Passo-a-Passo
Honda CB650 Custom
1980

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Atualizado em 20/09/2005

por: Márcio Heide
(
pecego@ajato.com.br)

Aqui vão algumas fotos de minha CB 650 Custom 1980 que estou restaurando aos pouquinhos.

Eu adquiri esta moto em outubro de 2004. Trata-se de uma moto difícil de ser encontrada no Brasil haja vista a "lei seca" nos imposta em 1976/7, pois ela é de 1980, contudo é bastante comum no mercado americano, uma vez que tais motos tem foram fabricadas com esse estilo visando o mercado de lá.

Bem, a história dessa moto, imagino eu, que deve ter sido apreendida ou ficado parada em algum canto por muito e muito tempo pois ela estava sem várias peças originais, demonstrando ter sido depenada, faltando tampas laterais, banco, tanque, dentre outros detalhes.

 
A moto em si é pouco rodada e está em muito bom estado. O quadro tem a pintura 100% original e não precisará ser refeita.

A parte ciclística é surpreendente para uma moto com projeto dessa idade! Suspensão traseira e dianteira funcionam extremamente bem, surpreendendo-me por seu comportamento em curvas e em reta.

Quando eu a comprei, sem nada fazer além de um "tapa" nos carburadores, fui até Petrópolis, com um amigo meu que estava me acompanhando na minha Vulcan 1500, região serrana do Rio, onde nosso amigo GUARACI vez por outra nos recebe em sua casa ao lado de suas clássicas. Na subida, obviamente, eu desapareci dele pois ela é extremamente mais rápida de curva que o "caminhão"! Na descida... bem, sem comentários, só posso dizer que há muito eu não me divertia tanto!

O motor e o câmbio estão bons, sendo que o câmbio é impressionante por sua maciez e precisão nos engates.

O motor não é nenhum canhão... ou não está nenhum canhão, melhor dizendo, mas empurra macio e desde baixos giros, ajudada pela relação curta de marchas, comum nesse tipo de moto (a exemplo das Vulcans que tenho), mas não esmerilhei a moto não exatamente pq não há necessidade de giros altos para andar razoavelmente rápido, se bem que creio que ficará melhor com um pinhão maior.

Os freios são o suficiente, sendo que o dianteiro tem a necessidade de ter que ser aplica com certa força uma vez que é um só disco. A frente "torce" um pouquinho. O freio traseiro é bom. Trocarei  mangote e só!

O pneu dianteiro está bom e o traseiro eu já coloquei um zero, Pirelli Route 66 igual ao da Vulcan 750.

A primeira coisa que fiz foi acertar a documentação e colocar a lanterna traseira e os piscas originais. Como eles vieram com um pára-lamas, troquei o conjunto todo.

Bem, ela não tem nenhum problema mecânico grave, então comecei a desmontagem e revisão geral.

Ressalto que grande parte da confiabilidade de qualquer máquina que vc tenha em mãos é conhecer bem seus componentes, o estado deles e, principalmente, ter um cuidado especial na montagem dos componentes. Muitas motos clássicas que andam por aí fazem seus donos terrivelmente infelizes pq eles as levam em verdadeiros "açougueiros", gente que é, perdão da palavra, porca e não tem a menor noção do que está fazendo.

Fora isso, tem uns "mexânicos" que não podem ver aquela porquinha indefesa que logo vêm com uma ferramenta enorme e torcem a infeliz porquinha até ela arrombar a pobre rosquinha!

Essa minha moto é exatamente o caso: faltam inúmeros parafusos e porcas originais, que substituirei por de aço inox, e os originais que sobraram estão espanados, fora que a moto é um "juntado" de peças, pois não houve critério em sua montagem resultando em constantes enguiços por causa de besteirinhas, motivo que levou o ex-dono a vende-la.

Bem, vamos lá: iniciei a desmontagem, iniciando pelos carburadores (arghhhhh!!!). Vixe maria, tinha até aranha lá dentro! Depois de limpos, eu já troquei os o'rings e as juntas da cuba, que tb são o'rings. As válvulas de agulha estão vedando, os tubos emulsionadores estavam entupidos e estou aguardando as bóias para fechá-los.

Na parte elétrica, desmontei o motor de arranque que estava "fraquinho", e como essa moto não tem quick starter, ele é fundamental. Abri o pobre coitado, cheio de "teias de aranha", fiz uma boa limpeza, chequei as escovas, lubrifiquei os mancais e já está lá montado e funcionando bem!

O estator é que estava uma lástima! 
Existe um disco que é o coletor que fazem contato com as escovas. Apesar do conjunto estar, aparentemente, em ordem, a bateria começou a não ser mais carregada. 
O disco é preso por quatro parafuzinhos e alguém, que desconhece trava rosca, não contou que eles pudessem soltar, então o disco coletor soltou e quebrou um dos fios que vão até a bobina de campo. O disco já está fixado, o fio já está soldado e falta montar o estator.

Tenho que verificar o chicote elétrico, que está parecendo um ninho de magafagafas com os sete magafaguinhos lá dentro! Fora isso, o regulador de voltagem parece que é de CB 400. A bateria já é nova!

A embreagem apresenta uma leve vibração quando se engata a primeira marcha. Conversando com o Bernardo Brito, outro colecionador daqui do RIO que tem duas CB 650 1979, disse que também as dele vibram um pouquinho. Desmontei o conjunto, olhei e nada encontrei de errado. Alguém tem uma opinião?

Bem, tem várias peças no polimento, outras na cromagem e outras estão por chegar, como é o caso do painel. Faltam as tampas laterais, o banco, tanque e alguns outros detalhes que conto com os amigos das clássicas para encontra-los.

Depois eu conto mais! Abraços.

Chegaram algumas pecinhas da CB 650: o painel e uma tampa lateral. Já comprei a outra tampa e estou brigando para comprar um tanque original e o banco.


19/07/05:

Chegaram as tampinhas cromadas do filtro de ar e a outra tampa lateral.

 
Eu já restaurei o painel e, modéstia à parte, ficou lindo!

 
Por via das dívidas, eu desmontei o cabeçote do motor para trocar juntas tipo "macarrão" e o'rings, pois haviam vazamentos nessas partes.

Aproveitei e mandei o cabeçote para a retífica para assentamento das válvulas, troca de uma guia de válvula e dar uma revisão geral nele.

Depois eu mando mais fotos!


20/09/2005:

Eu sei que está parecendo obra de igreja, mas é que não tenho tido tempo para nada além de trabalhar!

O cabeçote que eu havia enviado para a retífica já voltou.

As válvulas foram assentadas, o cabeçote foi limpo e aplainado, medidas verificadas e os retentores das válvulas trocados.
Falta montar e ajustar.

Comprei todos os o'rings e juntas para trocar.

Assim que tiver mais novidades, eu enviarei.

Abraços.

Márcio