O Rato Que Ruge

      

Das matérias interessantes que sempre encontramos no MC70, a última foi sem dúvida, saber que em breve, teremos um teste com uma raríssima (ao menos por essas bandas) Honda CB 350 Four.

Sua raridade se explica pelo fato de terem sido importadas poucas unidades para o Brasil, assim, de poucas, devem ter sobrado menos ainda, ao menos em condições de rodar, devido as tradicionais dificuldades que nós (teimosos) "classimotociclistas" (você já ouviu esse termo em algum lugar?) conhecemos bem.

Talvez, o fato de um mercado restrito também se explique se imaginarmos que, uma moto como essa
custar quase como sua "irmã" mais próxima na época, a CB 500 Four, pois ao contemplarmos as duas, encontraremos na 350, uma "miniatura" da 500, trazendo até mesmo os quatro escapamentos, comuns a linha "Four" da época. Assim, talvez, com um pouco mais de grana, a diferença de potência poderia ser bem maior.

Por aqui, nunca tive a oportunidade de ver nenhuma, porém, tenho minhas recordações dessa maquininha.

Aconteceu durante um ano em que viví na Itália, em 1.985. Lembro-me de duas que ví por lá, uma delas, a primeira, em uma ocasião interessante.

Eu estava em Padova, por coincidência, para comprar um jogo de guarnições de motor para uma 400 Four, que meu pai havia comprado naquela época e por aqui, custavam mais que o dobro de lá (motos antigas, dificuldades idem...). Já a caminho da estação de trem, ouví um inconfundível ronco de uma Four, o que subitamente chamou-me a atenção, pois mesmo por lá, tais motos já estavam saindo de circulação, afinal, já se passavam mais de dez anos de seu auge.

Pensando tratar-se de uma "quatrocentinha", virei-me para ver a moto que se aproximava e tive uma surpresa! Ao contrário do que esperava, um modelo que até então eu nunca havia visto, uma moto parecida com uma antiga CB 125 com um escape 4 em 1 no lugar dos originais roncando grosso. O mais engraçado, é que os escapamentos estavam pintados de preto, o que dava a impressão de serem maiores que a moto. Para completar essa imagem exótica, o motociclista era um pouco "robusto", o que tornava a moto ainda menor.

Ao aproximar-se, consegui identificar o "bólido" que se movia ruidosamente: 350 Four!

Desde então, tenho a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre essa "maquininha" que é a antecessora de minha "quatrocentinha".

Carlos Trivellato   trivellato@speedybrasil.com.br

São Pedro - São Paulo