Apoio Técnico

  

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Só aceitamos questões sobre Motos Classicas, fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70.

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Nome: Guilherme de Almeida

Email: guizorba@rediffmail.com

Fone: 5499355042

Cidade: Passo Fundo

Comentarios: Gostaria de saber onde posso fazer um curso de mecanica de motos no Rio Grande do Sul, mais perto de Passo Fundo de preferencia....
Obrigado pela atenção

Caro Guilherme: Procure a Moto Rech, em Caxias do Sul, que o amigo Alberto Rech poderá ajudá-lo (54-222-3344).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: jose raimundo s lima

Email: soldeverao@mma.com.br

Fone: 07536316924

Cidade: santo antonio d jesus ba

Comentarios: amigo tudo bem estou restaurando uma moto mz 250 gostaria  se sabe onde posso encontra agumas peças para ela agradecido j raimundo

Caro Guilherme: Procure a Moto Rech, em Caxias do Sul, que o amigo Alberto Rech deve ter alguma coisa da MZ 250. (54-222-3344).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Alfredo Salvarani

Email: NA

Fone: NA

Cidade: Holambra

Comentarios: Olá!
Tenho uma ML 125 83, um "mecaninco" de Itapira (minha cidade natal) me convenceu a instalar um CDI, nela para isso ele quebrou as perninhas do magneto original na minha moto e a mesa... Agora a moto não passa de 80km/h sendo que eu já consegui atingir 130Km/h com o sistema antigo. O problema é que ele instalou um cdi incorreto ou erradamente? Um outro mecanico (bem mais experiente) disse que jamais eu deveria ter permitido isso... e apesar de ele ter melhorado muito a moto para mim ele disse que devido a falta de avanço a moto vai ficar com o motor "preso" mesmo, e que eu teria que voltar ao sistema anterior, porém o magneto e a mesa são peças caras... o que devo fazer para ter minha ML (que anda mais que titan) de volta?

Caro Alfredo: Sem dúvida o melhor a fazer é voltar ao sistema original.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Jovane

Email: jokapusta@pop.com.br

Fone:

Cidade: Florianopolis

Comentarios: Sr. Ricardo. No motor da 500 four , os retentores de valvulas podem ser de outra moto, ou tem que ser os originais.

Caro Jovane: Podem ser os da CB 400 nacional. Mas você encontra os originais facilmente também.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: flavio

Email: flavioss3gmail.com

Fone:

Cidade: são paulo

Comentarios: quero customizar minha cb 400 81
ouvi dizer que tem um kit que transforma ela em shadow, gostaria de informações a respeito. obrigado

Caro Flavio: Entre em contato com a Silverstone Moto, que vendia um Kit de customização para as CB 400 / 450 (11-3333-3285).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: iliane kanczewski ubinski

Email: ika.u@brturbo.com.br

Fone: 0473373 3860

Cidade: guaramirim

Comentarios: estou restaurando uma cb 450 ano 1985 desejo adquirir o manual da mesma jogo de chaves.também estou a procura dos adesivos originais da mesma e decauque do chassis,trava de capacete,guarda corrente se esistir original,também a bóia do tamque original e também lanternas traseira e piscas o jogo e se possivel mande o valor dessas peças,obrigado... aguardo resposta...

Caro Iliane: Procure essas peças na Hondasa (11-6940-5270) ou na Silverstone Moto (11-3333-3285). Acesse o site www.motos.pro.br que é especializado nas Honda CB 400 / 450.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Carlos Augustin

Email: carlos@cvaugustin.brtdata.com.br

Fone: 51 98526140

Cidade: P.Alegre

Comentarios: Procuro um fabricante de banco para uma harley 68 ou algum banco usado completo tipo selim duplo ou semelhante

Caro Carlos: Procure o Mário que trabalha na Recar Motos (11-3221-6559) que faz réplicas de qualquer tipo de banco para motos clássicas.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: ALCIDEZ CAMPOS

Email: imagem10@uol.com.br

Fone: 75-3281-5555 / 75-9139-3555

Cidade: Paulo Afonso -  Bahia .

Comentarios: Saudações,  Companheiro por favor me in-formem aonde posso cromar peças da minha moto . Grato.  Alcidez Campos .

Caro Alcidez: Infelizmente não conhecemos ninguém na sua região para indicar.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Anderson

Email: anderson_liani@yahoo.com.br

Fone: 3392-5575

Cidade: Américo Brasiliense - SP

Comentarios: Bom Dia,
Eu gostaria de saber se vc tem um endereço ou telefone de algum lugar para pulir ou fazer Pintura eletroatática em Araraqua?
Por favor me Responda.
Abraços Anderson

Caro Anderson: Procure o Luzia (16-3331-4923).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Breno

Email: bnknews@hotmail.com

Fone:

Cidade:

Comentarios: O quadro da Honda 550F tem a mesmas dimensões do quadro da Honda 750F? E se é possivel adaptar um motor da 750F em um quadro da 550F?

Caro Breno: Essa adaptação não é possível e nem recomendável.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Raul Nicolai

Email: rnicolai@terra.com.br

Fone: 051 3349 9226

Cidade: Porto Alegre

Comentarios: Tenho uma trail DT 250, ano 74 da Yamaha. Consegui alguem que me refizesse o grafismo do painel do velocimetro porem durante o processo perdeu-se a "caneca" ou corpo cromado deste instrumento. Pode me recomendar onde posso encontrar esta peça, mesmo que usada ?

Caro Raul: Procure na Italssuiss (11-3841-9475).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Izaias da Silva

Email: taisonsilva@hotmail.com

Fone: 75 88221006

Cidade: Paulo Afonso B-A

Comentarios: Gostaria de seber onde encontro as boias do carburador da 7galo, e o preço por gentileza desde já acradeço.

Caro Izaias: Procure na Recar Motos (11-3221-6559) ou na Moto Racer (11-3222-7922).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Adilson Francisco Borges

Email: afborges2005@yahoo.com.br

Fone: (38)91230520

Cidade: Montes Claros/MG

Comentarios:     TENHO UMA XL250R, ANO 1982, TODA ORIGINAL, GOSTARIA DE POSSUIR O CATALAGO DE PEÇAS.

Caro Adilson: Você encontra cópia dos manuais na Recar Motos (11-3221-6559).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Thiago Duarte

Email: thiagobody@uol.com.br

Fone:

Cidade: Santo Andre

Comentarios: Ola.. tenho uma cb500 "dourada", gostaria de saber qual o tom de dourado é....  grato

Caro Thiago: Dependendo do ano de fabricação, o tom de dourado muda. Os nomes das cores dos respectivos anos são: Star Light Gold, 1971, Candy Gold, 1972 e Flake Sunrise Orange, 1973. Procure o Valdir, da Valdir Pinturas que ele tem os tons exatos (11-3984-2877).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: davi

Email: davigaspar@msn.com

Fone:

Cidade: sao paulo

Comentarios: gostaria de receber fotos originais da cb 450 custom década do 80. obrigado

Caro Davi: Acesse o site www.motos.pro.br que é especializado nas Honda CB 400 / 450. Lá você encontrará as informações que precisa.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Mauro

Email: nakahara@ig.com.br

Fone:

Cidade:

Comentarios: Ola amigos.

Antes de mais nada, parabens pelo aniversario. Espero que continuem tendo muito sucesso por muito tempo.
Gostaria de pedir sua ajuda na seguinte questao: qual produto posso utilizar para polir as laterais do motor de uma 550 Four ? E qual produto para manter um bom aspecto das rodas (aros cromados e raios zincados) ?
Desde ja agradeco pela atencao dispensada.

Mauro

Caro Mauro: Use pastas polidoras normais. Para ficar bem brilhante e durar, o trabalho deverá ser feito com máquina. Os raios devem ser lavados só com água e sabão, e os aros podem ser polidos.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Gregorio

Email: gregoriomurilo@yahoo.com.br

Fone: 43921195

Cidade: São Bernardo do Campo

Comentarios: Tenho uma  mini moto com motor Agrale com carburador de mobilete preciso ou de um carburador em bom estado ou de alguem que faça a revisão do meu!!!

Caro Gregorio: Você pode levar o carburador par o Jacaré restuarar (11-3222-1683). Outra opção seria comprar um carburador novo de Mobilette, que é encontrado por um preço bem razoável

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Sergio Pastro

Email: sapastro@golmail.com.br  pastros@hotmail.com

Fone: 51-32663244

Cidade: Porto Alegre

Comentarios: Onde posso comprar juntas originais para o motor da CB 400?

Muito Obrigado

Caro Sergio: O jogo de juntas da Valflex é facilmente encontrado em lojas especializadas. Se quiser originais mesmo, procure na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: paulo miguel d albuquerque silveira

Email: gd-fernandez@uol.com.br.

Fone: 01173390734

Cidade: sao paulo

Comentarios: caros colegas preciso que me envien um ou mais enderecos de mecanicos confiaveis,e que tem bom preco, lojas q  ue tenhan ou esjam especializadas em cb, alguem de confianca que recupere ou venda retificador de voltagem, de boa qualidade, no caso de ser um retificador novo, uma marca paralela de boa qualidade, onde comprar, pois, a minha senhora idosa nao anda muito bem de saude obrigado 

Caro Paulo: Procure o Jacaré, 11-3222-1683, ou o Dudu, da Akira Motos, 11-6128-1000.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Douglas fernandes

Email: dfferrari5@bol.com.br

Fone: 19 97672727

Cidade: leme sp

Comentarios: Boa tarde gostaria de saber se alguem ai de pode me endicar a onde posso mandar encher o comando de valvula da minha moto honda

Caro Douglas: Procure a Corremotor (11-3331-3099).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Flavio

Email: fap2@ig.com.br

Fone:

Cidade: Jacareí

Comentarios: Olá !
Gostaria de saber se fica bom colocar um motor da Sahara numa moto XL250R ano 1983? E para homologar a documentação como é que faço?
Valew desde já!

Caro Flavio: Não recomendamos tal adaptação.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: Fernando Ozório

Email: fernando_ozorio@yahoo.com.br

Fone:

Cidade: Osasco - SP

Comentarios: Gostaria de conhecer mais sobre as Suzuki GT 550, sua história, dados técnicos. Penso em comprar uma e gostaria de receber dicas sobre seus pontos fracos e detalhes que eu devo conferir no ato da compra. Desde já agradeço e aguardo retorno.

Caro Fernando: A GT 550 já teve sua história contada no nosso site. Veja no Teste Drive, matérias anteriores. Caso as dúvidas persistam, não hesite em nos consultar.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: claudio dias

Email: c.dinhos@ig.com.br

Fone: 21-92269197

Cidade: piabeta- mage

Comentarios: gostaria de saber se ainda encontro um carburador novo da cb500four e aonde acho

Caro Claudio: Fique atento que na seção "Peças e Acessórios" sempre aparecem peças para CB 500 Four a venda.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2006


Nome: renato

Email:

Fone:

Cidade:

Comentarios: Tenho uma Honda CB 750 Four K, 1978, e gostaria de saber quais são as laterais usadas nela, esta sem a do lado esquerdo, o reservatório de óleo é igual da super esporte, e a direita parece a da 500four, e a torneira de gasolina como é? Obrigado Renato.

Caro Renato: Pelas figuras, tiradas do part list da Honda CB 750 K8, você poderá ver como são as peças que precisa. 


Torneira de combustível

   
Lateral D e reservatório de óleo


Lateral E

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: marcos

Email: marcostonny@hotmail.com

Fone: (62)39011960

Cidade: goiania goias

Comentarios: eu tenho uma moto honda cg ml 80 quero saber por favor gual e a coroa e piao original dela.  o sait de voces sao 10 otimo obrigado

Caro Marcos: Coroa 35 dentes e Pinhão 15 dentes.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: CLAUDIO ROBERTO WENZEL

Email: betowenzel@hotmail.com

Fone: 51 97251725

Cidade: Boqueirão do Leão

Comentarios: Tenho uma CB 400 ano 82 made in Japan, cuja mesma, está com o disco de embragem patinando e a engrenagem do arranque está quebrada. Para fazer o reparo destas partes será que é preciso desmontar todo o motor??

Caro Claudio: Por causa do motor de arranque, você terá que desmontar mesmo.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: Marcelo

Email: marcelobr@tpa.com.br

Fone:

Cidade: Timbó/SC

Comentarios: Olá Ricardo, desde já agradeço pela ajuda.
Queria saber se é eficaz e aconselhavel a aplicação de verniz nas tampas de alumínio dos motores da 750 Four e se for, qual o tipo de veniz mais recomendável para este fim.
Quanto aos cubos também da 750 Four, são de fábrica, pintados ou polidos? E qual a tinta a ser usada se for pintada.
E quanto ao burrinho de freio, o meu já está sem a pintura horiginal, e sim polido, pois já comprei a moto assim. Queria saber se existe e qual o tipo de pintura para se obter a cor horiginal desta peça.
Um abraço

Caro Marcelo: Para um resultado efetivo, o verniz tem que ser eletrostático. Os cubos vem polidos de fábrica. Se for pintar, use tinta polyester.  O reservatório de óleo de freio tem originalmente pintura Epoxi.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: Francisco Junior

Email: franciskinhu@brturbo.com.br

Fone: 51 3743 3096

Cidade: Candelária - RS

Comentarios: Amigos! Mandei retificar o virabrequim da miha CB 400 e a medida foi para 0,25 só que encontrei problemas para comprar bronzina de mancal e biela, pois as mesmas são comercializadas por cor. Poderiam me dizer a que cor corresponde a medida 0,25?

Caro Francisco: A identificação por cores é apenas para a medida standard. São as variações de desgaste. Compre a bronzina na medida 0,25. 

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: Iuri Miguel Senhorini

Email: iuri.ms@ig.com.br

Fone: 017-3523-1549

Cidade: Catanduva/SP

Comentarios: Ricardo, gostaria de saber qual a função daquela peça que une os dois escapamentos de algumas motos como a CB 400T, a Gold Wing, a CB 400 nacional...

Obrigado,
Iuri

Caro Iuri: É uma câmara equalizadora de gases.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: Angelo Roberto

Email: rfilippis@4cartorioscs.com.br

Fone: (11) 4229-3111

Cidade: São Caetano do Sul

Comentarios: Boa tarde amigos.
Parabenizo antecipadamente pela grande utilidade deste site.
Tenho uma CB400 ano 83 que está atualmente com 9.400KM, e, como sabem, existe apenas um disco de freio dianteiro. Gostaria de saber dos senhores, caso seja possível, se existe a possibilidade de instalar os freios da CB450 (duplos). Eu tenho somente os discos, mas não sei se é possivel essa adaptação na roda e nas bengalas.
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Um Grande Abraço.
Angelo Roberto De Filippis

Caro Angelo: A adaptação é possível, e é necessário trocar todo o conjunto (reservatório, mangueiras, etc). Mas não recomendamos essa adaptação. Sua moto, com essa quilometragem, merece manter a sua orginalidade total. Ela foi projetada assim pelos engenheiros da Honda que dimensionaram seu freio para apenas um disco dianteiro e tambor traseiro. Não mexa !

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2006


Nome: claudio dias

Email: c.dinhos@ig.com.br

Fone: 21-92269197

Cidade: piabeta - mage

Comentarios: eu sempre dou uma olhadinha  mais só apareçem usado , eu queria saber se tem alguma loja que vende novo entrei em contato com a keihin que é o fabricante e nem eles souberam me dizer  .

Caro Claudio: Eu comprei um jogo usado para minha CB 550 K, pelo Ebay, e além de pagar barato (50 dólares), estavam em excelente estado. Conheço um site que vende peças Honda originais, novas, que tem o jogo de carburadores da CB 500 Four por US$ 732,00. Não creio que valha a pena. Outra ótima opção, seria uma restauração completa dos carburadores originais de sua moto. O Jacaré executa um excelente trabalho (11-3222-1683). É só enviar a ele via Sedex. 

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: Fabio Rodrigues Neto

Email: fabio.neto@casadasguias.com.br

Fone: 95166199

Cidade: São Paulo

Comentarios: Goataria de saber se vcs oferecem cursos de Mecânica para Motos.

Caro Fabio: Entre em contato com o Engº Sérgio Alejandro Ribarci do Radial Cursos ( ribaic@estadao.com.br ou 11-6192-8278 ).

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: Marco Carvalho

Email: maxink@brturbo.com.br

Fone: 51-92349030

Cidade: Porto Alegre

Comentarios: Estou restaurando uma RD 350 1975 e preciso de peças. Você poderia me indicar lojas que possuem peças desta moto.
Obrigado
Marco Carvalho

Caro Marco: Procure na Italssuiss (11-3841-9475), na Beda Motos (11-3337-8245), na Recar Motos (11-3221-6559) e na nossa seção de "Peças e Acessórios". 

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: Alison

Email: ali.lanza@hotamil.com

Fone:

Cidade:

Comentarios: Estou trabalhando em uma HONDA MAGNA VF-750 1982-83 V-45 MAGNA e gostaria de saber como colocar os cilindros dianteiros no ponto visto que a moto custa a desenvolver ela abre giro normal quando esta no cavalete com as rodas no chão em movimento demora pra dá 140 km/h visto que era para ela ser arisca como a V-MAX 1200 de levantar a frente por favor me de uma dica ou de alguém ou link de manual de serviço em portugês ou espanhol

Caro Alison: Creio que no site http://www.honda-v4.com/ , você encontrará muitas informações sobre essa moto.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: EVAN BRASIL SANTOS

Email: evan@pop.com.br

Fone: 48 32400200

Cidade: Florianópolis

Comentarios: Estou reformando uma lambretta li 64 e preciso saber qual o nome da tinta azul claro que mais se aproxima da original. Grato, Evan

Caro Evan: Procure as informações nos sites http://spaces.msn.com/members/sppoint - NVL - Nossas Vespas e Lambrettas  e www.lambrettatradicionalbrasil.com.br  -  "Lambretta Tradicional do Brasil" 

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: Ruy

Email: ruybarbosa@easyline.com.br

Fone: 21 99980985 - 2421 6207

Cidade: rio de janeiro

Comentarios: Eu tenho uma XLR/83 e uma Virago 250/02 e utilizo-as muito intensamente, no louco transito do Rio, para lazer e trabalho.

Conheci seu site, hoje, e fiquei positivamente impressionado!

Entao, em primeiro lugar, quero parabeniza-lo por seu altruismo, espirito publico e  competencia tecnica.

Saiba que o que vc faz e importantisimo para muita gente leiga, que precisa de uma ajuda competente e honesta.

Pela forma como presta  esse servico de utilidade publica aos aficcionados pelo motociclismo, vc transmite ser uma pessoa iluminada e de boa alma.

Por essas suas caracteristica - que transmitem muita confianca - gostaria de pedir um grande favor:  indicar-me um bom e honesto  mecanico, no Rio de Janeiro, com quem eu possa honestamente contar para mante-las bem assistidas e revisadas e, assim, garantir a minha seguranca na conducao deses veiculos.

Grato e um forte abraco,

Caro Ruy: Obrigado pelos elogios ... incentivam nosso trabalho. No Rio não conhecemos muita gente, mas podemos indicar a Moto Ralf, em Duque de Caxias. Essa Loja / Oficina é de uma grande colecionador chamado Ralf Kyllar ( veja a matéria dele na seção Colecionadores ). O telefone dele é 21-2772-6731. 

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: Ricardo

Email: rddiogo@click21.com.br

Fone:

Cidade: Santo André

Comentarios: Tenho uma CB400 82 e troquei os retentores das  bengalas mas ficou sem retorno quando forçada o que pode ser?   
  PS coloquei 140 ml de oleo hidraulico em cada uma

Caro Ricardo: O problema pode ser um leve empenamento das bengalas. Vá girando até encontrar uma posição que ela fique livre. A quantidade de óleo está correta.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2006


Nome: Alex

Email: alamaral@sabesp.com.br

Fone: 6566-9081 r.232

Cidade: São Paulo

Comentarios: Gostaria de comprar uma CB 400 80 a 83, mas antes queria saber se há alguma tabela oficial de preços, consumo Km/Litros e alguma dica imprescindivel para aquisição da mesma

Caro Alex: Os valores pedidos na CB 400 são muito variáveis. Essas motos estão no limiar entre clássicas e usadas, ou seja, se você encontrar uma toda original e muito bem conservada, ela será cara, e se a moto estiver apenas muito usada e mal conservada, será bem barata. Tem que procurar muito. Para comprar, procure uma que esteja com itens originais, bem conservada e principalmente com o motor sem "ruídos estranhos" que podem significar problemas internos, e que não solte fumaça pelos escapamentos. Não esqueça de verificar a documentação, numeração do quadro e procedência. Em testes da época (revistas Quatro Rodas Moto e Motoshow) a CB 400 1980 fez na estrada (80 km/h) 27,43 km/l e na cidade, 19,88 km/l.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/04/2006


Nome: FABRICIO


Comentarios: Caro amigo, tenho uma cb 400 83, quero saber quais os "giclês" de alta e de baixa que são originais.
muito grato.

Caro Fabricio: De acordo com o Catálogo de Peças da CB 400 83, os giclês são: Principal # 78, Secundário Principal # 110, e Marcha Lenta # 42..

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Paulo Silva

Email: paulososilva@gmail.com

Fone:

Cidade: Ibitinga SP

Comentarios: Olá Ricardo.
Sabe me informar quem faz cromeação em alumínio? A galvanoplastia BH não faz esse trabalho.

Saudações.

Caro Paulo: A Nicrogalva faz. (11-3681-7319)

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: J. Lúcio C. de Melo

Email: jlcmelo@uai.com.br

Fone: 3134910671

Cidade: Belo Horizonte

Comentarios: Onde posso encontrar o velocímetro e o conta-giros originais da Honda ML 1979 (novo ou usado) e as pastilhas de freio para o freio a disco a cabo. Obrigado! Este site é DEZ !!

Caro J. Lúcio: Procure na Silverstone Moto (11-3333-3285), na Moto Matsuo (11-3864-2711), ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Rogério

Email: rogermfroes@hotmail.com

Fone:

Cidade: Santo André

Comentarios: Adquiri uma Montesa 360H6 ano 82, em ótimo estado, em fase de restauração. Como é a 1º moto antiga que adquiro, preciso saber se for possivél onde eu poderia levá-la para dar proseguimento na restauração da parte mecânica. Tem que ser em São Paulo - Capital

Caro Rogério: Procure o Jacaré (11-3222-1683).

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Fernando Ozório

Email: fernando_ozorio@yahoo.com.br

Fone: 11-99870458

Cidade: Osasco - SP

Comentarios: Eu estava quase comprando uma RD 350 quando uma pessoa me desencorajou dizendo que a partir de 2007 o PRONCOVE vai proibir motocicletas a dois tempos devido ao alto índice de poluentes que produzem. Isso é verdade?

Caro Fernando: Desconheço, mas não deve ser procedente a informação. Não há como proibir a circulação de motos ou carros com motor 2 T. Proibir (ou desestimular) a fabricação taxando impostos pesados, aumentando as exigências, etc, até pode ser ...

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: aron

Email: anchesqui18@hotmail.com

Fone:

Cidade: vitoria

Comentarios: como faço para regular o carburador da cb450,quanto a posição das agulhas e a entrada de ar.
  Quero saber quantas voltas são necessarias para dar nos parafusos que se localizam de baixo de cada carburador

Caro Aron: O normal são +/- 2 voltas. As agulhas do pistonete originais não se regula.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Cesar

Email: jayrocesargarcia@yahoo.com.br

Fone: (11) 9773-3269

Cidade: São Paulo

Comentarios: Sabendo que vocês são os melhores e maiores fornecedores de informções no quesito motos,aproveito para solicitar informações de onde posso mandar cromar o motor de uma CB 400,tem a idea de quanto custaria pra fazer isso

Caro Cesar: Não é viável cromar o motor. Não recomendamos.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Claudinei

Email: c_mmiranda@hotmail.com

Fone: 0xx11 6944-7478

Cidade: São Paulo

Comentarios: tenho em mãos um quadro, muito antigo, e gostari de saber qual o modelo, e se consigo, e se é possível restaura-la, mas todos os despachantes que procurei, dizem que não é possivel, pois tenho em mão apenas o n° do chassis, e quando consultado, não consta o cadastro. existem pessoas especializadas nestes casos? poderiam indicar alguns em São Paulo?

Caro Claudinei: Procure nosso amigo internauta Aguinaldo, que é despachante, especializado em motos clássicas. Dados Despachante (11-3924-1784 ou 11-9112-8697).

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Antonio carlos Hoefel

Email: achoefel@hotmail.com

Fone:

Cidade: São Leopoldo RS

Comentarios: Olá, Ricardo, gostaria de saber como faço paa descarbonizar os escapamentos da Rd 350 1975. Já me falaram em por fogo, mas acho que dai estraga o cromo, ou não?

Caro Antonio: Para descarbonizar as curvas, use uma corrente velha, passe por dentro e faça movimentos de vai-e-vem. É muito difícil as ponteriras precisarem de descarbonização. O calor descarboniza, mas pode realmente prejudicar o cromo.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: charlon marques costa

Email: charlondiva@hotmail.com

Fone: 04884234127

Cidade: imbituba

Comentarios: queria saber mais sobre a cb125 k5.quero saber quem tem uma a venda pode ser baliada e barata.

Caro Charlon: Entre em contato com o internauta Kleber Klein, que tem uma e está vendendo. siacadastral@uol.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Ricardo,
 Acabo de adquirir uma CBR 400F Endurance 1985, sempre gostei de motos mas antes dessa só tive duas motos, sendo duas NX350 Sahara.
Essa moto foi importada, o primeiro dono a vendeu com apenas 2000Km, antes de entrar no Brasil a mesma ficou dois anos na alfandega, essa moto já estava com o segundo proprietario há mais de dezesseis anos e atualmente está com 24000Km.
Gostaria de mais informações sobre essa moto e também gostaria de entrar em contato com outros proprietarios para trocar experiencias.
A moto que adquiri esta em otimo estado de conservação, mas já tenho dois problemas para resolver.
1 pneu dianteiro aro 16 e reqular os carburadores da moto.
Não vou mexer na carburação até que consiga informações sobre profissionais competentes que possam resolver o problema, pois o unico problema é que a moto está com a marcha lenta desregulada e algumas vezes o desempenho fica baixo, sendo necessario reduzir e aumentar o giro para que o desempenho retorne ao normal.
Se possivel gostaria que você, com sua experiencia, me informasse o preço médio de uma moto como essa, para que eu possa avaliar minha aquisição. Sei que motos antigas e raras dependem do valor sentimental mas vê se dá pra mandar um chute.
 
Agradeço sua atenção,
 
Obrigado
 
Fred

 fredbraga@nwm.com.br 

Caro Fred: Bela moto a sua, porém será difícil encontrar alguém para "trocar figurinhas", pois ela é muito rara no Brasil. O pneu você só vai encontrar no exterior. Procure no www.ebay.com . Para a carburação, procure o Jacaré, (11-3222-1683). O valor, deve variar com o de uma 400 Four dos anos 70. A sua é mais nova e mais rara, mas as "quatrocentinhas" tem mais charme e carisma.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: luis henrique souza dernovsek

Email: luishsd@ig.com.br

Fone: 62039987

Cidade: sao paulo

Comentarios: ola estou com problemas para saber o porque uma cb400 esta com faisca somente no cilindro da direita, eu troquei bobina e ela funcionou um pouco mas logo voltou com o mesmo problema se puderem me dar uma dica do que possa ser agradeco muito, tambem pedi para uma pessoa que meche com parte eletrica verificar alternador e ele disse que esta normal. desde ja obrigado

Caro Luis: Verifique novamente o alternador. O problema deve ser esse.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Sidney Alves

Email: kenosouza@ibest.com.br

Fone: 96336937

Cidade: São Paulo

Comentarios: Preciso saber quantos litros de oleo devo colocar no motor da cb 400, ano 83?
desde já obrigado pela assistencia que vc´s oferecem aos usuarios do site

Caro Sidney: São 3 litros, mas como ao esgotar sempre fica um pouco, vá controlando o nível pela vareta.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Sèrgio Franco Migotto

Email: gram.migotto@brturbo.com.br

Fone: (65) 3337 1222  -   (65) 9987 7115

Cidade: Diamantino - MT

Comentarios: Olá Ricardo,

Eu preciso de trocar as juntas do motor  de uma 750 for K7 e gostaria de saber qual a melhor marca paralela que posso utilizar, pois as originais são muito caras. Obrigado desde já. 

Caro Sérgio: Use a da Valflex.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006



Estou restaurando uma CB 750 75 que acabei de comprar . Alguem poderia me informar em qtos segundos ela faz de 0 a 100 km  e 0 a 190 km h oficialmente em testes. O motivo da duvida é  que quero   deixar a minha
"redonda ". Obrigado !

Yuri   yurigo@ig.com.br

Caro Yuri: Esse é tipo de coisa que você não tem com que se preocupar. Se sua moto ficar com a carburação perfeita, ela irá ter um desempenho muito satisfatório em qualquer regime de uso, seja em baixa ou em alta velocidade. Isso é o ideal. Motos Clássicas são para andar devagar, ou melhor, desfilar ! Em viagens, vá na média dos 100 / 110 km/h.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone:

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Ricardo, tudo bem?

Quando importa peças dos EUA (compradas no ebay, por exemplo, qual o modo em que as mesmas são despachadas para você?  Que serviço você utiliza (USPS, DHL etc)?

Qual acha mais confiável e rápido?

Um abraço.

Miguel

Caro Muguel: Já foram enviadas pelo USPS, por via aérea e por navio. Todas as compras que fiz no exteiror, em vários sites, sempre chegaram, entregues no meu endereço, sem complicações. Na verdade, sempre optei pelo"ship" mais barato.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Giuliano

Email: gilpando@hotmail.com.br

Fone: 017 3552 2675

Cidade: Urupês SP

Comentarios: Olá Ricardo eu gostaria de saber onde eu posso encrontra peças da CBX1050 (junta do cabeçote)

Caro Giuliano: Procure com o Ricardo ( tecnova@uol.com.br )

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: antonio paulo avila de robertis

Email: antoniorobertis@terra.com.br

Fone: (18) 8121 0389

Cidade: presidente prudente

Comentarios: eu tenho uma 550 four de 76 azul e estou pintando o tanque e as laterais e gostaria de seber qual é o azul correto da epoca, se existe algum codigo da tinta , se existe um fabricante de tintas que possua a cor correta pois presciso dessa informação para passar ao pintor para que possa fazer a cor certa.
obrigado e aguardo o retorno.

Caro Antonio: O Valdir, da Valdir Pinturas (11-3984-2877) pode fazer essa tinta para você. Ele tem os tons exatos.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: vitor Thiago

Email: vitorthiago@hotmail.com

Fone: 21 24134962 99449850

Cidade: Rio de janeiro

Comentarios: ola, gostaria de comprar um tanque de cb500 ou algum que fosse no mesmo estilo , por causa da tampa! podem me ajudar

Caro Vitor:  Procure na nossa seção de "peças e Acessórios".

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Wolney Galante


Comentarios: Srs.
Boa tarde... Parabens pelo site o trabalho que vcs fazem é muito legal...
Tenho uma XL250R - 83 restaurada (comprei agora). Vou precisar fazer embreagem e os discos originais são muito caros (meu mecanico aconselhou original). Tem alguma marca paralelo boa, que vcs indicariam ?

Caro Wolney: Tem que original. O paralelo nesse caso não funciona bem.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2006


Nome: Telmo

Email: Campanatelmo@bol.com.br

Fone: (44)3262-6547

Cidade: Maringá,Pr.

Comentarios: Olá estou procurando representante de Vespa e Lambretta se alguem tiver algum endereço mande-me mensagem.
Obrigado.

Caro Telmo: Entre em contato com o pessoal dos sites: http://spaces.msn.com/members/sppoint - NVL - Nossas Vespas e Lambrettas  e www.lambrettatradicionalbrasil.com.br  -  "Lambretta Tradicional do Brasil".

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: carlos alberto pedrassani

Email: carlospedrassani@bol.com.br

Fone: 049-84034416

Cidade: são miguel do oeste-sc

Comentarios: eu tenho uma yamaha-tx-500, vc talvez sabe aonde eu posso encontrar piscas originas protetor da corrente

Caro Carlos Alberto: Procure na Recar Motos (11-3221-6559). Use nossa seção de Peças e Acessórios para garimpar. O internauta abaixo tem uma dica de site no exterior para comprar peças.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: Alex Mansur

Email: alexmsr@ig.com.br

Fone: 3049-6414 comercial

Cidade: São Paulo

Comentarios: A loja MikesXS, na FLórida,USA tem tudo para motos TX e XS 650 site www.Mikesxs.com Preciso saber quem viaja sempre para lá , e que se interesse em trazer peças novas e qual a taxa de transporte.
Pelo correio e Fedex é proibitivo.
Grato pela atenção.

Caro Alex: Fica aqui sua dica. Não conhecemos ninguém que possa fazer esse tipo de trabalho.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: Alexandre Doll

Email: alexandre@polmil.sp.gov.br

Fone: 13 97085431

Cidade: Guarujá

Comentarios: Estou precisando do comando de válvula da XL 250 R, ano 83, original, ou um paralelo de 1ª linha, confiável. A Hondasa não tem e estou com a moto parada, só esperando essa peça.

Caro Alexandre: Tem que original. O paralelo nesse caso não funciona bem. terá que procurar muito. Tente na Moto Matsuo (11-3864-2711).

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: Rafael da Rocha Bulgarelli

Email: piloto_de_fuga87@hotmail.com

Fone: 33556377

Cidade: resende - RJ

Comentarios: boa noite! admiro motos antigas... .
ja reformei algumas! uma Motovi 125; Gulivette 1956; mobylette caloi v10 78(motobecane) to atraz de uma garelli Katia pra fazer! sabe onde eu encontro?
abraços

Caro Rafael: Fique atento aos nossos Classificados / Outras Marcas. Sempre aparece alguma à venda por lá !

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: GILBERTO AGUIRRE CHAISE

Email: gilberto.aguirre@bol.com.br

Fone: 05499927216

Cidade: soledade

Comentarios: Preciso conjunto de bobinas da turuna (79), mas quero peça original e sem uso. (só as bobinas, sem o rotor)

Caro Gilberto: Procure na Hondasa (11-6940-5270) ou na Moto Matsuo (11-3864-2711).

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: rui simoes

Email: ruissimoes@hotmail.com

Fone:

Cidade: portugal

Comentarios: ola pessoal. alguem sabe de site com a parte electrica da vespa 50 pk
um abraço

Caro Rui: Procure nos sites: http://spaces.msn.com/members/sppoint - NVL - Nossas Vespas e Lambrettas  e www.lambrettatradicionalbrasil.com.br  -  "Lambretta Tradicional do Brasil".

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: Natal Oskar

Email: n.oskar@bol.com.br

Fone:

Cidade: Rio Preto - SP

Comentarios: Olá Amigos!!!Estou restaurando uma lambretta LI 150 1968 e preciso de ajuda para montar a parte elétrica, quais os componenentes e procedimentos, Comprei um chicote eletrico sem os terminais, mas to achando um pouco confuso, quem puder enviar informações
eu agradeço.

Caro Natal: Entre em contato com o pessoal dos sites: http://spaces.msn.com/members/sppoint - NVL - Nossas Vespas e Lambrettas  e www.lambrettatradicionalbrasil.com.br  -  "Lambretta Tradicional do Brasil".

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: pedro

Email: netoxvi@msn.com

Fone: 043 35253648

Cidade: jacarezinho Pr

Comentarios: tenho uma cg 78 95% original inclusive o pneu dianteiro porem nao sei se a posiçao dos manetes estao corretas... gostaria que isso fosse exclarecido...obrigado

Caro Pedro: Não entendemos muito bem a sua dúvida, pois os manetes (acionadores da embreagem e do freio), só tem um posicionamento padrão. Se possível, seja mais claro na questão.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: Nelson Valério Barbosa

Email: valeriodapaz@hotmail.com

Fone: 037 - 3371-3504

Cidade: PIUMHI/MG

Comentarios: Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-lo, pelo importante trabalho que faz, ajudando e dando apoio tecnico, a nos motociclistas.
Gostaria de saber se consigo encontrar uma moto AMAZONAS 1600, para comprar e se o preço é muito alto, bem como se compensa comprar para restaurá-la.
abraços.

Caro Nelson: Nos Classificados / Outras Marcas há uma Amazonas à venda. Essas motos estão bem valorizadas. A restauração não é complicada, pois a maioria dos itens, seja de mecânica ou de "perfumaria" vinham de automóveis da época. No site http://www.tmamotos.com.br você encontra muitas informações e algumas ofertas de motos também.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: EMERSON

Email: drogariamoderna@clickrede.com.br

Fone: 37223477

Cidade: andradina-sp

Comentarios: CARO AMIGO PROCURO A UM TEMPÃO A CARENAGEM DO FAROL ESTILO NELSON PIQUET CB 450, GOSTARIA DE UMA AJUDA! ONDE POSSO ENCONTRAR? PODE SER SER PINTAR.AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.... EMERSON -ANDRADINA-SP

Caro Emerson: Essa carenagem de farol é facilmente encontrada nas lojas da região da R. Barão de Limeira e General Osório, na Capital. Comece a procurar na Alceu Motos (11-3222-5217). Se não tiverem peça para que indiquem outra loja.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2006


Nome: Adalton Roma

Email: adaltonroma@ig.com.br

Fone: (11) 3288 6856

Cidade: São Paulo

Comentarios: Amigo. Voçê teria condição de me fornecer uma foto da Moto Honda CG 125 ML ano de 1984 cor vermelha, pois estou restaurando a minha. Também saberia me dizer onde conseguir o seu manual ?

Caro Adalton: Só consegui essa foto, espero que sirva de modelo. O manual você consegue na Moto Matsuo (11-3864-2711).


Foto do teste da ML 125 1984 - Revista Quatro Rodas Moto nº 25 - Abril / 1984

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: Paulo

Email: souzajoaquim@terra.com.br

Fone: ---------------------------------------

Cidade: Cocal do Sul-Santa Catarina

Comentarios: queria saber como era o nome da tinta vermelha usada na moto ml de 1983 e se ainda posso encontrar essa cor para vender,e como era o velocímetro dessa moto.Se conseguirem me enviar essas informações gratuitamente eu agradeço,e parabéns pelo saite.Obrigado ...

Caro Paulo: Encomende a tinta com o Valdir, da Valdir Pinturas (11-3984-2877). 


Painel da ML 125 1983. A grande inovação era o marcador de combustível.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: Alderen Rodrigues

Email: borracini@ig.com.br

Fone: 97282336

Cidade: são paulo

Comentarios: ola poderia me informar se  a honda 125 ML ano 85 e 12vts ou 6vts pois esta queimanda lampadas demais poderia me endicar onde posso achar revistas que fale sobre mecanicas e manutençao de motos desde ja agradeço..obrigado

Caro Alderen: A partir de 1983 toda a linha 125 da Honda passou o sistema elétrico para 12 V. Um bom livro para manutenção de motos é o "Manual de Eletricidade e Mecânica de Motos" , do engenheiro Sérgio Alejandro Ribaric´, a venda nas boas livrarias.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: fabio andre

Email: fabiobaneful@hotmail.com

Fone:

Cidade: foz do iguaçu

Comentarios: óla Ricardo aqui estou eu novamente pedindo a sua ajuda, eu gostaria de saber qual a cor das bengalas da cb 450 custon ano 84 azul, ou ela é polida.
 Parabéns pela sua altissima competencia e paciencia em nos atender.
                Fabio Andre

Caro Fábio: As bengalas desse modelo são polidas.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: Iuri Miguel Senhorini

Email: iuri.ms@ig.com.br

Fone: 017-3523-1549

Cidade: Catanduva/SP

Comentarios: Ricardo, desculpe-me pela ingnorância, mas o que é uma "câmara equalizadora de gazes"?

Caro Iuri:  O engenheiro mecânico Marcos Pasini nos explica:

Na verdade é uma câmara equalizadora da PRESSÃO dos gases. Isso serve para manter bem próximas a contra-pressão de escapamento nas valvulas entre os cil.1, 2, 3,..., n, o que deixa o comportamento do motor mais equilibrado entre os cilindros, nas mais variadas condições de trabalho.
Usa-se, também, em alguns motores, um tubo de equalização nos coletores de admissão, para equilibrar o vácuo na válvula de admissão, equilibrando o vácuo e dando um "amortecimento" na pulsação do motor.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: washington

Email: wjs_38@yahoo.com.br

Fone: 66416621

Cidade: sao paulo

Comentarios: Tenho dúvidas ? tenho uma cb 400 ano 84 abri o cabeçote,estou querendo fazer o motor e no pistao tem a seguinte marcaçao IN,qual o significado dessas iniciais?a um mes atras lhe pedi onde encontrava peças originais para essa moto e vc me informou com muita precisao fiquei muito agradecido pela ajuda...ate o momento muito obrigado...

Caro Washington: A sigla é "Intake" (entrada) que indica o lado da admissão do pistão. 

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: Adilson

Email: adilsongambiarra@gmail.com

Fone: 16-9115-1201

Cidade: Araraquara

Comentarios:  Tenho uma cb 400 ano82/82 preta, porem,está bastante modificada c/acessórios da 450. Pretendo volta-la ao original, gostaria de ver uma foto de preferencia da mesma cor. E saber quais as cores das faixas originais para o ano82cor preta.  grande abraço Adilson

Caro Adilson: A CB 400 82 preta era chamada de Pantera Negra pela própria Honda. 


Foto de folheto da Honda de janeiro de 1982

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: Cesar

Email: cesarpadoa@gmail.com

Fone:

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Olá! Li no site os dados da CB 500 e vi algo esquisito. A minha possui apenas 2 cilindros, no entanto, vcs colocaram 4. Existe alguma CB 500 com 4 cilindros? Abraços.

Caro Cesar: A sua moto é uma CB 500 nacional bicilindica, que foi produzida de 1998 a 2004. As CB 500 a qual nos referimos são as "Four" (de quatro cilindros) dos anos 70 (1971 a 1973), e eram importadas. 

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: luiz carlos moreira gomes

Email: luizcarlossmf@riogrande.s.gov.br

Fone: 32321484

Cidade: rio grande rs

Comentarios: estou recuperando uma moto xl 250r e preciso de algumas peças : paralamas carenagem, farol, pedal de partida,

Caro Luiz Carlos: Procure as peças na Silverstone Moto (11-3333-3285), na Hondasa (11-6940-5270) ou na Moto Matsuo (11-3864-2711).

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: Julio Cesar

Email: jccl@ufla.br

Fone: 35-3829-1474

Cidade: Lavras - MG

Comentarios: Srs.

Sabem me informar algum site ou loja especializado(a) em peças para a 7 galo?

Eepecificamente estou precisando de um motor de arranque (ou peças) pois o meu quando esquenta "fica muito pesado" para dar a partida.

Obrigado.

Caro Julio Cesar: Você encontra peças para sua CB 750 na Recar Motos (11-3221-6559). Você pode também reformar o seu motor de arranque original no Jacaré (11-3222-1683). Lá você também encontra um motor seminovo, em ótimo funcionamento por R$ 400,00. Use também nossa seção de Peças e Acessórios para garimpar.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: renato

Email: bandeira@tj.rj.gov.br

Fone: 021-9131-4716

Cidade: rio de janeiro

Comentarios: Gostaria de saber qual é medida original do pneu traseiro da CB 750 Four K 1978, ela usa aro de ferro D.I.D.,17 polegadas, e onde pode ser comprado.
Outra dúvida é sobre a cor original da moto e as faixas do tanque, se tem alguém que faça, qual ocódigo da tinta, ela é vinho? Obrigado, Renato.

Caro Renato: A medida do pneu traseiro é 4.50 H-17A (4 PR). Por ser aro 17 é muito dificil de encontrar. É o mesmo da Honda GL 1000 Gold Wing. Eu comprei um desses, da marca Bridgestone Honda, quando tinha a minha CB 1100 F, com o internauta, Sr. Armando (11-8175-6130). A cor vinho desse modelo é Candy Alpha Red. O Valdir, da Valdir Pinturas (11-3984-2877) faz a pintura idêntica à original. Você também pode procurar aí no Rio (em Duque de Caxias) o Ralf, da Moto Ralf (21-2772-6731).


750 K8 1978 - as faixas são iguais para as duas cores do ano (vinho e preta)

Abraços,
Ricardo Pupo
17/04/2006


Nome: savio

Email:

Fone:

Cidade:

Comentarios: Qual a forma mais certa/eficaz d se restaurar uma moto.
primeiro tira-se todos os problemas dela colocando para andar e testá-la ; posteriormente desmonta e faz pintura e cromo ou desmonta ela toda(em primeiro lugar) e vem solucionando problemas aos poucos e vai se instalando as peças já restauradas.
tenho opinião formada sobre isso porém não vou opinar sem antes houvir quem realmente é profissional no ramo.obrigado

Caro Sávio: Tudo vai depender do grau de "restauração" a ser feito. Para uma restauração completa, o correto é desmontar tudo, fazer um levantamento das peças que necessitam reposição, separar o que é para pintura (quadro, kit, etc), o que é para cromeação, e parte mecânica. A ordem de fazer vai variar de acordo com a facilidade em garimpar as peças (e itens de perfumaria) e da verba disponível. Mas acho que deva começar pela pintura do quadro, que é a estrutura básica e ir montando a moto aos poucos. Não creio que exista uma fórmula básica para as restauraçãoes, mas o bom senso sempre deve prevalecer. Na seção Passo-a-Passo, temos inúmeras restaurações que podem servir de exemplo.

Abraços,
Ricardo Pupo
18/04/2006


Nome: Roberto

Email: rgfilho@bol.com.br

Fone:

Cidade: Aparecida

Comentarios: Estou precisando recondicionar uma virabrequim de uma cb 400, mais não sei onde. E nem quanto custa, quero que vocês mande um e-mail para mim dizendo onde posso ir e quanto custa.

Caro Roberto: Nós indicamos a Corremotor (11-3331-3099), com Edson.

Abraços,
Ricardo Pupo
18/04/2006


Nome: Junior

Email: antmans@ig.com.br

Fone:

Cidade: Santa Barbara d'Oeste

Comentarios: Caros amigos, primeiro eu gostaria de parabenizalos pelo site que esta cada vez mais interessante.
Segundo, eu gostaria de saber se alguém tem alguma revista ou manual da  MZ 250 e ate mesmo onde posso conseguir peças para ela, pois sou dono orgulhoso de três maquinas dessas, uma eu restaurei esta em perfeito estado de conservação (meu xodó), as outras estou restaurando ainda.

Um abraço a todos

Caro Junior: Entre em contato com o Alberto Rech, da Moto Rech, de Caxias do Sul, pois ele poderá ajudá-lo nessa restauração. ( alb.rech@terra.com.br ).

Abraços,
Ricardo Pupo
18/04/2006


Nome: humberto Schwert

Email: Humberto@ulbra.br

Fone: 99732225

Cidade: Porto Alegre

Comentarios: Saudações!
Tenho uma CB900f Bold'or, gostaria de saber quais os pneus ideais para esta moto, tendo em vista as medidas: aro dianteiro 1.85x19 e trazeiro 2.15x18 (estas medidas estão estampadas no aro).
Desde já agradeço,
Humberto

Caro Humberto: Os pneus são 3.25-19 dianteiro, e 4.00-18 traseiro. Na prática isso quer dizer que são os mesmos pneus das nossas CBX 750 F, fáceis de encontrar.

Abraços,
Ricardo Pupo
18/04/2006


Nome: Claudio 

Email: cfonseca@metroplan.rs.gov.br

Fone: 51-32887541

Cidade: Porto Alegre

Comentarios: Caro amigo Ricardo. Tentando originalizar minha cb400/81, comprei o emblema "honda" do tanque, tem lugar para parafusos mas no tanque não. Como faço?

Caro Claudio: Existe um lugar próprio no tanque para que o emblema seja parafusado. O seu tanque já deve ter tido algum tipo de funilaria que eliminou essa estrutura. Veja na figura do catálogo de peças o local de encaixe. A figura é da 400 modelo 1983, mas o tanque é idêntico. Você terá que adaptar um suporte imitando o original, ou trocar o tanque. Em São Paulo existem várias lojas que vendem o kit completo (tanque, laterais e rabeta), já com a pintura do ano, a base de troca, com ótimos preços.

Abraços,
Ricardo Pupo
19/04/2006


Nome: alexandre hirata

Email: carloshirata@brturbo.com

Fone:

Cidade: rio grande-rs

Comentarios: ola ricardo td bem eu gostaria de saber se tem algum pistao que sirva na cb400four, a medida esta original, outra duvida teria alguma bengala da suspensao que sirva na cb750f2 obrigado.

Caro Alexandre: O pistão tem que ser o original. Você encontra os originais (em todas as medidas) no Jacaré (11-3222-1683). A bengala da 750 F2 não tem substituta. Tem que recuperar as originais.

Abraços,
Ricardo Pupo
20/04/2006


Nome: Rodney

Email: rodney@transpose.com.br

Fone: (012)38923218

Cidade: São Sebastião/SP

Comentarios: Caro;Amigo
Estou com muita dificuldade em achar quem me ajude.Tenho uma kawasaki gpz 1000r ano 85,ela sempre foi uma moto muito boa + de uns tempos pra cá, vive com problema na parte elétrica e carburador.Como achar o diagrama dela ou então como sanar esses problema; ela é o meu xodó...

Caro Rodney: Sugerimos que você leve sua moto para uma revisão de elétrica e macânica no Jacaré (11-3222-1683).

Abraços,
Ricardo Pupo
20/04/2006


Nome: WANDERSON PEREIRA CARDOSO

Email: WANDCARD@HOTMAIL.COM

Fone: (22) 3842- 2727

Cidade: PORCIÚNCULA

Comentarios: SAUDAÇÕES,
ESTOU PROCURANDO UM PISTÃO E UM JOGO DE ANEL 0,50. ORIGINAL.(HONDA). PEÇA GENUINA) PARA MOTO CB 400. POIS, JÁ POSSUO UM JOGO DE ANEL E PISTÃO.
AGRADEÇO DESDE JÁ, A ATENÇÃO DOS SENHORES. ESTOU PRECISANDO COM URGENCIA.
SE CASO NÃO TIVEREM PEÇO QUE ME INFORME O TELEFONE DE QUEM POSSA TER.
SOU DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
GRATO.
ABRAÇOS.
CB 400 TUCUNARE 83.

Caro Wanderson: Não comercializamos peças diretamente no site. Procure na Hondasa (11-6940-5270), ou na Moto Matsuo (11-3864-2711).

Abraços,
Ricardo Pupo
20/04/2006


Nome: Reginaldo

Email: relkrodrigues@bol.com.br

Fone:

Cidade: Borborema SP

Comentarios: Caro colega, por puro descuido meu, abri o virabrequim e esqueci como era a posiçao das bielas da rd 350 74. Os pistoes sobem junto ou um por vez?

Caro Reginaldo: Os pistões da RD 350 (e de 99 % das bicilíndricas com motor 2T), funcionam com defasagem de 180º, ou seja, um em cima outro em baixo. Sugerimos que você consulte um parts-list e um shop manual para acertar espaçadores, retentores, rolamentos, e outros detalhes. Você encontra cópia desses manuais na Recar Motos (11-3221-6559).

Abraços,
Ricardo Pupo
20/04/2006


Nome: Aliomar Pereira

Email: sgtaliomar@hotmail.com

Fone: 69 3441-8811

Cidade:  Cacol-RO

Comentarios:  Prezado ricardo pergunto ao amigo se posso é possível instalar um CDI de RD 350 LC na RD 74 ref. à ar, e se no seu ponto de vista ha algum inconveniente em usar uma boa vela NGK três eletrodos da mesma temperatura na XS triple. Grato mais uma vez Abraços fiquem com Deus Aliomar

Caro Aliomar: A adaptação da CDI é possível, mas não é recomendável. Se a vela que você vai utilizar tem as mesmas especificações (temperatura), não há problema.

Abraços,
Ricardo Pupo
20/04/2006


Nome: Rui Cristiano Dias

Email: rcdias2000@yahoo.com.br

Fone: 34-36624906

Cidade: Araxá. MG

Comentarios: Caro amigo, estou acertando uma CB 500 F, 1972. Terminei a restauração, mas estou tendo problema no acerto dos carburadores. Estão em bons estado, com os reparos novos e bóias boas também, mas não sei colocar a altura correta das bíoas. Me disseram que é 21 mm, mas como faço esta medida?
Obrigado
Rui

Caro Rui: A medida correta é 22 mm. Sugerimos que você faça contato com o Jacaré (11-3222-1683), que poderá lhe dar o "caminho das pedras" para encontrar o nível correto.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: fabio chaparral

Email: extudio10@bol.com.br

Fone:

Cidade: florianopolis sc

Comentarios: ola amigos gotaria q vcs podesen m ajudar estou querendo saber o apms (antes ponto motor superior )da dt 250 ano 1974 preciso colocar a moto no ponto correto com o relogio comparador  e nao tenho essa medida  agradeço a atençao d todos e aguardo retorno urgente

Caro Fábio: A posição é 20º.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: Antonio Carlos Hoefel

Email: achoefel@hotmail.com

Fone:

Cidade: São Leopoldo RS

Comentarios: Olá Ricardo, Varias vezes li voce desaconselhando colocação de cdi da RD 350 moderna nas Rd 350 antigas(73/76). Gostaria de saber por qual motivo? Pois coloquei na minha 75 e não notei nada de anormal.

Caro Antonio: Sempre desncorajamos essa adaptação, por não ser muito vantajosa. As alterações na parte elétreica são grandes, como bateria maior, peso muito grande na ponta do virabrequim, etc. É preferível manter o sistema de platinados. Esse assunto está sendo, inclusive, discutido na seção Sua Opinião.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: celso

Email: ctgotobr@yahoo.com

Fone: 11-76263138

Cidade: guarulhos

Comentarios: ola..pessoal!!!tenho uma 400f ,e vou pinta-la,a cor é  azul e como esta agora não é original,gostaria de saber qual a cor (codigo) original , para eu chegar no funileiro e falar a cor desejada,e ele identificar.....obrigado aguardo resposta..

Caro Celso:  O nome da cor azul é Varnish Blue . Encomende a tinta na Valdir Pinturas (11-3984-2877). Eles tem o tom exato e fornecem a quantidade exata para a pintura do Kit. Se quiser pode fazer a pintura lá também.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: haerlon

Email: haerlonalexandre@hotmail.com

Fone: 32341800

Cidade: tres coraçoes

Comentarios: tenho uma tt 125 e gostaria de colocar um banco novo , e refazer a lanternagem dela , qual o custo ?

Caro Haerlon: O banco você pode fazer com o Mário da Recar Motos (11-3221-6559). A lanternagem (que deve ser do tanque), pode ser feita em qualquer boa oficina do ramo. 

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: Rafael Schuh

Email: schuhrafael@hotmail.com

Fone: 48-9927-0515

Cidade: Florianópolis

Comentarios: Gostaria de saber se a CB 750 K0 (K ZERO) foi importada para o Brasil. Se não foi, gostaria de saber se consigo achar esta moto no Paraguai ou Argentina, para que eu possa adquirir um exemplar. Grato pela atenção.

Caro Rafael: Vieram algumas K0 (1969 e 1970) ao Brasil, mas são raras atualmente. Será difícil encontrar uma !

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: 7 galo

Email: luizfelipe.junqueira@bol.com.br

Fone:

Cidade: lorena

Comentarios: oiii, bele
nao consigo achar fotos da kawazaki kz1000 e informaçoes. se puder me ajudar,grato.................

Caro Luiz Felipe: Existem algumas fotos de KZ 1000 na Galeria. Ainda não testamos uma. Aguarde.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: João C.B.

Email:

Fone:

Cidade:

Comentarios: Bati o espelho retrovisor original da minha CB 400 (aquele Metagal-Honda)no pilar de casa e quebrou a haste metálica, quase na junção com o espelho propriamente dito. Um soldador disse que o material é antimônio, impossível recuperar. Outro disse que qualquer solda resolve. Visto o alto preço e a dificuldade de achar esses retrovisores originais, pergunto se alguém já passou por algo semelhante. Dá para soldar? Com o que? Onde? Desde já obrigado!

Caro João C.B.: É possível soldar. Solda de Acetileno com metal e tricalox. É uma solda comum.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: Luiz Carlos

Email: borghi@dglnet.com.br

Fone: (019)3407-6349

Cidade: Americana

Comentarios: bom dia ! procuro por manual peças/serviço da Suzuki 750 GT.

Podem indicar onde conseguir na faixa ?

Caro Luiz: Sabemos onde encontar cópias à venda. Recar Motos (11-3221-6559). Talvez você consiga um "na faixa" com o internauta Kleber Klein ( siacadastral@uol.com.br ).

Abraços,
Ricardo Pupo
25/04/2006


Nome: savio

Email:

Fone:

Cidade:

Comentarios: obrigado pela resposta,porém eu havia perguntado se é mais correto colocar a moto para andar tirando tds os defeitos dela e posteriormente desmontá-la para cromar,pintar e polir,por q este foi o comentário do pasini em sua última moto rtestaurada(a honda azul)e eu sempre achei isto mais correto,quando vc faz primeiro a "perfumaria",sempre q vai montar alguma coisa da algum problema,consequentemente terás q desmontar algo novamente podendo atingir a pintura e etc...bom esta é minha opinião.

Caro Savio: Esse também é um bom procedimento. Na verdade, não há uma fórmula certa ou errada. Pode-se ir fazendo aos poucos, com a moto andando, perfeitamente, mas se quiser deixar "zero kilometro" mesmo, só desmontando tudo, pintando quadro, refazendo o chicote elétrico etc, etc ...

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: felix queiroz

Email: felixqrs@argo.com.br

Fone: 092-99752274

Cidade: manaus-am

Comentarios:        GOSTARIA DE SABER SE VC´S TEM O MANUAL DE SERVIÇO DA TWIN 185 HONDA.OBRIGADO

Caro Felix: Acho difícil encontrar, pois essa moto não veio para o Brasil, talvez só para Manaus, leia-se Zona Franca. Tente na Recar Motos (11-3221-6559).

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: rodrigo carrascosa

Email: r_carrascosa@yahoo.com.br

Fone: 16-33223476

Cidade: araraquara

Comentarios: eta site chique,gostaria de saber mais sobre a mx 180, tambem botcher, nivanor, moronguinho, fotos, meu tio chegou acorrer com eles aqui em araraquara
muito obrigado
Parabens

Caro Rodrigo: Qual seria a sua dúvida a respeito da Yamaha MX 180 ? A história do Nivanor Bernardi, você encontra na seção Personalidades / Matérias Anteriores. A dos campeõs Boetcher e Moronguinho, por enquanto ainda não temos, mas esperamos que em breve eles estejam em nossa "galeria" de Personalidades.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: cleber szambelan

Email: coelhosulbra@yahoo.com.br

Fone:

Cidade: ijui

Comentarios: para que serve as folgas nas valvulas de um motor 4 tempos

Caro Cleber: As folgas dos motores servem para compensar a dilatação. A folga das válvulas, evita que a válvula se mantenha aberta, por menor que seja a pressão, na posição de descanço, evitando o vazamento dos gases durante a compressão e explosão, independentemente da dilatação do sistema, em função das altas temperaturas. A folga de válvula normalmente não ultrapassa os 0,05mm.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: paulao

Email: paulothor@hotmail.com

Fone: 19-3824-2087

Cidade: aguas de lindoia

Comentarios: onde encontro pneu para suzuki rv 90 6.7/10???

Caro Paulão: Na Moto Dax, em Curitiba, (41-3333-3077).

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Gostaria de saber se existe algum clube de proprietários para troca de informações sobre a Honda XL 250 R, motor japonês, dos anos 83 e 84 e quais as lojas indicadas para comprar peças e acessórios para essa moto .

Obrigado !!!

Gustavo Henrique de Faria Costa   gustavo@poupex.com.br 

Caro Gustavo: Desconhecemos a existência de sites ou clubes especializados nas XL 250 R. Para compra de peças, procure na Silverstone Moto (11-3333-3285), na Moto Matsuo (11-3864-2711) ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: manoel

Email: manoel_caires@hotmail.com

Fone: 40761941

Cidade: diadema

Comentarios: tenho uma cb350 q foi da  policia rodoviaria quero o tel do outro proprietario q tem outra igual

Caro Manoel: Não conhecemos ninguém que tenha essa moto, mas o seu recado está dado ! Mande fotos de sua moto para nossa Galeria.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: Flávio Teixeira

Email: flavio@datatex.com.br

Fone: 9761-8278

Cidade: Santo André

Comentarios: Boa noite, estive visitando alguns ferros-velhos e encontrei um quadro de uma motocicleta Puch 250 TF, que deve ser da década de 50. Tenho a intenção de restaurar esta moto a partir do quadro, sei que será um trabalho árduo, mas o prazer vale a pena. O problema que enfrento é que o ferro-velho não possui a documentação deste quadro. E venho solicitar a ajuda de vocês de como posso estar efetuando a legalização desta motocicleta.

Muito obrigado pela atenção.

Caro Flávio:  Procure nosso amigo internauta Aguinaldo, que é despachante, especializado em motos clássicas. Dados Despachante (11-3924-1784 ou 11-9112-8697).

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: Leonardo

Email: Leonardo_cjf@hotmail.com

Fone: 062-9957-3620

Cidade: Goiania

Comentarios: tenho uma CB 400 só que esta vasando oleo nas juntas e me falaram que as bielas estão batendo, como eu não entendo, eu pergunto a vcs o que devo fazer, pois eu gosto muito da moto.

Caro Leonardo: Não há como avaliar as condições do motor de sua moto com essas informações apenas. Recomendamos que você leve-a para um mecânico de sua confiança para ser examinada. Provavelmente será necessário uma retífica completa.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: reinaldo de oliveira

Email: reinaldodobm@ibest.com.br

Fone: 48 33466207

Cidade: sao jose  sc

Comentarios: gostaria de informaçoes sobre tratamento de ferrugem em tanques de gasolina, e se aplicar resina epox e a melhor opçao e se e confiavel. grato pela atençao. reinaldo

Caro Reinaldo: Para a limpeza interna você mesmo pode fazer, utilizando ácido muriático e em seguida bicarbonato de sódio. Aplicações de produtos na parte interna dos tanques, tem que ser muito bem feitas, para evitar problemas futuros. Existe também um trabalho profissional executado pela Galvnoplastia BH (11-6914-3297), de recuperação de interior dos tanques.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: carlos alberto pedrassani

Email: carlospedrassani@bol.com.br

Fone: 049-84034416 ou 049-3631-2044

Cidade:

Comentarios: tenho uma tx-500, precisava do painel completo relogio e contagiro, piscas.

Caro Carlos: Será uma dura tarefa ! Garimpe na nossa seção de Peças e Acessórios. Procure também na Italssuiss (11-3841-9475).

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: Antonio Izzo Junior

Email: antonio.izzo@itelefonica.com.br

Fone: 38 36760856

Cidade: Unai

Comentarios: Tenho uma yamaha rx180/1980 2ªserie 6volts, já transformei para 12volts.
Gostaria no entanto tranforma-la numa 12volts completa com bateria e tudo.
desta forma, se possivel, como posso fazer tal modificação.
minha preocupaçao: quanto ao magneto, o CDI e o regulador de voltagem.
Preciso de um diagrama eletrico completo, é possivel.

Atenciosamente
Antonio Izzo Junior

Caro Antonio: Sua dúvida não ficou bem clara ... você já havia passado o sistema para 12 V, sem alterar a bateria ? Por favor seja mais específico na sua questão.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: Marcelo Boratto

Email: boratto.bh@terra.co.br

Fone: 31 3484-6622

Cidade: Belo Horizonte

Comentarios: Estou reformando uma Suzuki GT550, estou desmontando o quadro e gostaria saber qual a melhor opção de pintura para o quadro, um colega me falou para usar pintura elétrostática, o que vocês podem me aconselhar?

Caro Marcelo: Ele tem razão... o quadro deve ser jateado e pintado com pintura eletrostática.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2006


Nome: Antonio Cesar Tadeu Carreira

Email: carreira@acib.com.br

Fone: (14) 36623586

Cidade: Bariri

Comentarios: Gostaria de pudessem me informar, onde posso conseguir peças originais da CB400II
Agradeço antecipadamente...
Cesar

Caro Cesar: Procure na Silverstone Moto (11-3333-3285), na Moto Matsuo (11-3864-2711) ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
27/04/2006


Nome: gabriel

Email: fssacredotes@itelefonica.com.br

Fone: 19  97922955

Cidade: piracicaba

Comentarios: ói tenho uma fs 125 4 marchas 81 amarela que infelismente não esta mais original ja faz 4 anos ja fiz inumeras viajes com ela mas nunca se quer vi uma e nem por foto,do eu sei sobre ela foi um amigo q me falou porque ele ja teve uma e pelo q eu sei ela foi montada pela moto jumbo,gostaria de saber como ela realmente é na cor amarela ,a pintura do tamque etc. e fotos de intera  muito obrigado do gabriel do sacerdotes m.c. de piracicaba.

Caro Gabriel: A Honda FS 125, foi uma criação de um funcionário da concessionária Honda Moto Jumbo, chamado Eduardo Machado, o Dudu ( veja matéria ), em 1977, usando uma CG 125 como base. Satisfeita com os resultados, a Honda Brasil encorporou a idéia e lançou oficialmente a FS em meados de 1979, para rivalizar com a recém lançada Yamaha TT 125. A FS foi produzida até o final de 1982.  Se quiser falar diretamente com o Dudu, ligue para a Akira Motos (11-6128-1000). A foto abaixo é da FS 1979, no folheto de lançamento. Creio que o grafismo da 1981 seja idêntico.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/04/2006


Nome: Cristian michel

Email: cmhraul@hotmail.com

Fone: 0**49  36641057

Cidade: Maravilha - SC

Comentarios: Olá..
Gostaria de saber se vocês tem conhecimentento da SHIGUEO, uma mecânica especializada em TX, bem como dados para entrar em contato...
No Aguardo;
Cristian Michel.

Caro Cristian: O Shigueo atende na Shigueo Motorcycle (11-2577-1429).

Abraços,
Ricardo Pupo
27/04/2006


Nome: Paulo Henrique

Email: paulohenrique@lusvarghi.com

Fone: 11-6901-6162

Cidade: sp

Comentarios: Senhores mil perdões.Há algum tempo eu perguntei a respeito de placa preta, vocês me responderam de imediato, eu fiz contato com a pessoa responsável mas depois vegonhosamente eu perdi o tel.Por gentileza poderia me passar novamente.Obrigado. Paulo.

Caro Paulo: Sem problemas, o telefone do Sr. Henrique Erwenne é 11-3672-3030.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/04/2006


Nome: Ricardo Macagnan

Email: ricardo_macagnan@oi.com.br

Fone: 51-3757-1516

Cidade: Nova Bréscia, RS

Comentarios: Olá, colegas
Gostaria de saber se é verdade que se usarmos o tipo incorreto de escapamento, podemos "amarrar" o motor da moto, perdendo força. Digo isto porque possuo uma Turuna e às vezes acho que o ruído do escape é um tanto alto se comparado às motos mais recentes. Sei que não dá para comparar uma máquina de por exemplo vinte anos atrás com uma máquina moderna, a diferença de tecnologia é evidente... Mas, pensando em deixar a dita cuja mais silenciosa, perguntei a um lojista se era possível instalar outro tipo de escapamento, ao que ele me disse que seria possível instalar, por exemplo, o das Titan's até 99 MAS, por ser um escapamento com dois elementos filtrantes, iria "amarrar o motor" e eu sentiria perda no desempenho da moto. É verdadeiro isto ou não? Agradeço a ajuda e parabéns pelo site, que em minha opinião já é referência quando o assunto é MOTO.
Um abraço a todos!

Caro Ricardo: Consultei meu sócio, Marcos Pasini, que é engenheiro mecânico,e nos deu essa resposta:

"Em motores 4 tempos, o rendimento com menos contra-pressão de escapamento é maior, lembrando-se que deve haver uma regulagem de mistura adequada para cada situação, e com o aumento dessa contra-pressão o motor trabalha fornecendo menos potencia que a ideal, e com todo o sistema de exaustão, da válvula de escapamento à ponteira do silencioso, em temperaturas mais altas.

A Turuna foi concebida para um certo tipo de silencioso que atendia as leis de emissões de ruido, na época dela.

As CGs mais recentes, atendem à um limite de ruido bem mais severo, o que implica em um escapamento com maior poder de absorção, onde, para um mesmo volume, pode implicar em aumento de contrapressão e consequentemente em perda de potencia.

A sugestão é manter, sempre que possível, a originalidade da motocicleta pois todos os componentes foram projetados para trabalhar em conjunto.

Qualquer alteração vai ser sentida pelo piloto ou pela motocicleta.

Resumindo: Um escapamento da CG 99 deve "amarrar" uma Turuna 79 pelos motivos expostos acima."

Abraços,
Ricardo Pupo / Marcos Pasini
27/04/2006


Nome: Rodrigo Otavio Brun Gouvêa

Email: cezar_gouvea@zipmail.com.br

Fone: (48)3235-1267

Cidade: Florianópolis SC

Comentarios: Tenho uma RD-350 75e ela está com o cabo do autolube rebentado,cabo do acelerador que se divide em três cabos(dois p/ acelerador e o do autolube),gostaria de saber se a RD moderna tem o mesmo cabo e se ele tem como ser utilizado,ou onde posso encontrar o cabo original. Abraços Rodrigo

Caro Rodrigo: O sistema é idêntico (3 cabos) mas são totalmente diferentes. Você pode tentar encontrar o cabo original na Italssuiss (11-3841-9475), ou recuperar o seu no Jacaré (11-3222-1683).

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2006


Nome: Andreia Teodoro da Silva

Email: arrub@ig.com.br

Fone: (14) 38158053

Cidade: Botucatu

Comentarios: Boa Noite

Preciso saber onde posso encontrar a Bronzina de Mancal e  Bronzina de Biela ambas 0,25,para Moto CB 750 F ano 1976 .

Cara Andreia: Você encontra originais na Moto Racer (11-3222-7922) e "paralelas" no Jacaré Motos (11-3222-1683). Só uma observação, as bronzinas são medidas em código de cores (variação centesimal).

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2006


Nome: HAROLDO SEPULVEDA

Email: HAROLDOOLI@HOTMAIL.COM

Fone:

Cidade: NEUQUEN CAPITAL

Comentarios: HOLA, QUERIA PREGUNTAR SOBRE QUE TENGO QUE HACER PARA ASENTAR UN MOTOR RECIEN ECHO?,. LA MOTO ES UNA YAMAHA RX 125Cc. MOD.81 DOS TIEMPOS.

Caro Haroldo: Nós chamamos de "amaciamento" do motor. A forma ideal é:

1. Nos primeiros 500 km:

. não abrir o cabo do acelerador até o fim.  Somente até 2/3.
. Deixar a rotação subir em torno de +/- 60% da de potencia máxima, que é
próxima a faixa vermelha.  Por exemplo, se a faixa vermelha vai até os 9000rpm,
levantar a rotação até os 5500 rpm.
. alternar rotações e velocidades constantes, quando em estrada, tipo, andar
a 60km/h em 5a. por 5 min passando para 80 km/h por outros 5min, retornando
aos 60 e assim por diante.
. manter o autolube bem aberto para lubrificar com pequeno excesso o motor.

2. dos 500 aos 1500 km:

. abrir o acelerador todo e a rotação até a faixa vermelha somente em
ultrapassagens.
. não dar a velocidade máxima e andar na maioria das vezes aos 60% da rpm
com 2/3 de acelerador no max.
. regular o autolube na posição normal.
. alternar velocidades e rotações constantes.

3. dos 1500 aos 3000 km:

. abrir as marchas até a faixa vermelha com o acelerador todo aberto, sempre
que precisar.
. velocidade máxima permitida porém por curto período.

4. depois dos 3000 km:

. utilização normal

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2006


CG 125 Bolinha 1978
tenho uma bolinha .  zera .. quanto sera que ela vale ..  so pra saber . pq . ta zera . ela é meu xodo .. hehe

arte@imputgraf.com.br

Caro Amigo: Já que é só para saber, e não para vender, ela vale muito ! Ou seja o valor sentimental é grande. Quando você for vender, aí sim, precisará de um parâmetro, e mesmo assim, terá que encontrar um valor que satisfaça o vendedor (você) e o comprador ! Para ter alguma idéia, dê uma passeada pelos nossos Classificados.

Abraços,
Ricardo Pupo
29/04/2006