Honda CB 900 Bol D’Or, uma moto em duas épocas

 

          Início dos anos oitenta, vivíamos a época da “lei-seca”, com a proibição das importações de motos e automóveis. Para quem curtia motociclismo, o consolo era ver as fotos de testes pelas revistas da época. E assim foi com o teste da Honda CB 900 Bol D’Or, um modelo 80, de cor azul, testada na França pela revista Motor 3. Fiquei impressionado com a beleza da moto e com a novidade de seu motor com duplo comando de válvulas, diferente dos antigos motores da linha Four.

          Pouco tempo depois, tive a surpresa de ver uma 900 em Limeira, no antigo kartódromo da cidade. A coincidência foi tanta, que até a cor dela era igual a moto do teste. Ao vivo, ela é ainda mais bonita, uma visão realmente marcante.

          Estamos em 2002,o tempo passou e meu gosto por motocicletas acabou ficando marcado pelas máquinas daquela época. Atualmente, possuo uma Honda CB 400 Four Super Sport, mas ainda admiro aquelas máquinas de duplo comando dos anos oitenta, em especial, a 900 Bol D’Or. Recentemente, em um passeio de clássicas entre São Pedro e Brotas, encontrei com Silvio Franceschi, um entusiasta das motos clássicas e proprietário de uma belíssima 900 prata ano 82, que me “presenteou” com uma volta em sua moto pelas estradas de Brotas. Confesso que me senti como um verdadeiro piloto de testes, ao provar uma moto bem diferente da minha “quatrocentinha”. Apesar de mais de vinte anos de atraso, acabei realizando um sonho de adolescente: andar em uma Bol D’or!  Com certeza, um momento que ficará marcado nas minhas memórias de motociclista.

 

          Um abraço!

 

                                                          Carlos Trivellato