Ponto de Vista
Pergunta: Complementando a questão anterior (vide pesquisa nº 90), você acha que as motos do início dos anos 80, são "menos clássicas" do que as dos anos 60 e 70 ?
Resultado final no pé da página
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: porque os quesitos para uma moto ser classica são independente do ano, digo, se é de uma destas décadas, pois a máquina tem que ter personalidade, estilo ùnico e acima de tudo carisma, por exemplo uma V-max.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: Depende.. porque temos modelos que mudam apenas em pequenos detalhes, como nas CG 125cc da Honda por exemplo. Motos clássicas estão diretamente relacionadas com muito cromo e pouco plástico. É isso! Fábio/Chapecó-SC
Pesquisa: Sim
comentario: SIM ! existe um serto *CARISMA* em tudo que perteceu aquela decada...nao so as motos,mas carros,roupas.musica...nao ha como comparar um LED-ZEPPELIN ou um SUPERTRAMP com as BANDAS DOS ANOS 80?? que vc's acham?? COMO JA FALEI.."classicas da segunda *GENERATION* E ACEITAVEL mas misturar tudo...nao funciona--!!
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Na minha opinião existem, pelo menos, 3 categorias no antigo-motociclismo: motos antigas (pré 60), clássicas (60 a 76) e neo-classicas (76 a 87). Bala
Pesquisa: Não
comentario: clássica é clássica, independente da idade. Temos exemplos dos anos 90 que já viraram clássicas...
Pesquisa: Sim
comentario: porque tem que ser até a data de proibição das importações .As da decada de 80 já tinham o design mais moderno .
Pesquisa: Não
comentario: Acho que a maioria das motos do início dos 80 segue pojetos da década de 70 e alguns até mesmo da década de 60! As melhorias não parecem significativas e o designe é muito pouco arrojado para a época. Aliás com a proibição das importações até 1993, os exemplares disponíveis no Brasil são poucos e todos de projetos antigos.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: pode crê, bicho!!
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: A clássica impõe uma importância sobre as outras e essa importância, na maioria das vêzes, se nota com o tempo.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Além do design das motos dos anos 80 não possuírem o mesmo glamour das motos dos anos 70, elas ainda estão em fase de "pré-maturação"; ou seja: ainda falta tempo às motos dos anos 80 para poderem ser consideradas como "Clássicas".
Pesquisa: Sim
comentario: O motociclismo no Brasil morreu no fim da década de 70.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Clássica sem dúvida nenhuma são motos até 1976. Ano que iniciou a proibição da importação. Depois disso pode chamar de tudo menos de clássica.
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
comentario: São as clássicas de sua época
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: Estando em boas condições.....
Pesquisa: Sim
comentario: Porque elas perderam um bom pouco daquela imagem que Marlon Brando, Steve Macqueen e Peter Fonda imprmiram a elas. Cesar Santos
Pesquisa: Sim
comentario: O estilo das motos dos anos 80 ficou no meio do caminho, nem moderno e nem clássico.
Pesquisa: Não
comentario: Nem mais nem menos clássicas, apenas cada geração com seu charme, carisma, histórias ... Desde que as motos existem, é sempre assim... as contemporâneas são as melhores, mas as antepassadas sempre terão seu lugar de destaque no coração dos verdadeiros motociclistas.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
comentario: Claro que não as do inicio da decada ate 83 tem seu valor e importancia na nossa industria e na historia motociclistica do nosso pais, pois substituiram as importadas dos anos 70
Pesquisa: Depende
comentario: Gente, o que está acontecendo?
Todo mundo sabe o que é uma moto clássica !!!
Moto clássica não tem nada a ver com a data de proibição da importação ou outra coisa qualquer, parem de ficar inventando milongas e babozeiras, parem com isso. Motos clássicas são as motos do final dos anos 60 até o inicio dos anos 80, fora isso o que vem antes é moto velha e o que vem depois são motos novas, é só isso, tá loco, deu no saco já.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: Rapaz, depende do gosto de cada um. Eu prefiro as setentonas do que as oitentonas, mas não é uma questão de melhor ou pior, certo ou errado. É apenas preferencia pessoal.
Pesquisa: Sim
comentario: Porque a propria história confirma , são de um periodo de vacas magras no Brasil, naquela época se esperava as vêzes todo o periodo de pagamento de um consórcio de uma simples CG 125 para pegar a moto, o que éra simplesmente ridículo. Nesta época optei por comprar a minha primeira moto uma CB 50, o qual aprendi a pilotar após a aquisição, a lendária cbzinha ainda estava suspirando boa saude e provando que era feita com mais qualidade do que o nosso magro plantel de opções disponíveis a compra. Devo dizer que em certos aspéctos concordo que algumas motos se tornarâo uma clássica por qustão de gosto do publico. Uma delas é na minha opinião é a série RDZ II 125, não se vê mais nenhuma por aí , quanto mais uma inteira, muitas delas por ser um motor de fácil preparação, foram parar nas pistas de velocidade na terra, vindo a serem condenadas a virarem sucatas.
Do ponto de vista econômico da época prefiro lembrar de como éra difícil tambem manter uma importada em um tempo que não se pensava o quanto as japonesas iriam resistir ao descaso. Elas estão aí para provar suas qualidades, mas na questão opção de mercado na época só vim a ter uma nacional em 1985, por méritos da Yamaha ter lançado um pequenino canhãozinho de vizual realmente esportivo...Já tô me impolgando; risos!!! Dá qui a pouco saio por aí garimpar uma RDZ II p/ restaurar e fazer um " veneninho caseiro " só pra dar uma brincadinha nos farois da city...
Abaços ALEX de Curitiba
Pesquisa: Sim
comentario: tem potencia
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: tem motos raras, da epoca de 80, que podem ser consideradas classicas. as de 60 e 70 tem seu estilo, as de 80 sao as proibidas no Brasil, aquelas que so vimos nas revistas, e nao pudermos comprar..
Pesquisa: Depende
comentario: quem nao lembra dessa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55744182-moto-honda-1000-vfr-_JM
uma 1000 V4 rarissima, por aqui, pra mim é classica, ai que vontade de dar uma voltinha..
Pesquisa: Não
comentario: Tenho 37 anos de idade. Considero clássicas também as motos que sonhava ter na minha adolescencia, na década de 80
Pesquisa: Depende
comentario: A questão,nã é esta, as máquinas dos anos 80, são a evolução das da década de 70. Agora por saudosismo, eu fico com motocicletas da década de 70, pois vivi intensamente esta época, e em cima destas máquinas. Vicente
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: Uma moto clássica não depende diretamente do ano de fabricação, é claro que motos muito antigas são clássicas pela sua idade. No meu modo de ver uma moto é clássica ou não se ela representou uma tendência na sua época, se foi moda ou objeto de desejo de muitos.Não podemos esquecer que no inicio dos anos 80, ainda imperava a proibição das importações e muitos modelos como as Honda CB 400 que com linhas bem modernas hoje são clássicas .
Pesquisa: Não
comentario: ate 83 sim
mais maquinas poderosas e rapidas sao as do anos 90 em diante
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Se começarem a colocar CB400 e outras porcarias neste site, não vou mais entrar. Só falta chamar CG de clássica, aí vai ser o fim do mundo.
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
comentario: os anos 70 são a epoca de ouro das classicas!! os anos 80 somente pro rock nacional!!!
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: Depende do modelo da moto. Como nos carros, já tem Monza no primeiro domingo da luz. Clássico é clássico.
Pesquisa: Sim
comentario: Por ter um estilo pouco arredondado.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
comentario: farois quadrados e falta de rodas raiadas
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: Algumas motocicletas mantem um ar retrô, por exemplo algumas bem do começo dos anos oitenta, que sustentam projetos que foram elaborados aínda na década de 70, já algumas de certas marcas e modelos projetas e construídas no final dos anos 80 não possuem estas propriedades.
Pesquisa: Sim
comentario: Pque as motos classicas são somente as dos anos 60 e 70 as dos anos 80 perderam todas cacteristicas de uma verdadeira classica
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: porque eu tenho uma cb 400 80 e acho bem clássica.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
comentario: Escutar Star way to haven do Led Zeplin é como pilotar uma CB 500 four com escape original em uma estrada pacata do interior do Paraná ou se quiser adrenalina, deçsça p/ o litoral de Sta Catarina pela movimentada BR 101 com uma GT 380 com escape 3x1, seria como escutar highway star do Deep Purple no último volume. São sonhos que nunca acabaram de uma epoca setentista...
Pesquisa: Não
comentario: Porque eu tenho uma.
Pesquisa: Não
comentario: pq so motos de grande cilindrada podem ser consideradas classicas? temos as cinquentinhas que povoaram os sonhos de muito marmanjo,as 125cc,da honda /yamaha estas sim foram motos que deram impulso a nossa industria motociclistica
Pesquisa: Sim
comentario: são melhores
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: foi uma epoca que tinha arte no desenho para atrair os consumidores
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Pelo fato das motos dos anos 70 serem importadas, muito trabalhei e fiz economias para adquirir uma Yamaha 50, hoje sem entrada em suaves prestações se adquiri uma 250, 400, etc...
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Sim pois elas representam um período de nenhuma inovação tecnológica. São motos apenas maquiadas (muito mal, por sinal). RD 50, 70, RX, CG, ML, CB 400, CB 450 representam bem isso... pouca inovação e muita cafonice (especialmente as CBs).
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: EU GOSTO MUITO DA RX180 CUSTOM ANO 83 ATE ESTOU PROCURANDO UMA PRA COMPRAR
Pesquisa: Não
comentario: O q. é uma moto clássica? Clássica é aquela moto q. quando passa faz TÔDO MUNDO VIRAR A CABEÇA P/ OLHAR, tá entendendo? independ.do ano,v. já passou por isso? já teve uma q. ñ troca por nada? eu tenho uma RD 350 87 preta verm.,ñ tem quem ñ pergunte,de criança até véinho,mulher até os guarda se encantam,então cara deixa de desfazer o q. dá prazer p/ os outros,tem muintos bitolados dizendo ha tem q. ter roda raiada cromados sei lá q best. mais, nada a vê meu,tive muitas motos de BSA as imp. 70 etc meu maior arrependimento foi me desfazer delas na época ñ dava valor hoje é dif. falô. KMYKZY tomazini34@bol.com.br
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: depende do grau de originalidade e como ela é considerada pela maioria atualmente, por ex. a CBX750 F, até hoje é considerada uma moto clássica e surgiu em 86!!!
Pesquisa: Sim
comentario: por que sim
Pesquisa: Não
comentario: que é veia
Pesquisa: Não
comentario: Veja bem... lí os outros depoimentos, e percebi que há uma rejeição às motos dos anos 80, faço parte (virtualmente) do CB Brasil, se não me engano hoje há mais de 2000 cbzeiros conectados ao grupo, com um perfil meio padrão, entre 30 e 40 anos, para este povo, tudo que se remete aos anos 80 é clássico, crescemos vendo nossos vizinhos azarando as gatinhas com suas CB´s, tão mal faladas aqui, por alguns é claro !, alguns puderam rodar com a de seus irmãos ou pais... claro que achava o máximo ver as sete galo passarem rasgando em frente ao colégio... mas era muito mais legal quando meu amigão deixava eu pilotar até em casa a sua "carona 80" e sem capacete... acho que alguns captaram a mensagem...
em tempo: hoje tenho uma CB 450 Esporte 1984 que adquiri em 2005, e com a ajuda deste site já consegui peças importantes para ela...
Pesquisa: Sim
comentario: porque as motos dos anos 80 não tem tantos itens cromados como as dos anos 70. blz
Pesquisa: Sim
comentario: Porque???, oras anos 60 e 70 ficou gravado na memoria da juventude na época: Sem destino, Festival Woodstock, Hippies, Paz e Amor, Jimi Hendrix, Rua Augusta,.... CB750 Four, Tomazeli, Led Zepelin, ..precisa dizer mais...
Pesquisa: Não
comentario: inovações, novos materiais, qualidade, design e motores que marcaram época e servem de base para modelos ainda hoje.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: menos cromados
Pesquisa: Sim
comentario: Olha o que causou o ponto de vista anterior, tem um cara pedindo R$ 7.000,00 em uma CB 83( que está nos classificados do site).Cada um pede o que quiser, mas pagar...só louco mesmo...com este valor dar para achar uma verdadeira classica dos anos 70.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: ficou tudo quadrado, entrou pra epoca que tudo era feio e ninguem sabia!!!!
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: Por que depende da inovação introduzida por cada uma , em cada era. Isto é que faz da máquina uma clássica.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
comentario: Pô tigrão !!! Que maquina qente essa sua 7 galo? Com escape 4x1 ronca mais legal... Quando eu crescer vou comprar uma igualzinha essa...
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: clássico e clàssico independe do ano.Acho que 20 anos por exemplo,ja considero uma clássica.
Pesquisa: Não
comentario: depois de alguns anos todas sao classicas
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Porque a dos anos 70 foram revolucionarias, enquanto a dos anos 80 foram apenas uma evolução.
Pesquisa: Sim
comentario: stilo acabamento e detalhes de instrumentos fizeram delas serem rspeitadas ate os dias de hoje
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Pelo estilo
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: depende da marca....
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: Ser Clássica não é uma questão de idade. Uma moto se torna clássica por alguma razão relevante que marcou sua existencia. Pode ser um ícone de desempenho, um sucesso de vendas, ou um exemplo de mediocridade. E neste último se enquandram diversos "sucessos de vendas" de uma época medíocre. A exemplo do início da década de oitenta no Brasil.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: DEPENDE MUITO DO MODELO DE CADA MOTO
Pesquisa: Sim
comentario: Tudo o que se populariza perde o glamour. A produção nacional quase não produziu clássicas.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: nos anos 70 eram mais detalhadas e muito mais bonitas
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: estilo, durabilidade
Pesquisa: Não
comentario: sao motos que substituiram as dos anos 70,com o final das importações
Pesquisa: Sim
comentario: são muito quadradas
Pesquisa: Sim
comentario: tem mais perfumaria
Pesquisa: Sim
comentario: falta classe
Pesquisa: Depende
comentario: Nessa época temos algumas relíquias como a CBX 1050, a Kawasaki 1300 e a Boldor, por exemplo que se tornaram clássicos eternos.
Pesquisa: Não
comentario: por que elas mostram um design mai arrojado combinando mais com o sentido de competição 2 tempos.
Pesquisa: Sim
comentario: As melhores motos sao as da decada de 70 pois temos emtre elas as dt 125, dt 250, rd 350, rd 250 e aimda temos a linha four que vai da 400cc ate a fabuloza 750 e aimda para complementa temos a linha da suzuki a gt380 gt550 e a gt750, para o meu pomto de vista estas motos marcaram epoca e jamais serao esquecidas.Ass carlos gean do n. silveira RS
Pesquisa: Depende
comentario: DEPENDE. VEÍCULOS PODEM SE TORNAR CLASSICOS INDEPENDENTE DA DÉCADA EM QUE FORAM FABRICADOS. EU POR EXEMPLO PREFIRO E TENHO UMA HONDA 500 FOUR E UM FORD MAVERICK (CLÁSSICOS PARA MIM POR SEREM MEUS DESEJOS QUANDO ADOLESCENTE NOS ANOS 70). EXISTEM CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA QUE UM VEÍCULO VENHA A SE TORNAR CLASSICO. DAÍ SERIA MUITA PRETENSÃO MINHA DIZER QUE SÓ OS DA DÉCADA DE 70 - JUSTAMENTE OS QUE EU MAIS GOSTO - SÃO CLÁSSICOS. A YAMAHA V MAX E A SUZUKI BANDIT, POR EXEMPLO, JÁ SÃO CONSIDERADAS CLÁSSICAS. EU TORÇO PARA QUE AS NACIONAIS OU MESMO IMPORTADAS DO INÍCIO DOS ANOS 80 ALCANCEM ESSE TÍTULO. OS MOTOCICLISTAS QUE AS TEM COMO PREFERIDAS TAMBÉM MERECEM. DEUSDETE B. OLIVEIRA.
Pesquisa: Depende
comentario: são clássicas de uma época (geraçao).
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Porque já eram produzidas no Brasil, e com isto são muito fáceis de encontrar, isto as torna quase que fora de época.
Pesquisa: Não
comentario: tenho uma CG 125 81, acabei de restaurá-la por completo e muitos a comparam com as primeiras fabricadas no Brasil ( 77 em diante)
Pesquisa: Sim
comentario: porque perderam no visual muito cromado.
Pesquisa: Não
comentario: todas as motos quando bem cuidadas so clássicas...
Pesquisa: Não
comentario: Acho que as motos dos anos 80 são tão clássicas quanto as da década anterior com a vantagem de terem tido uma grande evolução tecnológica , melhorando ainda mais os equipamentos que tanto gostamos . É uma pena que tenhamos perdido a oportunidade de tê-las a nossa disposição
Pesquisa: Depende
comentario: classica? eu gosto de moto boa, seja ela de que epoca for.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Clássicas está implícito dos anos 70, as importadas, as dos anos 80 um dia poderão ser chamadas de velhas, antigas,etc...desculpe-me os CBZEIROS
Pesquisa: Sim
comentario: NAO TEM HISTORIA, DAS IMPORTADAS DA DECADA DE 70
FLAVIO ABBUD
Pesquisa: Depende
comentario: alguns modelos ficaram meio sem graça.
Pesquisa: Não
comentario: claro que nao na verdade na minha opiniao classicas sao as motos de pequena cilindrada que foram as que deram o pontape inicial no comercio das motos no brasil pois as de grande cilindrada nem todos podiam comprar por conta dos preços
Pesquisa: Não
comentario: PORQUE CADA MOTO TEM UM ESTILO, E NESSE ESTILO, FEZ A FAMA. VEJA POR EXEMPLO, AS CBS 400, E AS CBX 750. SÃO CLÁSSICAS DOS ANOS 80.JOSÉ CARLOS-SOROCABA-SP
Pesquisa: Não
comentario: Porque muitos modelos da década de 80 também viraram história, e se mantiveram como uma lenda. Exemplo: CBX 750F 1988
Pesquisa: Sim
comentario: pelo estilo e forma q foram tomando e por nao serem tao antigas
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: as antigas criaram inovações que na decada de oitenta só fez evoluir mais as criações eram nas decadas de 60 e 70
Pesquisa: Sim
comentario: pela mudança de estilo
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim, Não
comentario: elas sao mais classicas por serem mais antigas!
Pesquisa: Sim
comentario: pelo design de suas carenagens
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim, Não
comentario: As motos da decada de 70 foram o inicio do foco motociclistico pois tamto as yamahas homdas eas suzukis deram todo este charme para o motociclismo brasileiro semdo assim as motos da decada de 70 sao realmente classicas e estimulao colecionadores ate hoje, pois todo motoqueiro que se preza quer ter uma classicas destas na sua garagem.Gean silveira RS
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: E a cbx como fica?
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: a fila anda....
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: porque nao
Pesquisa: Depende
comentario: se elas marcaram época como a cb 400 até vai...mas uma moto que não teve tantos olhares e comentarios e nossa " é a moto.tal tal..."
acho que é uma pergunta que vai causar muita contradição
DE: guilherme miralha
Pesquisa: Sim
comentario: Muitas marcas não existem mais.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: Quero ver alguém dizer que uma moto de 6 cilindros como a CBX 1050,Kawa 1300 ou Gold Wind não é clássica só porque é do início da década de 80!?!?!
Pra mim clássica é aquela moto que as pessoas admiram por seu estilo e pela quantidade de admiradores que conquistou/conquista ao ser vista.Assim sendo não importa potência nem ano.
Mauricio-RS
A pesquisa esteve no ar de 09 de abril a 09 de maio de 2007
Tivemos 206 respostas.
106 internautas (51,4 %) opinaram que sim, as motos do início dos anos 80 são "menos clássicas" do que as dos anos 60 e 70.
73 internautas (35,4 %) defendem as motos dos anos 80, igualando-as no quesito "clássicas" com as suas antecessoras.
27 internautas (13,2%) opinaram que essa análise depende de alguns fatores.