BARRY SHEENE

"O LORD DAS PISTAS"

No dia 10 de março de 2003, o motociclismo ficou mais triste e menos nobre !

O câncer, leva para sempre um dos mitos dos anos 70, deixando  órfãos milhares de fãs em todo o mundo !

Vamos conhecer um pouco da história do nobre piloto inglês ... Barry Sheene !


No dia 11 de setembro de 1950, nascia em Londres, Inglaterra o menino Barry Sheene.

Seu pai, Frank Sheene, era piloto amador e preparador de motocicletas, portanto Sheene desde muito cedo partilhou esse mundo com ele !


Frank e Barry 

Logo aos 5 anos Sheene já se aventurava numa Ducati 50 que seu pai lhe dera !


Phill Read na moto e Barry Sheene (de boné)

Quando Sheene manifestou suas primeiras vontades de pilotar, seu pai, longe de se opor, facilitou ao máximo !

Com uma Bultaco preparada por ele mesmo, Sheene faz um teste em Brands Hatch, e Frank se decide ... vai conseguir com seu filho, as glórias que ele nunca conseguiu !!

Assim, em 1968, Sheene disputa sua primeira corrida na categoria 125 novamente de Bultaco, com um desempenho que chamou a atenção de todos !


Barry Sheene - 1968

Em 1969, disputa a temporada inglêsa de 125 (Bultaco) e aproveita para se aprofundar na preparação de motos, que seu pai lhe ensinava. Isso seria fundamental para sua carreira futura !

Em 1970, Sheene continua seu grande aprendizado nas pistas, pilotando em diversas categorias e com várias motos. Disputa o campeonato inglês nas 125, 250 e 350 cilindradas, com uma Bultaco. Também teve uma experiência com uma híbrida de Bultaco (quadro) com Yamaha (motor) , uma Norton 750 e o primeiro contato com a Suzuki , numa 125 e 500 cc.


Sheene de Bultaco 125 - 1970

Uma passagem pitoresca deste ano foi a sua experiência com a Kawasaki. Ele pilotou um temida Mach 1 "Green Meanie" nas 500 milhas de Brands Hatch, e um tremendo tombo fez com que nunca mais pilotasse uma Kawasaki em sua carreira !

Com uma Suzuki 125 preparada pelo seu pai, Sheene ganha o título inglês das 125 cc !

Em 1971, Sheene vai disputar o mundial de 125, com uma Suzuki, Com 3 vitórias, fica  apenas 2 pontos atrás de Angel Nieto, com o vice-campeonato !


Sheene - Suzuki 125 - 1971

( Veja aqui uma foto da disputa Sheene x Nieto )


Barry Sheene liderando sobre Angel Nieto na 125 - 1971

Disputa algumas provas da categoria 50, com uma Kreidler, obtendo 1 vitória !


Sheene detonando de Kreidler 50 - 1971

Com uma Suzuki 250 especial de corrida, Sheene vai disputar o Tourist Trophy na Ilha de Man, mas abandona depois de 1 volta e meia. Nunca mais disputa o TT de Ilha de Man ! No Mundial disputa apenas 1 GP.


Sheene de Suzuki 250 - 1971

Em 1972, Sheene assina seu primeiro contrato como piloto profissional, com a Yamaha.


Sheene, feliz com seu contrato com a Yamaha !

Mas com resultados pouco expressivos, tem uma temporada muito apagada !


Sheene "encaixotado" - 1972

Em 1973, após 1 ano de Yamaha, Sheene resolve aceitar a proposta da Suzuki e torna-se piloto oficial da marca.


Sheene de Suzuki à frente de Phill Read - 1973

Por sua técnica de pilotagem, por seu comportamento de "bom moço" e por sua beleza natural, Sheene se torna um grande produto de marketing, sendo o mais importante piloto inglês da atualidade !


O "queridinho" da Inglaterra !!

Nas pistas, participa do desenvolvimento das categorias 250, 350 e 500 !

Mas seu melhor resultado aparece na recém criada categoria Fórmula 750. Com uma Suzuki 3 cilindros, Sheene é o Campeão da categoria !


Sheene (nº 7) de Suzuki 750 (3 cilindros), em busca do título ! - 1973

Em 1974, a Suzuki concentra seus esforços na categoria das 500, produzindo uma moto muito competitiva, de 4 cilindros e 2 tempos.

A moto só estréia no meio da temporada.

Mesmo conquistando uma vitória, a primeira sua e a primeira de uma Suzuki 500, Sheene fica em  6º no mundial !


Sheene e a Suzuki 4 cilindros - 1974

Na Fórmula 750, a Yamaha arrasa sem dar chance a Sheene e sua Suzuki !

Em 1975, Sheene conhece seu primeiro acidente grave !

Nas 200 Milhas de Daytona, Sheene vinha a mais de 280 Km/h, acelerando, quando repentinamente, o pneu traseiro sai do aro ... resultado ... Sheene vai parar no hospital gravemente ferido com fraturas na perna (tíbia e fêmur), costelas e várias escoriações !

Veja aqui um documentário sobre o terrível acidente !


Barry Sheene no instante que sua moto perde o pneu traseiro !! 
Daytona - 1975

Fica por 2 mêses internado, e numa recuperação fantástica, em 6 semanas já está pilotando novamente !


Sheene em recuperação !!

Consegue ainda 2 vitórias (Holanda e Suécia) no Mundial das 500, ficando em 7º na geral !

Na primeira vitória, na Holanda, Sheene e sua Suzuki estavam tão rápidos que o inglês ainda fez graça, esperando Agostini para ultrpassá-lo e vencer a corrida na última curva !


Sheene ainda não totalmente recuperado - 1975

E na Fórmula 750, fica com o vice-campeonato, mesmo obtendo 3 vitórias !

1976 ... o ano de Sheene !

Já totalmente recuperado física e psicologicamente, Sheene e a Suzuki RG 500 estão rápidos e arrojados !

Sheene com 5 vitórias fica com o título mundial ! É o seu primeiro título mundial, assim como também para a Suzuki, que aliás dá verdadeiro show, ficando com nada menos do que os 6 primeiros lugares. Em 7º aparece Agostini com uma MV Agusta !


Sheene disputando a curva com Giacomo Agostini - 1976

Vence também o campeonato inglês de 500 e de superbike !!


Foram muitos troféus em 1976 !!

Em 1977 a superioridade de Sheene se confirma !

Com mais 6 vitórias (em 9 provas), o título fica novamente nas mãos do inglês !!

Mais uma vez é o campeão inglês das 500 e da Superbike !


Barry Sheene - 1977

Na temporada de 1978, o aparecimento de um jovem americano, Kenny Roberts, com uma Yamaha, complicam a vida de Shenne e da Suzuki !

Para complicar ainda mais, Sheene não participa das primeiras etapas do mundial, por ter contraído uma virose !

Com apenas 2 vitórias, Sheene tem que se contentar com o vice, atrás da dupla Kenny / Yamaha, que com 5 vitórias fica com o título.


Sheene - 1978

Mas mesmo não levando o título, o ano foi muito bom para Sheene, que vence importantes e tradicionais provas inglêsas como "Race of the Aces" , "Power Bike" e a "Race of the Year" !

Em 1979, novamente Sheene / Suzuki é vencido por Kenny / Yamaha. A Yamaha concentra seus esforços no desenvolvimento da sua 500, e a Suzuki não acompanha. Sheene faz o que pode, vencendo 3 etapas. Mas fica apenas em 3º lugar no campeonato !

O GP da Inglaterra até hoje é considerado um dos mais eletrizantes da história, pelo grande show exibido por Sheene e Roberts na disputa pela vitória !

Veja aqui um vídeo sensacional dessa disputa em Silverstone !


Os grandes destaques - Barry Sheene e Kenny Roberts - 1979

Sheene disputa algumas provas da categoria Fórmula 1 (751 cc a 1000 cc) com uma GS 1000. É a segunda vez que compete com uma 4 tempos na sua carreira !

Em 1980, Sheene parte para carreira privada . Compra uma TZ 500 e vai disputar o mundial. É uma temporada difícil e inexpressiva. Sheene fica apenas em 14º lugar no mundial ! Nenhum bom resultado em outras provas que disputou.


Sheene - Yamaha - 1980

A Suzuki continua forte fazendo o vice-campeão, 3º, 4º e 5º lugares no mundial !

Em 1981, Sheene consegue um apoio semi-oficial da Yamaha, e assim com equipamento melhor, termina a temporada com 1 vitória e em 4º lugar no mundial (É a última vitória de um inglês num GP das 500 cc)


Barry Sheene de Yamaha 500 - 1981

De novo, a Suzuki brilha, desta vez vencendo o mundial com Marco Luchinelli !

Em 1982, a Yamaha desenvolve o seu potente motor V 4, e as 500 ficam muito rápidas !


Barry Sheene - Yamaha - 1982

Foi aí então que Sheene no treino do GP da Inglaterra, em Silverstone, Sheene, a mais de 250 km/h, encontra um piloto da 250 praticamente parado na pista ! 

Pela segunda vez na carreira, Sheene é internado com várias lesões, chegando a ter a vida ameaçada ! 

Na sua recuperação haviam tantos pinos e placas espalhados pelo corpo que seu apelida ficou sendo "Homem Biônico" !


Sheene ajudado por sua esposa Stephanie, recuperando-se das inúmeras fraturas - 1982

Em 1983, ainda não totalmente recuperado, Sheene recebe outra oferta para voltar a defender o time Suzuki. A RG 500 havia vencido 1 prova com o estreante americano Randy Mamola em 1982, mas o rápido piloto americano era muito inconstante.


Sheene - Suzuki - 1983

Porém, a Honda e o promissor, também americano, Freddie Spencer estavam imbatíveis, e o já não tão empolgado Sheene fica com a 7ª colocação no mundial !

1984 ... seria o último ano da longa carreira do talentoso inglês !

Embora sua temporada tivesse sido boa, mesmo sem vitórias, porém com pódiuns e com regularidade, Sheene, mesmo se sentindo rápido e seguro, resolve encerrar sua vitoriosa carreira !


Que briga ! Ron Haslam (nº9), Eddie Lawson (nº4) e Barry Sheene (com o Pato Donald no capacete) 1984

No GP da África do Sul, abertura do Mundial, Sheene fica em 3º lugar, com sua ultrapassada Suzuki RG 500, debaixo de muita chuva, mostrando que ainda tem muito "braço" !


Roche , 2º, Lawson, 1º e Sheene (de cigarro na boca !) 3º - 1984

Em 1985, Sheene ainda é convidado pela emergente Cagiva a trabalhar no desenvolvimento da moto, mas acaba não aceitando o convite.

Nesse ano Sheene resolve experimentar seu talento no automobilismo e disputa a temporada do campeonato inglês de marcas, pela Toyota.


Sheene (sempre com o número 7) de Toyota - 1985

Ao final da temporada ... fim da carreira profissional de um dos melhores pilotos inglêses de todos os tempos !

Sua vida após as pistas foi sempre de muitas homenagens e reconhecimento por parte de todo povo inglês !

Sheene foi o primeiro piloto profissional a usar sua imagem e seu carisma para associar diversos produtos, sendo um excelente produto da mídia !

Em 1987, vai morar na Austrália, país que o acolheu com honras e muita simpatia !

A partir dos anos 90, Sheene trabalhava como comentarista esportivo (motociclismo) numa emissora australiana e numa britânica.

Casado desde os anos 70 com a modelo Stephanie McLean, Sheene tinha uma vida muito ativa, participando ainda das competições, sendo inclusive presença constante em todas as provas de Classic Racing (corridas de motos clássicas) que são organizadas anualmente em vários países da Europa.


Barry Sheene - Classic Racing - 1998

Dono de excelente bom humor, Sheene, era temido nas pistas, pois quando estava num mau dia , pilotava com "a faca entre os dentes" , e detonava, ... e quando estava tudo bem, piltova com prazer e fazia as vitórias virem facilmente !


Sheene - 2000

Com uma vida nem um pouco regrada, com noitadas, bebidas e muito cigarro (era um fumante convicto), sua saúde começou a se abalar.

No ano de 2002, Sheene tem a triste notícia de que está com câncer de esôfago e estômago !

Sheene parte para um tratamento mais conservador e alternativo, à base de suco e beterraba, cenouras, couve chinêsa, raízes e micro-ondas. Não aceita nem cirurgia e nem quimioterapia.

Assim, em 10 de março de 2003, aos 52 anos, o grande piloto, o mais famoso número 7, que pilotava com o Pato Donald no capacete (para lhe dar sorte !), deixa o grid de largada para sua mais longa corrida ... aquela em que não há mais volta !!

Sheene - Setembro de 2002
5º Goodwood Revilvals
Inglaterra

O grande piloto passa à categoria de mito !!

Muito querido por todos, tinha como grandes amigos e admiradores pessoas como Damon Hill, George Harrison, Ringo Starr, James Hunt e muitos outros nomes do meio artístico e esportivo !


Barry Sheene e Damon Hill - 1998

Sheene foi o grande piloto de uma geração, que correu com Phill Read, Giacomo Agostini, Angel Nieto, Kenny Roberts, Fredie Spencer, Johny Cecotto, Randy Mamola, Marco Lucchinelli e tantos outros !

Nossa homenagem ao grande "Lord das Pistas" ...

BARRY SHEENE,

O MAIS FAMOSO NÚMERO ...


Por Ricardo Pupo
Abril / 2003
Fotos cedidas por François Beau do site www.bike70.com

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

Comentários dos Internautas: 


Não fazem mais pilotos como esse, é realmente uma pena sua morte.
Milton Eller
miltoneller@ig.com.br  (Terça Feira, 1 de Abril de 2003, às 13:03:02)


 Barry Sheene foi e sempre sera um senhor piloto. Uma fera que emocionava os fas do mundo todo. Uma pena que seu fim tenha sido assim. Parabens pela reportagem.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Quarta Feira, 2 de Abril de 2003, às 10:48:42)


SEM DUVIDA NENHUMA, PERDEMOS UM DOS MAIS ARROJADOS PILOTOS DA DECADA DE 70, SEU ESTILO ARROJADO E AGRESSIVO, NAS PISTAS, PENA !!!, GOSTARIA DE VE-LO EM DUPLA COM O JACARE, SERIA UM TIRO, MAS ESTAO EM UMA CORRIDA FANTASTICA LA EM CIMA, SHEENE, VAI COM DEUS SAUDADES DO CAPACETE COM O PATO DONALD....
Flavio  Abbud
flavio.abbud@uol.com.br  (Quarta Feira, 2 de Abril de 2003, às 22:33:30)


Conheci de perto esse piloto quando esteve aqui em Interlagos. Ate tentei um dialogo num sofrivel ingles e ele me respondeu num sofrivel espanhol, mas foi atencioso e educado. ele esteve aqui correndo pela Venemotos, junto com Cecotto, Carlos Lavado e Valter Villa. Alias nesse dia Sheene parecia um pouco triste, fato comentado por jornalistas pois alegaram que estava assim devido a estar correndo no Brasil de 350, categoria que nao admirava muito, sei la. mas em mim ficou gravado a simpatia dele e da lindissima esposa loira andando pelos box e deixando muita mulher morrendo de inveja. ate algum dia      grande piloto.
Edson Mergulhador
(Sábado, 5 de Abril de 2003, às 10:11:04)


Otima matéria! Pude ver este Lord  correr em interlagos com TZ 350 em uma prova junto com tantas outras feras da epoca, ADU, Ceccoto,Lavado,Villa, acho que foi em uma prova do latino americano, e o Barry foi convidado, tenho fotos em casa, tentem fazer uma materia desta prova pois foi sem duvida a maior presença das feras da epoca.
Carlos A Crippa
crippacarlos@hotmail.com  (Terça Feira, 8 de Abril de 2003, às 18:27:13)

N.R. - Se vc puder, nos arrume cópia dessas fotos, e também em que ano ocorreu essa prova.


Excelente! Digna de ser arquivada ! Me lembra a época em que comecei a adorar motos e era seu fã por ter uma Suzuki A100, naquêles dias.
Herbert
herbertrodrigues@uol.com.br  (Sábado, 19 de Abril de 2003, às 09:19:44)


!! viva el pato donald !!
Molecula
alexmol176@hotmail.com  (Quinta Feira, 24 de Julho de 2003, às 02:23:24)


Gracias por recordar a un gran piloto
Barcelona - Spain
Joaquim Muntada
molimuntada@retemail.es  (Sexta Feira, 15 de Outubro de 2004, às 03:11:18)


Bedankt voor de mooie tijden
Gert Olislagers
(jolienolislagers@.nl) Domingo, 26 de Dezembro de 2004, às 17:15:44

N.R. - Tradução - Obrigado pelos lindos tempos.


A great site, very good, a super report about a big race driver. thank you
Francis Broutchoux
(francis.broutchoux@caas.etat.lu) Quinta Feira, 31 de Março de 2005, às 05:55:36


MERCI ...
Philippe
(climber240@aol.com) Quinta Feira, 14 de Abril de 2005, às 19:38:38


VIO A CORRER ALGUMAS VESES
LOPES SILVA
(TOGU@ARMEIOS.PT) Segunda Feira, 17 de Outubro de 2005, às 13:51:41


un grande per sempre
kaciaro
(kaciarok@yahoo.it) Domingo, 6 de Novembro de 2005, às 18:49:28


Vielen Dank für diese herrlichen fotos! Ich werde ihn niemals vergessen!
Werner Söhnlein
(wsoeh@hotmail.com) Domingo, 2 de Julho de 2006, às 17:08:57

Tradução: Obrigado por essas esplendidas fotos ! Eu nunca vou esquecê-lo !


Gracias Ricardo por recordar a Barry, sin duda un grande y gran amigo de los venezolanos, "matador" de los Grandes Premios de Venezuela en 500 corridos en San Carlos. Dicharachero y alegre siempre, contagiaba a todos en el donde quiera que iba. Gran amigo de Johnny. Lo recordaremos siempre.
Eduardo Perez
(eduardoperez64@hotmail.com) Terça Feira, 8 de Maio de 2007, às 22:57:52


Very nice site, you can find more pics from Barry on my site  www.jan-de-vries.info

nome: Ben Looijen
(info@jan-de-vries.info) Domingo, 21 de Outubro de 2007, às 09:23:52


Barry Sheene era meu idolo qdo começei a gostar de motociclismo, no inicio dos anos 70. Grande piloto pois seu nome estava sempre entre os 1º lugares.

nome: Rubens
(ceafla@ig.com.br) Domingo, 16 de Março de 2008, às 15:32:45


Barry Steven Frank Sheene, um dos maiores de todos os tempos. Tive a imensa honra de conhecê-lo pessoalmente. Guardo com carinho a foto que tirei ao seu lado, junto com Jonny Cecotto. 19.12.08 Saudações MANO B+
Manoel J. Silva
 manob.clangor@uol.com.br


matéria sensacional ,valeu mesmo ,obrigado .
zé carlos
 jcil@oi.com.br


great rider!!!
 keket
 jbellan@marticonet.sk


 Era um dos meus favoritos! Fui possuídor, durante muitos anos, de uma réplica assinada, do seu famoso capacete.
nome = H. Gomes
email =
hgomes@mail.pt


Conheci bem este Homem fantastico e rodei algumas vezes com ele em circuito e vi muito, mas mesmo muitas vezes ele a correr em pista .....
nome = joe domingues
email =
domingues.joe@gmail.com


melhor piloto, igual Barry Sheene não tem, bela homenagem a esse grande mito da moto velocidade
nome = oliverpau
email =
oliver.pau@hotmail.com


e dificil mas entendi que cumpriu muito bem sua missao aqui para todos nos apaixonados pelo motociclismo mundial de velocidade parabens pela materia.
nome = aderbal
email =
afelisbino@yahoo.com                        30/09/2011


Herói de um tempo maravilhoso.. Aqui no Brasil nos anos 70 eu adolescente ignorava a ditadura que tantos se queixam, gastava meu tempo e emoções com as motos... Adeus Barry Sheene e obrigado por me inspirar...
nome = Cacá - Carlos henrique
email =
Maracleante@hotmail.com                    29/10/2011


superbe
nome = grebant herve
email =
grebant.h@gmail.com                            13/12/2011