Memórias de um motociclista


Meu gosto por motocicletas surgiu na adolescência, durante o final da década de setenta e os anos oitenta. Minha história motociclística, começa em 1.976, período em que começaram aparecer algumas motos além das poucas Lambretas que rodavam pôr São Pedro, cidade do interior de São Paulo. A proibição das importações de motocicletas e a popularização de modelos de 125 cilindradas, fez com que as motos começassem a participar mais ativamente do cotidiano da cidade. Pôr serem poucas, elas eram facilmente reconhecíveis; motos como a Honda 90 CC Super Cub, Honda CB 50 e as primeiras Honda CG 125.

Em 1.978, fui presenteado com uma Leonette Jawa dos anos 60, começando meu aprendizado no motociclismo. Foi quando aprendi a pilotar e gostar das "bicheiras"; fizeram parte desta época máquinas de amigos, como a Honda CB125 dois cilindros dos anos 70 e a Yamaha R5 350. Porém, as motos que mais chamavam a atenção, eram justamente as importadas antes da proibição. Pôr aqui existiam poucos exemplares, algumas Honda CB 360 e Yamaha RD 350. Motos maiores só apareciam de passagem, mas, na região, encontravam-se modelos como: Honda CB 750 Four, Honda Gold Wing 1000, Honda CB 500 Four, Honda CB200, RD’s das mais variadas cilindradas, Suzuki’s GT 750,550,380, uma variedade de marcas e modelos da época.

Foi nesta época que vi a primeira Honda CB 400 Four Super Sport. Um modelo de cor vermelha, trazida para São Pedro pôr um comerciante. Nos anos oitenta, o motociclista brasileiro ainda esperava o final da proibição das importações, mas, mesmo assim, apareciam algumas motos trazidas pôr aventureiros. Em nossa região, não existiam encontros de motociclistas, o ponto de encontro eram as corridas de motocross que aconteciam em cidades como Tietê e Rio Claro. Data desta época, o surgimento da linha de motos Honda popularmente conhecidas como "Bol’Dor", das quais, a mais famosa é a Honda CBX 1050 de seis cilindros. Surgiram também as primeiras Honda CB 400 nacionais. Neste período, consegui melhorar a qualidade de meu equipamento, com uma Honda 125 Turuna ano 81, que lembrava a 400 Four. Outro "point" de máquinas, era o kartódromo de Limeira, lugar onde encontravam-se motos como a Honda CB 900 Bol’Dor, Honda CX 500 Turbo, Kawasaki 1300, entre outras. A experiência marcante desta época, foi pilotar uma Honda 750 F da linha da 900 citada.

Em 1.985, consegui finalmente a tão sonhada 400 Four, que seria a primeira de uma série delas. Além das 400, tive uma Yamaha RD350LC e uma Agrale SXT. Atualmente, continuo entusiasta das antigas Four’s, possuindo uma 400 Four vermelha, como aquela da primeira vez. Parabéns pelo site!


A minha é a do meio !!

Carlos Eduardo Trivellato