CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTOCROSS

250 e 500 CC - 1973

 

O ano de 1973 conheceu um novo Campeão Mundial nas 250 cc , o sueco Hakan Andersson, de 28 anos , pilotando uma Yamaha !

Hakan deu um show, vencendo nada menos que 11 das 22 baterias do Mundial !

Na categoria das 500 cc, o belga Roger DeCoster, piloto oficial da Suzuki, confirma seu favoritismo, e levanta o Tri-Campeonato Mundial !

O título das 500 foi muito emocionante e disputado, sendo confirmado apenas nos momentos finais da última etapa , com DeCoster ficando apenas com 2 pontos à frente do alemão Willy Bauer (Maico) !

Nas 250 cc, foram disputadas 11 etapas, com 2 baterias cada, com a participação de 15 pilotos, representando 7 países: Suécia, Alemanha Oriental, Finlândia, URSS, Tchecoslováquia, USA e Bélgica.

Nas 500 cc, foram 10 etapas, também com 2 baterias, e com a participação de 15 pilotos, de 9 países: Suécia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, USA, Bélgica, Holanda, Alemanha Oriental, Inglaterra e Áustria.

Em cada etapa, muitos outros pilotos locais participam dos GPs, elevando o número de pilotos por prova em torno de 25 a 30 ! O visual é incrível !!


As motos:

Nas 250 cc, tivemos 9 marcas disputando: 

Yamaha, Maico, Husqvarna, Kawasaki, KTM, CZ, Bultaco, Puch e Montesa.

 
KTM 246 cc

Nas 500 cc, foram 8 marcas: 

Suzuki, Maico, Yamaha, CZ, Huqvarna, BSA, KTM e Kawasaki.

  
Cheney-BSA 498 cc                                                                        Kawasaki 441 cc

    
Maico 386 cc                                                                              Suzuki 372 cc

  
CZ 380 cc                                                                          Husqvarna 352 cc


Yamaha 400 cc


 

Os Pilotos:

 250 cc

Piloto País  Moto
Hakan Andersson Suécia Yamaha
Adolf Weil Alemanha Oriental Maico
Heikki Mikkola Finlândia Husqvarna
Torleif Hansen Suécia Kawasaki
Gennady Moiseev URSS Bultaco
Jaroslav Falta Tchecoslováquia CZ
Jim Pomeroy EUA Bultaco
Uno Palm Suécia Puch
Pavel Rulev URSS KTM
Kalev Vehkonen Finlândia Montesa
Hans Maisch Alemanha Oriental Maico
Leonid Shinkarenko URSS CZ
Evgengy Ribaltchenko URSS CZ
Harry Everts Bélgica Puch
Antonin Babarovsky Tchecoslováquia CZ

            
Heikki Mikkola                                     Torleif Hansen                                    Jim Pomeroy


Hakan Andersson


500 cc 

Piloto

País

Moto

Roger DeCoster Bélgica Suzuki
Willy Bauer Alemanha Oriental Maico
Jaak van Velthoven Bélgica Yamaha
Ake Jonsson Suécia Yamaha
Gerrit Wolsink Holanda Maico
Christer Hammargen Suécia Yamaha
Jiri Stodulka Tchecoslováquia CZ
Werner Schutz Alemanha Oriental Maico
Oldrich Hamerschmid Alemanha Ocidental CZ
Otakar Toman Tchecoslováquia CZ
Bengt Aberg Suécia Husqvarna
John Banks Inglaterra Cheney-BSA
Frans Sigmans Holanda Yamaha
Walter Leitgib Áustria KTM
Brad Lackey EUA Kawasaki

                         
Jaak Van Velthoven                                               Gerrit Wolsink


Brad Lackey


O Campeonato:  

250 cc

GP da Espanha - Barcelona (8 de Abril) : 

Na abertura do Mundial, Jim Pomeroy vence a 1ª bateria e Adolf Weil leva a 2ª, diante de mais de 40.000 torcedores ! Pomeroy é o 1º americano a vencer um GP na Europa !


Jim Pomeroy (Bultaco) !!

GP da Itália - Serramazzoni (15 de abril) : 

O finlandês H. Mikkola vence a primeira bateria,  chegando 1 segundo à frente do russo Moiseev ! Na 2ª , o outro russo Rulev dá o troco, aproveitando a quebra de Mikkola .

GP da Bélgica - Wuustwezel (29 de abril) : 

Aqui começa a aparecer Hakan Andersson. Com sua Yamaha nova, equipada com uma revolucionária suspensão traseira com um só amortecedor que fica embaixo do banco e parte do tanque, Hakan fica em 2º atrás de Mikkola na 1ª bateria, e vence a 2ª bateria !

GP da Suíça - Payerne (6 de maio) : 

Nesta etapa não tem pra ninguém ! Hakan e sua imbatível Yamaha vence as duas baterias !! Adolf Weil chega em 2º nas duas !


Largada do GP da Suíça

GP da Polônia - Stettin (13 de maio) : 

Repetindo  a façanha , Hakan dá outro show e leva as duas novamente !! O russo Moiseev fica com os dois 2ºs lugares !

GP da Yugoslávia (20 de maio) : 

Na primeira bateria, Hakan quebra e Adolf Weil não larga (está com uma severa dor de dente !)  , dando a vitória a Moiseev ! Na segunda bateria, Hakan vem para sua 6ª vitória na temporada !!

GP da França - Cassel (17 de junho) : 

Adolf Weil, já recuperado, vence a 1ª bateria , com Hakan na sua cola !! Na 2ª, inversão de colocações, com Hakan vencendo e Weil chegando em segundo !!


Segunda curva do GP da França !!

GP da Finlândia - Hyvinge (5 de agosto) : 

É dia de Hakan Andresson ! Inspirado, Hakan não tem adversários e vence as duas baterias !! Seu maior rival até então, Weil,  fica com um segundo lugar e um abandono por quebra !!

GP da Rússia - Leningrado (12 de agosto) : 

Na nona etapa, um enorme público comparece ! São mais de 50.000 pessoas, sendo que um número perto disso não consegue entrar para assistir o Grande Prêmio !!   Na primeira bateria, Hakan sofre uma queda e é atropelado por um piloto russo que disputa apenas essa etapa. Com ferimentos no rosto, Hakan fica fora do GP !  Sem adversários, Weil vence as duas baterias !

GP da Suécia - Ulricehamn (19 de agosto) : 

Já recuperado, e correndo em casa, Hakan Andersson, dá um show para os mais de 40.000 espectadores , e vence as duas baterias, ficando com o título por antecipação !!  O outro sueco, Torleif Hansen completa a festa e fica com os dois 2ºs lugares !! Delírio total da galera !!


Torleif Hansen (Kawasaki). Estilo meio estranho... !!

GP da Áustria - Lauensdorf (26 de agosto) : 

Na etapa final, a disputa é pelo vice-campeonato, entre Weil e Mikkola !  Weil vence a primeira bateria e Mikkola fica apenas em 5º lugar !  Na segunda bateria, Mikkola vence, mas Weil chega em segundo, garantindo o Vice-Campeonato !!


Hakan Andersson (Yamaha) , o Campeão das 250 !!

Resultado Final: (cada piloto soma seus 12 melhores resultados)

Posição Piloto País Moto Pontos

Total de pontos

Hakkan Andersson Suécia Suzuki 177 229
Adolf Weil Alemanha Oriental Maico 157 199
Hekki Mikkola Finlândia Husqvarna 143 185




O Campeonato :  

500 cc 

GP da França - Tarare (1º de abril) : 

Na abertura, o atual campeão , o belga Roger DeCoster, amplo favorito, quebra na primeira bateria, que é vencida pelo sueco Christer Hammargren.  Na segunda bateria Roger DeCoster vence de ponta a ponta !!


John Banks (BSA) à frente de Chris Hammargren (Yamaha)

GP da Áustria - Sittendorf (15 de abril) : 

A baixa temperatura e as más condições da pista, causam uma quebra em massa ! Os favoritos ficam fora da disputa, e deixam a vitória das duas baterias para o tcheco Jiri Stodulka pilotando uma CZ.


Jiri Stodulka (CZ) nº 26

GP da Finlândia - Tikkurila (20 de maio) : 

Nesse GP a Yamaha estréia sua 500 com a suspensão traseira mono-amortecida e vence a primeira bateria com Hammargren ! Na segunda bateria, DeCoster vence com sua Suzuki, usando também um novo motor ! Havia quebrado na primeira, abandonando ! O belga Jaak van Velthoven fica com os dois 2ºs lugares.


Jaak van Velthoven (Yamaha) 

GP da Itália - Singoli (27 de maio) : 

Nesta etapa a Suzuki mostra que evoluiu muito, e leva o favorito DeCoster a 2 vitórias indiscutíveis ! DeCoster já lidera o campeonato com 60 pontos, seguido de Stodulka com 50 pontos.


Roger DeCoster (Suzuki)

GP da Tchecoslováquia - Holice (3 de junho) :

Willy Bauer, estréia uma nova supensão na sua Maico, e vence as duas baterias ! DeCoster, surpreendido, tem que se contentar com dois 2ºs lugares !!


Willy Bauer (Maico) nº 5

GP dos Estados Unidos - Califórnia (24 de junho) : 

Foi o primeiro GP do Mundial disputado nos EUA ! Mais de 35.000 espectadores !  Mas o show ficou com os europeus ! Willy Bauer e sua Maico novamente vencem as duas baterias ! DeCoster fica em segundo na 1ª bateria !

GP da Alemanha Oriental - Bielstein (15 de julho) : 

Esta etapa, disputada debaixo de chuva, e muita lama, teve Bauer novamente vencedor da 1ª bateria , com DeCoster em segundo numa emocionante disputa !  Muitas quedas , inclusive de Bauer, que abandona na segunda bateria ! DeCoster vence, aumentando mais a disputa pela liderança do Campeonato ! DeCoster lidera com 123 pontos, seguido por Bauer, com 107 pontos !

GP da Bélgica - Namur (5 de agosto) : 

A pista de Namur é considerada a mais difícil de pilotar ! DeCoster venceu os últimos 3 GPs disputados ali !  Mas nesse ano, Bauer está impossível, e faz outra dobradinha !! DeCoster fica com um segundo e um terceiro lugares ! A disputa agora cai para 145 a 137 pontos a favor de DeCoster !

GP de Luxemburgo - Ettelbruck (12 de agosto) : 

Na primeira bateria, um enorme acidente envolve mais de 15 pilotos, tirando os favoritos , DeCoster e Bauer ! Vence o sueco Ake Jonsson !  Antes da 2ª bateria, os pilotos e organizadores se reunem para discutir a questão de segurança ! Após muito tempo, é dada a largada ! Ake Jonsson pula na frente e vence novamente. DeCoster abandona e Bauer chega em segundo !


Ake Jonsson

GP da Holanda - St. Anthonis (19 de agosto) : 

Etapa final e decisiva ! A diferença está em apenas 2 pontos, a favor do belga DeCoster contra Bauer ! 

 Willy Bauer precisa de pelo menos um 3º e um 1º lugar para ficar com o título, e DeCoster de pelo menos um 2º lugar !  

O regulamento favorece DeCoster (cada piloto soma seus 11 melhores resultados ) !  

Mais de 50.000 torcedores lotam os morros ao redor da pista ! 

Na primeira bateria, DeCoster larga bem, seguido de Bauer ! Mas logo na segunda volta, um espectador  inclina-se muito para dentro da pista e DeCoster esbarra nele, indo ao chão !

Ele volta à corrida, mas cai para a 5ª colocação, com Bauer abrindo larga vantagem ! Mas a sorte está com o belga, e logo depois, o motor de Bauer "explode" , deixando o alemão a pé !!  

Jonsson assume a liderança, e DeCoster já aparece em segundo lugar !! Mas o motor de DeCoster começa a falhar muito ! DeCoster pára no pit para um rápido conserto , voltando à pista para receber a quadriculada em 4º lugar !! 

Com esse resultado, Bauer fica 10 pontos atrás de DeCoster !  

Na segunda bateria, Bauer, de motor novo, pula na frente ! Mas na terceira volta, a sua Maico , com problemas de carburação , novamente vai parando !!  

O holandês Wolski assume a liderança e vence a bateria ! DeCoster, fazendo uma corrida cuidadosa, já Campeão com a parada de Bauer, chega novamente em 4º !  

Roger DeCoster iguala o tri-campeonato , do Alemão Oriental, Paul Friedrichs, em 67-68-69 !!


O Tri-Campeão Roger DeCoster e sua Suzuki 500 

Resultado Final:

Posição Piloto País Moto Pontos Total de pontos
Roger DeCoster Bélgica Suzuki 145 161
Willy Bauer Alemanha Oriental Maico 143 149
Jaak van Velthoven Bélgica Yamaha 122 142

 

Foi mais um emocionante campeonato, marcado pelas grandes evoluções tecnológicas das máquinas japonesas e pelos grandes desempenhos dos pilotos europeus !! 

Por Ricardo Pupo


 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

 

Comentários dos internautas



Demais a reportagem, impressionante a diferença, eu pratico motocross, e estou iniciando no freestyle, tipo X-Games, e hoje, nos andamos com tudo que existe de equipamento, quase uma armadura, e os caras andavam so com a botinha do policial rodoviario, deve ter sido um barato, pois sem eles, nao teriamos o que temos hoje.
Leandro Ajax.
metalurgicadual@uol.com.br  (Quarta Feira, 25 de Fevereiro de 2004, às 16:46:58)


Olá, Faço trilha,concordo com o que o Leandro citou a cima, e digo mais,tenho uma dt180, que perto dessas motos acredito eu tem uma suspençao muito melhor um dia fui em uma pista com ela, e haja braço, resumindo, esses caras deviao ter muito braço para aguentar o tranco.....eu acho a dt muito dura para o cross, ja para a trilha uma otima e barata opçao.
Fernando
fernandorezekandery@yahoo.com.br  (Sexta Feira, 24 de Setembro de 2004, às 00:36:37)


Muito legal
JULIANO SERPA  
(fernandorezekanderi@yahoo.com.br) Domingo, 26 de Junho de 2005, às 18:04:07


OS CARAS SÃO UMA LENDA!!! MUITO BACANA A REPORTAGEM, ESTÃO DE PARABÉNS.
Sérgio Rossi
(sergiorossi@bol.com.br) Sexta Feira, 12 de Maio de 2006, às 18:53:53


J'étais à St Anthonis ce 19 aout, j'ai vu Bauer s'arrêter joint de culasse out. De Coster a été panneauté Bauer out il était champion du monde....
POTELLE
(popobeal@hotmail.fr) Sábado, 9 de Dezembro de 2006, às 19:51:14


estes sao os verdadeiros pilotos domundo do motocross e supercross ! uma mota dakelas nas pistas d hoje em dia era pra partir a meio. parabens pela reportagem
rmz 450
(wilanonimo@hotmail.com) Quarta Feira, 15 de Agosto de 2007, às 19:48:35


muito bom!!! os cara mandavam ver mesmo...
joao francisco
Sábado, 18 de Agosto de 2007, às 10:12:12


é demais saber que tinha gente com tanta coragem antigamente como tem hoje valew fuiiiiiii

nome: jose elias dos santos junior
(minini.nirvana@hotmail.com) Segunda Feira, 28 de Abril de 2008, às 18:26:38


ta brutal quem me dera ter uma mota dessas

nome: Hugo Pereira
(hugoperas@hotmail.com) Segunda Feira, 19 de Maio de 2008, às 11:34:41


as lanbretas vuadoras sao muito loucas

nome: gustavo
(guandrade19@yahoo.com.br) Terça Feira, 1 de Julho de 2008, às 21:20:57


Legal, histórico hein cara!
é o seguinte: eu aprendi andar em uma CZ 180, verde abacate, uma moto pesadona e poderosa prá época (década de 80). Procuro sempre fotos dela e nunca encontro. Por infelicidade não tenho nenhum registro fotográfico, somente na memória. Se tiveres gostaria que me indicasse o site ou alguém que tenha esta foto. Muito obrigado e sucesso!
Hoje moro em Londrina mais não dispenso uma moto.

nome: Zeh
(santotal@estadao.com.br) Quarta Feira, 10 de Setembro de 2008, às 16:33:36