"The King of Daredevils"

 

Desde que a motocicleta foi inventada, alguém tenta fazer sobre ela, algo que não parecia possível !

Eles arriscam a vida nos circos, nos "Globos da Morte", nas praças públicas, saltando obstáculos mortais, nos cinemas, substituindo os atores nas cenas perigosas, aonde há perigo sobre motocicletas lá estão eles !

São os Stuntmen ou acrobatas !

E o melhor deles, o mais corajoso e o mais famoso, é o americano, que nos anos 60 e 70, encantou o mundo com proezas incríveis ... Evel Knievel !!

Em 17 de outubro de 1938, nascia na cidade de Butte, em Montana (EUA), o menino Robert Craig Knievel.

A partir dos 6 anos, foi criado pelos seus avós. Desde muito cedo, ele gostava de se exibir na sua bicicleta, aos vizinhos do bairro. Adorava saltar com sua bicicleta ! Isso sempre fazia com que voltasse para casa com vários machucados, dando muito trabalho aos avós !

Aos 8 anos Knievel havia assistido um show de carros, com o então famoso, Joey Chitwood, o que o incentivou ainda mais !

Aos 13 anos, com sua primeira motocicleta, Knievel, já apronta mais uma ... ao tentar empinar, vai de encontro à garagem e um vizinho, e se acidenta, quase incendiando a garagem, pois o tanque de sua moto se rompe !

Na sua adoslescência, Knievel está sempre se metendo em problemas com a polícia local, por cometer pequenos crimes, como roubar calotas ! Apesar disso, é um jovem amigável e simpático à todos os policiais.

Aos 20 anos, vai trabalhar e começa uma série de pequenos e rápidos empregos. Trabalha na mina de cobre da cidade, exercendo várias funções. Pouco depois, sofre um acidente de moto, fraturando a clavícula e o ombro, e enquanto se recupera, trabalha como vendedor de seguros. Mais tarde, vai para uma concessionária de motos, no estado de Washington, onde, como vendedor, fazia uma "promoção" . Dava desconto de 100 dólares na moto, para quem conseguisse vencê-lo num "braço de ferro" !

Durante esse tempo, agora já adulto, Knievel também acaba se envolvendo em crimes. Acaba preso por praticar alguns furtos !

Certo dia, ao presenciar um parceiro seu ser baleado, Knievel decide que é hora de parar com a vida bandida !!

Em 1965, Knievel monta uma equipe, denominada Evel Knievel Motorcycle Daredevils, e sai pelas estradas com seu show, que era, atravessar paredes de fogo, e saltar sobre cascavéis vivas !

O nome Evel tem uma história.  Em 1953, quando ainda jovem, foi preso e o guarda da prisão o apelidou de Evil Knievel, que significa Knievel, o malvado ! Tempos depois, Knievel, resolve mudar o seu apelido para Evel, para tentar desvincular a sua imagem com a de um "Bad Boy" !

Em 1966, Evel decide fazer os shows sozinho, para diminuir custos. Agora ele dirige o caminhão, arrumas as rampas, promove as atrações, e começa a dar saltos maiores e mais arriscados !

Foram tempos duros, mas Evel tinha a certeza de ter encontrado o caminho de sua vida !


Nascia o mito ... (1966)

Em 1967, Evel salta 16 carros em Ascot Speedway, na Georgia !

No final desse ano, em 31 e dezembro,Evel faria sua primeira grande apresentação !

Evel havia entrado em contato com o proprietário do Caesar´s Palace Hotel, em Las Vegas, propondo fazer um grande acrobacia para atrair publicidade ao cassino. Também contactou a rede ABC de televisão, para que filmassem o salto.

O salto seria sobre as fontes que ficam na frente do hotel, numa distância de 50 metros !

Estava tudo certo, com a presença de um grande público ... a decolagem foi perfeita, o vôo maravilhoso ... mas a aterrisagem, desastrosa !


O vôo foi perfeito ...

Evel sofre graves lesões, com a bacia fraturada em vários pedaços, costelas e fêmur também fraturados ... e 29 dias em coma !

Veja aqui o salto (e o tombo !) sensacional de Evel !

Mas a repercussão foi um sucesso, o que colocou Evel definitivamente no cenário nacional americano !

Depois de algum tempo no estaleiro, e com alguns pinos a mias, Evel volta ao trabalho.

Agora os show aconteceriam em estádios, como o de 1970 em Sesttle, onde Evel salta 13 carros enfileirados, com sucesso !

Em janeiro de 1971, Evel salta no Houston Astrodome, para 60.000 pessoas, 15 carros, estabelecendo um novo recorde !

Nessa época, a América estava no meio da guerra do Vietnã, e os americanos estavam (como sempre), procurando um herói ... e Evel se torna esse herói, com seus saltos e acrobacias, com aquelas roupas e pompas bem no estilo americano, cheio de estrelas e até capa !!


Evel, o Herói da América - 1971

Seu sucesso é tamanho que é feito um filme de sua vida "Evel Knievel" , estrelado por George Hamilton. Vários brinquedos e produtos com sua marca são vendidos ! Sua carreira o deixa muito rico !

Mas os acidentes continuam, como o acontecido em Yakima, Washington, quando Evel se acidenta ao tentar saltar 13 caminhões da Pepsi, no final de 1971.

Em fevereiro de 1972, Evel novamente se acidenta, num show em Cow Palace, São Francisco ... fratura em duas vértebras e concussão cerebral.


Evel no momento da queda !  1972

Em 1973, no Los Angeles Coliseum Stadium, Evel realiza seu maior e jamais conseguido salto ! Usando uma rampa com incrível inclinação, Evel acelera sua Harley Davidson até atingir 150 km / h, e salta 50 carros empilhados !


Um de seus saltos de 1973 - 11 caminhões - Houston - Texas

Em 1974, Evel está num bar com uma amigo e nota uma foto na parede, do Grand Canyon ! Pronto, está lançada a idéia ... saltar o Grand Canyon, numa moto foguete !

Evel contrata Bob Truax, engenheiro naval, para construir uma moto com jato-propulsão, a Skycicle !

Após algum tempo, e 150.000 dólares de custo, Evel realiza alguns testes, mas todos sem sucesso.

Mesmo assim, Evel resolve fazer a tentativa ! Era saltar ou morrer !

No dia do salto, com a presenças das redes de TV do mundo todo, cinema, e enorme público, Evel vai para sua Skycicle !

Atinge enorme velocidade na subida da incrível rampa e ... o paraquedas, que deveria servir de freio na aterrisagem, se abre antes da hora, desequilibrando a moto ainda na rampa !


Evel com a Skycicle no momento que o paraquedas se abre na rampa !

Resultado ... a Skycicle cai contra as paredes do Canyon, e por milagre, Evel sai praticamente ileso !


Fim da aventura !

Em maio de 1975, na presença de 90.000 pessoas (recorde de público), no estádio de Wembley, Inglaterra, Evel tenta um novo recorde, ao saltar 13 ônibus duplos enfileirados ... novo acidente, novas fraturas !!!

Veja aqui o salto em Wembley, e mais uma aterrisagem desastrosa !

Em outubro, já recuperado, Evel consegue o seu recorde absoluto ! Em King´s Island, Ohio, Evel voa sobre 14 ônibus Greyhound, num salto perfeito !!

No verão de 1976, Evel sofre mais um sério acidente ao tentar saltar sobre um tanque com cheio de tubarões, em Chicago. Pela primeira vez, um espectador e um cameraman também sofrem lesões !

Evel decide então parar com os grandes desafios, e continuar com pequenos show pelo país, acompanhado de seu filho Robbie, estabelecendo seu sucessor !


Evel e Robbie, o sucessor.

A essa altura, seu sucesso é estupendo ... programas na televisão, centenas de brinquedos, máquinas de fliperama, mais filmes de cinema, participações em séries como "Mulher Biônica", enfim, a glória total !! Sua fortuna é incalculável ! Milhares de produtos licenciados com a marca Evel Knievel !

Seu nome também foi inserido no Guinness, o Livro dos Recordes, por ter tido fraturado 35 ossos do corpo !

Nos anos 80, Evel começa a se dedicar às pinturas, e seus quadros, que retratam cenas do oeste americano e da vida selvagem, são amplamente vendidos !

Suas motocicletas, roupas, e demais memórias estão no Museu da História Americana, em Washington, para imortalizar essa verdadeira legenda !

Praticante de golfe, Evel mantém uma vida saudável e ativa.

Porém, em 1993, Evel teve diagnosticada a severa hepatite C, fruto de uma das muitas cirurgias a que foi submetido !

Em 1999, recebe um transplante de fígado, e já volta a atividade, de seu golfe e caminhadas, não deixando também de andar de motocicletas !

Evel colabora com doações e trabalho beneficente para a "Fundação Realize um Desejo", que organiza eventos para crianças com doenças terminais.

Evel vive hoje na sua cidade natal, a pequena Butte, e ainda é muito assediado pelos fãs, e convidado a participar de eventos ligados ao motociclismo.

Seu filho Robbie "Kaptain" Knievel, atualmente é um grande Stunt-man, e recentemente, em agosto de 2003, conseguiu bater o recorde de Evel, saltando 15 caminhões !

Mas o grande herói, o grande "daredevil" que encantou a nação americana, nunca deixará de ser o mais fabuloso de todos !


Em 30 de novembro de 2007, aos 69 anos, Robert Craig "Evel" Knievel, morre em Clearwater. 

Depois de mais de 40 anos desafiando a morte, Evel finalmente perdeu a última batalha, que vinha travando há 3 anos, com uma fibrose pulmonar !

O mundo dos espetáculos está mais triste e pobre, com a perda de seu maior representante !

Está será sempre nossa homenagem ao grande e incrível ...


"The King of Daredevils"  

 

Por Ricardo Pupo
Agosto / 2004


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:

 

Prezado Ricardo,
Muito interessante a matéria sobre o lendário Evel Knievel. Na minha  opinião foi o maior e o mais destemido realizador de saltos sobre obstáculos de todos os tempos e sempre,ou quase sempre, usando aquelas enormes e muito pesadas Harleys com suspensão de pouco curso para amortecer os surpreendentes saltos. Além das grandes proezas, coragem quase que suícida (tive a oportunidade de assistir um filme- talvez o pior acidente de sua carreira quando dentro de um estádio com uma rampa de madeira improvisada iniciando no alto das arquibancadas ele tinha que acelerar tudo que podia e passar sobre inúmeros veículos e "aterrisar" em outra rampa e sem o suficiente espaço para parar a moto antes de chocar-se com o paredão do túnel de saída). Bem, o acidente era inevitável e o corpo dele parecia um boneco de pano se dobrando e se contorcendo por muitos metros antes de parar. Ele teve dezenas de fraturas por todo o corpo. Outro momento que também me surpreendeu naqueles anos foi uma entrevista com o Evel algumas semanas ou meses depois, quando ainda se recuperava de um de seus gravíssimos acidentes sempre do tipo"hollywoodiano" era a bandagem que ele usava no peito. O ferimento era tão extenso e profundo que ele usava um absovente (grande) feminino( na época chamavamos de pela marca "Modess") era para facilitar a troca do curativo!
Receba o meu cordial abraço, Ricardo Sampaio
Dallas,Tx  
rscenterprise@yahoo.com  (Domingo, 8 de Agosto de 2004, às 02:48:15)


Parabéns ao MC70 !!!
Fiquei até emocionado ao relembrar do velho ídolo, acho que todo motociclista tem um pouco de Evel Knievel, fiquei muito feliz por saber que ele está vivo !
Vitorio Albertino
vrafa@ig.com.br  (Domingo, 8 de Agosto de 2004, às 12:30:35)


Também fico feliz em saber que ele está vivo, mas graças a Deus, não tenho nada de Evel Knievel (eu, hein...).
Carlos Trivellato
trivellato@speedybrasil.com.br  (Segunda Feira, 9 de Agosto de 2004, às 13:37:26)


Parabéns, muito bom lembrar de pessoas que fizeram a diferença, sacrificando a própria saúde!
Roni Mello
ronimello@hotmail.com  (Terça Feira, 10 de Agosto de 2004, às 11:46:59)


Mas que surpresa agradáve l!! Vim procurar algumas informações do Denísio Casarini e me deparo com isto !!! A lenda dos saltos !!! Obrigado ao MC70 por relatar a história do mais louco homem sobre duas rodas... o imortal Evel Knievel!! Abraços a vocês, mais uma vez estão de parabéns.
Eduardo Pantoja
dupantoja@hotmail.com  (Quarta Feira, 11 de Agosto de 2004, às 09:24:59)


voces sabem se  e possivel encontrar o filme que foi feito sobre Evel Knievel, estrelado por George Hamilton ?
Enio Vergeiro
evergeiro@band.com.br  (Segunda Feira, 16 de Agosto de 2004, às 18:02:25)

N.R. - Você encontra o DVD no site www.amazon.com .


Parabéns, ótima matéria
Euller Heringer
(Sexta Feira, 20 de Agosto de 2004, às 13:27:46)


A Matéria sobre Evil Knievel, mostra a determinação de um homem, ele conseguiu conquistar todos os seus objetivos, foi além de todos os limites, inclusive os seus, correu todos os riscos, e teve o seu reconhecimento merecido. Isto o faz não somente um herói, mas uma pessoa de verdade, pois além de toda a sua fortuna pessoal, contribui também em obas assistencias. São estes detalhes que me chamaram a atenção. Lembro muito das suas façanhas, mas jamais achei que tivesse ido tão longe.
Osmar Jorge da Silva Neto
osmar@hightron.com.br  (Segunda Feira, 23 de Agosto de 2004, às 16:26:14)


muito boa a matéria, parabéns! é preciso ressaltar os que batalham de verdade para chegar ao topo!!!
Marcos
marcosta@sti.com.br  (Sexta Feira, 3 de Setembro de 2004, às 12:32:04)


Olá. Boa matéria. Se não estou enganado, o salto no foguete não foi sobre o Grand Canyon. Mesmo assima matéria, volto a dizer, está excelente e de muito bom gosto.
Fernando
(signomail@ig.com.br) Sexta Feira, 18 de Maio de 2007, às 12:36:49

N.R. - A tentativa de salto com a moto foquete foi, com certeza, sobre o Grand Canyon.


A arte não morre, nem o artista.
Tabajara Aparecido Jorge
(tabajara-tabinha@hotmail.com) Sábado, 24 de Novembro de 2007, às 18:45:02


muito boa essa materia parabens aos que a fizeram...eu vi o filme que fizeram sobre ele que é muito bom tbm e indico a todos ver tbm...
e tbm fikei feliz em saber que ele esta vivo pois eu não sabia.

abraços
humberto
Quarta Feira, 5 de Dezembro de 2007, às 15:06:41


Muito bom mesmo! é bom saber que não é só eu que gosto muito de moto

nome: Edvaldo Luiz Pessoa
(eddyval@ig.com.br) Sábado, 24 de Maio de 2008, às 16:49:03


...essa verdadeira legenda !

Esta frase está errada, ele é uma Verdadeira lenda, e não uma legenda

nome: Rafael Francesconi
(r.francesconi@hotmail.com) Sábado, 12 de Julho de 2008, às 18:02:36


Li em algum lugar, que Evel mandou construir, ha muito tempo, seu próprio túmulo. E nele havia uma frase do poeta ingles Jack London: "Prefiro ser um asteroide rápido e soberbo do que um planeta eterno e sonolento, pois a missão do homem é viver e não existir" Se for verdade, combina bem com Evel. Bela matéria. Saudações MANO B+
Manoel J. Silva
 manob.clangor@uol.com.br


jamais serás esquecido, pois a verdade não morre...
nome = Luiz Carlos Cunha
email =
ll.luiz.cunha@gmail.com