Motos Clássicas 70

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NomeUsuario: sergio r gonçalves
CorreioEletronicoUsuario: srgon@ig.com.br
TelefoneUsuario: 64992882
CidadeUsuario: guarulhos
Comentarios:  tenho dúvidas de como ficaria minha cb dx
com um kit estilo harley que é vendido na
silverstone; pois não parece que ele entra sem ter que cortar alguma coisa da moto principalmente o banco em dois niveis e queria saber do preço estimado do kit em partes avulsas se possível obrigado. aguardo resposta.

Caro Sérgio: Realmente, a CB 400 / 450 fica mutio bonita com esse Kit Custom ! A adaptação é muito simples. Entre em contato diretamente com a Silverstone Moto (veja nos Banners) que eles são os fabricantes do Kit !

Abraços,
RP
03/06/2002


NomeUsuario: ARI FRANCISCO SABINO
CorreioEletronicoUsuario: afsabino@bol.com.br
TelefoneUsuario: 011 - 9841.4324 
CidadeUsuario: SAO PAULO-SP
Comentarios: SEMPRE FUI AFICCIONADO POR MOTO, E EMBORA JA TIVE 350, 400, 500, CBX750 ESTOU TENTANDO REALIZAR UM SONHO DE COMPRA UMA 750/F1/76, PERGUNTA:
1-EXISTE REPOSICAO DE PECAS PARA ESSAS MOTOS ?
2-O ESCAPE 4x1 E PERMITIDO POR LEI OU EXISTEM POLICIAIS QUE MULTAM EM FUNCAO DO SEU RONCO (LINDO DIGA-SE DE PASSAGEM) ?
UM ABRACO A TODOS, E PARABENS PELO EXCELENTE SITE !
     ARI.                         02/06/02.

Caro Ari: O mercado de peças existe. É só garimpar que se encontra com relativa facilidade ! Quanto ao 4X1, se tiver um abafador que "segure" os decibéis, não há nada contra ! Mas os "diretos" , com certeza estarão passíveis de multa !

Abraços,
RP
03/06/2002


  Nosso amigo Ricardo Pereira comprou a moto da foto, documentada como
 IMP/JAP
  1958.
  Eu nao tenho nenhuma referencia dessa moto nem desse fabricante.
  Alguem jah viu/conhece?

  Victor



Prezados amigos. Vou dar a minha opinião sobre a moto do nosso companheiro
Ricardo Pereira. Depois de analisar atentamente as fotos da moto , pesquisar
pela internet e nos meus arquivos,cheguei a algumas conclusões:
- A marca " JAP " está errada, pois com esta marca só foram produzidas motos
inteiras no período de 1903 a 1908 e depois disso, J.A. Prestwich se dedicou
sómente a fabricação de motores para um grande numero de pequenos
fabricantes de motos.Eis alguns exemplos ( só na Inglaterra) :
 ACKLAND ( 1919-24)
AEL (1919-24)
ACME (1902)
AJR ( 1925-26)
AJW ( 1928-1977)
ARMIS ( 1920-23)
ALLDAYS e ONIONS (1903-27)
ASL ( 1907-15)
ATLAS ( 1913-14)
BAC ( 1950-53)
BAUGMAN ( 1930-36)
BOND ( 1914-24)
BROUGH SUPERIOR ( 1920)
COVENTRY ( 1923-26)
DIAMOND 91908-31)
HERCULES (1912-61)
MATCHLESS (1910)
MONARCH (1919-21)
OK (1903-39)
RUDGE ( 1924)
VIPER ( 1919-22)
ZENITH ( 1905-35)   e outras tantas e em outros paises da Europa. E de 1932
a 1939, a JAP introduziu seus proprios chassis para as corridas de speedway
onde seus motores faziam muito sucesso.

Agora voltando as fotos enviadas pelo Ricardo:
-As rodas são de outra moto ( são semelhantes às da Yamaha dos anos 70) pois
acho o desenho dos cubos muito atuais para serem daquele ano - 1958.
- A balança trazeira foi adaptada e deve ser da mesma moto que forneceu as
rodas.
- O suporte dos amortecedores trazeiros foi feito copiando o modelo das
motos ARIEL.
- O suporte da placa é de uma YAMAHA e a lanterna trazeira é aquelas de
caminhão.O berço do chassis onde foi colocado o motor, não condiz com o
projeto das motos com o motor e caixa separadas. Deveria existir uma coluna
vertical unindo as partes do chassis e serviria de suporte para a caixa e
motor. E a bateria e seu suporte não deveriam estar naquele lugar.
- O banco é tão mal feito que não merece comentário. O farol deve ser de uma
RD Yamaha.Enfim cheguei à conclusão que estamos com uma destas motos que
chamamos de " Frankstein" ou cheia de gambiarras feitas " Made in Home".

Mas , caro amigo Ricardo, não se desespere, o consolo é que voce tem uma
moto única e exclusiva e só deve ter este exemplar em todo mundo. Curta-a e
cuide bem dela, abraços Alberto Rech.

Valeu Alberto, pela "aula" !!

Abraços,
RP
03/06/2002


NomeUsuario: Rodrigo Souza
CorreioEletronicoUsuario: rbsrato@ig.com.br
TelefoneUsuario: 37518511
CidadeUsuario: São Paulo
Comentarios: gostaria de saber como conseguir o esquema eletrico da cg 125c , ano 1979 pois estou refazendo a parte eletrica inteira da moto .

Obrigado.

Caro Rodrigo: Entre em contato com o Sylvestre na Silverstone (veja nos banners ou no Indicador Profissional), que ele irá lhe ajudar !

Abraços,
RP
06/06/2002


NomeUsuario: joão
CorreioEletronicoUsuario: ncarloni@estarseguro.com.br
CidadeUsuario: sp
Comentarios: Gostaria de saber quantas marchas tem a moto st 70 ano 1975/76.É veridico que essas motos, tinham que ser compradas pelas concessionarias honda, para as mesmas adiquirir as 750?
desde já manifesto meus agradecimentos

Caro João: As ST 70 tem 3 marchas.  Quanto à sua dúvida, ela não procede. Não havia qualquer vínculo nos 2 produtos Honda. Aliás, esse tipo de procedimento (venda casada) era utilizado para "empurrar" as vendas de algum produto "micado", ou seja, de pouca procura, o que não era absolutamente o caso da ST 70, que vendiam muito na sua época !

Abraços,
RP
06/06/2002


NomeUsuario: ARI F.SABINO
CorreioEletronicoUsuario: afsabino@bol.com.br
TelefoneUsuario: 6631-4864
CidadeUsuario: SAO PAULO
Comentarios: FINALMENTE REALIZEI UM SONHO DE COMPRAR UMA 750-F2 ANO 76, E GOSTARIA DE SABER ATRAVES DE FOTOS, COMO SAO AS RODAS ORIGINAIS DESTA MOTO.
UM ABRACO
   ARI.

Caro Ari: Primeiramente, parabéns pela sua aquisição ! Nunca é tarde para a realização de nossos sonhos ! Quanto à sua questão, verifique na página 4 desta seção , que já a respondemos para o internauta Ronaldo Tosta !

Abraços,
RP
07/06/2002


 GOSTARIA DE OBTER TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A CB400 ANO 1981
 GIOVANI 

dmsdobrasil@ig.com.br 

Caro Giovani: Estamos preparando material para que em breve o "Teste do Mês" seja com uma Honda CB 400, que foi a primeira moto "grande" brasileira, após um jejum de alguns anos de importação proibida ! Aguarde !

Abraços,
RP
10/06/2002


NomeUsuario: Claudio
CorreioEletronicoUsuario: cschnabel@ig.com.br
TelefoneUsuario: 011 4704-6650
CidadeUsuario: Embu - São Paulo
Comentarios: Comprei uma XL Superespot 1974 com motor da XLX 350, resolvi deixar o motor não original pois pretendo fazer esta moto de meu uso, mas estou com um problema de super aquecimento, as saidas de escapamento chegam a ficar vermelhas em poucos minutos. O que esta causando isso? Mistura póbre? Escapamento muito preso? Não consigo resolver este problema e conto com sua ajuda.
Atenciosamente,
Claudio.

Caro Cláudio: Que pena que sua "Clássica" não esteja toda original ! Quem sabe com o tempo você não consegue um motor original !  Vá "garimpando" , aliás, esse é o grande prazer de ter uma "Clássica" ! A cada detalhe original que colocamos na moto, a satisfação é indescritível !  Mas quanto ao problema de super aquecimento, fica difícil de tentar resolver à distância, principalmente por se tratar de uma adaptação ! Não temos como identificar o possível problema. Sugerimos que você entre em contato com o Vicente , da On The Road Motos (veja no Indicador Profissional), que ele poderá lhe fornecer maiores informações !

Abraços,
RP
12/06/2002


NomeUsuario: Renato
CorreioEletronicoUsuario: cestari@iplus.com.br
TelefoneUsuario: (14)236-3570
CidadeUsuario: Bauru-SP
Comentarios: Caros amigos:
Possuo uma CB 400, 84, tucunaré (motor branco), absolutamente original, com 17 mil quilômetros. Chego na concessionária da Honda e todo mundo "baba"! (mas isso não vem ao caso).
Gostaria da colaboração de vocês a respeito de peças originais para esta moto. Estou precisando da guarnição da tampa de válvulas, que não encontro em lugar algum. Consultei todas as concessionárias Honda de São Paulo e não a encontrei. Já tentei por duas vezes colocar uma do mercado paralelo, que não aguenta nem 200 quilômetros.
Existiria algum outro lugar que poderia possuir essa peça em estoque (original) ?

Caro Renato: A peça que você procura tem (original e paralelo) na Silverstone Moto. Veja nos banners ou no Indicador Profissional. Procure por Sylvestre ou Toninho.

Abraços,
RP
13/06/2002


NomeUsuario: Ari Francisco Sabino
CorreioEletronicoUsuario: afsabino@bol.com.br
TelefoneUsuario: 011 6631-4864
CidadeUsuario: Sao Paulo SP
Comentarios: Gostaria de saber quais as principais diferencas mecanicas existentes entre as 750 K e F.
Tambem gostaria de saber a quantidade/tipo de oleo que vai no motor da 750F e se e' recomendavel acrescer na troca algum oleo do tipo B12, visando prolongar a vida do mesmo.
Um abraco a todos,
      ARI SABINO.

Caro Ari:  Os modelos que para nós são mais conhecidos entre K e F foram as Honda 750 K 1975 e as Honda F1 Super Sport 1976.  Na realidade, são motos absolutamente iguais em se tratanto de motor e ciclistica (quadro). Foram feitas pequenas alterações nas calibragens das suspensões e pequenos ajustes na carburação (são os mesmos carburadores). No mais, foram mudanças apenas estéticas.   Utilize óleos de boa qualidade 20 W50 (Mobil, etc) para troca. Não recomendamos o uso de aditivos, pois podem acabar prejudicando o motor.  A quantidade é de 3,5 l de óleo.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/06/2002


NomeUsuario: Henderson Batista Machado
CorreioEletronicoUsuario: henderson2001@ig.com.br
TelefoneUsuario: (21)2676-3270
CidadeUsuario: Duque de Caxias
Comentarios: Sempre apreciei motos, tenho uma CD400/83 bem consevada, no momento estou muito solitario,pois perdi minha companheira de 24 anos a 1 mes e tres dias, decidi então acabar com a solidão pondo o pe na estrada, no que peço sua ajuda no que devo levar durante a viagem para qualquer imprevisto com a moto e se tiver um bom roteiro a sugerir pode mandar, agradecido desde já um abraço.   

Caro Henderson: Lamentamos a sua perda ! Mas a vida é assim, ... e vamos em frente !  Damos total apoio a sua "aventura" ! Normalmente, a bagagem em viagens de moto, deve ser a menor possível . Para evitar contratempos, você deve levar um jogo básico de ferramentas, um jogo de velas, um cabo de embreagem, um cabo de acelerador, um kit de reparo de pneu ou usar os produtos que previnem furos .  Esse é o básico, porém pode variar de acordo com as distâncias e a duração da viagem ! Quanto aos roteiros , isso é uma decisão muito pessoal ! Mas o Brasil tem locais lindos, tanto nas prais como nas montanhas ! O importante, é como você mesmo disse ... pé na estrada !!  

Boa viagem !!
Abraços,
RP
17/06/2002

Obs. Não esqueça de estar bem equipado, e laevar um abrigo de chuva !!   Você pode aproveitar como saída de viagem, o encontro de inverno de São Pedro !


NomeUsuario: Orestes Silveira Correa
CorreioEletronicoUsuario: orcorrea@terra.com.br
TelefoneUsuario: 19-32696343
CidadeUsuario: Campinas/SP
Comentarios: Solicito ajuda de onde posso adquirir manuais de oficina sobre motocicletas (estes manuais normalmente são utilizados em oficinas).
Muito obrigado e parabens por este SITE.
Orestes

Caro Orestes: Poderemos tentar ajudar, mas gostariamos de saber de quais motos você precisa dos manuais de oficina !

Abraços,
RP
17/06/2002


NomeUsuario: Marcos
CorreioEletronicoUsuario: marcos_biston@alcatel-cabos.com.br
TelefoneUsuario: 4156-3111 ramal 244
CidadeUsuario: Osasco
Comentarios: Caro amigos MC70,

Gostaria de uma ajuda, estou com problema na torneirinha do tanque da minha CB 750 F 1976, mesmo estando na posição fechada ela fica gotejando e por sua vez dando excesso em um dos carburadores.
A parte interna da minha torneira é do tipo cónica, esta peça me parece de nylon ou teflon não tenho certeza.
Gostaria de saber como faço para restaurar esta torneirinha, uma vez que a mesma é original e eu não queria fazer adaptações.
Uma nova me cobraram R$ 195,00 achei um absurdo.

Meus profundos agradecimentos a todos os colaboradores da MC70.

Obrigado

Caro Marcos: Quem pode lhe ajudar é o Vicente da On The Road Motos. Ele tem várias torneirinhas e com certeza resolverá seu problema ! Veja no Indicador Profissional !

Abraços,
RP
18/06/2002


NomeUsuario: Erick
CorreioEletronicoUsuario: sorvmaq@widesoft.com.br
TelefoneUsuario: 97471043
CidadeUsuario: Limeira
Comentarios: Sou proprietário de um CB400 82 VICIADA, gostaria de saber se existe um óleo mais resistente que faça com que fume menos . 

Caro Erik : Existem vários motivos para o aparecimento de fumaça nas motos. O mais comum, é realmente o causado pelo desgaste do motor (principalmente nos anéis). Se for esse o motivo de sua moto estar fumando, a utilização de um óleo SAE 40 , em substituição ao normalmente usado, o multiviscoso SAE 20W40, poderá diminuir sensivelmente a queima !  Mas se forem outros motivos, como tucho de válvulas, por exemplo, o problema persistirá ! 

Abraços,
RP
19/06/2002


NomeUsuario: Ronaldo Schwitzky
CorreioEletronicoUsuario: chuvisko@yahoo.com
TelefoneUsuario: (47) 423-3443
CidadeUsuario: Joinville
Comentarios: Parabéns pelo belo site! Realmente é de matar de saudade quem vê e relembra as motos dos anos 70... é meu caso, pois tive
Honda SS50V, CB125 (1 cilindro) e tinha como sonho de consumo a XL250 Motosport.

Uma perguntinha: atualmente possuo uma Yamaha XT600E/93 e gostaria de adaptar um
tal "kit de embreagem hidráulica"... vocês
conhecem quem comercialize / instale?

Agredeço qualquer ajuda.

RS

Caro Ronaldo: Quem pode lhe ajudar nessa questão é o nosso colaborador Alberto Rech , da Moto Rech (veja no Indicador Profissional) . Agora, um conselho ... troque sua XT por uma legítima XL 250 Motosport !!  

Abraços,
RP
19/06/2002


NomeUsuario: SILVIO REINALDO BEZERRA CABRAL DE LIMA
CorreioEletronicoUsuario: bezerra.lima@ig.com.br
TelefoneUsuario: 11 - 98614887
CidadeUsuario: Campinas
Comentarios: Primeira mente adorei o site e já indiquei para vários amigos, as informações são técnicas e elementares.
Tenho uma CB 450 86 gostaria de saber onde adquiro o manual de manutenção desta moto, aquele que só se encontra em oficina. obrigado, abraços

Caro Silvio: Entre em contato com a Silverstone Moto (veja nos banners ou no Indicador Profissional) , que se eles não tiverem, com certeza indicarão alguém !

Abraços,
RP
22/06/2002


NomeUsuario: Luiz Quirino
CorreioEletronicoUsuario: lequirino@centershop.com.br
CidadeUsuario: Uberlandia-MG
Comentarios: Tenho uma CB 450, precisa de retífica, não sei se ela é camisa ou retífica de cilindro pode me informar. Obrigado.

Caro Luiz: As CB 400 / 450, tem pistões nas medidas 0,25 / 0,50 / e 1 mm, portanto, tem 3 retíficas !

Abraços,
RP
24/06/2002


NomeUsuario: HENRIQUE CESAR TAVARES JUNIOR
CorreioEletronicoUsuario: HENRIQUEJANE@BOL.COM.BR
TelefoneUsuario:   021  96829964 / 93454716
CidadeUsuario: ITAGUAI - RIO DE JANEIRO
Comentarios: ESTOU COMPRANDO UMA HD MOTOVI 125 PARA RESTAURAR, COM ISSO PRECISO DE FOTOS E DADOS TÉCNICOS SOBRE ESTA MÁQUINA.
CERTO QUE SEREI ATENDIDO, AGRADEÇO DESDE JÁ!
MEU E-MAIL PARA ENVIO DOS DADOS É:
HENRIQUEJANE@BOL.COM.BR 

Caro Henrique: Já respondemos essa questão para o Internauta Valmir (veja na página 5). Vamos pesquisar mais fotos.

Abraços,
RP
24/06/2002


NomeUsuario: José Antonio da Silva Santos Júnior
CorreioEletronicoUsuario:  ikmlopc@bol.com.br 
TelefoneUsuario: nâo possuo no momento
CidadeUsuario: São João Del - Rei, MG
Comentarios: Possuo uma CB 400 ano 82 e gostaria que me enviasse sua ficha técnica,  os locais em minas que poderia encontrar suas peças e o melhor local para cromar suas peças.

Caro José Antonio: Aguarde só mais um pouco, que o "Test Drive" da CB 400, e suas características estarão muito em breve "no ar" !!  Quanto às peças, provavelmente em concessionárias Honda e lojas  "paralelas" , não haverá dificuldade para encontrar !  Infelizmente não conhecemos nenhuma empresa em Minas que trabalhe com cromeação .  Vamos aguardar até que alguma empresa se manifeste !!

Abraços,
RP
25/06/2002


NomeUsuario: joao cesar querino
CorreioEletronicoUsuario: jcquerino1@yahoo.com.br
TelefoneUsuario: 15-2321591
CidadeUsuario: sorocaba
Comentarios: estou recuperando uma CB-500 ano e modelo76,cor vermelha,gostaria que por gentileza me enviassem fotos de tal modelo,na mesma cor para que eu possa providenciar a pintura (se possivel com as especificaçoes da cor).Outro pedido e de indicaçao de onde encontra a transmiçao para esta moto.obrigado 

Caro João Cesar: Não temos conhecimento de CB 500 Four fabricada em 1976. Ela só foi fabricada até 1975. A partir de então, só vieram as CB 550 K (poucas) e as CB 550 F Super Sport , nas cores Azul e Laranja.  Mande-nos a numerção do chassis e do motor para podermos identificar o ano correto de sua CB 500 Four.

Abraços,
RP
27/06/2002


NomeUsuario: Rodrigo Sandoval
CorreioEletronicoUsuario: vascon3@uol.com.br
TelefoneUsuario: 11 5048-2962
CidadeUsuario: São Paulo,SP
Comentarios: Olá pessoal, tudo bom? Então, venho aqui para fazer algumas perguntas. As pergun-
tas são: É possível converter um motor de moto (qualquer uma) para rodar com álcool de posto ou mesmo aqueles que a gente compra em farmácia? (sempre do tipo Etílico Hidratado) Existe carburadores e pistões específicos para esse fim? Dá para rebaixar o cabeçote? Existe alguma moto a álcool rodando por aí? As motos de corrida e cross são a álcool? Dá para converter uma Mobylette (ciclomotor ou scooter) para rodar somente a álcool?
Agora vou fazer outras perguntas: Por que
as vezes vejo algumas motos (principalmente CG 125) estourando pelo escape principalmente em túneis? Qual a razão disso? Os motoqueiros ligam e desligam a chave de ignição para isso? Isso estraga o motor ?

Caro Rodrigo: Qualquer motor ciclo Otto é possivel ser "transformado"para álcool, inclusive "rebaixar"cabeçote ou cilindro.
Atualmente as motos de corrida, no Brasil, são à gasolina mas, no começo dos anos 80 eram convertidas para álcool, tanto as 4T como as 2T.
O problema de se fazer uma conversão que não seja homologada pelo fabricante e pelos órgãos regulamentadores governamentais, é que poderão surgir problemas colaterais como:
1. Desgaste prematuro das peças do motor e alimentação (carburador).
2. Consumo fora do ideal.
3. Emissões de gases polurntes pelo escapamento.
Sem se falar em perda de garantia, e estar em desacordo com as características originais do veiculo, o que pode causar até uma apreensão do mesmo pelos órgãos de transito, se se constatar a mudança sem certificação.
Quanto ao "estouro" no tunel, provavelmente o pessoal desliga e liga o contacto, o que envia mistura não-queimada para o escapamento, a qual estoura quando se religa o contacto.
Isso pode estourar o escapamento, se ele já estiver 1/2 desgastado, além de perturbar o sossego alheio !!

Abraços,
RP
27/06/2002


NomeUsuario: Osmar
CorreioEletronicoUsuario: os_mar@bol.com.br
CidadeUsuario: Piracicaba-SP
Comentarios: Boa Noite, tenho uma CB 750 ano 72, está com a mecânica toda original (motor, platinado, embreagem, etc.) mas ela é "curta", ou seja, é do tamanho de uma CB 400, só que mais "Gorda", os paralamas nao sao cromados, mas sim da cor da moto (toda preta)- (4 em 1), e as rodas sao de liga leve (modelo antigo) - 5 palitos. Eu vejo 7 galos por aí, que nao tem nada a ver com a minha, com paralamas cromados e muito "comprida". Cheguei a conclusão que a minha moto seria uma versão "Sport" da 7 Galo. O que vcs dizem disso?
MInha moto é uma CB 750F (K II) ano 1972.
Em tempo: Vi uma matéria numa revista sobre uma moto da Honda com 1000cc (moto do início da década de 80) e motor com 4 cilindros em V!!! Nunca tinha visto. Vcs tem alguma coisa sobre ela?
Em tempo: Estava lendo uma dúvida enviada por um amigo motociclista aqui, sobre a transformação de sua Tucunaré em custom. Tambem tenho uma Cb e queria saber mais, nao convém fazer uma matéria com a Cb customizada do Silverstone>?
Mais uma vez obrigado.
Osmar.

Caro Osmar: Só existe um modelo de CB 750 ano 1972. Talvez a sua "roupa" tenha sido trocada. Existia nos anos 70 kits com paralamas de fibra pintados na cor da moto, e "banco rabeta" , que davam uma aparência mais "curta" às 750 !  
A Honda VF 1000 foi lançada no início dos anos 80, com motor V4. Na Galeria Japão, página 2 há uma foto desta moto (84-JP) !  
A CB 400/450 Custom da Silverstone Moto (veja nos banners ou no Indicador Profissional) é montada através de um Kit vendida por eles. Sua sugestão está anotada e poderá fazer parte de nossa pauta futuramente. 

Abraços,
RP
27/06/2002


Gostei muito da CB 400 custom, mas o modelo dela se parece mais com uma chopper...seria possivel fazer uma CB 400 com o visul da Kasinski Mirage 250 (muito mais clássica)? caso seja ou não possivel peço que me respondam.. e ser for quanto custará o investimento..desde já agradeço...

 Davi Lozada 
davilozada@bol.com.br 

Caro Davi: Realmente as CB 400/450 Custom da Silverstone Moto são muito bonitas. Por favor, entre em contato diretamente com o Sylvestre ou Toninho (veja nos banners ou no Indicador Profissional). 

Abraços,
RP
28/06/2002


NomeUsuario: Marcos
CorreioEletronicoUsuario: marcos_biston@alcatel-cabos.com.br
CidadeUsuario: Osasco-SP
Comentarios: Caros colegas MC70, gostaria de saber de vocês se existe a possibilidade de substituir as boias da CB750 F1 originais por qualquer outra  boia de outra moto mais moderna.
Como posso trocar os cabos de vela da minha moto sem trocar as bobinas ? Notei que o cabo é fixo na bobina, tem como cortar e fazer algum tipo de emenda que não prejudique seu desempenho ?
Outra dúvida seria o ponto correto, me falaram que se eu adiantar o ponto da minha moto em 3° "graus" a moto fica redondinha, como faço isso em casa ?

- Espero todos em São Pedro no encontro das clássicas.

Obrigado e um grande abraço para todos ?

Caro Marcos: Existem uma bóias de plástico que podem ser adaptadas. Quanto aos cabos de vela, realmente não fica bom se proceder emendas . O ideal é trocar as bobinas. A respeito do ponto, com certeza o correto é o original de fábrica ! Nem adiantado e nem atrasado !  Entre em contato com o Vicente da On The Road (veja no Indicador Profissional) que ele tem as boias, as bobinas e colocará sua moto no ponto exato !

Abraços,
RP
28/06/2002


NomeUsuario: ricardo m.
CorreioEletronicoUsuario: rhcm@terra
TelefoneUsuario: 99460305
CidadeUsuario: r j
Comentarios: parabens a todos pela dedicacâo as classicas , mas vamos lá :
tenho 26 anos e não sei de onde veio minha paixão pelas classicas mas resolvi cair de cabeça nesse relacionamento , pois bem comprei uma 550 f 76 do half a 10 meses e ela esta cada dia mais original e melhor gostaria de saber sua velocidade final real e onde arrumar um guidom tomazzeli pra ela e tambem se existe algum louco como eu que arrume aros e rodas e outras peças em aco inox   obrigado, ricardo m.

Caro Xará: Parabéns pela sua iniciativa !  Mais um amante das maravilhosas Clássicas !  De acordo com testes da época, a Honda CB 550 F Super Sport, atingia a velocidade máxima real de 174 Km/h. O guidão tipo Tomazzeli é muito difícil de achar atualmente, pois era um modismo da época. Aqui no Brasil, quem fabricava esse acessório era a Caramori (tel. 011-3601-4522). Eles podem ter algum em estoque !  O que você pretende fazer com as peças em metal ? Cromear, fazer a funilaria (ou lanternagem, como se diz aí no Rio) ? Seja mais específico !!  Esperamos fotos para a Galeria !!

Abraços,
Ricardo Pupo
28/06/2002


NomeUsuario: Diogo Angelini
CorreioEletronicoUsuario: kmaradaum@hotmail.com
TelefoneUsuario: 047 427 3774
CidadeUsuario: Joinville SC
Comentarios: Bom dia, gostaria d saber c voces não tem fotos da moto MZ 250 rsj ano 1986 ou mz 250 rs 1985, se tiverem favor enviar para mim... desde já fico agradecido pela compreensão.

Aí estão as MZ 250 , fabricadas no Brasil pela FBM.


MZ RSJ 250 1986


MZ 250 1985

Abraços,
Ricardo Pupo
29/06/2002


NomeUsuario: Eduardo
CorreioEletronicoUsuario: missurini@cebinet.com.br
CidadeUsuario: São Bernardo do Campo / SP
Comentarios: Me digam uma loja ou alguem que tenha peças para 7 galo em um bom preço , pois nas lojas que eu fui até agora eu achei (conciderando sua raridade) peças caras de mais

Se alguem souber de algo mande um e mail para missurini@cebinet.com.br

Obrigado amigos

Caro Eduardo: Essa é uma velha questão ! Temos até de certa forma evitado indicar algum lugar especificamente, pois as reclameções são muitas ! Mas achamos que voce será bem atendido na Silverstone Moto (veja nos banners) , onde na pessoa do Sylvestre ou Toninho, tem oferecido peças originais a preços considerados justos !

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2002


NomeUsuario: George B. Filho
CorreioEletronicoUsuario: bauergbf@zipmail.com.br
TelefoneUsuario: 222-2980
CidadeUsuario: Santa Maria/RS
Comentarios: Em primeiro lugar parabens pelo site. é a primeira vez que entrei nele mas acho que não vai ser a última.
Bom li o comentário do alexandre perguntando sobre a CB 750 F, e resolvi escrever.  Meu pai tem uma CB 750 F ano 1970, até agora nunca vimos outra de ano 70 gostaria de saber quando que elas começaram a vir para o Brasil. A moto do meu pai esta prescisando dos escapamentos originais e a capa do banco, se você souber onde eu encontro essas peças por favor me diga. Eu tenho uma CBX 750 1986 e também presciso de algumas peças, por ser importada é muito dificil encontrar peças, e o meu irmão tem uma CBR 450 1989, aqui em casa somos todos um pouco loucos por motos. Novamente parabens pelo site e até outro dia. 

Caro George: Os escapamentos originais são extremamente difíceis de achar. O pessoal da Recar Motos aqui em S. Paulo, tem comercializado uma cópia feita por uma empresa local. A capa do banco pode ser encontrada na Kendy (011-220-6053). As peças da CBX você encontra na Silverstone Moto (veja nos banners ou no Indicador Profissional).

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2002


NomeUsuario: Antonio Marcos M. Oliveira
CorreioEletronicoUsuario: medalhadehonra@aol.com
CidadeUsuario: Diadema SP
Comentarios: Olá amigos. Quero uma informação. É possível adquirir um kit para transformar uma CG Titan numa moto estilo Custom ?
Obrigado pela atenção. 

Caro Antonio Marcos: Quem tem esse Kit , é a Silverstone Moto (veja nos banners ou no Indicador Profissional).

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2002


NomeUsuario: Sanderval Moontanha
CorreioEletronicoUsuario: sanderval@censanet.com.br
TelefoneUsuario: 2723-2323
CidadeUsuario: Campos RJ
Comentarios: Gostaria de saber se o eixo virabrequim das motocicletas ducati, me refiro ao atual e tradicional bicilindrico em L,  é apoiado em rolamentos ou casquilhos, pois procurando na web não achei nenhum site da ducati com o motor em detalhes.

Caro Sanderval: Sugerimos que você entre em contato com o Gilberto da AGE Motos (011- 6915-7144), que ele lhe fornecerá informações técnicas sobre as Ducatis ! (cite o Motos Clássicas 70).

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2002


NomeUsuario: HENRIQUE CESAR TAVARES JUNIOR
CorreioEletronicoUsuario: HENRIQUEJANE@BOL.COM.BR
TelefoneUsuario: 9682-9964 / 93454716
CidadeUsuario: ITAGUAÍ - RIO DE JANEIRO
Comentarios: EU GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A YAMAHA XS 1100, POIS EU SÓ CONSEGUI ALGUMAS FOTOS EM UM SITE AMERICANO, COMO NÃO FALO INGÊS, ME LIMITEI APENAS NAS FOTOS.
CERTO QUE OBTEREI TAIS INFORMAÇÕES, AGRADEÇO DEIXANDO UM FORTE ABRAÇO À TODOS !
HENRIQUE CESAR TAVARES JUNIOR
E-MAIL: HENRIQUEJANE@BOL.COM.BR
ITAGUAÍ - RIO DE JANEIRO 

Caro Henrique: A Yamaha XS 1100 foi lançada em 1978 com o modelo E. Era chamada de XS Eleven . Foi fabricada até 1981. Em 1982 foi modificada para o modelo XJ 1100.  


XS 1100 E 1978


XS 1100 F 1979


XS 1100 G 1980

É uma super-bike, que vinha no embalo do modismo das grandes motos !  Com seu motor 4 cilindros em linha , duplo comando no cabeçote, desenvolve 95 CV a 8000 rpm, e transmite à roda traseira por eixo cardã (transmissão de 5 marchas). Torque máximo de 9,2 Kgm a 6500 rpm. Tem velocidade máxima de 220 Km/h , com aceleração de 0 a 400m em apenas 11,8 s. 

Alguns números:  comprimento: 2260 mm.  largura: 920 mm. altura: 1175 mm. distância entre eixos: 1545 mm. Peso: 283 Kg.  capacidade do tanque: 24 l. 

Quadro - duplo berço, tubular. Suspensão dianteira com garfo telescópico com 175 mm de curso. Suspensão traseira convencional, com 2 amortecedores hidráulicos, com 5 regulagens.  freio a disco duplo dianteiro e a disco simples traseiro.  Sistema elétrico de 12 v, com ignição eletronica.  Esses dados referem-se ao modelo XS 1100 E de 1978.

Abraços,
Ricardo Pupo
02/07/2002


NomeUsuario: Alex Sander
CorreioEletronicoUsuario: alexmw@uol.com.br
TelefoneUsuario: 30342040
CidadeUsuario: Sapucaia do Sul
Comentarios: Comprei uma moto CB400/1982 e preciso do esquema elétrico e do mecânico, pois comprei com o motor desmontado, e não sei o motivo que levaram a desmontar ele, onde posso conseguir???

Caro Alex: O pessoal da Silverstone Moto deve ter essa informação. Veja nos banners ou no Indicador Profissional.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/07/2002


NomeUsuario: joao cesar querino
CorreioEletronicoUsuario: jcquerino1@yahoo.com.br
TelefoneUsuario: 15-2321591
CidadeUsuario: sorocaba-sp
Comentarios: recentemente escrevi para este conceitua do apoio motociclistico,dizendo que estou recuperando uma cb500-Honda import. ano e modelo 76  vermelha ,solicitei uma foto para poder repintá-la igual, recebi a resposta que nesse ano nao existe cb 500, reitero informaçao conforme docuento da moto segue  chassis cb5002070263

Caro João Cesar: De acordo com informações de nossos consultores, o chassis com numeração a partir do nº CB500-2000001 até o CB500-2099999 , pertence às motos CB 500 K1, fabricadas em 1972. As cores deste ano são o Dourado , o Verde e o Marrom, todas metálicas. 

Abraços,
Ricardo Pupo
03/07/2002


  NomeUsuario: Guilherme Pfau
CorreioEletronicoUsuario: guilherme@pfau.com.br
TelefoneUsuario: 47 3220120
CidadeUsuario: Blumenau-SC
Comentarios: Caros Amigos

Primeiramente parabéns pelo site está completo, show de bola. Apesar de ser novo, sou apaixonado pelas 750 dos anos 70, e estou decidamente pronto para comprar uma, mas pergunto. Esquecendo do ponto de vista do prazer de mexer e curtição do fim de semana, vcs acham melhor (financeiramente falando!!) comprar restaurada (Média de preço R$ 6.000,00) ou comprar uma para restaurar? (Não tenho idéia de preço)

Caro Guilherme: Como você mesmo já disse, existe a curtição de ficar "mexendo" na moto, ficar "garimpando" peças, cromando partes, etc, mas tudo isso demanda tempo e dinheiro ! Muitas vezes, compramos uma moto para restaurar, e na somatória o custo fica muito alto ! Mesmo comprando uma moto já restaurada ou mesmo conservada e original, temos que cuidar sempre da sua manutenção e no dia a dia , sempre aparece uma coisinha aqui, outra ali ... !  O segredo é achar uma moto que tenha "potencial" para ser "levantada", com poucos "garimpos" e trabalhos, por um preço extremamente razoável !!  Se der sorte , você acha uma inteira por um bom preço !! Mas o importante mesmo é a sua decisão (corretíssima !) de entrar para esse maravilhoso mundo das Clássicas ! Parabéns !!

Abraços,
Ricardo Pupo
04/07/2002


NomeUsuario: Rodrigo Sandoval
CorreioEletronicoUsuario: vascon3@uol.com.br
TelefoneUsuario: 5084-2962
CidadeUsuario: São Paulo,SP
Comentarios: Olá pessoal, sou eu de novo. Tudo bom?
Então, quanto as motos a álcool eu soube que a Honda fez ha uns quase 20 anos atrás a CG 125 a álcool, só não deu certo por causa da falta de mercado e por que a CG 125 não tinha partida elétrica na quela época dificultando as partidas a frio. Com isso não daria para conseguir Homologação junto a Honda e Órgãos Governamentais para que depois a moto (qualquer uma) fique legalizada e o proprietário não corra o risco de ter sua moto apreendida?
Eu acho uma coisa: Hoje em dia com a mistura de 25% de álcool na nossa gasolina, as fábricas já prepararam seus motores e carburadores contra a corrosão do álcool e mesmo que isso não tenha ocorrido existe uma maneira de preparar o carburador através do Niquelamento (processo químico)
e a troca dos giclês. Com isso a moto já roda com álcool.
Eu falo sobre álcool combustível pela seguinte razão: Na minha opinião o álcool foi a melhor invenção da indústria automobilística em plena  Crise Mundial do Petróleo (acho que isso está ocorrendo de novo!). O álcool é considerado ecológico (polui bem menos que a gasolina), custa hoje menos que a metade da gasolina (só para citar um exenplo: álcool R$ 0,89 gasolina comum R$ 1,75 aditivada R$ 1,95 ou mais que isso com o último aumento).
Agora fico me perguntando: se carros podem ser a álcool por que moto não pode?
Lembre-se de uma coisa: O álcool é 100% Produto Nacional e só o Penta campeão de Futebol Brasil tem. Ok!?

Um abraço e até logo pessoal!

Caro Rodrigo: No início da  década de 80, tanto a Honda como a Yamaha lançaram suas 125 movidas à álcool, porém o maior impecilho para seu sucesso era a relação custo benefício ser muito baixa. Não compensava o custo da produção pela pequena economia no final das contas.  A homologação da conversão  deve ser feita no INMETRO.  Outro detalhe, para sua informação, o álcool que é misturado à nossa gasolina é anidro, e o vendido na bomba é hidratado, portanto a preparação dos carburadores e outros componentes dos carros e motos nacionais, é para o álcool anidro !

Abraços,
Ricardo Pupo
03/07/2002



Tenho duas minis enduro 50/80cc, sou apaixonado pelas motociletas eu mesmo as retaurei, sendo uma verde met. e a outra vermelha met..Apesar de ser estranho a 50CC anda mais que a 80CC, sendo a motor da 80CC novo (pistão,biela, rolamentos, retentores, todas as peças originais YAMAHA) já a 50cc o motor não foi retificado, porem  foi extraido o miolo do escapamento da 50cc. Gostaria de saber como descarbonizar sem abrir o escapamento e a quantidade exata de oleo da suspensão dianteira do lado da mola e do lado sem a mola.
Alfredo Cotote moreira

 alfredomoreira@cvrd.com.br 

Caro Alfredo: O correto seria retirar o escapamento e o cilindro, para poder descarbonizar a janela do escapamento e a parte superior do pistão. Aconselhamos que entre em contato com nossos amigos internautas especialistas em Mini Enduro , o Flávio Abbud (flavio.abbud@uol.com.br ) ou o Bernardo Brito (bernardo@tecnomatic.com.br ) que eles poderão lhe orientar com mais certeza , inclusive sobre o volume de óleo das bengalas !

Abraços,
Ricardo Pupo
04/07/2002


NomeUsuario: Rodrigo Sandoval
CorreioEletronicoUsuario: vascon3@uol.com.br
TelefoneUsuario: 5084-2962
CidadeUsuario: São Paulo,SP
Comentarios: Olá pessoal, sou eu mais uma vez. Beleza?
Então, eu gostaria, se possível, das fotos detalhadas da CB 400/450 modificada para custom pela Silverstone. Achei essa moto simplesmente um show!.  Essa moto é vendida sob encomenda desde que o pretendente tenha pelo menos as peças vitais da CB como quadro e motor/câmbio por exemplo? Esta moto existe já pronta para venda? Qual seria o preço?
Outra coisa: Eu fiquei sabendo via internet que com a atual "crise da gasolina" o pessoal --mesmo que seja poucos-- está convertendo os motores das motos (principalmente os motoboys e suas CG 125) para álcool hidratado. Eu sei que o álcool da gasolina é anidro e o álcool puro é Hidratado, apenas esqueci de especificar. Os dois álcois tem praticamente o mesmo poder corrosivo. Ok?!

OBS.: Obrigado pelas respostas e até logo.

Caro Rodrigo: Realmente, as CB 400/450 Custom da Silverstone são muito bonitas ! Eu as conheço "ao vivo" e posso garantir que são mais bonitas de perto !  A Silverstone comercializa os Kits , que podem variar de acordo com o "bolso" e o gosto do cliente ! Você pode modificar só um pouco, ou transformar radicalmente a CB ! Entre em contato diretamente com a Silverstone (veja nos banners ou no Indicador Profissional) e fale com o Sylvestre ou Toninho !
Quanto aos motoboys ou qualquer outro que esteja convertendo os motores à alcool,  poderâo ter suas motos apreendidas em caso de fiscalização e além disso, estão diminuindo a vida útil do motor e seus componentes !

Abraços,
Ricardo Pupo
05/07/2002


NomeUsuario: Ari Sabino
CorreioEletronicoUsuario: afsabino@bol.com.br
TelefoneUsuario: 011 6631.4864
CidadeUsuario: Sao Paulo SP
Comentarios: TENHO UMA CB 750 F-II ANO 76 E NA MESMA EXISTE UM AMORTECEDOR DE DIRECAO, GOSTARIA DE SABER,  SE ESSE ACESSORIO MELHORA SIGNIFICAMENTE A PILOTAGEM, E CASO AFIRMATIVO, PORQUE NAO SAO INSTALADOS NOS NOVOS MODELOS EM CIRCULACAO.
       UM ABRACO A TODOS,
             ARI. 

Caro Ari: O amortecedor de direção, realmente favorece a pilotagem, por evitar o efeito "Shimmy" , que é o descontrole da frente da moto em determinadas situações. Nas motos mais antigas, existia um dispositivo (Ferma Sterzo) que servia para endurecer o guidão (veja no teste da Kawasaki W1). O amortecedor sai de série em algumas motos, mas talvez por questão de economia, mesmo se tratando de item de segurança,  é vetado em outras, assim como também freios a disco, ABS, etc.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/07/2002


NomeUsuario: Renato F. Rotter
CorreioEletronicoUsuario: renato@sybs.com.br
TelefoneUsuario: 011 4347.9632
CidadeUsuario: São Paulo
Comentarios: Estou restaaurando uma Honda CB 750 K 1975 e preciso saber quais as cores e pintiuras originais do Kit ( Tanque e laterais) .
Vocês teriam alguma informação ou ilustração para me ajudar ?

obrigado

Caro Renato: Na  página 4 desta seção, você encontrará a sua resposta. 

Abraços,
Ricardo Pupo
08/07/2002


NomeUsuario: Chico Berto
CorreioEletronicoUsuario: chicopiola@ig.com.br
TelefoneUsuario: 19-9711-8508
CidadeUsuario: Paulinia SP
Comentarios: Caro Marco/Ricardo,

      Poderia me informar onde encontrar o manual de oficina e o manual de peças da CB750-F1 ano 76. Preciso fazer alguns consertos na minha moto e preciso urgente destes manuais.
     Obrigado pela atenção.
     Um abraço.

Caro Chico: Procure o Vicente da On The Road Motos (veja no Indicador Profissional) que ele tem esses manuais.

Abraços,
Ricardo Pupo
09/07/2002


NomeUsuario: aderbal costa
CorreioEletronicoUsuario: aderbalinfo@bol.com.br
CidadeUsuario: passofundo
Comentarios: gostaria de saber como é o funcionamento das motos com motor boxer como as BMW e as douglas, tais motores tem aparência semelhante a um motor de fusca e aparentemente o mesmo funcionamento. obrigado.

Caro Aderbal: Realmente, seu funcionamento é semelhante ao do motor Volkswagen refrigerado a ar , mas com apenas 2 cilcindros.  Seu curso é contraposto, com os pistões expandindo e comprimindo simultâneamente, para haver harmonia no movimento evitando desequilíbrios.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2002


NomeUsuario: eudes ferreira dos santos
CorreioEletronicoUsuario: efskevin@ig.com.br
TelefoneUsuario: 011 64812423
CidadeUsuario: guarulhos
Comentarios: gostaria de saber quantos quilometros a Yamaha dt 180 faz com um litro de combustivel?

obrigado!!!!!!!

Caro Eudes: De acordo com testes da época (1982), a Yamaha DT 180 teve os seguintes números de consumo medidos em última marcha e velocidade constante:

- 40 km/h -  33,5 km/l
- 60 Km/h - 26km/l
-80 Km/h -  22 Km/l
-100 Km/h - 19 Km/l                média geral - 25,1 km/l

Claro que se a utilização da moto for no Fora-de-Estrada, essa média deve cair consideravelmente !

Abraços,
Ricardo Pupo
11/07/2002


 NomeUsuario: Roberto Oliveira
CorreioEletronicoUsuario: bob.oliveira@uol.com.br
TelefoneUsuario: 5093-3020
CidadeUsuario: São Paulo
Comentarios: Tenho uma Honda 750 Four série "F" e gostaria de saber quem é mais indicado para uma revisão da parte elétrica.Alguém que seja bom e honesto...!!!

Grato e Parabéns pelo site...

Caro Roberto: Em S. Paulo, sem dúvida, o maior especialista em parte elétrica de motos Clássicas é o Raul Castanhola, no tel. 6203- 6177 (cite o Motos Clássicas 70)

Abraços,
Ricardo Pupo
12/07/2002


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