CHRISTIAN RAVEL

"A ESPERANÇA FRANCESA"


 

Christian Ravel ... um nome que os mais jovens certamente não conhecem. No entanto, no início dos anos 70 ele foi uma das maiores esperanças da motovelocidade francesa !

Alguns viam nele o futuro e primeiro Campeão Mundial francês !

Foi também o primeiro piloto francês a ser reconhecido internacionalmente, o que fez dele, para muitos, um mito !


Ravel nasceu em 14 de agosto de 1948, na França.

Desde os seis anos, Ravel já andava de motos, e aos 12 anos, já tinha se decidido ... seria piloto de competição, fosse de carro ou moto !

Assim, em 1964, aos 15 anos, Ravel faz sua estréia como piloto na "Coupes du Salon", com uma Yamaha 250 YDS2.

Em 1965, também disputa o campeonato francês, com a mesma moto, com grandes resultados, considerando sua juventude e inexperiência ainda !

Em 1966, com sua concentração toda voltada aos esporte, Ravel, conquista o Campeonato da França, na categoria 250, ganho com uma Ducati Mach I, e uma Yamaha emprestada por Weiss, um importador local.


Ravel de Ducati Mach I

Nos anos seguintes, Ravel fica vagando, meio sem rumo e sem saber o que fazer.

Disputa muitas provas, mas sem grandes resultados e sem muita dedicação.Trabalhou um pouco no importador da Aermacchi e depois nas lojas do próprio Weiss.


Ravel disputou algumas provas de Aermacchi - 1968

Em 1968 disputa seu primeiro GP da França, pilotando uma Kreidler 50 e uma 500 Velocette. Consegue a vitória na 50 cc !


Christan Ravel com sua Kreidler 50 - 1968

Todas essas corridas permitiram-lhe deixar de lado seu impulso e tornar sua pilotagem mais segura.

Em 1969, Ravel começa a ponderar melhor, e visando o futuro, consegue um lugar na equipe Yamaha Sonauto para disputar 3 classes (125, 250 e 350).

Sua maior participação é na 250 cc, ficando com o vice-campeonato francês, atrás apenas do piloto número um da equipe, Jean Aureal.


Ravel no GP da França - 1969

Neste ano, com essa Yamaha, Ravel disputa 3 GP no mundial, ficando em 44º lugar no campeonato.

"Não se pode levar seriamente uma carreira de piloto, ou seja participar todos os domingos  da provas, e dedicar-se a elas somente nesse dia, algumas vezes indo muito longe, e ter outro emprego, mesmo se for um emprego que lhe dá satisfação. E para tentar chegar a um nível internacional, é preciso se dedicar inteiramente à atividade" - dizia Christian Ravel !

Co esse espírito, Ravel começa a levar as competições a sério, e a porta para sua profissionalização definitiva seria nos 1000 Quilometros de Mans.

A Sidemm, importadora da Kawasaki, representada por Xavier Maugendre, propõe-lhe pilotar uma 500 Mach III com Tébec.

A grande vitória praticamente garante uma vaga na equipe, para pilotar uma H1R, na temporada de 1970 !


Ravel nos 1000 Km de Le Mans, com a Kawasaki H1R - 1969

E logo na primeira prova, em 1970, disputada com as pesadas H1R, Ravel mostra que não será apenas mais um nome no motociclismo francês !

"Não é uma máquina fácil de conduzir ... Além de alta e pesada, tem seus cavalos (70) nada dóceis ! Seu motor é bem menos flexível que o da MV ... tive a oportunidade de ver isso correndo ao lado de Agostini, se não estiver atento, pode-se ir ao chão !" - confessava Ravel.

E assim Ravel conseguiria sua primeira vitória expressiva, frente a grandes nomes internacionais, no longo e perigoso circuito de Sarthe !


Ravel partindo para sua primeira grande vitória de Kawasaki - 1970

Logo depois, dessa vitória, Ravel repete a façanha, agora em Montlhéry, na Coupes Éugene Mauve e ainda outro sucesso internacional em Bourg-en Bresse, onde raramente um francês ganhou de 500 cc !

Uma má sequencia de quebras e um tombo, em Clemont Ferrant, não assustam o francês, que logo retoma as vitórias !

No GP da França do mundial, Ravel fica em 7º lugar.

A partir do GP da Bélgica, Ravel começa a participar efetivamente do mundial.

As provas são mais duras e disputadas, fazendo Ravel conhecer o que é realmente disputar um GP das 500, valendo a taça de campeão mundial !

E logo na Bélgica, no dificílimo autódromo de  Francochamps, Ravel conquista seu primeiro pódio, com um belo 2º lugar, atrás do campeoníssimo Giacomo Agostini ! E ainda debaixo de chuva !

 Na prova seguinte, em Sachsenring, Ravel larga em 14º, e faz uma excelente corrida, ficando em 3º, até que por problemas mecânicos acaba em 5º lugar !

No GP da Finlândia, deixa marcada uma façanha !

Durante as primeiras voltas, faz frente ao invencível Agostini (até então foram 7 vitórias em 7 GPs), e ao neo-zelandês Ginger Molloy, também de Kawasaki 500 !

Os dois acabam por ultrapassá-lo, mas não conseguem se distanciar ! Porém, um pistão furado põem fim à alegria do jovem Ravel !!


Ravel à frente de Agostini !

No GP de Ulster ele conheceria a pior lembrança dos seus 22 anos de vida !

Novamente Ravel vinha disputando bravamente, logo atrás de Agostini e Molloy.

Nesse circuito de alta velocidade, as motos atingem mais de 250 Km/h, e num determinado ponto "decolam" literalmente !

Numa dessas decolagens, ao tocar com a roda dianteira no solo, Ravel é atirado para frente ... como resultado, por sorte, apenas uma pequena lesão num dos pés, ao se chocar contra uma árvore ! Ele nunca soube o que aconteceu com a sua Kawasaki !

Nos dois últimos GPs da temporada, nova quebra em Silverstone e um 7º lugar na Bugatti, na Itália.

No final, Ravel obtém o título nacional das 500, e é o 7º no Mundial de Motovelocidade das 500 !


Ravel e a Kawasaki - 7º lugar no Mundial - 1970

Sua grande temporada mostrava que Ravel tinha uma alma forte e uma boa moto, ingredientes necessários para um grande campeão !

Viria então a promissora temporada de 1971 !

Agostini com sua imbatível MV Agusta, e Jack Findlay com sua nova Suzuki 500 seriam os nomes a serem batidos !

O começo da temporada não estava muito bom, com várias quebras e desistências, como no TT da Ilha de Man, que Ravel teve que abandonar quando liderava !

Vinha então o GP da Bélgica em Spa-Francochmps ! Era 4 de julho de 1971.

Ravel largaria na primeira fila, juntamente com Agostini, Jack Findlay e Eric Offenstadt.

Agostini larga mal, e fica logo atrás dos tres pilotos, mas bastam mais duas voltas, e o italiano já recupera a ponta ... e vai abrindo !

A disputa pelo 2º lugar fica entre Ravel, de Kawasaki, Findlay, de Suzuki, e Offenstadt, também de Kawasaki H1R.

Ravel chegava na frente na curva "source", mas na frenagem Offenstadt, conseguia passar, fazendo uma trajetória diferente !


Ravel (nº 8), Findlay (nº 26) e Ofeenstadt (nº 14) 

Quando passavam pelos boxes, o mecânico de Ravel, Bernard Fargues, fazia sinal para ele maneirar, pois sabia que a Kawasaki, nesse ritmo poderia não terminar a prova !

Quando parou para o reabastecimento, Ravel estava em segundo, atrás apenas de Agostini, que já não poderia mais ser alcançado ! 

Quando voltou à pista, ficou novamente encaixotado entre Findlay e Offenstadt !

Na curva de "Stavelot", uma parte muito rápida do circuito, Ravel, que já vinha muito forte do trecho das grandes curvas de Blanchimont, tenta atasar a freada para abrir vantagem !

De repente, sua moto parece perder o chão e Ravel vai de encontro às proteções de palha, isso a mais de 240 km /h !

Chirstian Ravel é levado à enfermaria , mas o choque havia sido muito violento ... já chega sem vida !!

A França perde sua grande esperança, seu grande ídolo !

Christian Ravel era um leão nas pistas ... sua vontade de vencer, seu arrojo o levaram ao lugar imortal, colocando seu nome definitivamente na galeria dos grandes pilotos !

CHRISTIAN RAVEL

"A ESPERANÇA FRANCESA"

Por Ricardo Pupo
Dezembro / 2004

Fonte: Site Bike 70. Webmaster - Francis Boulet

Fotos gentilmente cedidas por François Beau 

 

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Comentário dos Internautas:


A cultura, a historia do motociclismo no Brasil finalmente tem uma chance. Obrigado. Revistas leio há mais 27 anos ... só comércio ... cultura nada ! Viva esse site ! Nunca tive tanto prazer !
Ayres Rogerio da Silva
(ayresm@brturbo.com) Domingo, 26 de Dezembro de 2004, às 00:33:14


Maravilhosa reportagem. A França sempre foi um grande celeiro de feras (como na maioria dos paises europeus). Parabens.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Terça Feira, 11 de Janeiro de 2005, às 11:11:27


J'étais également un fan de Christian... A l'époque, on annonçait rien à la télévision sur Spa
Franck Lesage
(lesage54@boursorama.com) Sábado, 5 de Fevereiro de 2005, às 22:26:19


Ravel è stato un mito anke per noi italiani
Peppe
Domingo, 24 de Setembro de 2006, às 14:00:47


Thank you, I'm french. I was 12 years old when he died. He was my first motorcycle hero.
Dominique GODET
(dominique.godet@gmail.com) Quinta Feira, 28 de Junho de 2007, às 17:29:30


I remember his wild riding in Imatra circuit in Finland against Agostinis MV Agusta!

nome: Masa
(asphaltman@sunpoint.net) Domingo, 25 de Novembro de 2007, às 15:10:55