Ponto de Vista
Pergunta: Você é a favor ou contra as adaptações de "modernidades" nas motos clássicas ?
(Resultado final no pé da página)
Pesquisa: a favor
Comentario: Sim, por que nao? Uma igniçao eletronica e sempre bem vinda, carburadores modernos que a deixem mais "redonda". Nada que as descaracterize, mas que as deixem mais ageis e faceis de tocar, o Oxido Nitroso esta na lista da minha CB 750, desde que fique bem discreto vale a pena poder dar uma surpreendida nas motos mais novas.
Ajax.
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: Se não há possibilidade de se manter a oiginalidade, tudo bem. Às vezes, não encontramos a peça original, ou se a encontramos, está "pela hora da morte" ! A solução é improvisar e/ou adaptar soluções. Mas sempre procurando não descaracterizar as partes estéticas, ou seja, improvisar na parte mecânica apenas.
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: Original é original
Pesquisa: contra
Comentario: Cada moto marca sua epoca.
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: Quando " adapta-se" uma classica ela deixa de ser o que era :-(( ( ou seja uma classica. Contudo isto não impede de ser uma excelente MOTO . grego
Pesquisa: depende
Pesquisa: depende
Comentario: Se for alguma adaptação que no caso da parte elétrica que ajude no melhor funcionamento de algumas motos antigas sim.
Pesquisa: contra
Comentario: As "mexidas" que me perdoem mas originalidade é fundamental. Cristian M. Boaretto
Pesquisa: depende
Comentario: Se for acessórios que facilitam viagens e segurança dos motociclistas, então sou a favor, pois ter uma clássica e não andar com ela (Prateleira) não acho uma boa, se é possível melhorá-la sem comprometer a estética logicamente estou de acordo
Pesquisa: contra
Comentario: Sou completamente contra. Não há prazer maior do que restaurar uma moto classica exatamente como ela saiu da fabrica, com seus componentes originais. De outro modo, adaptando-se peças de outras motos elas deixam de ser CLASSICAS e passam a ser "qualquer coisa" e então teremos de criar outro site para elas.Ô pessoal vamos caprichar nas restaurações e nos preços para ficar tudo perfeito. Alberto Rech.
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: motos classicas já diz o nome classica ;são originais
Pesquisa: contra
Comentario: a moto deve ser original
Pesquisa: contra
Comentario: -UM VERDADEIRO "CLASSIC BIKER" NÃO FICA PROCURANDO ARTIFÍCIOS PARA ACERTAR A MÁQUINA.CORRE ATRÁS DAS PEÇAS E DE PREÇO,ECONOMIZA E PAGA PELA SATISFAÇÃO DE VER A MÁQUINA ORIGINAL E PERFEITA.SE A MODA DAS ADAPTAÇÕES PEGA,É O INÍCIO DO FIM.OBS.:ADAPTAÇÕES EM GERAL,SÃO BEM MAIS CARAS QUE O USO DE ORIGINAIS.
Pesquisa: contra
Comentario: Sempre devemos manter a originalidade da moto mais ainda se for uma clássica.
Pesquisa: depende
Comentario: Apenas aquelas que melhorem a segurança e a funcionalidade sem descaracterizar a originalidade da moto.
Pesquisa: contra
Pesquisa: a favor
Pesquisa: depende
Comentario: Quando a moto ainda se encontra em um nível razoável de originalidade e conta com uma boa estrutura, sou contra as "modernidades", agora se é aquela moto arriadona, que ou é isso ou é desmanche, e o dono tem uma boa imaginação, vale tudo, adaptar, cortar, trocar peças, fazer pintura personalizada, transformar em custon, e... ser feliz
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: Sem comentários. Clássica é clássica. No máximo alterar descarga.
Pesquisa: a favor
Comentario: Desde que seja para mante-la andando, ou ainda, para melhorar seu funcionamento e segurança, não tem porque não utilizar peças mais novas ou atuais. Como exemplo , minha RD350 precisava de um cilindro de freio trazeiro,(disco), e ao pesquizar preços, pediram-me a pequena quantia de 350,00 reais.Como não concordava com este preço, procurei uma peça parecida ,e encontrei o cilindro trazeiro da Honda Falcon 400, e na autorizada HONDA ,custou-me apenas 72,00 reais, portando não vejo motivo algum para não usar peças paralelas. É claro que se for usar o tanque de uma Teneré 600 numa RD não vai ficar muito bem ,n ão? É isto, um abraço. Jader-Laguna.
Pesquisa: depende
Pesquisa: depende
Comentario: desde que favoreça a segurança, facilite a manutenção e solucione a falta de peças de reposição, por que não?
Pesquisa: contra
Comentario: tem que ser original.....
Pesquisa: depende
Pesquisa: contra
Comentario: Sem COMENTÁRIOS.
Pesquisa: depende
Comentario: Se for apenas troca de peças tais como manete,retovisor,setas etc... acho que não descaracteriza uma Classica!
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: SE FOR NA PARTE ELETRICA TUDO BEM
Pesquisa: depende
Comentario: estou prestes a comprar uma GT 380 74 e pretendo instalar um freio a disco dianteiro, pois ela tem muito motor para andar com o freio original.
Pesquisa: depende
Pesquisa: depende
Comentario: DESDE QUE ESTAS ADPTAÇÕES NÃO SEJAM VISIVEIS E SOMENTE SEJAM PARA GARANTIR A MELHORA DA PERFORMANCE MECÂNICA.
Pesquisa: depende
Comentario: Se não modificar a aparência original, acho que podemos modificar a moto.
Um abraço,
Kleber
Pesquisa: contra
Comentario: A moto clássica deve se manter original. Hoje com a internet conseguimos todas as peças que procuramos para mante-las assim.
Pesquisa: depende
Comentario: se ñ houver alternativa
Pesquisa: contra
Comentario: a beleza destas maquinas esta justamente em se manter a sua originalidade, esta eh minha opiniao sou Ariovaldo Farrao, estou adquirindo um 750 four ano 76, mais meu desejo eh possuir uma Gold Wing, que espero seja a proxima
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: depende, somente em caso de usar a moto frequentemente e for necessário adaptações de segurança, porém que possam ser reversíveis
Pesquisa: contra
Comentario: Senhores,não existem motos "detonadas",o que existe,infelizmente,é quem as detonou.As motos não pediram para serem detonadas,pois vieram de fábrica,originais.Imbecis ao longo dos anos fizeram-nas "detonadas",e agora cabe a qualquer um que goste de motos clássicas,recuperá-las como antes.Existem aqueles que só querem "filé",pagam a mais por uma "irretocável" e tiram onda que as restaurou,e aí vai uma pergunta:E as táis "detonadas",virarão lixo?Isso é gostar de moto clássica ou é o comodismo de se ter uma moto clássica?Chega de choro,vamos arregaçar as mangas e cair dentro das restaurações,salvando os poucos exemplares que ainda restam.Vamos aprender mecânica e elétrica,adquirir material técnico e peças de reposição,pois o maior prazer de se ter uma clássica,é tê-la recriado.Você será o Senhor dela e ela,será muito grata por isso,lhe dando prazeres inesquecíveis em sua montaria,e aí você poderá tirar a sua "verdadeira" onda.
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: Acabam com a originalidade!
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Pesquisa: contra
Comentario: O objetivo deverá ser sempre a originalidade. Todavia modernidade pode ser a adaptação de uma peça ainda não encontrada ou de custo proibitivo, o que a maioria acaba tendo que fazer.
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: É simplesmente lindo ver uma clássica bem restaurada e toda original mesmo que não seja a nossa preferida!!
Pesquisa: depende
Comentario: Parte elétrica é "jogo-duro"...
Bala
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: sou fanatico pelas raridades então não gostaria de ve-las modernizas.
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: Se for para cumprir normas anti-poluição e para garantir que estas máquinas continuem a serem fabricadas, acho que é conveniente que se façam modernizações.
Pesquisa: contra
Comentario: Você já viu alguma obra de arte precisar de adaptações ou modernidade?
Pesquisa: depende
Comentario: se for p/ salvar uma moto VALE TUDO !
Pesquisa: a favor
Comentario: nem tudo que e original funciona bem , as vezes necessitam de modificaçoes CAVERA /BENTO GONÇALVES RS 054091235551
Pesquisa: depende
Comentario: Tem adaptações que não interferem na originalidade externa da moto, exemplo adaptações mecânicas como iginição eletrônica em vez de platinado... se a moto for para uso diário, viagens, etc... muitas vezes será necessário optar por uma adaptação até mesmo por questão de segurança! welder - Palmas - TO
Pesquisa: a favor
Pesquisa: depende
Comentario: itens como ignição eletrônica são totalmente viáveis, pois não há pontos negativos...
Pesquisa: contra
Comentario: jamais alteraria a minha yamaha seca 750/81.E um sacrilegio.marcello baviera/RJ
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: Vou falar por min e pelas as minhas três relíquias.
Digo que depende, é que embora a internet nos ajuda em muito a achar as peças, os preços sempre são distorssivos, quando comparado com a peça similar do mercado, porém quem adquiri uma clássica tem que ter ciencia que o mercado é mais caro pela escaces das mesmas e que muitas das veses dependem da importação. Tenho uma CB-750 Four 1.974 e não confio em platinados, embora ainda esteja usando, eles não me dão a confiança para uma viagem tranquila.
Gostaria de comprar os escape originais, porém pediram a bagatela de R$ 5.200,00 ou seja 50% do valor pago pela motocicleta, por ora continua com o 4 em 1.
Abraços a todos.
Ricardo Simões
Ourinhos (SP)
Pesquisa: a favor
Comentario: Numa resposta anterior disse depende e os motivos do depende.
Porém para a minha Jawa com o tanque quadradinho, sem motor, sem rodas, sem selim, aonde achar estes fóceis, vou colocar a foto no site para ajuda, e acho que esta não tem jeito, vai virar uma polimarcas?
Ricardo Simões
Ourinhos (SP)
Pesquisa: a favor
Comentario: Para restaurar algumas raridades se faz necessário o desmanche de outras, mas qual o problema de usar essa doadoras de peças para montar uma "nova" moto?
Pesquisa: contra
Comentario: são classicas e Não "modernas"
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Pesquisa: depende
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: A originalidade da moto deve ser mantida....
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Pesquisa: contra
Pesquisa: a favor
Comentario: peguem uma RD 350 com ignição a platinado e a minha com cdi e vamos para a Bahia ver quem é que chega sem parar....
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: Uma clássica deve permanecer o mais original possível, a menos que sejam equipamentos da "época", ex.: o escape 4x1 p/ as Honda Four.
Pesquisa: depende
Comentario: SE NÃO CONSEGUIR AS PEÇAS ORIGINAIS !
Pesquisa: contra, depende
Comentario: SÓ SE FOR PARA VIABILISAR O FUNCIONAMENTO.
Pesquisa: a favor
Comentario: Original é original, mas algumas adaptaçoes servem para somar ao design
Pesquisa: depende
Comentario: por exemplo, um jogo de carburadores da 750 cbx em uma cb FOUR , AS veses e uma nessecidade
Pesquisa: depende
Comentario: Cada um configura sua moto ao seu modo se vao tirar ou permanecer caracteristicas classicas quem define e o proprietario
Pesquisa: contra
Comentario: quer moto moderna compre uma!
Pesquisa: contra
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Comentario: Classica tem que ser original
Pesquisa: contra
Comentario: -Simplesmente tira a originalidade da época.
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Comentario: depende, se for para melhorar alguns ítens de segurança será ótimo, podendo tentar contornar o desing, mas se ter a moto somente para um voltinha, então é imperativo mante-la original.
Pesquisa: contra
Pesquisa: depende
Pesquisa: a favor
Pesquisa: depende
Comentario: Minha opinião, é a de que dependendo do intuito do proprietário acho válido as adaptações, se for para rodar e curtir, sem o compromisso de manter os 100% de originalidade, para coleção, vale incorporar alguns detalhes para melhorar o desempenho e segurança.
Pesquisa: contra
Comentario: Se eu entendi, acho que não pode, pois acho que o nome já diz tudo. CLÁSSICAS.
Se modernizar foge de CLÁSSICAS, não é?
Pesquisa: contra
Comentario: Motocicleta antiga tem que ser como saiu de fabrica
Pesquisa: a favor
Comentario: des de que não descaracterize a mato classica
Pesquisa: a favor
Comentario: CERTOS AVANÇOS TECNOLOGICOS REVOLUCIONARAM O BOM FUNCIONAMENTO DOS MOTORES A EXMPLO DISSO A INGUINIÇÃO ELETRONICA POR EXEMPLO ELIMINOU DE VEZ OS PROBLEMAS COM PLATINADOS E CONDESADORES EU PODERIA TB CITAR A SUBSTITUIÇÃO EM CERTOS CASOS DO CARBURADOR POR EXEMPLO POR UM MAIS ATUAL E COM PEÇAS DE REPOSIÇÃO E QUE EU CREIO NÃO DESCARACTERIZAM A MOTOCICLETA E SIM PROPOCIONAM UM BOM FUNCIONAMENTO
Pesquisa: a favor
Comentario: desde que não a descaracterize
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Pesquisa: a favor
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Pesquisa: contra
Comentario: Absolutamente terrível fazer esse tipo de coisa!!! Puxa vida... a graça é justamente deixar a moto mais próxima de como ela era em sua época...
Pesquisa: a favor
Pesquisa: contra
Resultado Final
A pesquisa esteve no ar de 24 de outubro a 11 de novembro de 2003.
Tivemos 128 respostas.
21 (16,4%) internautas foram a favor das modernidades.
37 (28,9%) responderam que depende, achando que é possível se adaptar, mas com ressalvas, e sempre procurando manter ao máximo a aparência e o visual das Clássicas.
70 (54,6%) internautas são contra, alegando que Clássica é Clássica e quem quer moto moderna, que compre uma nova !!