Marcelo Scaloppi

 

Como a Espanha tem seu campeão das 50 cilindradas, Angel Nieto, nós temos nosso Marcelo Scaloppi ...

Tinha muita habilidade em conduzir as velozes cinquentinhas !!

Vamos conhecer sua história !!


 

Em 7 de novembro de 1960, nascia em São Paulo, capital o 2 º filho (tem 3 irmãs) da família Silveira. 

José Marcelo Scaloppi da Silveira !

Teve uma infância cheia de brincadeiras e muito futebol, sua grande paixão !

Porém, ao completar 12 anos, Marcelo ganha o que muitos de nós gostaríamos de ter ganhado com essa idade, e o mais importante ... sem pedir !!!!

Uma maravilhosa Yamaha 50 FS 1  !!  Isso é que é pai !!

Foi uma festa !

Marcelo andava pra todo lado com a "cinquentinha" !

Após algum tempo, "a motinho"  teve um pequeno problema, e foi levada, pelo seu pai, Nelson Silveira,  à oficina Moto Panades, para uma revisão.

A moto ficou para o conserto, e chegando em casa seu pai, todo animado, contou ao Marcelo que  - " a Panades vai formar uma equipe, e um piloto vai correr com sua FS 1" ...

Passados alguns dias, a surpresa ... o piloto seria ele mesmo !!!  O Marcelo ia pilotar em Interlagos ...  !!!

Marcelo, então com 13 anos, nem acreditou, pois seu contato com as pistas se resumia em assistir alguma provas em Interlagos, em companhia de seu inseparável amigo, Gregory Douglas Ross, o Alemão !!

Na verdade eles iam a Interlagos mais para assistir aos pegas de kart, onde andavam alguns garotos feras,  como Maurício Sala e Ayrton Senna !!

E a estréia seria dali a somente 15 dias !

Marcelo treinou na sexta e no sábado, e já no domingo ... a estréia !!

E foi muito bem... a categoria 50 na época era muito disputada, com muitas motos largando !

Marcelo fica com um ótimo 6º lugar !! 


Uma das primeiras corridas - 1974
Marcelo , Mário Hélio Sanctos (de RD 350) e Calé

A equipe Panades tinha ainda o piloto Luiz Panades (filho do dono da Moto Panades) 

Marcelo, que tinha ainda uma Mini-Enduro, e uma cross 125 AT1, disputou algumas provas na Trailândia (pista de cross da Yamaha), junto com pilotos como Tucano, Denísio Casarini e Paulé ! Bom pra pegar braço e corpo !!

Terminada a temporada de 1974, seu pai comunicou que a verba havia acabado !  Competição é um esporte caro !

Mas Marcelo já havia sido contaminado pelo vírus da velocidade !  

Com o auxílio do amigo Alemão, Marcelo consegue entrar para a equipe Guard-Rail, uma concessionária Yamaha ! 

Vai disputar a temporada de 1975 , pilotando uma RD 50, lançamento nacional !


Tetsunori Inada (nº 10) e Marcelo Scaloppi (nº 28)

Na equipe, seu companheiro era o simpático japonês Tetsunori "Magrão" Inada, o chefe de equipe e proprietário da Moto-Car, Silvio de Souza Braga,  e o seu amigo Alemão, que seriam fundamentais !


Amigo e fiel "escudeiro" , Alemão !

Com essa estrutura, disputou o Paulista e o Brasileiro !

A RD 50, praticamente original, não conseguia bons resultados perante às rápidas Garelli e Minarelli. Marcelo conseguia tirar no braço a diferença !

No final da temporada, o Campeão Brasileiro já era o Denison Vieira, com a Garelli, e a Yamaha queria o vice, com Marcelo. 

O piloto e amigo, Plinio "44" Lima (companheiro da equipe Panades), levou Marcelo até a Moto-Car para conversar com Silvio Braga, o qual ofereceu um motor "bravo", preparado por ele, para tentar conquistar o Vice-Campeonato Brasileiro !

Na última prova, com uma forte garoa, Marcelo larga bem, andando forte, passa todos , mas cai na curva da ferradura !

Muita gente que vinha atrás cai também, mas o piloto da Garelli, que disputava o vice-campeonato com ele, não cai !

Marcelo consegue voltar para a prova , ultrapassa o piloto da Garelli e chega em 4º lugar, o que lhe garante o Vice Brasileiro !

No ano de 1976, Marcelo continua com a mesma estrutura da última prova, ou seja, equipe Moto-Car ! Um patrocíno semi-oficial da Yamaha !

São várias disputas com seu companheiro Inada, Paulo Castroviejo de Puch-Motovi e com Denison Peres da Garelli !


Marcelo - RD 50 - 1976

No final , com 2 vitórias e 4 segundos lugares, Marcelo Scaloppi é o Campeão da Taça Centauro, Vice-Campeão Paulista e Vice-Campeão Brasileiro !!

Em 1977, Marcelo vai oficialmente para a equipeYamaha Moto-Car !


Marcelo Scaloppi e Silvio de Souza Braga

Seu companheiro continuava o "Magrão" Tetsunori Inada.

As RD 50 eram totalmente preparadas ! Voavam baixo !

Novamente foi um ano onde Inada e Marcelo disputaram com as Garelli e com a Puch-Motovi !


Taça Centauro - 1977

Resultado ... Inada Campeão da Taça Centauro e Marcelo Scaloppi Vice no Brasileiro, no Paulista, e na Taça Centauro !

Em 1978, a mesma equipe e estrutura !

Foi um ano com muito trabalho ...  disputaram o Paulista, o Brasileiro, a Taça Centauro e o Carioca !


Vicente Amato com sua Minarelli de 6 marchas à frente de Marcelo Scaloppi ! Marcelo venceu essa prova !

Marcelo faz sua melhor temporada, ficando com o título da Taça Centauro, do Brasileiro e do Carioca, e com o 3º lugar no Paulista !  Foram 4 vitórias e 5 segundos lugares !!

Em 1979, Marcelo fica sózinho na equipe, pois o "Magrão" resolve parar de competir !

A Moto-Car consegue também um importante patrocínio da Metalúrgica Vaz !

Nessa temporada, as Garelli e as Minarelli com câmbio de 6 marchas estavam quase imbatíveis !

Mas a equipe consegue desenvolver um novo câmbio para as RD 50 e nas últimas provas Marcelo consegue bons resultados !

Seria o último ano das "cinquentinhas" no Brasil !

E Marcelo Scaloppi ganha o Campeonato Brasileiro por antecipação !!


Scaloppi a caminho de mais um Título Brasileiro de 50 cc ! 1979

Nessa temporada, Marcelo disputa duas provas na categoria 125, com uma RS 125 .  Na primeira prova, em Tarumã, após liderar um bom tempo, faltando 2 voltas, um pneu furado lhe rouba a vitória !


RS 125 - 1979

Em 1980, grandes mudanças !!

Haviam sido importadas oficialmente pela Yamaha várias TZ 125, refigeradas a água . Porém, por um desentendimento interno, a Moto-Car não conseguiu uma !

Marcelo recebe o convite para disputar o Paulista e o Latino-Americano pela equipe Vaz, mas não aceita !

Com um grande jogo de marketing, Silvio Braga consegue o patrocínio da Zorba, que em parceria com a Moto-Car, monta uma equipe ! A moto, uma TZ 125, havia sido comprada pelo próprio Marcelo !

A empolgação com o esquema foi muita !  Nas provas havia um grande "circo"  em torno da marca, mas para o equipamento não havia verba !! 

O resultado nas provas não podia ser outro !  Fraco desempenho diante das Honda MT, Garelli , Minarelli, e Marcelo querendo tirar no braço, sofria muitas quedas !


Scaloppi com a TZ 125 - Muita festa e pouco resultado !

Numa delas, veio o pior ... fratura no joelho com lesão nos ligamentos !!

... afastamento das provas por uns 2 meses !

Depois da última prova, Marcelo deixa a equipe, vende sua TZ 125 ... e pára de correr !!

Logo depois, Marcelo passa por uma cirurgia no joelho e acaba ficando totalmente afastado do motociclismo por 2 anos !

Porém, em 1983, Marcelo reencontra com Silvio Braga da Moto-Car que lhe oferece uma DT 180 para participar de uma prova de Enduro de Regularidade ... só pra brincar !!!

Mais uma vez, Marcelo fica "contaminado" com a "brincadeira" !!

Compra uma DT 180 e com seu currículo da motovelocidade, monta uma equipe ... A equipe Alface´s (um restaurante de São Paulo)  !!!

Seu companheiro é Paschoal Zupo Neto.  Disputam vários enduros importantes, como o Independência, o das Montanhas e outros ! Isso até 1984 !


Marcelo no Enduro da Independência - 1984

Em 1985,  com o fim da Alface´s, Marcelo, através de amigos do Enduro vai para a  equipe Regino , pilotar uma DT 180. 

A equipe era formada por, José Eduardo Soares "Tata" Lobato, Pascoal Zupo Neto, Paulo Regino, Augusto Macapani, e Antonio Celso !


DT 180 - Regino

Foram mais 2 anos de muita diversão e muitos Enduros !!

A equipe cresceu com a chegada de mais pilotos como Eduardo Lara Gouveia (ídolo no enduro do Marcelo !!), Marcos Lara Gouveia e Homero Costa !

Logo depois, a Regino faz um acordo com a Honda, e a equipe formada começa a andar de Honda XLX 350 !

No final de 1989, Marcelo toma uma decisão, ...  resolve parar de competir ... para casar !! 

É, ... a Dione conseguiu fisgar o Marcelo ... de uma vez !!

Marcelo monta uma Empresa Limpadora, a Globo Serviços, onde fica por alguns anos !

Atualmente, trabalha numa empresa de instalação e limpeza de carpetes, a Modular Flooring.

Tem dois filhos, a Graziele de 8 anos e o Diogo de 6 anos !


E assim, conheci pessoalmente mais uma grande figura de nosso motociclismo !


Ricardo Pupo e Marcelo Scaloppi

Excelente pessoa, que ainda guarda amizades dos bons tempos das pistas, Marcelo cativa com sua simpatia, cordialidade e educação !


Marcelo Scaloppi, Alemão e Mário Hélio Sanctos

Sempre paciente e atencioso, nos cedeu a entrevista e mostrou que a disputa  nas pistas o ensinou a ser um vencedor  !

...  Marcelo Scaloppi, o Campeão, especialista da disputada categoria, conhecida carinhosamente como,  ... " as cinquentinhas"  !!

   

 Por Ricardo Pupo
Novembro / 2002

  

 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentário:

Nome

E-mail

       

Comentário dos Internautas:


Estamos muito orgulhosos com a tragetoria de nosso genro  Marcelo parabens. (Esqueceram de registrar o nome da esposa, a Dione nossa filha.
Dirce e Dario 
dariolu@terra.com.br (Sexta Feira, 1 de Novembro de 2002, às 17:38:19)

N.R. - Já corrigimos a falha, e citamos a Dione !


Gostei muito desta página, mas as mulheres daqui do escritório acham que precisa de fotos mais sexy, principalmente no antes e no depois....
brincadeirinha...
Rita e Michelle 
ri.barros@uol.com.br (Sexta Feira, 1 de Novembro de 2002, às 12:19:34)


ACOMPANHEI A TRAJETORIA DESTE MITO DAS CINQUENTINHAS NAS REVISTA DA EPOCA E SEM DUVIDA E UM MITO QUE FICOU NA HISTORIA, MEU FORTE ABRACO MARCELO
FLAVIO MOTOS ANTIGAS 
flavio.abbud@uol.com.br (Sábado, 2 de Novembro de 2002, às 21:41:28)


Adorei a materia sobre este piloto. Pena que os bons param cedo, foi uma das melhores materias deste menino que hoje ja é um homem. Me impressionou muito. Parabens
João Marinho 
bonecadepano@ig.com.br (Terça Feira, 5 de Novembro de 2002, às 19:50:57)


Parabens meu irmão voce sempre foi um vencedor no motociclismo no trabalho na familia, enfim na vida. Ser humano iqual a voce só o papai que te ,ajudou a ser um grande homem .Continue a ser este irmão que só me deu alegrias,dois sobrinhos lindos e uma cunhada maravilhosa. Parabens a todos deste site. É muito legal simples e objetivo. Mar te amo muito ! Beijos de sua irmã,
Manuela Assunção Scalopp da Silveira 
bonecadepano@superig.com.br (Terça Feira, 5 de Novembro de 2002, às 20:02:57)


Sou muito amiga da irmã do Marcelo e gostei muito da materia. Eu acompanhei algumas corridas e lembro muito dele e do tche che the. Ele tambem era bom mas o Marcelo brilhava pela sua simpatia e coragem. Eu  lembro que mesmo machucado ele correu e pegou 2 lugar. Era super legal esta epoca. Eu era modelo internacional e a sua irmã tambem depois ela virou uma grande atriz e eu continuei modelando mas nunca vou esquecer das corridas de motociclismo da epoca. Tinha ate 24 horas era barbaro, e continua, mas tudo na sua epoca. Parabens a todos.
Vania Mendonca 
vaniart@ig.com.br (Terça Feira, 5 de Novembro de 2002, às 20:20:54)


Legal, pena que voce engordou um pouquinho mas continua the best. Fantastica esta materia ,voce merece.
Luciana 
(Quarta Feira, 6 de Novembro de 2002, às 17:55:17)


Como sempre, excelente reportagem com uma das grandes figuras do motociclismo, sensacional o jeito como o Marcelo preservou a velha amizade com seu amigo Alemão
Rubens Montenegro Neto 
rumone@zipmail.com.br (Quinta Feira, 7 de Novembro de 2002, às 14:48:00)


Parabéns ! Sabemos o bastante sua adoração por motos e velocidade. O quanto lutou para conseguir o que queria. Na época eramos cada um de um lado, né? Mmas seria impossível deixar de acompanhar sua História. Essa história tão bonita que se iniciou graças as loucuras do papai, ele era um grande incentivador e também apaixonado por velocidade e pelo filhão. Sabemos o quanto o papai se orgulhava quando um de seus filhos era elogiado, e o conhecendo bem, onde quer que ele esteja hoje, com certeza está muito orgulhoso de você. O céu com certeza esta em festa.  Parabens a você, e ao amigo que inventou esse site , proporcionando a todos grandes momentos de lembranças e alegria.
 Beijos sua irmã  
PAULA
Sexta Feira, 8 de Novembro de 2002, às 11:26:18


Fico feliz de vcs citarem a equipe Panadés, já que ela continua sua tragetoria de vitorias,agora com mais um integrante da familia o Leandro Panadés, neto de Miguel Panadés Valles e filho do atual chefe de Equipe MIguel Panadés, na categoria 500cc no campeonato brasileiro

Abracos
Miguel Panadés
panades1@terra.com.br  (Sábado, 9 de Novembro de 2002, às 18:11:11)


Acabo de receber um Email do primo Marcelo Scaloppi e mais uma vez venho reconhecer— com uma certa nostalgia! —, que durante tantos e tantos anos fizeram com que quase esquecesse que também tinha família no Brasil, por parte da minha mãe Zulmira.

Desde aquele encontro com a tia Beth há pouco mais de 2 anos, felizmente, sinto que a família está crescendo...

Não conhecia este lado da tua vida, Marcelo, apesar da n/ correspondência!...

Parabéns, gostei muito do aspecto gráfico do v/ “site”, mas como deves compreender, fiz a sua impressão para com mais calma poder dar uma opinião.

Aquele abraço dos primos de Portugal, José Manuel, Maria de Lourdes (Milú) e Sónia Gomes.

José Manuel Silveira Gomes 
saturnogomes@hotmail.com  (Terça Feira, 19 de Novembro de 2002, às 09:28:43)


Uma excelente matéria para um excelente piloto. Não acompanhei a fase das "Cinquentinhas", mas vivenciei todos os anos do Enduro participando no Apoio. Você esqueceu de citar o Enduro da Revolução em Minas Gerais, que foi uma das provas noturnas que você e o Pascoal fizeram em 84.

Um grande abraço,

Niles
niless@hotmail.com  (Terça Feira, 19 de Novembro de 2002, às 12:17:27)


Alô Marcelo, aqui quem fala é seu amigo e admirador e companheiro nas quadras de handbol, alias esqueceram de mencionar sua excelente atuação nas quadras como goleiro. Não sei se você lembra do gordinho ambi-destro ala direita que jogava no col. Manuel de Paiva e no Def. DE Santo Amaro (Jorge Bruder)
Lamento saber do seu acidente que o tirou das pistas mas fico contente em saber que você constituiu uma familia. Marcelo dia 14/01/03 estarei inaugurando o Interlagos Motor Show no autodromo de interlagos, um encontro de motos, Jeeps e carros antigos e gostaria muito de sua presença para relembrarmos os "velhos" tempos. Fica aqui o meu abraço carinhoso pra você e pra galera que teve a feliz ideia de criar este site que é um show.
 Mario Matos Graça
SEMBUZINASHOW@IG.COM.BR  (Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 22:04:40)


Meu companheiro de equipe Moto-Car, foram bons tempos, através desta quero agradecer a força que voce me deu para fazer minha história, pois eu não possuia nada documentado na minha mão, eu só tinha algumas fotos que sobraram.
Nao sei se voce lembra nós já fizemos dobradinha na corrida de 50cc foi muito bom.
Um grande abraço do seu amigo-companheiro.
Tetsunori Inada - Magrão
(Terça Feira, 6 de Maio de 2003, às 21:42:00)


Nossa não pensamos que o senhor era tão famoso assim, se soubessemos  pediriamos um autógrafo
Marcelo Simone Marcella Porto Seguro
 malibretti@ig.com.br  (Terça Feira, 12 de Agosto de 2003, às 23:03:43)


De uma vez só eu matei saudades de duas pessoas muito queridas que marcaram minha vida: o Marcelinho e a irmã Mamate (desculpe, não consigo te chamar de Manuela), que era divertida, linda, simpática e tornou-se a atriz. Ah, não esqueci de você não, Alemão! Caramba, como eu tenho amigos famosos! Parabéns pela justa homenagem ao Marcelo e minha grande frustração foi não ter corrido de moto junto com ele. Naquela época eu corria de kart.
Abraços e beijos a todos
Tite Geraldo Simões
tite@speedmaster.com.br  (Quarta Feira, 12 de Novembro de 2003, às 17:12:14)


Parabéns às pessoas que contribuiram para essa reportagem ,descobri esse site por um acaso ,pois estava procurando fotos da moto Garelli ,pois eu sempre gostei , e acabei encontrando essa linda história que eu não conhecia !!! Parabens á todos e ao Marcelo também !!! Abraços!
(Sexta Feira, 23 de Abril de 2004, às 23:15:22)


Marcelo, me recordo muito bem de você e fiquei muito feliz ao entrar no site e ver a bela carreira que você desenvolveu no Motociclismo Brasileiro, especialmente nas "cinquentinhas", parabéns! Quero aproveitar e parabenizar também o Ricardo Pupo por estas matérias com os grandes pilotos da década de 70 (cheguei a ficar emocionado, que belo trabalho!).
Marcelo, só para recordar , eu corri de Suzuki 50 cc nos anos de 74 e 75, e tive a honra de correr na mesma equipe do nosso querido Paulo Sérgio Castroviejo. Tenho muitas lembranças, estórias para contar e saudades desta época. Lembro que disputamos muitas corridas (as Yamahas e Suzukis eram grandes rivais!). Guardo algumas fotos e recortes de jornais da ocasião. Me lembro do Alemão, seu inseparável companheiro e que te dava muita força nas corridas. Mande um abraço à ele. Que grande época, de amigos do Brooklin e Campo Belo, loucos por moto, alguns começando a correr em Interlagos. A minha pacata Suzuki A50II de rua , foi transformada em um foguetinho de pista....Por enquanto, VALEU MARCELO, outras passagens nos contaremos em um outro dia. Um grande abraço,e espero me corresponder com você.
Ricardo Vieira Guimarães 
rvguimaraes@ig.com.br  (Domingo, 9 de Maio de 2004, às 23:03:10) 


Sensacional. Eu acompanhava pelas revistas a carreira do Marcelinho. Parabens.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br (Terça Feira, 13 de Julho de 2004, às 08:31:03)


Parabéns pela matéria, pois trata de algo que hoje esta esquecido no mundo das motos modernas, que é a eterna cinquentinha e também de seu piloto arrojado.
Lissandro Bentes Gomes
lissandro.gomes@bol.com.br  (Sábado, 2 de Abril de 2005, às 21:47:49)


sobre o brasileiro de 50cc de 78 na realidade eu estava disputando este título com o Marcelo e perdi nesta prova da garoa. Ele caiu com mais tres pilotos e eu o ultrapassei, porem ele se levantou e com um pedacinho de manete de embreagem me ultrapassou, ganhando este titulo, sendo que eu fui a revelação do ano pela revista auto esporte. se quiseres mais informação sobre quase tudo de corridas em 70 e 80 tenho muitas lembranças e fotos pra lhes fornecer. parabens pela materia e manter viva a historia desses herois do motociclismo e faltou uma grande personalidade que foi o Girotto campeão de tz350 e deu pau em varios estrangeiros no Brasil.
williams james cabelinho
proimagedigital@ig.com.br (Domingo, 23 de Abril de 2006, às 15:19:16)


Mui massa
Elielson
(elielson.otario@zipmail.com.br) Quinta Feira, 18 de Maio de 2006, às 13:41:47


E aí Marcelão ,beleza?
Hoje conheci este site e estou aqui nas pesquisas há mais ou menos umas dez horas acho eu, salvo alguns intervalos...
e percebi o quão é forte e gratificante a ligação dos motociclistas que pegaram épocas como Interlagos (pista antiga),  Ibirapuera (zerinho), R.Augusta (acarpetada), Morumbi (descida), Café Concerto, etc, etc...
É muito bom te ver assim depois de muitos e muitos anos, amigo. Estou morando em Florianópolis há 11 anos e também com família crescendo... 2 casamentos e tres filhos...1 do primeiro e casal de gêmeos do segundo casório. Nunca esquecerei das corridas que eu ia com meu pai em interlagos e a nossa turma da R. Benjamin Constant (Briguenta, lembra Sta.Isabel???) a assistí-lo em peso... Era muito bom, tempo do Enrico Mattos (Byrne), José Três Rios, José Cohen e Birigui (empinando as CB400),e da turma da rua, campeonatos de futebol no campinho, de botões na casa dos gêmeos Zé e Luiz, do Tonhão, Geraldinho, Capim, Rubela, Zelão Picão, Varela e todos esses amigos que brincavam de mãe da rua durante a semana e nos finais de semana estavam em Interlagos para ver você acelerando pertinho do muro da reta de chegada, e recebendo a bandeirada do Sr.Eloy ou do Abdala...Cara, tenho falado com o Alemão, aqui tão citado, o mega empresário da Alemão Rodas, mas vamos ficar em contato, tá ? Não esqueci daquele porre... deixa prá lá... Um forte abraço do amigo e piloto Ricardo "Cerejinha" Jacobi, ou "Gaúcho" como você me chamava...Valeu ter lido essa matéria, e, parabéns Ricardo Pupo, acho que tens um enorme quebra-cabeças a ser montado, contando a história do motociclismo nacional.
E a você Marcelão, faço votos que sua vida sempre seja cheia de alegrias, paz e saúde e muito amor a toda sua família, nunca esquecendo das maninhas, é claro... Um forte abraço do amigo..  
Ricardo Jacobi
(ricardojacobi@hotmail.com) Terça Feira, 23 de Maio de 2006, às 01:01:53


gostei muito sem comentarios, eu ja tive um garelle,tenho 15 anos.
marco aurelio ferrari dos santos lima
( rt_rato@hotmail.com) Sexta Feira, 23 de Junho de 2006, às 19:36:05


Muito loco ! curtimos pra caramba
Thiago e amigos
(abelhafumacenta@hotmail.com) Terça Feira, 12 de Setembro de 2006, às 22:48:41


eu achei interesante
allan
(allanleal.reis@bol.com.br) Quarta Feira, 1 de Novembro de 2006, às 22:32:03


otima entrevista. saudades da equipe Alface´s
Diorgenes
Quinta Feira, 4 de Janeiro de 2007, às 22:48:19


Primeiramente, parabéns ao Ricardo Pupo e a todos que criaram este site, pois revive as épocas boas que tivemos de ciclomotores e cinquentinhas, principalmente. Lindo histórico da vida esportiva do Marcelo Scallopi, que conheci em Tarumã, quando vinha para participar dos brasileiros. Parabéns Marcelo!
Marcelo Maruri - campeão sul brasileiro de Fórmula Honda 1980.
Balneário Camboriú - SC
Quinta Feira, 8 de Fevereiro de 2007, às 18:07:22


Não acredito que encontrei essa figura, bons tempos mesmo, e ai  como vai brother, lembra de mim........rssssss
espero que sim, entre em contato, vamos por as fofocas em dia, eu participei de alugumas dessas conquistas, me de um alô, abraços, Mauro
E ai Marcelão, eu lembro de tudo isso sim, eles só esqueceram de contar de vc fugindo das 350 da policia passando pela ponte de madeira que tinha no final da Cristovão Pereira.........rss
Isso eles não falaram ou não sabiam né? rssss. não deixei nenhum comentario antes e nem sei se vc vai ver esse pois ja faz tempo essa matéria, mas se vc ver, será que vai lembrar de mim, seu eu falar de quem sou primo, certeza que vc lembra, vi tb a Mamate, bons tempos aquele, só não consegui noticias da Paula, mas vi que ela deixou um recado ai, vc sempre foi bom piloto, meio porra loka, mas bom........rsss, espero que esteja tudo bem, se conseguir ver esse comentario, entre em contato,
abraços, se cuida
Mauro L. C. Raphael
( mauroraphael@hotmail.com) Domingo, 2 de Março de 2008, às 18:51:06


muito  bom

Nome: ZILTO  CUNHA  NETO
(ziltobola@hotimail.com) Domingo, 6 de Julho de 2008, às 20:44:04


Oi Marcelo tdo bem? adorei ter te encontrado nunca mais eu e minha irmã Silmara esquecemos de vc sempre falamos de vc p/ nossos filhos temos o prezer de contar a eles essa passagem do bi-campeão brasileiro de moto-cross. bjs Suzana de Sta Isabel

Nome: Suzana Camargo Barbosa
(suzana-camargo13@hotmail.com ) Quinta Feira, 21 de Agosto de 2008, às 22:45:44


Nossa tudo de bom encontra-lo mesmo sabendo que é pela Net ... conhecia seu hobby mais não sabia que tinha tanta historia para nos contar ... historias maravilhosas ... abraços Luciana ... sou de Santa Isabel irmã da Suzaninha e da Silmara

Nome: LUCIANA BARBOSA MARCHINI
( arquilucprojetos@hotmail.com ) Sexta Feira, 22 de Agosto de 2008, às 18:50:20


Acho que uma cinquentinha destas que foram pra as pistas foi uma RD50 ano 75 que eu "dei" para a Oficina Panadés em pagamento de serviços realizados em outra moto que eu tinha na época. Um abraço a todos e muito sucesso!

Nome: Markus Grünig
( markus-grunig@uol.com.br ) Sábado, 23 de Agosto de 2008, às 19:02:54


ai marcelinho tudo bem? lembra do mario MOTO CAR corvo? quantas vezes fomos pras pista c vcs abriamos e fechavamos os motores centenas de vezes da sua moto e do inada bons tempos abraço p todos
marioqueirozjunior
mariotaison@hotmail.com


Ola Marcelo, belissima pagina, parabens, do seu sogro
Dario
dariolu@terra.com.br


Fala Marcelo! que saudade daquele tempo, No Manuel de Paiva. Vc era goleiro do nosso time de Hand. Que legal rever estas fotos, eu era mecânico de pista do meu amigo Juarez Loyola nas ciquentinhas e foi muito bom rever estas fotos. Parabéns, tudo de bom para vc e sua família. Uma Páscoa com Deus no coração, que ele continue iluminando os seus caminhos. Um Abraço do seu amigo,
Nome = Mario Matos Graça
sembuzinashow@ig.com.br


parabéns pela trajetória de sucesso
Nome = raphaell
lcraphael@gmail.com


Marcelinho, maneira carinhosa que sempre te tratei, também te dei muitas duras, ótimo que vc escutou e sempre procurou do jeito que eu falava, não por ser o chefe da equipe e sim pelo respeito e o meu conhecimento, assim chegamos aos resultados que esperávamos com muito empenho, profissionalismo e dedicação. Fiquei muito contente de ver sua matéria e tenho muitas fotos e jornais que endossam tudo o que relatou e muito mais. Passamos dias muito legais juntos com muita dificuldade e muitas alegrias.Temos que nos encontrar para reviver tudo o que vivemos. Obrigado mesmo, pela fotos e lembranças da época, pois com muito carinho guardo no coração aqueles dias de alegrias, de consertar motor no quarto de hotel (lembra no Rio ?) e muito mais. Assim que puder vamos nos encontrar e reviver aqueles momentos maravilhosos que passamos juntos. Fique com Deus e grande ABRAÇO...
Nome = Silvio Braga
silviodesouzabraga@gmail.com


gostaria muito da ajuda de vcs pos acabo de adquirir uma 50 cinquentinha 76 da epoca das corridas completinha gostaria de restaurar com as pinturas da epoca e saber quem pilotava essa raridade sou mecanico da nova suzuki por favor me ajudem
Nome = jefferson garrido
garrido_293@hotmail.com                                         14/06/2011


Jacro, nao sabia que voce havia conquistado tantos titulos no motociclismo. parabéns !. Kleber Baptista
Nome = Kleber
Kbaptista@terra.com.br                                        17/11/2011


A FOTO DA 50 MINARELLI COM NÚMERO 4 PERTENCEU A ANGELO RAFAEL AMATO. E NÃO VICENTE AMATO. E NESTE DIA AMATO GANHOU A CORRIDA. EU ESTAVA PRESENTE NESTE DIA. E MARCELO SCALOPPI CHEGOU EM 2 POSIÇAO. A PROPRIA FOTO DA CHEGADA MOSTRA ISTO
Nome = VINCENZO
luigi-felipe@hotmail.com                                         29/11/2011

Caro Vincenzo: As informações dessa matéria nos foi fornecida pelo próprio Marcelo Scaloppi. Agradecemos a sua atenção.
Ricardo Pupo


Boa matéria! Reencontrei um ex- aluno do Manuel de Paiva , Brooklin em São Paulo. Saudades dele e de sua mãe Elidi Elizabete com quem trabalhei na rede publica de ensino. Analice
Nome = analice demarchi costa de macedo
analicedemarchi@yahoo.com.br                                 05/02/2012


Bom, eu estive presente em quase todas as disputas do paulista de "cinquentinha"; p/ mim é muito gostoso ver novamente estas ilustres figuras, p/ não dizer estes verdadeiros baluartes do motociclismo nacional, que, enfrentando vários problemas financeiros e outros,foram e são um grande exemplo de superação e combatividade. Parabéns a todos.
Nome = claudinei ribeiro da silva
claudineissconsultoria@ibest.com.br                                    24/02/2012


Conheci o Marcelinho em 1973. Pelo que me lembro a Yamaha FS 50 era da irmã, Maria Manuela, conhecida como Mamate a dele era a Mini Enduro. A Mamate depois de Yamaha foi preparada para correr não pode mais usar nas ruas e então ela ganhou a Yamaha Trail 125 cc branca. O pai do Marcelo era muito, muito amigo do Alemão e o Alemão, por sua vez, apoiava o Marcelinho. Risos. O Alemão tinha um fusca 1200 com rodas largas de metal e rebaixado. Defronte à casa da Mamate nos reunimos diariamente para não fazer nada.
Nome = Julio Auler
julioauler@hotmail.com                                                20/09/2012


Bela matéria, e agora fazendo parte do CAFÉ PASSEIO
Nome = Andrés Meier
meier56@gmail.com                                             07/05/2013