I ENDURO DA INDEPENDÊNCIA

RIO DE JANEIRO - BELO HORIZONTE

1983

O Enduro é uma modalidade de competição de motocicletas, até então pouco conhecida pelos brasileiros.

O mercado de motos fora de estrada vem crescendo muito e a Honda, de olho nesse filão, resolveu patrocinar um evento de Enduro.

Juntamente com a Rede Globo e o Trail Clube de Minas Gerais, foi criado o Enduro da Independência.


Na história do Brasil há um relato sobre uma viagem efetuada por D. Pedro I do Rio de Janeiro até Belo Horizonte, para tentar o apoio mineiro à causa da Independência, já defendida por São Paulo e Rio.

Isso foi em 1822, poucos meses antes da Independência. D. Pedro I e sua comitiva de mais 8 pessoas, cavalgou por 15 dias, e esse trajeto ficou conhecido como "Caminho Novo" e posteriormente como "Estrada Real".

O Trail Clube de Minas, com total apoio da Honda estava pensando em criar uma prova de longa duração para difundir o Enduro nacionalmente, pois já era praticado nas trilhas de Minas Gerais. E a Rede Globo estava planejando uma comemoração especial e diferente para a Semana da Pátria. 

Daí surgiu o Enduro da Independência !

Após 5 longos meses de preparação, levantamento da trilha em bases de registros históricos, muitas viagens Rio - Belo Horizonte, finalmente chega setembro !

Serão 800 Km, percorridos em 3 dias !

São 440 motos, divididos em 220 duplas de pilotos, que irão disputar esse grande desafio, enfrentando chuva, lama, poeira, frio, e cansaço, pelas trilhas da Estrada Real !

No dia 4 de setembro, houve a largada simbólica, no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, onde há uma estátua de D. Pedro I. Todas as motos desfilaram, juntamente com os carros de apoio, fazendo uma grande festa !

Mas a coisa ia ficar séria mesmo no dia 5 de setembro, uma segunda feira chuvosa e fria !

As duplas começaram a largar pontualmente às 7 da manhã, partindo para a 1ª etapa, que seria até Barbacena, numa distância de 350 km.


Um mundo de motos ! A cada 30 segundos larga um participante.

Muita lama, dificuldade para navegar, muitos perdidos e depois mão embaixo para alcançar a média (o enduro é de regularidade).

O primeiro trecho cronometrado começava no vilarejo de Porto Estrela, local onde começou a viagem de D. Pedro.

De lá seguiram até Piabetá, em asfalto, e dali começava a subida até Petrópolis, em chão de paralelepípedos molhados ... muitos tombos !

Depois de Petrópolis, Correias e Noguerias, também pelo asfalto.

Um trecho de terra levou o enduro até Pedro do Rio, e de lá até Secretário, também em terra batida ... bem lisa !


Muitos lugarejos !! 
Paulo Henrique (PH), que faz dupla com Nelson, na moto nº 197

De lá seguem até Paraibuna, passando por Paraíba do Sul. De Paraiubuna até Matias Barbosa, mais asfalto !  A turma já começava a se perguntar ... "cadê as trilhas, a emoção, o barro pra atolar ??"

Logo depois de Matias Barbosa, viria a resposta ... começava a trilha chamada "Expurgo da Desindexaçao" ! Esburacada, pedregosa, com costelas de vaca e muitas fendas, a trilha começa a dar um tempero ao Enduro !


O sufoco estava só começando !

Quem conseguiu passar bem, chegou até Caeté, Retiro e Juiz de Fora e de lá seguiu para Chapéu D ´Uvas ... e tiveram que enfrentar o Pastão e o Oleoduto !

O Pastão era uma encosta coberta por pastagem, que tornava a sudida muito difícil, principalmente para as pesadas XL 250 e Montesas. Quem estava de DT 180 se deu bem !

Chega o Oleoduto ... são cinco morros íngremes, com um oleoduto enterrado por baixo ... um sufoco !

A chuva causou uma grande erosão, e as valas e fendas eram enormes, e muita gente ficou para trás ! 

A seguir a caravana foi para Ewbank da Câmara, Santos Dumont , Perobão, Antonio Carlos, Sá Forte e finalmente a chegada em Barbacena !


Um dos trechos enlameados !!

O caminhão de patrulha especial do Exército, incumbido de percorrer as trilhas ao final do dia, recolhendo os atolados, perdidos e desaventurados, só chegou a Barbacena na fria madrugada do dia 6 ! Teve gente que ficou na chuva e no frio esperando o caminhão até a 1 hora da manhã !!

Em Barbacena as motos ficaram num parque fechado, onde os pilotos aproveitavam para revisar e checar as condições das máquinas para o dia seguinte.

No dia 6, a segunda etapa seria até Ouro Preto. O primeiro trecho era até Padre Brito e depois seguindo até a Fazenda Pouso Real (onde D. Pedro e sua comitiva pernoitaram certa vez), passando por muitos mata-burros, o que andou entortando muita roda !!


Uma vítima do mata-burro !

A chuva acabou fazendo com que as médias estipuladas nas planilhas se tornassem muito altas para as condições precárias das estradas e trilhas ... com isso nos trechos um pouco melhores, os pilotos tinham que acelerar forte para tentar recuperar o tempo ! O resultado foram alguns acidentes (nenhum grave), como o de José Triploli, que atropelou uma vaca a 80 km/h ! Tripoli nada sofreu, mas o estrago na moto foi grande !

Chega São João Del Rey e depois Tiradentes, onde seria realizado o teste de velocidade. 


Atravessando Tiradentes

São 5 quilometros de subidas e descidas numa estradinha sinuosa e escorregadia, com muitas árvores, a caminho de Prado ... o piloto era cronometrado na entrada e na saída do percurso ... teve piloto que atingiu a média de 130 km/h !!!


Pilotos cruzando a cidade de Prado

Depois de Prado, em direção à Queluzita, Ribeiro e Conselheiro Lafaiete, as trilhas ficaram muito travadas e apertadas ! De lá seguem num trecho muito bonito até Ouro Branco, a trilha de Nicanor, porém em subida e com muitas cavas ! No topo da Nicanor havia uma estradinha de areia branca com uma vista maravilhosa da serra !

De Ouro Branco a Ouro Preto, seguiram a trilha do Garimpeiro ... atravessam um rio raso entre montes de minérios garimpados e sobem por uma trilha muito ruim até chegar no asfalto de deslocamento até Ouro Preto.


Um dos muitos rios atravessados !

Em Ouro Preto o parque fechado foi no campo de futebol da cidade, e novamente a atividade noturna foi enorme num desmonta, monta, troca, parafusa geral !!

Amanhece o dia final, 7 de setembro, com sol forte ! A última etapa iria terminar em Belo Horizonte !


Largada em Ouro Preto !

As trilhas iriam favorecer os pilotos mineiros, que já estão habituados a percorrê-las !

Uma trilha nova, levantada pelo TCMG, leva o Enduro de Ouro Preto até Glaura e dali até Rio Acima.

De lá, seguem para Raposos e Nova Lima, passando por trilhas como Galopeira, Lair de Baixo, Lair de Cima, Vaca Oca, Olimpo, Hemovirtus e outras ! Muita pedra solta, poeira e ... muita gente andando junto, dividindo curvas, tombos, adrelalina pura !!


Trilha "Hemovirtus"

Está chegando ao fim ... de Rio Acima, até São Sebastião das Águas Claras e finalmente Belo Horizonte !

A chegada à Belô foi no Shopping Center onde uma multidão de pessoas se misturava aos pilotos, equipes de apoio, a imprensa, televisão, um verdadeiro tumulto !

No final, havia a última prova ... um trecho de 300 metros, repleto de obstáculos onde os pilotos não poderiam tocar os pés no chão ! Apenas um piloto de cada dupla teria que participar. 


prova especial, tipo non-stop e no fundo a chegada

E o resultado final dessa grande aventura foi a vitória da dupla mineira formada por Roberto Ferreira e Helder Rabelo, pilotando duas Yamaha DT 180, que lideraram o Enduro do começo ao fim !


Beto "Motorauto" o vencedor, ainda limpinho na largada !

Nos 32 postos de controle (PC) do percurso, a dupla perdeu 2532 pontos (253 a menos que o segundo colocado).

Em segundo lugar chegaram os irmãos, também mineiros, Paulinho e Aureo Stradioto, também com duas DT 180.

Para a Honda, patrocinadora oficial do evento, restou o terceiro lugar, com os mineiros Patricio Calderon e Rogério Eurides, ambos de XL 250.

Das 440 motos que partiram do Rio, pouco menos de 300 chegaram a Belo Horizonte, entre elas uma heróica Yamaha TT 125 do carioca Jorge Antunes, que além de vencer todas as enormes dificuldades do Enduro, ainda teve que percorrer os últimos 10 quilometros, rebocando a FBM 125 de seu parceiro Antonio Nogueira, que ficou sem combustível !

São muitas as histórias e aventuras de cada um, vividas nesses 3 dias da maior e mais longa prova do motociclismo brasileiro !

Para todos, a grande vitória foi ter participado e ter conseguido chegar ! 

Parabéns a todos que participaram na organização, na grande idéia, na criação e principalmente aos pilotos e suas intrépidas motocicletas, que venceram todos os obstáculos e armadilhas das trilhas da "Estrada Real" !!


I ENDURO DA INDEPENDÊNCIA
1983

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Posição Dupla  Estado

Pilotos

Moto Pontos
85 MG Helder Rabelo
Roberto Ferreira
Yamaha DT 180 2532
24 MG Paulinho Stradiotto
Aureo Stradiotto
Yamaha DT 180 2785
14 MG Patricio Calderon
Rogério Eurides
Honda XL 250 3763
135 MG Jaider Siqueira
Carlos Lopes
Yamaha DT 180 6263
47 MG Luiz Pontes
Osório Lopes
Honda XL 250 6824
64 RJ Fernando Ferreira
Hélio Alcantara
Honda XL 250 8028
34 RJ Marcos Comnene
Vitor Biani
Honda XL 250 8139
162 MG André Gishewski
Rodrigo Furtado
Honda XL 250 8147
138 MG Luiz Machado
Ruben Goldstein
Honda XL 250 8154
10º 38 RJ Eduardo Rocha
Cláudio Figueiredo
Yamaha DT 180
Honda XL 250
8425

 

Por Ricardo Pupo
Agosto / 2004

Fontes: Revista Motoshow nº 8, Revista Quatro Rodas Moto nº 19, Revista Motocross nº 4, Revista Duas Rodas nº 100.


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



independencia: Boas épocas.
Aquele que está de capacete prateado e com as mãos prendendo a fivela, por detrás do beto Motorauto, sou eu.
Eu e um amigo éramos a dupla 88.
Aquilo foi um marco na minha vida.
A largada promocional na Quinta da Boavista foi um evento sensacional.
foi um pioneirismo que marca pelo fato de até a TV GLOBO deu apoio.
Muito boa a lembrança.
um abraço,
kleber klein
siacadastral@uol.com.br) Segunda Feira, 9 de Agosto de 2004, às 09:56:55


Olá Pupo
Estou aqui novamente para meus comentários sobre esta prova que participei com meu companheiro Carlos com duas DTs 180 zeradas, mas na época não tinhamos praticamente nenhum equipamento de segurança e foi realmente a maior prova da minha vida. Foram 3 dias de muito sofrimento, mas para todos os que participaram foi inesquecível. Minha dupla era o 202 e chegamos entre os 100 primeiros que para nós foi uma vitória. Ainda participei das outras tres edições seguintes e fui considerado um heroi por ter feito os 4 primeiros Independencia com a mesma DT 180 - 1982. 
Grande abraço 
Paulão - Pássaros de Fogo
hoera@ig.com.br  (Domingo, 15 de Agosto de 2004, às 13:53:20)


RICARDO E MARCÃO, PARABENS MAIS UMA VEZ PELO EXCELENTE ARTIGO DE UMA ÉPOCA INESQUECIVEL, O REQUINTE DE DETALHES VALORIZOU AINDA MAIS O VERDADEIRO ESPIRITO DE TODOS OS MOTOCICLISTAS.
ABRAÇÕES,
RUBENS AGUIAR - RATÃO
RAGUIAR@CTEEP.COM.BR  (Segunda Feira, 16 de Agosto de 2004, às 10:52:28)


Eu estive neste e fui em todos os outros, hoje já na categoria Over 40 (Bi-Campeâo), mas ainda chego na Over 50 .
Homero Fuser
homerofuser@techplus.com.br  (Segunda Feira, 16 de Agosto de 2004, às 14:40:59)


Maravilhoso relenbrar tudo isso!!!
Mas só por curiosidade, vocês sabiam que  o Paulão, aqui de São Paulo, foi o único a fazer os 4 primeiros Enduros da Independência com a mesma moto? Foi com uma DT 180.
Continuem relembrando...
Suviane Guirado Hoera
suviane@hotmail.com  (Segunda Feira, 16 de Agosto de 2004, às 15:58:56)


Olá Pessoal ! Uma belíssima resportagem. Ainda mais porque sou um dos sobreviventes do Oleoduto de Ewbank da Câmara. Sou o piloto 161 A da foto. Aquela madrugada foi inesquecível. Ficamos isolados no frio, chuva, relento e fome até a chegada do exército na madrugada. No dia seguinte as 20 motos, foram retiradas por um carro puxado por 8 bois, de tanta lama que tinha chamada caulim, que gruda até pensamento. Usei uma Honda XL250 tirada da loja para o Enduro. Não conseguimos completar a prova, porque meu companheiro queimou a embreagem e no dia seguinte em Barbacena roubaram todos os equipamentos que estavam na Pick-up enquanto consertávamos a moto dele. 
Abraços
João Zukowski
jzukowski@globo.com  (Quinta Feira, 19 de Agosto de 2004, às 16:41:09)


Olá Ricardo,
fiquei muito emocionado ao ler esta matéria. a saudade bateu forte. foi realmente um evento inesquecivel. gostaria de dois comentários: 1) meu nome correto é Paulinho Stradioto e não Paulo como consta na classificação. 2) naquela prova não podia ter apoio de mecânicos. abraços, Paulinho Miranda Stradioto
stradioto@veloxmail.com.br  (Quarta Feira, 25 de Agosto de 2004, às 12:47:41)

N.R. - Agradecemos sua oportuna observação. Já corrigimos o texto !!


Show !!!
Gervásio
gervasio.castro@cpm.com.br  (Sábado, 28 de Agosto de 2004, às 07:33:46)


Excelente matéria e lembrança.
Estive participando deste enduro, era numeral 15A - junto com um amigo João (Corauto Tintas- Leblon), foi bom demais. Com as DT's, como as bichinhas sofreram. Parabens pela reportagem. Mostra mais uma vez a razão do sucesso deste site.
Marco Goulart - RJ
magoulart@superig.com.br (Sábado, 28 de Agosto de 2004, às 18:20:56)


Adorei relembrar. Valeu !!!
Thede Cazarini
thedecazarini@yahoo.com.br  (Domingo, 5 de Setembro de 2004, às 12:26:07)


Na época eu tinha 15 anos de idade e fui para a praça central de minha cidade (Conselheiro Lafaiete-MG) para ver os pilotos passarem com suas Dts, XLs, Montesas, dentre outras motos guerreiras.Os pilotos seguiam pela Estrada Real no sentido Ouro Branco. Fiquei tão alucinado que durante parte do percurso da Estrada Real, fui pedalando em uma bicicleta Caloi Cross acompanhando os bravos pilotos e suas máquinas. Jamais nossa geração esquecerá aquele dia. Aos pilotos que participaram meus parabéns, jamais um evento desta natureza foi tão significativo quanto o I Enduro da Independência (1983).
Mauro Fabiano Bittencourt  - Cons. Lafaiete / MG
bittencourtmauro@ig.com.br  (Quarta Feira, 8 de Setembro de 2004, às 00:49:10)


Nós que competimos durante muito tempo, sempre falamos que o vencedor da prova tinha pouca história para contar. Lendo a matéria (e relendo umas duas vezes) é que podemos dizer que somente quem viveu cada emoção deste ENDURO pode saber que o campeão tem muitas histórias para contar e enche os olhos de lagrimas ao lembrar. Parabéns pela excelente matéria e muito obrigado por proporcionar este momento a todos nós.
Helder Rabelo
helder@minastc.com.br  (Terça Feira, 14 de Setembro de 2004, às 19:53:34)


Sr. Ricardo
Sou irmão do piloto Antonio Carlos Nogueira, que participou do 1º Enduro da Independencia em 1983 com uma moto FBM 125CC.
Meu irmão Antonio Carlos Nogueira veio a falecer no ano de 1998 em um acidente de carro.
Gostaria de saber se o Sr. tem algum registro de foto do meu irmão recebendo a medalha de Espirito Trail, por ter concluido o percurso mesmo chegando rebocado pela moto de seu companheiro Jorge Antunes. Se tiver, gostaria que me enviasse uma copia.
Atenciosamente,
Geraldo Magela Nogueira
zeliachagas@hotmail.com  (Segunda Feira, 20 de Setembro de 2004, às 20:23:20)

N. R. Não temos essa foto, mas solicitamos a quem possa ter algum registro, que nos avise.


Esta matéria fabulosa motivou nossa equipe... Vamos participar do Piocerá 2005 - 1.400 km de prova, de 25 a 30 de Janeiro - Saindo de Terezina-PI com chegada em Fortaleza-CE, numa DT 180...  - Vamos em busca de uma DT 180 e fazer essa prova. No meio de grandes tecnologias, nossa DT vai cruzar todo o sertão e chegar no litoral, "eu prometo" é que a Yamaha, toca nosso coração. Um abraço e muito obrigado pela motivação !!! 
André SantMarianna
(andresantmariana@hotmail.com) Sexta Feira, 22 de Outubro de 2004, às 08:58:23

N.R. Estaremos torcendo por vocês !


Mandaram muito bem na materia. Parabens.
Anderson
(andersonjannuzzi@hotmail.com) Terça Feira, 23 de Novembro de 2004, às 11:32:09


Se Deus quiser eu vou no ano que vem.
Fernando
(fernandobeiramato@yahoo.com.br) Sábado, 25 de Dezembro de 2004, às 15:15:14


Parabéns, e concordo plenamente com o Helder em seu comentário: só quem participou sabe quanta história temos para contar desse primeiro Independência. Participei com uma turma de SP, do Trail Clube Paulista, em dupla com Ricardo Mota Mamede, que ainda participa na Over 40 junto com o Homero Fuser Costa, O Dado, Marcão, e tantos outros... como o próprio Beto "Motorauto", vencedor do primeiro Independência. Por muitos anos questionado de sua vitória (?) como ainda chora o Paulinho Stradiotto ( tem de corrigir o nome mesmo...), mas o tempo e esta matéria nos fez esquecer( ou deixar de lado) esta questão, pra podermos simplesmente curtir tudo o que aquela prova representou nas nossas vidas. O pioneirismo, as dificuldades, a coragem, a amizade a flor da pele, o companheirismo com os outro 598 participantes....Parabéns pelo site É POUCO....OBRIGADO  pelas lembranças. Entrei hoje no site por meu parceiro< Ricardo Mamede esteve de passagem aqui em casa (moro em Pindamonhangaba) para voar de balão comigo e viu uns posters de fotos do Primeiro Independência e do Primeiro Enduro das Praias e comentou sobre este site... Grande Mamede....e quase me obrigou a prometer que irei no próximo Independencia...acho que ele conseguiu me convencer....mandarei notícias dos hematomas...Obrigado novamente.  
Em Tempo - nós eramos numero 50
Jairo Fogaça
(jairofogaca@uol.com.br) Terça Feira, 4 de Janeiro de 2005, às 11:25:13


nossa muito legal adorei
ÉRICA
(patydanadinha@ig.com.br) Domingo, 10 de Abril de 2005, às 19:21:00


Nao vive essa epoca mas tenho muitas revistas que adquiri sobre a historia da minha maior paixao que e o enduro essa reportagem foi perfeita. Como dizem os mais velhos so quem foi sabe exatamente o que foi ....
Parabens
Edmil Reis"Faraó"
(edmilreis@yahoo.com.br) Domingo, 10 de Abril de 2005, às 19:26:57


Certamente foi inesquecível ver todas essas motos estacionadas no ""parque fechado"" em Barbacena. Na verdade, ficaram estacionadas ao lado do cinema da EPCAR, Escola Preparatória de Cadetes da Ar"" onde eu era aluno e a partir daí, jurei que um dia faria aquilo. Hoje com 39 anos estou pronto para refazer o caminho que tanto me alegrou  em Barbacena. 
ITAIPUAÇU MOTO CLUBE
Jardel Martins de Almeida
(jardel.almeida@ig.com.br) Quinta Feira, 2 de Junho de 2005, às 11:13:20


Olá, já emiti meu comentário anteriormente neste site, o que esqueci de mencionar foi a frase que era divulgada pela televisão na época:
" NAS TRILHAS DO PASSADO, AS EMOÇÕES DO FUTURO " Enduro da Independência.
Mauro Bittencourt - Conselheiro Lafaiete - Minas
(bittencourtmauro@oi.com.br) Terça Feira, 26 de Julho de 2005, às 18:20:32


ae massa muito bom.........
adailton
(adailton_rr@hotmail.com) Quarta Feira, 7 de Setembro de 2005, às 15:13:06


Caros amigos,
Meus parabéns pela matéria. Será que poderíamos publicá-la no portal ManiadeMoto, dando os respectivos créditos?
Abs,
Bruno - Portal ManiadeMoto
(bruno@maniademoto.com) Terça Feira, 20 de Setembro de 2005, às 16:02:49


Eu (PH) e Nelson somos a dupla 197 da terceira foto, que emoção lembrar da "doce loucura" - frase do Beto Motorauto - que foi este 1o Independência ...
Paulo Henrique M. Guatimosim (PH)
(phmg@terra.com.br) Sexta Feira, 30 de Setembro de 2005, às 23:04:28


Maravilha de reportagem! O Projeto turístico da estrada real começou aí. Será que o TCMG não tem a lista de todos os piloto que, como eu, participaram desta prova histórica?
Grancisco Guatimozim Vidigal
(fgvidigal@terra.com.br) Sábado, 1 de Outubro de 2005, às 20:19:02


Parabéns. Em 82 eu estava começando com uma TT 125 e sempre sonhei em participar dessa prova. Só fui realizar esse sonho em 2002. É uma experiência e tanto.
Marcelo Rocha Benfica
(ckr@gold.com.br) Terça Feira, 4 de Outubro de 2005, às 15:56:32


Ricardo, só agora tive conhecimento da sua reportagem via o P.H., boas lembranças e saudades desta época onde o desconhecido fascinava. Hoje um pouco mais experiente, lembro que ali começou a minha escola para o Rali Paris-Dakar, na minha primeira participação, naqueles momentos dificeis no deserto do Saara, me lembrava que no Independencia, na minha primeira "grande" corrida tambem tinha vencido as dificuldades da lama, do entrosamento com meu companheiro Marcelo, que sempre tinha que voltar e ajuda-lo a superar e lembrava que tinha chegado ao final. Até hoje tenho minha moto de trilha, infelizmente com pouco tempo para aproveitar. Minha praia é uma pouco mais pesado, são os caminhões que estou manejando. Um abraço a todos os companheiros do Independencia 83. Se alguem tiver alguma foto que apareça o numero 73 de XL vermelha, matarei mais as saudades.
Quero contar com a torcida de vocês para o Dakar 2006, estarei por lá novamente defendendo as cores do Brasil.
Abraços
André Azevedo
(andre@parisdakar.com.br) Quinta Feira, 17 de Novembro de 2005, às 09:48:55

Caro André: Estaremos torcendo, sem dúvida ! Boa sorte !
Ricardo Pupo


Sou amante do off-road, sou trilheiro, e lembro-me bem desse "Independncia". Na época já era apaixonado por moto. Quero parabelizá-los por não deixar no passado esse momento tão importante do mundo off-road. Obrigado
Artur Emilio Bittencourt
(art.emilio@hotmail.com) Domingo, 1 de Abril de 2007, às 11:15:54


Fantástico, fantástico, fantástico!!! Nessa época eu era garoto. Mineiro de nascimento mas nunca tinha residido em Belo Horizonte. Morava em São Paulo. Nem sabia o que era moto direito, afinal tinha apenas 7 anos. Começei nas trilhas em 2003 com uma Agrale 27.5, a famosa Xuxa, passei para a KDX 95 (KADECA) e agora estou realmente em uma moto que nessa época acredito que vocês não imaginavam existir. Uma CRF-450X. Ano passado com minha WR 250F, sofri um acidente o que me impossibilitou de ir no primeiro independência como piloto. Fui como apoio. Para quem gosta, sugiro não perder mais nenhum, já se programe para 2007. É de emocionar os depoimentos dos colegas que participaram do primeiro enduro da independência e ainda ver que até hoje temos pilotos dessa época andando pelas trilhas mineiras, pelo menos são os que eu conheço. Já estou me programando para a participação no enduro da independência deste ano. Já estou ansioso, afinal serão os 25 anos de aniversário dessa grande festa que todos relatam em seus comentários. Ricardo, parabéns pela reportagem, excelente. Parabéns ao TCMG que vem nesses 25 anos realizando provas e mais provas. Parabéns aos pilotos também que são a atração disso tudo. Este ano também entrarei para história.
Mais um detalhe. Quando começei a olhar para este esporte, ainda o independência chegava no BH Shopping. Era uma festa. Bem que o independência desse ano podia ser o mesmo "percurso", ou seja, sair do RJ e chegar em BH. Afinal tem que ser diferente para comemorar este 1/4 de centenário.
Grande abraço a todos,
Matheus Monteiro Ferreira Rodrigues
Equipoeira - BH-MG
(equipoeirateamracing@yahoo.com.br) Quinta Feira, 5 de Abril de 2007, às 08:48:32


muito lindo, gostei de mais, tenho muita vontade de fazer o enduro, parabens a todos os grandes homens que tiveram essa ideia brilhante, e que seja enterno o grande enduro da independencia
tharcio lacerda
(tharciolacerda@hotmail.com) Sexta Feira, 20 de Abril de 2007, às 14:22:53


sou um apaixonado por trilhas  gosto muito desses tipos de motos gostei de mais da matéria

nome: tiago
(tiagogadeiasap@hotmail.com) Domingo, 22 de Julho de 2007, às 18:42:27


Blz!!Excelente  matéria .Não sou dessa época mas acompanho enduro deste pequeno.Hoje participo de vários, mas gosto de relembrar tbm aquilo que foi um marco na história do off road.Inclusive se vcs tiverem dvd que registram esses enduros do independência eu compro !!!

nome: Aloylson Vidal Siqueira
(lolosbt@hotmail.com) Quarta Feira, 8 de Agosto de 2007, às 00:22:10


Cara isso é doido,gostaria de está la na epóca

nome: Rodrigo Tomio
(rodrigotomio@hotmail.com) Sexta Feira, 17 de Agosto de 2007, às 19:55:04


Ah, quantas saudades dessas maravilhosas motos. Adorei a matéria, muito show de bola e um grande abraço!!

nome: Cleber
(cleber72@gmail.com) Domingo, 7 de Outubro de 2007, às 15:21:42


minha dupla era a "dupla caipira" eu de Sorocaba e Roberto Godinho de Piedade, eramos nº 63, largamos sem saber nada de navegação e chegamos em 50º no geral, mas para nós o importante foi chegar. Depois participei mais 8 vezes até terminar na histórica edição dos 7 dias, onde larguei com o nº 150 em BH, fomos até Ubatuba e voltamos pra BH. 

nome: Claudio de Castro Ferreira
(claucafera@ig.com.br) Quarta Feira, 5 de Dezembro de 2007, às 15:24:36


MARAVILHA,
Como é bom relembrar o romantismo daqueles velhos tempos. Este foi o primeiro de uma série de 3 enduros dos quais participei (os outros 2 foram I enduro das Montanhas e o I Enduro das Praias) com meu velho amigo, primo e irmão Celso com uma DT-180 cada um.
Parabens pela reportagem.

nome: Edson Ricci Jr
(edricci@iam.com.br) Segunda Feira, 28 de Janeiro de 2008, às 18:28:02


Quantas saudades, queria ter participado dessa aventura, eu tinha uma FBM e fui vizinho dos irmãos STRADIOTO que representaram muito bem Minas e outros enduros.

nome: DENNIS CIOLETTI
 (denniscioletti@yahoo.com.br) Terça Feira, 19 de Fevereiro de 2008, às 07:39:36


Excelente matéria ! Parabéns. E lembrar que o mais sofisticado equipamento eram a Rallymax e Odomax, que não passavam de máquinas de calcular adaptadas. A propósito, tenho uma revista Motoshow com reportagem sobre o I Cerapió, em 1987, prova da qual participei. Caso interesse, posso escanear e enviar para vocês, acrescentando mais informações. Abração

nome: Luiz Almeida
(luiz.almeida@ibge.gov.br) Quarta Feira, 2 de Abril de 2008, às 11:17:52

Caro Luiz: Agradecemos a sua sugestão, mas o evento citado, de 1987, (por enquanto) não faz parte de nosso site, que por uma questão apenas de logística e critérios, engloba o motociclismo até 1985.
Ricardo Pupo


vcs são muitos louco para fazer isso ! vem qualquer dia em pederneiras sp  no jd marajoara

nome: bile
(jefferson_gabiel@hotmail.com) Quinta Feira, 24 de Abril de 2008, às 09:31:52


Maravilhosa reportagem , esta grande prova marcou muitas vidas, era um moleque quando foi realizado a primeira edição! E hj faço trilha motivado pelas boas lembras que o Independência dos velhos tempos. E se Deus permitir participarei dele, na minha dt180 !!!!
vlw moçada !!!

nome: Fernando Moura
(mourafff@hotmail.com) Terça Feira, 1 de Julho de 2008, às 07:10:55


muito emocionate, pena que eu nao tava lá!

nome: Rebson
(ninor_fsa@hotmail.com) Sábado, 5 de Julho de 2008, às 19:33:55


MASSA

nome: JOÃO  VICTOR
(joaovictor_aa@hotmail.com) Sexta Feira, 18 de Julho de 2008, às 17:26:31


Vixe...eu li essa reportagem e me imaginei lá, que loucura. Aos pilotos participantes os meus parabéns, tenho 35 anos e sou apaixonado por trilhas...e salve salve as DTs 180 que até hoje estão mandando ver...
Abraços!!!!

nome: Adriano Moreno (Ferruja).
(adriano.moreno@hotmail.com) Quarta Feira, 23 de Julho de 2008, às 21:08:17


Caros: Participei de uma das edições do Independencia nos idos de 198x (não me lembro o ano) em duplas. Essa reportagem trouxe um saudosismo imenso. Parabens pela matéria. É gratificante lembrar o que faziamos com as corajosas DT180, por pura paixão. Saimos de Mairiporã e chegamos ao shooping de BH 3 dias depois. Foi maravilhoso e uma das maiores experiencias de vida que eu tive até hoje. Com 52 anos, ainda faço minhas trilhas, agora de XR200 com partida elétrica. Sinal dos tempos....

nome: Anderson Pazinato
(pazinato@gmail.com) Sexta Feira, 25 de Julho de 2008, às 15:04:20


Essa época que era dificil andar, hoje é moleza

nome: Diego Silva
(garizu@bol.com.br) Quarta Feira, 30 de Julho de 2008, às 20:54:38


Parabéns a este documentario, estou participando de varios enduros somente para chegar o dia e fazer o enduro da independência e fazer parte desta historia também, acredito que em 2010 estarei participando, abraço a todos apaixonados off road.
RICARDO OGATA
 riogata@hotmail.com


nossa que inveja dessa galera que curtiu o enduro nessa epoca, parabens pela reportagem e a todos os pilotos que paticiparam, isso sim é moto na veia
Fadel
 inseto_speed@ig.com.br


LINDO, MARAVILHOSO, TUDO DE BOM... ESTOU PRECISANDO DE DVDS DE TODOS OS ENDUROS DA INDEPENDENCIA, QUERO COMPRAR,, OBRIGADO
 tharciolacerda@hotmail.com
 tharcio lacerda


Fantastico.Já tive o prazer de correr duas vezes o Independencia.Motos leves,potentes,materiais inquebraveis.Em 1983,DT´s,XL´s,Montesas...esses caras eram os caras,
email = alberto@procempa.com.br
nome = carlos castro


Meu pai correu algumas provas desta, fez parte das equipes da Cautol e da Gaucha Cross de Porto Alegre, ele chegou até a ficar em segundo ou terceiro lugar, o nome dele é Pedro Cappellari, e ele fez dupla com um cara q eles chamavam de Maurão, vc sabe onde consigo informações sobre outras provas desse enduro,desde ja agradeço e deixo meus parabens, vcs eram foda mesmo!!!!!!
email = marcelocappellari@bol.com.br
nome = Marcelo Cappellari


Aqui no Araxa, a gente diz ''QUEM FOI SABE'', e realmente foi muito bom, algo inesquecivel, quem nao lembra do "oleoduto" e da chuva, o Exercito no resgate,o jantar no Grogotó com gente chegando ainda. Boas lembranças.......,eu e o Sergio Moraes, "MINHA MUIÉ".....
email = leandrolerosa@yahoo.com.br
nome = Leandro Rosa


É muito legal isso ai!aqui no Maranhao tem e é um show!
email = mendeskleber@hotmail.com
nome = kleber


bons tempos que nao voltam mais!sera que ainda é realizado este enduro? gostaria de ressaltar que se alguem tiver cd gravado do enduro de independencia nesta epoca eu interesso,pois adoro o esporte.
email = neponet@yahoo.com.br
nome = augusto


Maravilhosa lembrança. Dupla nº 39
email = nigom@ig.com.br
nome = Nivaldo Gomiero


Parabens aos nossos bravos desbradores, sou de BH e atualmente moro em São João Del Rei onde pratico esse tão querido esporte.
email = dsjtapetes@mgconecta.com.br
nome = Emerson Henriques


Nossa, que vontade de ter nascido nessa época, que historia a Rede Globo poderia fazer, uma cobertura completa de uma trilha assim, ano que vem, isso iria dar muita audiencia e muita venda de motos pra os fabricatres... que ideia hein ...
email = skylo77@gmail.com

nome = Álvaro


O nascimento de um mito! Parabéns pelo resgate e parabéns à todos que, desde a gestação até os dias de hoje, mantém vivo esse ícone, esse "objeto" de desejo de todo trilheiro.
email = fbentivoglio@hotmail.com
nome = Fernando Bentivoglio


Fiz meus comentários em 2005.Gostaria de sugerir atualização deste site, com fotos novas, sem tirar as antigas e citar todos os outros Enduros da Independência.
email = marcelorbenfica@gmail.com
nome = Marcelo Benfica                                        06/04/2011

Caro Marcelo: A intenção do nosso site é o resgate dos bons tempos do motociclismo nacional e mundial. Para tanto, procuramos colocar as principais provas de várias modalidades, nesse caso mostramos o 1º Enduro da Independência, o 1º Enduro das Praias, e assim por diante. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas como somos apenas dois, e fazemos o site nas horas vagas, a coisa ainda vai longe !

Abraços,
Ricardo Pupo


participei do primeiro enduro da independencia e acredito que seja esse, e gostaria de ler mais noticias antigas, meu nome eh Marcos Comnene e fiquei em 7 colocado na epoca, na tabela acima o nome esta um pouco diferente. parabens pela materia, e saudade do oleoduto!!! fomos os primeiros a chegar em santos dumont...
email = marcos@bodin.com.br
nome = marcos bodin de saint ange comnene                22/06/2011

Caro Marcos: Já corrigimos o seu nome na tabela.
Abraços,
Ricardo Pupo


Que saudades daqueles velhos tempos trabalhava na Gauchacross, revenda que formou uma grande equipe de enduro, lembro de alguns pilotos, Wanderlei Soares, Mauro Mainardi, Mauraõ, Pedro Capellari... valeu
email = linhares@sinarodo.com.br
nome = Linhares                                                            11/07/2011


cara...isso é historia....esta pagina ta salva nos meus favoritos....participei do independencia em 1991.....muito legal esta pagina mesmo....
email = globo@sercomtel.com.br
nome = cezar ereira                                                    27/09/2011


foi a época das DT 180
email = luanjunio@moto.com.br
nome = luan                                                                14/10/2011


Parabéns pelo site!!! Não fosse um acidente grave 1 mes antes, teria participado deste primeiro enduro. Putz! Tô veio!!! Revivi tudo isto com muita alegria e saudosismo... Ainda ando de moto pelas trilhas... Mais ajuizado agora...hahahaha Parabéns de novo!
email = pino.rossi48@yahoo.com.br
nome = Pino Rossi                                                    26/10/2011


Caríssimo Pupo . Parabéns pelo resgate desta parte importante da história do offroad no Brasil . Pena que só agora tomei conhecimento de seu site , que já entrou para minha pasta de favoritos .Um grande abraço . Beto Corvo ( www.motoraid.com.br )
email = rtimagem@oi.com.br
nome = Beto Corvo                                                26/10/2011


FICO CONTENTE EM REVER MATERIAS RELEMBRANDO O INICIO DO ENDURO E TIVE PARTICIPAÇAO, POIS ESTAVA LÁ, GOSTARIA DE MAIS MATERIAS DOS OUTRO ANOS, VALEU A REPORTAGEM NÃO SÓ EU COMO OUTROS COLEGAS AGUARDAMOS MAIS MATERIAS DESSE GENERO ABRAÇOS , JUNINHO , ITAJUBÁ MG
email = jcarneirojr@gmail.com
nome = JOAO CARNEIRO JR                            26/10/2011


Fantástico!!
email = mbrumrs@hotmail.com
nome = Marcus Brum                                        27/10/2011


Esta materia me traz grandes e emocioantes lembranças deste enduro, lembrar como foi difícil e emocionante superar o "oleoduto" com uma XL250R com pneus on/off pois naquela época não se usava pneu de cross. Época inesquecível.
email = jader@frimaq.com.br
nome = JADER MACIEL                                 28/10/2011


poxa !! eu tinha revistas de moto com todas estas fotos da epoca.
email = fabio_willy@hotmail.com
nome = fabio                                            31/10/2011


que belas imagens de uma parte historica de nosso motociclismo parabens
email = motopaz@globo.com
nome = fernando                                        10/11/2011


Ricardo parabéns pela bela reportagem , realmente foi marcante para todos, pois o INESPERADO é que MARCA e faz a gente CRESCER , temos algumas fotos e gostaria de compartilhar com todos... Grande Abraço
email = andre@conenavegacao.com.br   
nome = Andre Vaz de Mello                                            29/11/2011

Caro André: Envie as suas fotos para mc70.1@motosclassicas70.com.br que publicaremos nessa matéria.
Ricardo Pupo


Fiquei até arrepiado quando vi esta reportagem, pois participei desta prova, que foi a maior aventura da minha vida até então, incluindo um dia inteiro andando de pneu furado debaixo daquela tempestade, chequei em 4º lugar junto com meu amigo e parceiro Jaider Tuta Siqueira, foi uma vitória por tudo que nos aconteceu durante a prova. Abraço à todos Carlos Monginho Muniz
email = carlos@construtorawantec.com.br
nome = CARLOS MUNIZ LOPES                                        05/02/2012


Bacana gostei muito, pra quem acha que trilha é apenas com motos profissionais e importadas ta aí, tenho uma XLS 125 mexida que anda muito, gostei muito da matéria!
email = warlike.misael@yahoo.com.br
nome = Andrew                                                                13/03/2012


Parabens, vcs marcaram a historia do Motociclismo Brasileiro
email = motoandre@ig.com.br
nome = RODOLFO ANDRE SAMBRANO                    04/05/2012


Gostaria de saber o nome de todos participantes do primeiro enduro da independecia. É muito importante um encontro. enduro da independencia.
email = rokasouza@gmail.com
nome = Raimundo Ronaldo                                    04/05/2012


...independencia ou lama... ... OCBBU... alice no pais das trilhas... quantalamera... tenho fotos... Abração,
email = numajunior@hotmail.com
nome = NumaJunior                                                    17/05/2012


Muito bacana mesmo,antigamente o piloto era 70% responsável pelo triunfo, nos dia de hoje vc ganhar o enduro com DT 180 é algo que nenhum piloto pode imaginar, hoje a máquina manda muito.
email = jornalarena@yahoo.com.br
nome = Anderson Magalhães                                    04/09/2012


Infelizmente não participei nesta etapa em 83 mas em compensação em 85 de Mairiporã a Belo horizonte, estava eu participando, logo após a largada caiu o mundo em chuvas e para chegar ao primeiro PC atrasamos 4 horas de tantos tombos que levei, meu guidão até partiu!! Depois ainda tivemos de ir de caminhão até Camanducaia, no segundo dia virou noite na trilha e meu parceiro pegou um mata burro que o deixou de fora da competição, continuei com outro colega que tambem tava sem parceiro e fomos ate BH onde fomos recebidos pela então modelo Monique Evans, subi empinando a moto no palco e depois de tudo ainda voltei para São Paulo rodando mais 600 km  ! Ô XLão bom demais!! Saudades!!
email = diskmotopneus@hotmail.com
nome = Gilberto                                                10/09/2012


Muito bom esta reportagem,sou de ouro preto e não sabia dessas trilhas aqui por perto,valeu obrigado.
email = bortolli@hotmail.com
nome = roger.                                                18/12/2012


Velhos e ótimos tempos!!! Lembranças maravilhosas deste evento, tinha só 19 anos e nada de experiência...hoje lembro com nostalgia. Muito boa a reportagem.
email = marcio.ce@terra.com.br
nome = Márcio Cé                                            28/01/2013


Tinha 17 anos e assistia as máquinas maravilhosas transitarem em Ouro Preto. Eu e meus colegas ficávamos fascinados com as Montesas,XLs,Dts e outras.
email = aaansaloni1@yahoo.com.br
nome = Adão Ansaloni                                29/01/2013


Foi um evento grandioso. Parabens pra quem fez essa materia, está otima... É uma lembrança e tanto pra quem participou e pra quem quer participar de um evento tão grandioso como esse... O tempo passa mas a saudade fica...
email = renatoexpressfundidos@hotmail.com
nome = Renato Barbosa                                            31/01/2013


Após 30 anos de Enduro da Independência, apesar de não ter participado, ao ler esta matéria a emoção é a mesma de quando garoto. É lindo ver esta narrativa. Parabéns aos participantes, pioneiros! Aos vencedores os louros da gloria mas cada um dos 440 participantes da primeira etapa, são igualmente merecedores da gloria. Obrigado a todos vocês por nos terem dado esta alegria.
email = ronei.tavares@luvep.com.br
nome = Ronei Dias Tavares                                        22/07/2013


acompanhei tudo isso numa revista off da epoca. Pensava sempre que um dia entraria pra isso e agora depois de muito poucos anos ja estou no enduro
email = fabiowsx@gmail.com
nome = fabio willy siveris xavier                            04/10/2013


Fiz o enduro da independência de 1990 gostaria de obter fotos, minha dupla foi o numero 277 Nilson Couto e Brandao de Almeida
email = lcbrandaoa@yahoo.com.br
nome = Luiz Candido Brandao de Almeida                            07/10/2015


Curti muito esse enduro através da Revista Duas Rodas, torcendo sempre para as Yamahas DT 180, moto que adoro até hoje. Infelizmente nessa época, não tinha condição de ter uma DT para participar. Hoje tenho 54 anos, uma Yamaha Lander 250 2014, que uso para ir ao trabalho (sou portuário aqui em Santos), mas quando posso, pego uma estradinha de terra para manter viva minha paixão. Agradeço a oportunidade de rever essas belas imagens, e gostaria de fazer uma pequena sugestão, de que fosse criado um canal ou que fosse inserido em algum canal de esportes a motor, um espaço para que se pudesse assistir imagens dessas provas, e dos Enduros das Praias. Um forte abraço e sucessos sempre. FRANCISCO PUGA.
email = chicopuga@gmail.com
nome = Francisco F. Puga                                03/12/2015


Participei deste Enduro com conhecimento zero de tudo, com uma XL-250R quase toda original, inclusive pneus, aprendi na raça o que tinha que ser feito, concluí toda a prova e só isso já foi uma grande vitória. O Oleoduto, aonde boa parte dos participantes acabou tendo ajuda do Exercito para passar, eu venci, debaixo de chuva e lama, pelo ódio de meu inesquecível parceiro Beto Velho que (com pneus Yokohama) subiu e depois veio ao meu encontro lá embaixo, me encher de desaforos porque eu não conseguia subir. Após 33 anos a saudade daquele evento é enorme, mas lembro que em alguns trechos eu pensava, "que merda estou fazendo aqui..."
email = silveira@engrm.com.br
nome = Carlos Silveira                                            18/05/2016