantagem sobre Saarinen e sua TR 3 !


Jarno Saarinen pilotando a TR 3 (1972)

Em 1973, surge a mais famosa linha de moto de competição da Yamaha !

O desenvolvimento da TR 3 , com motor bicilindrico, refrigerado a água, diâmetro e curso de 64 x 54 mm, potência de 60 cavalos a 9500 rpm e peso de apenas 115 kg  ,  faz nascer a TZ 350 !!  

Era o fim dos motores refrigerados a ar nas competições !

E já nasce vencedora ! Jarno Saarinen vence espetacularmente as famosa 200 Milhas de Daytona, em cima de várias 750 !!


Jarno Saarinen em Daytona (1973) - TZ 350 A

São muitas vitórias nesse ano, (200 Milhas de Ímola), mas no GP de Monza, com o acidente e morte de Saarinen, a Yamaha, de luto , se retira da temporada !

Mas a essa altura, a TZ 350 já havia se tornado a melhor moto de competição, com uma excelente relação custo-benefício !  Sua performance com os motores 2 Tempos, liquidaram de uma vez com as "lerdas, pesadas e custosas" motos de 4 Tempos !

Os pilotos semi-oficiais, tinham acesso às motos e seus kits , espalhando as TZ 350 pelo mundo !

 Para 1974, a Yamaha pouco mudou na TZ 350 B, e foi campeã nas mãos do recém contratado Giacomo Agostini !

Em 1975, Giacomo Agostini recebe a TZ 350 C, com freio a disco dianteiro e uma revolucionária suspensão traseira monoamortecida, chamada de Cantilever, que era oriunda das 250 de cross !

Consistia em  um grande amortecedor que ficava "escondido" horizontalmente debaixo do tanque !  Para essa nova suspensão, também foi preciso projetar um quadro totalmente novo, berço duplo tubular, em tubos redondos de aço. A potência foi aumentada para 62 cavalos a 10000 rpm.


Giacomo Agostini - TZ 350 C (1975)

Foram equipadas com CDI e o sistema de lubrificação Autolube foi eliminado, dando lugar a uma bomba d´água.

O campeão esse ano foi o jovem Johny Cecotto pilotando uma TZ 350 C !

A partir de 1976, a Yamaha começou a dar prioridade aos projetos das motos de 500 e 750 cc .

A TZ 350 C de 1976 , com pouquíssimas e discretas alterações, começou a ser vencida pela Harley-Davidson pilotada por Walter Villa, que viria a ser o campeão da temporada nas 350 cc. 

Para 1977, a Yamaha produz a TZ 350 D, que é uma evolução também discreta da C.


Cecotto na TZ 350 D (1977)

Mas foi com um protótipo TZ 350 de 3 cilindros, que Takazumi Katayama, tornou-se o 1º japonês a conquistar um título Mundial na categoria 350 !!


Takazumi Katayama TZ 350 de 3 cilindros (1977)

Em 1978 e 1979 foram os anos da Kawasaki, mas as TZ 350 continuaram nos modelos E e F a preencher os grids, com muitos pilotos privados! 


Piloto privado pilotando sua TZ 350 E - chassis Bimota (1978)

Em 1980, com uma TZ 350 G,  (motor da TZ e quadro da Bimota) o sul-africano Jon Ekerold vence o mundial das 350, o que seria o último título importante da carreira das fabulosas TZ 350 !


Piloto privado com sua TZ 350 G (1980)

Em 1981, após um discreto e apagado ano nas competições com a versão H, chega o fim das carismáticas TZ 350 ! 

Para ver as fichas técnicas, clique aqui


No Brasil

No Brasil, no início dos anos 70 as competições de motovelocidade estavam  começando a se expandir, mas os pilotos andavam com motos de rua adaptadas para as pistas ! Alguns preparadores (Tani, Diego, Balestieri e outros), fabricavam artesanalmente protótipos, verdadeiros Frankensteins , para competir !

Algumas poucas TD1, vieram, mas tiveram pouco sucesso, pois eram motos difíceis de se acertar, e os nossos mecânicos não conseguiam entender a sua preparação ! Viviam encharcando vela, furando pistão ou travando !! 


As primeiras TD1 C (1969)

Foi a partir de 1973 que com o apoio da Confederação Brasileira de Motociclismo, dirigida pelo competente e batalhador Eloy Gogliano, que nosso pilotos puderam ter acesso às verdadeiras motos de competição !

Conta o piloto Mário Hélio Sanctos :

- Após alguns anos andando nas Yamahas 50 F5 S, 100 YL 1, 125 AS 1, 180 CS 2, 200 CS 3 e 5 , 250 DS 5, 350 R5 e RD, resolvi deixar de fazer besteiras nas já perigosas ruas de S. Paulo (lembram da campanha - Eu Respeito Motocicleta - da Honda ?) e decidi correr no então templo da velocidade - Interlagos !

Era uma Yamaha RD 350 preparada com carenagem, tanque e rabeta copiados das TR 2B pneus Dunlop KR 96 na traseira e KR 76 na dianteira e motor "feito a olho" ! Ah !! ... e um macacão de couro feito pelo Edmundo Maurício Correia & Filhos !

Depois de um ano e meio correndo com a RD na categoria Esporte, o Eloy Gogliano me ofereceu uma TZ 350 A, importada pela Federação Paulista de Motociclismo, isenta de impostos.

Corri ao Banco Itamarati (meu patrocinador) para ver se conseguia os Cr$ 34.000,00 para comprar a moto. Consegui que me financiassem em 24 vezes !

Fui ao escritório da Yamaha na Al. Glete para efetuar o pagamento e ao chegar lá tremia tanto que o funcionário teve que preencher o cheque !

Dois dias depois (chequinho compensado !), fui buscar a moto e a levei para a Tiger Moto !

Eram 2 caixas, uma com a moto e outra menor com o kit de peças de reposição (cilindro com pistôes, anéis, pinos, virabrequim, coroas, pinhões, gicleurs, agulhas, juntas, O-rings, discos de embreagem, sapatas de freio, etc ... ).

Abri a caixa daquele jeito que vocês podem imaginar ... e lá estava ela !!  Carenagem branca com lista lateral vermelha, number plate na cor azul (regulamentar para a 350 cc), o lindo tanque em alumínio, também branco com lista superior vermelha, paralama dianteiro vermelho, também em alumínio, bolha , aros de alumínio, pneus Yokohama (que já no primeiro treino descobri serem piores que os normais de rua !), enorme freio a tambor, escapamentos dimensionados e o radiador de água ! Tudo com um acabamento excelente !

Fiquei olhando aquela maravilha por quase uma hora , sem acreditar que ela era minha ... Mal sabia o que me esperava no primeiro treino !

A Fera Indomável :  Li o manual atentamente e lá dizia que os primeiros quilometros deveriam ser percorridos à aproximadamente 6000 rpm, para assentar os anéis , e com uma mistura de 20 l de gasolina para 1 de óleo Castrol R 30.

Saí dos boxes e fiz duas voltas à 6000 rpm, e a sonhada TZ parecia uma 125 de tão fraca que andava !  Na terceira volta, após a subida do lago, resolvi reduzir duas marchas e abrir o gás ...   Um verdadeiro pavor ... aquela lesma transformou-se numa desmbestada e vi a Curva do Sol na minha cara ... ! Quase que instantaneamente apertei a manete do freio com tudo e ... quase parei !! Que motor !!  Que freio !!

Dei mais algumas voltas tentando me acostumar com aquela coisa infernal, que teimava em não me obedecer ... atravessava nas freiadas, ... quando acelerava a frente teimava em levantar e começava a sacudir (haja braço !) !

Acabou o treino , encostei no box e pensava comigo mesmo ... que coisa de louco ... jamais vou conseguir andar neste troço ... 24 prestações ... e agora ?!

Mal sabia que após 3 corridas, eu já estava achando que a moto não andava, que o freio só durava uma volta (aparecia o "fading" e a manete encostava no acelerador !), enfim , havia domado a fera , e estava curtindo muito !!


Pilotando a TZ 350 !


Mário Hélio Sanctos com sua TZ 350 A 



Clique aqui para dar uma volta em Interlagos na garupa do Mário Hélio Sanctos !!


 

A maioria dos pilotos acabou comprando uma TZ 350, e a categoria Especial (350) , ficou muito disputada , com um "grid"  lotado !

Os pilotos Denísio Casarini, José Casarini e Tucano andavam com suas TZ 350 preparadas pelo japonês Tanigawa da  equipe oficial Yamaha do Brasil. 

Adú Celso andava no Brasil e também no Mundial !!  


Adú Celso de TZ 350 A

Edmar Ferreira, goiano, disputou muitas provas de TZ 350 pelo campeonato Paulista e Brasileiro.


Edmar Ferreira - TZ 350 A - 1974

Um protótipo que merece ser lembrado, era o "Cetemo" , feitos pelo Gualtiero Tognochi, com quadro de cromo-molibidênio, inspirado no Nico Baker, Monochoque, frente de TX 650, com freios a disco nas duas rodas , e com o motor da TZ refrigerado à agua empurrando ... !!!   O Adú Celso barbarizou com esse protótipo !!

As TZ 350 tiveram seu reinado no Brasil até o final de 1979, quando por decisão do governo, as provas deveriam ser disputadas com álcool como combustível, o que tornou inviável para as importadas ! Alguns pilotos andaram com TZ à alcool, mas não compensava o investimento em motos que já estavam "velhas" no Brasil !

Mas quem viu ou teve oportunidade de andar numa TZ, sabe que elas ficarão para sempre no nosso coração !!

(Veja mais algumas fotos - clique aqui)

 


Por Ricardo Pupo
Colaborador: Mário Hélio Sanctos
Informações: www.tz350.com

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Comentários:



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Comentário dos Internautas:

Sinceramente, foi uma das que mais gostei. Nada como ouvir algo de quem viveu aquilo tão de perto. É quase como voltar no tempo. O espírito das nossas clássicas e do tempo de ouro, está perfeitamente representado nesta matéria. Voces mereciam uma revista bimestral ou trimestral. Pensem nisto.
 Kleber Klein
siacadastral@uol.cm.br (Segunda Feira, 1 de Julho de 2002, às 13:25:54)


 RICARDO , SEM DUVIDA NENHUMA E A MELHOR REPORTAGEM QUE VOCES JA COLOCARAM, CONHECI A TZ PESSOALMENTE, MAS NUNCA A VI ANDAR,ELA ME LEMBRA MEU IDOLO "'JACARÉ"' ! O MEU SONHO DE CONSUMO E  RESTAURAR UMA TZ 350 , IGUAL A DO MEU IDOLO, E SERA EM BREVE ! MEU ETERNO ABRACO A VOCE E AO PASSINI !
 SEU AMIGO E COLABORADOR E COLECIONADOR FLAVIO ABBUD.......ABRACOS...
flavio.abbud@uol.com.br (Segunda Feira, 1 de Julho de 2002, às 20:24:56)


Boa matéria mas faltou muita foto da TZ com o jacaré que foi meu idolo, vi ele correndo em interlagos assisti na pista todoas as corridas em interlagos de 74 a 80, vi muita gente boa Ceccoto, Adu, Edmar,Lavado, Villa B.Shenne entre outros. Só faltou o ronco das TZ. Estou restaurando uma TR3 que deve ficar pronta em 2003, ai entro em contato com voces.
Carlos Crippa
crippacarlos@hotmail.com (Terça Feira, 2 de Julho de 2002, às 20:09:35)

N.R. Vamos tentar inserir mais fotos ! Realmente, muita gente boa andou de TZ aqui no Brasil !! Aguardaremos seu contato para conhecer sua TR3.


Parabens pela materia gostaria de saber mais sobre a tz 750 abraço
Euller Heringer
eullerheringer@ig.com.br (Quarta Feira, 3 de Julho de 2002, às 01:02:19)

N.R.  Aguarde que em breve falaremos sobre a TZ 750.


 Ricardo,estou restaurando aos poucos a moto que foi do Adu Celso, a TZ 350 A em breve estara pronta.
Eu e nosso amigo Crippa estamos fazendo cada uma de acordo com seus respectivos donos da epoca.
Ademir Grespan
adegrespan@hotmail.com (Sexta Feira, 12 de Julho de 2002, às 22:28:41)


Adorei a materia sobre o nosso Helinho,eu estou criando um fã clube do Helinho,e gostaria de receber mais informações sobre ele.
Pinheiro
projetcbpf@zipmail.com.br (Sábado, 20 de Julho de 2002, às 22:17:09)

N.R. - O e-mail do Mario Hélio Sanctos é   mariohms@uol.com.br


oi gente, to ligado nos papos do mario helio acho que a gente correu junto nos rachas la da augusta,ele sempre ganhava.. helio abraços e o M H ..
BIBO (Sábado, 20 de Julho de 2002, às 22:20:00)


Que época.... Só falta o Mário falar da equipe de box, aliás acho que ainda tenho uma revista com fotos dele - qtas vezes dei um polimento naquele capacete e TZ, lembrando que só o Mário e Eu (Rodolfo) mexia naquele maravilhoso motor 350CC. Mande um forte abraço ao Mário!  Tenho saudades !
Rodolfo Valle
(jrvalle@terra.com.br) Terça Feira, 8 de Fevereiro de 2005, às 23:29:39


Maravilha! Aquela foto do Saarinen em Daytona 1973 deveria ser um poster para os fas. Que tal?
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sexta Feira, 22 de Abril de 2005, às 10:46:46


Onde estão as TZ 350cc? Gostaria de saber onde foram parar as TZ, eram tantas que não é possivel terem acabado todas, eu tenho uma com chassi Nico Baker, alguem que tiver aquelas com os freios a tambor ou qualquer outro modelo de TZ, TR, ou TD poderia mandar fotos ou qualquer outro sinal de vida dessas maquinas inesqueciveis para o site. No RJ tem uma a tambor na loja Moto Maia em Copacabana, seria muito legal saber de outras que devem estar perdidas pelo Brasil afora. Abraço a todos os amantes das TZ 350cc.
Othon Voador Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Sábado, 3 de Dezembro de 2005, às 03:13:54


senssacional a matéria,de arrepiar.de 70 a 80 só deu yamaha no mundo todo,eu queria ter visto cecotto e lavado em sampa,pena q era muito jovem nesta época,pergunto tb. onde devem estar as tzs?outro dia tinha uma a venda por 11 mil aqui no mc70,meu sonho é ter uma,abraços a tds os amantes das yamahas
Savio
(savioamigo@ig.com.br) Domingo, 29 de Janeiro de 2006, às 15:17:43


Tenho 34 anos e aos 16 tive uma RD350 ano 73, ja com o querido freio a disco dianteiro. A maquina era muito nova e conservada, tinha uma bela pintura vinho com faixas cremes porem nao tinha muito valor na epoca. Os unicos itens nao originais eram o banco rabeta e a tampa lateral esquerda da TZ (que tinha o recorte para o quadro logo acima do pinhao). Agora imaginem um garoto apaixonado por tz desde 1980 quando as conheci ter uma RD com uma peça de TZ o que falava para seus amigos? Fantastica a materia e quem sabe um dia verei minha RD-TZ novamente. Um abraço e continuem com a qualidade de sempre!
CELSO ELIA
(sand.cel@ig.com.br) Sábado, 1 de Abril de 2006, às 13:56:30


Este site deveria chamar-se túnel do tempo, só quem viveu aquele época pode descrever a emoção da recordação.
Tive uma R5 F e depois várias RDs 350, morava em Vitória ES, e creio que iniciamos o movimento de duas rodas na cidade, naquele tempo eramos chamados de motoqueiros, mas de uma maneira elogiosa e até carinhosa, um diminutivo de motociclista, nada a ver com a irresponsabilidade e violencia dos motoqueiros de hoje.
Um abraço e parabéns, que embora sem autorização ouso enviar em meu nome e em nome de TACA, PAULO CEZAR TOMMASI, VICTOR LARICA, VITOR LOBÃO, PAULO HELA, MARCELO TEPEDINO, JORGE CABELEIRA, ROGERIO DILINGER, GUIGUI, BOCÃO, FELIPE BUMACHAR, PAILO MONTEIRO, RONALDO VIEIRA, RICARDO SUZUKI, LULA FLORES, e muitos outros motoqueiros, que a paixão pelo esporte transcede a cilindrada utilizada e a milhagem rodada.
Evandro BUJÃO  Guimarães
(bujaounico@ig.com.br) Sexta Feira, 14 de Abril de 2006, às 21:03:30


Já estou com 56 nos e ainda tenho uma GS 500 que fizemos racing só para brincar. Mas me lembro das TZ. Participamos de umas 500 milhas mas quebramos na 2ª volta. Lembro do CECCOTO passando por nós  no retão - e que retão - jogando marcha na cara da gente. Lembrei de Adú Celso, sendo massageado pelo japones com aquele célebre capacete com a cruz de ... não me lembro. Ficar no lado de fora do Sol, vê-lo curvar era simplesmente sensacional. Edmar Ferreira, Gualtiero, Jacaré. Me lembro que fazia um curso de mecânica na YAMAHA e fomos levar as motos do Tucano e do Casarini para Interlagos sob os cuidados do Tanigawa. O Jacaré estava lá com o Edgard Soares com a tradicional roupa preta. Só sei que fizeram uma aposta entre o Denísio e o Jacaré para quem virasse mais rápido. Chovia e o Denísio levou a melhor. Quanta saudade. Aliás fiquei emocionado em ver fotos do Jarno Saarinen, na época meu ídolo e que trouxe o pendulo para a motovelocidade. Eu já ensaiava aquela época numa Suzuki 380 cc  com aqueles 4 tubos de escape e que me davam grande vantagem nas andanças que faziamos aqui no Espírito Santo. Andava muito para chegar aí em São Paulo, mas valia a pena. Também com 21 anos, a gente até voa......... Grande abraço para todos e vou te dizer: há muito não via um site que me identificasse tanto.
Antonio "Taca" de PAIVA  Almeida
(paivaleiloeiro@uol.com.br) Sábado, 15 de Abril de 2006, às 04:10:05


Para o ricardo e toda equipe, meus parabéns, pois sem voces com certeza não teriamos estas matérias tão preciosas. Grande abraço à todos os amantes do motociclismo em geral.
MAURÍCIO PAPALÉO
(mauriciopapaleo@superig.com.br) Terça Feira, 30 de Maio de 2006, às 13:35:35


vivi tudo isso so faltou minha tz mas ainda vou ter uma!!!!!!!!!!!!! rds ja tive 16! um abraço a todos e sorte em 2007!
ivan de jesus e silva
(ivan.51@hotmail.com) Terça Feira, 12 de Dezembro de 2006, às 20:58:05


bem legal
Ingrid
(guigui@ig.com.br ) Terça Feira, 6 de Fevereiro de 2007, às 00:00:57


the man with the 350 TZ with the number 4 is "MICHEL ROUGERIE" one of the best french riders of these years. On this picture it's not a original TZ because michel was a Bimota factory racer, so the bike on these pic is a YB2 or a YB3 (I must have a look in my archives...
thanks for this very nice picture, and all of the rest.
Malterre david
www.forza-bimota-classic.com
(filread@voila.fr) Segunda Feira, 4 de Junho de 2007, às 18:21:31


muito bom !!!!
Tenho algumas fotos da época gostaria de poder colaborar.
claudio laghetto
(c.laghetto@yahoo.com.br) Sábado, 9 de Junho de 2007, às 18:28:14


Show de motos!!!valeu a pena ver!!!

nome: vanleib costa de oliveira
(bernardo.sobrenomeoliveira@yahoo.com.br) Sábado, 29 de Dezembro de 2007, às 09:36:13


Gostaria de ter informações sobre um piloto que também andou com TZ 350. Jorge Miranda, eu cheguei a ver algumas corridas e pude acompanhar o preparo da moto pelo Russinho RDC. A TZ 350 com o número 50 que o Jorge Miranda corria encontra-se no Museu Duas Rodas em Visconde de Mauá no Rio de Janeiro.

nome: Luis Cataldo
(luiscataldo@ig.com.br) Quinta Feira, 29 de Maio de 2008, às 21:56:26


que materia ! parabens á voce ricardo e ao piloto mario helio santos , por manterem informaçoes tão interessantes . a TZ  foi na minha modesta opiniao uma moto de corrida sem igual totalmente apaixonante pra quem a via andar , imagino pra quem a guiava . so realmente quem viu uma largada da categoria sabe bem seu significado . era lindo de ver ....rasgando a reta com aquele barulho incrivel dos escapes , o cheiro que era perfume , aqueles loucos pilotos ,desafiando retas e curvas , impressionante. que prazer poder ter visto elas andarem , quantos grandes pilotos a desafiaram . uma moto que revelou grandes nomes do motociclismo brasileiro e principalmente mundo afora . mais uma vez parabens a vcs e ao passini tambem pelo belissimo site , que enche nossos olhos de alegria . em tempo , muito engraçado o depoimento do mario ao dar a primeira volta em interlagos , e so pra constar eu o vi varias vezes andar . abraços a todos !

nome: PAULO
(paulohboas@hotmail.com) Sexta Feira, 5 de Setembro de 2008, às 18:19:16


Parabens pela materia infelizmente não vamos ver essas maquinas por culpas de auguns politicos iqnorantes vamos ficar na saudade

nome: Claudemir Destefano Bombarda
(bombarda@fcfar.unesp.br) Terça Feira, 9 de Setembro de 2008, às 13:45:32


Muito boa essa matéria sobre essa moto, ri um monte na história do piloto Mário Hélio Sanctos, e acho que tenho fotos dessa moto, fui a Curitiba comprar peças pra minha RX 125 1983 e tinha uma moto de corrida, acho que era essa tal de TZ350, abraços.
nome = Evandro Bittencourt
 egigabit@hotmail.com


olá amigos, bom dia!. quem conviveu com estas maquinas maravilhosas jamais esquecerá estes bons e velhos tempos, em que tudo estava na mão do piloto, regular a maquina para correr, isso era incrível, uma trabalheira fora do comum, mas muito gratificante, sentir um motor 2 tempos roncar limpo Ah, muito, muito bom. parabéns para vcs por esta reportagem.
marcos soares de lima
 familiasoareslima@superig.com


essa foi a melhor materia que eu ja vi!!!!!!!!!!!!!!!
Evanildo
 
ticknildo@hotmail.com


Olá! O nome correto do japonês campeão do mundo na categoria 350 é Takazumi Katayama. Um abraço.
nome = Maurício M. Vieira
email = mvrace@hotmail.com

Caro Maurício, você tem toda razão ! Já foi corrigido no texto. Agradecemos pela sua atenção.
Ricardo Pupo


me chamo augusto c. grisolia moro em caraguatatuba e tive uma oficina em sao paulo na rua pinheiros de 1978 a 1983 e tive uma tz-350 rabo duro que comprei do billy e fiz algumas corridas com ela. lembranças para numca esquecer. em 1980 proibiram a gasolina em competiçoes ai parei com moto e fui correr de opala. fiquei 5 anos sem correr de moto e voltei em 05/05/1985 no meu aniversario e corri com alex barros, cigano, um gaucho, um paranaense, e mais alguns que eu nao me lembro. eu e cigano tivemos um pega bom pela liderança, alex tinha quebrado a corrente ai ficamos no pega pelo podium mas na ultima volta quebrou meu virab e o sonho do primeiro lugar acabou ali. minha turma da epoca: tuco, cigano, mario helio , edilon, paule, boca, billy, suzuki, paulo castroviejo, gualtiero filho, e outros malucos da epoca. abraços a todos. aguardo resposta.
nome = augusto cesar grisolia
email = augusto_grisolia@hotmail.com


Que saudades deste tempo!
nome = eduardo lemos
email =
eduardolemos48@yahoo.com.br


Simplesmente Demais..... Arrepia só de imaginar como era.... Pena eu ter apenas 25 anos e nao ter visto nenhuma dessas corridas....
nome = Bruno Garcia
email = bruno_gaoli@hotmail.com


a melhor moto ja feita no mundo eu tenho que parabenizar a yamaha por uma moto tao perfeita em todos os aspectos e fazer uma pergunta... existe chance de gerar um novo modelo de rd? em 2010
nome = thomaz alexandre da silva
email =
tz@hotmail.com


fantastica materia, me faz lembrar corrida em 77 interlagos onde edmar ferreira deu coro no Adu com uma 4 tempos . Primeiro foi de 350 e depois com a demoniaca tz 750. bons tempos....
nome = paulo brito
email =
zzpb@globo.com


Excelente reportagem. Tive uma RD350 1974. Consegui alguns itens, da TZ, como rodas, canos da marca denco, cabeçotes, carburação. Foram de uma TZ do curso Marazzi. A moto era um verdadeiro canhão. Foi preparada pelo Miguelim da Volponi de Bh. Abraço
nome = Gladyston j. Leonello
email = gleonello@gmail.com


Bom dia, muito interessante essa matéria gostaria de saber sobre a empresa que fez o macacão, a Edmundo Mauricio Correa e Filho Ltda, por acaso teriam algum informação deles, o cnpj, pois de 82 a 83 minha mãe trabalhou nessa empresa. Legal ver um site que fale de algo que alguém possa ter colaborado. Fico no aguardo. Obrigada
nome = Sabrina
email = sabrina-vale86@hotmail.com


bom saber um pouco de história de moto-velocidade faz bem ao ego e ao coração, tudo começou e eu só tinha 01 ano de idade. viajei
nome = mark
email = mwr39@hotmail.com


Matéria boa, estou somente na minha 2a. RD350, uma moto maravilhosa. Ainda estou reformando minha RD350 LC 88, mas já está andando e com motor amaciado. A TZ350 e a RD350 foram um tremendo pesadelo para diversos adversários, basta lembrar que a RD350 venceu 9 das 500 milhas de interlagos e quando chegou em segundo, ficou atrás de uma Ducati750! Parabéns aos pilotos que puderam "tocar" estas máquinas maravilhosas.
nome = Haroldo
email = haroldosantossilva@zipmail.com.br


Foi maravilhoso. Eu tive uma RD 350 ano 1973. Foi uma viagem no tempo e de tudo que se pensava e acreditava na época. Hoje aos 47 anos foi muito legal recordar aqueles tempo de "RD". Obrigado!
nome = Ney Gonçalves de Lima
email = nnggll@oi.com.br                                 04/04/2011


Tive uma TR3, cor de vinho, tenho 55 anos, sou de Limeira, sp, nunca mais vi outra moto igual, nao consigo fotos nem informacoes, se tiver envie via emai, possua uma bol dor 900 cc 80 e uma cbx 1050 79.Abracos.
nome = Natalino Araujo
email = armalogtransportes@gmail.com                    18/04/2011


Ola amigos , corri com uma TD nos anos 70 numero 29, hoje aos 60 anos ainda tenho saudades da velocidade e das curvas.
nome = Juarez souza
email = juarez@juvelford.com                                    18/04/2011


Tive o prazer de ver algumas corridas da 350 Special... me lembro do Carlos Lavado em Interlagos... e andei em uma Suzuki T500, 2T bicilíndrica, equipada com o melhor freio a tambor que já vi, um enorme com 4 sapatas, de uma TZ... os raios eram de +- 10cm...
nome = Paulo Barreto
email = barrett@ig.com.br                                        29/06/2011


NOSSA FIQUEI EMPRESSIONADA.
nome = PATY-VIP
email = paty-bifedeouro@hotmail.com                          05/09/2011


Otima materia nunca viu uma melhor e tao emocionante de ler, sou jovem com apenas 19 anos nao tive o prazer de ver uma dessas andando tenho uma RD 350 gostaria de ter uma tz 350 sou piloto e isso que a motovelocidade precisa que esta perdendo o prazer.
nome = Layon Lucas Rodrigues Gomes
email = layon_lucas@hotmail.com                                10/10/2011


QUEM VIVEU ESSA EPOCA, SEM DUVIDA FOI PRIVILEGIADO. EPOCA DE OURO DO MOTOCICLISMO NACIONAL. SAUDADES
PARABENS, GRANDE MATERIA. A GENTE FICA ATÉ EMOCIONADO EM RELEMBRAR ISSO TUDO. ABRAÇOS
nome = ADMAR
email = zebumotos@hotmail.com                            06/08/2012


Em 1979 participamos das 50cc e depois nas 125cc com a equipe XOK competições. Fernando, Família, Jorge Miranda, Cabelinho, Savaget, Othon "voador" Russo, Gigante, Moacyr Sabak, Contrapino, Cupilha e o 38 velhinho que ainda corre com uma a Yamaha 2T. Muitas saudades de ver uma multidão lotando as arquibancadas de Jacarepaguá para até cinquenta estreantes disputarem cada curva. Tenho muitas fotos, inclusive das TZ e TR do Jorge e Othon prontas para combate.Valeu pela recordação.
nome = Eliseu Lagoas Soares
email = eliseufis@yahoo.com.br                        01/11/2012


frequento interlagos desde 1975 que epoca onde estão adu celso casarini e os outros que não me lembro o nome vi todos eles ao vivo e a cores que delicia ouvir as tz's no fim do retão .
nome = alessandro secondo
email = dammotosport@gmail.com                07/01/2013


Nunca haverá uma união tão vencedora entre uma maquina e um piloto como Yamaha TZ e Giacomo Agostini. Dois mitos. Excelente reportagem lindos comentários.
nome = Jorge Franco
email = jorlucs@hotmail.com                        08/04/2013


Muito bom! Nunca fui motoqueiro profissional, mais sempre fui um grande admirador da Yamaha. Você tem algum material sobre a 750 TZ, quadricilindrica, 2T, refrigerada à agua, que foi campeã nos anos 1978 a 1980, com o americano Ken Roberts(pai)?. Aquele motor deve ter sido uma "delícia"! Gostaria muito de conhecer os detalhes. Obrigado!
nome = Ney Gonçalves
email = nnggll@oi.com.br                        02/05/2013


a historia da Yamaha é linda pena ela não fabricar mais motos 2 tempos no brasil mesmo assim amo a Yamaha
nome = nilton
email = maia_zamb@hotmail.com            03/08/2013


eu estava presente nas competiçoes em interlagos dos anos 70
nome = alessandro secondo
email = secondo@globo.com                        23/08/2013


Temos que lembrar do nosso piloto paranaense UBIRATAN RIOS, que foi campeão brasileiro com uma tz350 nesta época e muitas vezes campeão paranaense, salve o nosso grande piloto.
nome = Divonzir Afornali
email = divonzir55@gmail.com                    04/10/2013


Sou de Campinas, SP, lembro dos rachas que tinham na Av. Aquidabã onde o pessoal ia com suas 900 Boldor e 7 Galo e o amigo nosso Geraldinho da Boa tinha uma TD 250 e deixava os cara longe, pipocava mas quando afinava nem cheiro de fumaça, Geraldinho sumia na avenida tempos bons.
nome = Amauri
email = mauper2012@hotmail.com                    30/10/2013