SANTIAGO HERRERO

"O HERÓI DA ESPANHA"


 

Embora nunca tenha sido campeão mundial de motovelocidade esse grande piloto espanhol marcou sua geração.

Sua curta e brilhante carreira fui subitamente interrompida na famosa Ilha de Man, no Tourist Trophy.

Vamos conhecer sua história !


Em 2 de maio de 1942 nascia em Santander, na Espanha o menino Santiago Herrero.

Aos 12 anos, morando em Madrid, Santi (como era chamado) ganhou sua primeira motocicleta. Nessa época, também começou a trabalhar numa oficina.

Um pouco mais tarde, passou a trabalhar com Gabriel Corsin que tinha uma grande oficina de preparação para motos de corrida. Santi começava o seu contato com o esporte de motores, aprendendo com um grande mestre que era Gabriel Corsin !

Em 1962, Santi obtém sua licença federativa (habilitação) e nesse mesmo ano começa sua carreira desportiva, competindo com uma pequena Derbi Gran Sport, de 4 marchas, que ele mesmo preparava !

Herrero numa de suas primeiras corridas com sua Derbi (preparada por ele mesmo). Chegou em 11º lugar.
XVIII Prêmio Internacional de Madrid - 1962

Logo depois comprava uma Bultaco Tralla 125, que lhe deu alguns bons resultados, como um ótimo 5º lugar numa competição em Lugo !

Herrero já começava a despontar como grande promessa, disputando corridas por toda a Espanha, melhorando a cada vez seu estilo !

No ano de 1963, entra em cena alguém que seria seu segundo pai: Luis Bejarano, o chefão da Lube (marca de motocicleta espanhola).

Don Luis o havia visto correr numa prova nos arredores de Madrid (Grande Prêmio de Outono) e viu que o jovem tinha muito talento. Também por influência do próprio Gabriel Corsin, convida Herrero para ir trabalhar na Lube, no departamento de competição.

A fábrica estava desenvolvendo uma 125 para começar abrir os caminhos das competições de velocidade, e com o talento de Herrero isso seria possível.

Herrero passa a morar na casa do próprio Luis Bejarano, em Bilbao, tornando com o tempo uma relação familiar. Herrero é tratado com um filho, e retribue, sendo extremamente fiel à marca Lube ! É o piloto oficial da fábrica !

Em 1963 Herrero disputa o campeonato espanhol na categoria Junior (motos de 125 e 175 cc) e na categoria Competição (motos de 350 e 500 cc). Embora não consiga nenhuma vitória, mas pela regularidade fica com o vice no campeonato espanhol, Junior !

Herrero com a Lube-Renn - 1963

Em 1964, Herrero disputa sua primeira prova internacional, em Pau, na França. Nesse ano também vem sua primeira vitória importante, no Circuito de los Puentes Burgos, com a Lube 125.

Herrero no Retiro Madrilenho de Lube - 1964

Mesmo com o fraco desempenho das Lube, Herrero consegue o 3º lugar no campeonato espanhol de velocidade das 125 cc, para alegria de seu patrão Luis Bejarano !

Luis Bejarano dando instruções a seu pupilo - 1964

O ano de 1965 marca uma mudança. A Lube, por atravessar grave crise econômica, se retira oficialmente das competições.

Herrero monta uma oficina de reparação e preparação de motores, e passa e dedicar mais tempo aos negócios, que por sinal vão muito bem, com muito trabalho ! Sua oficina fica famosa e concorrida, pelo seu competente trabalho !

Herrero disputa apenas duas provas com uma Lube, com um 3º e um 5º lugares !

Em 1966 compra uma Bultaco e disputa algumas provas. Herrero é assediado por Paco Bulto, que muito esperto, já havia reconhecido ali um piloto de grande futuro ! Faz uma oferta a Herrero para correr junto com Ramón Torras, como piloto oficial da fábrica ! Porém, até hoje não se sabe ao certo por que essa parceria não se concretizou !

Herrero e sua Bultaco - 1966

Enquanto tudo isso acontecia, Eduardo Giró, engenheiro da Ossa (outra marca de motos espanhola) estava com um grande e revolucionário projeto, de uma moto com chassis monocoque e motor com válvulas rotativas, entre outras novidades. 

Os pilotos oficiais da Ossa eram Carlos Giró (primo de Edurado) e Luis Iglesias, também ótimo piloto. Porém, Eduardo via em Herrero um piloto com talento para pilotar e para desenvolver projetos, devido sua formação como mecânico preparador !

E em final de 1966, Herrero é contratado oficialmente para pilotar e desenvolver a 250 Ossa de competição !

 No início de 1967, Herrero e Giró disputam as provas com as já conhecidas 250 de 4 marchas, e obtém ótimos resultados, mostrando que a fábrica está indo no caminho certo ! 

Herrero é o campeão espanhol das 250 cc, e ainda vence uma prova importante do calendário, o Troféu Presidente de Velocidade !

E durante os intervalos das provas, Herrero se dedica exclusivamente para desenvolver a nova 250 !

Eduardo Giró (de óculos) acompanha de perto mais um teste da 250 com Herrero - 1967

Nesse ano disputa também uma 24 Horas de Montjuich (Barcelona), em dupla com Spaggiari, com uma Ducati, e só não vencem pois a poucas voltas do final, liderando, a moto apresenta uma falha mecânica !

Em 1968, chega o momento certo de estrear as novas 250 ! Embora as monocilíndricas sejam 20 HP menos potentes que as poderosas Yamahas bicilíndricas oficiais de Phil Read e Bill Ivy, as Ossa são 20 kg mais leves, e com uma  dirigibilidade fantástica ... e seu chassis monobloco é muito mais rígido !

Herrero entre Eduardo Giró (de óculos) e seu fiel preparador Esteban Oliveiras. 
Nessa foto dá para ver bem o revolucionário chasis monobloco da Ossa 250.

Durante o campeonato, as Yamahas ainda mostram que estão melhores, vencendo todas as provas, com o título para Read e o vice para Ivy !

Herrero com a nova Ossa 250, à frente de Kent Andersson de Yamaha ! - 1968

Mas Herrero já deixa claro que a monocilíndica Ossa está rápida, e confiável, ficando com a sétima colocação no Mundial, atrás das potentes Benelli de 4 cilindros ! Na última prova do ano, em Monza, Herrero faz um pódio (3º) junto com Read e Ivy, debaixo de muita chuva !

Conquista também mais uma vez o campeonato espanhol de velocodade nas 250 cc !

Em 1969, viria o grande ano para Herrero ! Seus maiores adversários no mundial das 250 seriam Kel Carruthers e Renzo Pasolini, ambos com uma Benelli, e Kent Andersson de Yamaha.

Logo na primeira etapa, correndo em casa, em Jarama, Herrero conquista uma brilhante vitória !

Nesse ano Herrero disputa também o mundial das 50 cc, com uma Derbi, para ajudar seu compatriota Angel Nieto. Seus melhores resultados foi o 2º lugar em Francochamps e em Sachsering (Alemanha).

Herrero à frente de Angel Nieto de Derbi 50 - 1969

Na 250, após uma quebra em Hockenheim, nova vitória já em Le Mans ! 

Segue-se um 3º lugar na Ilha de Man, considerado pela imprensa como o circuito mais difícil do mundo, o que lhe vale o apelido de Herreo, o Herói !

Em Assem Herrero é novamente 3º e sua Ossa desperta paixões pela imprensa especializada, considerando a moto a mais avançada do mundial !

Em Francochamps, Herrero dá um show de pilotagem e vence novamente ! 


Herrero e sua Ossa - 1969

Em Sachsenring, Herrero fica em 2º, atrás de Pasolini !

A essa altura, faltando 5 provas para o final, Herrero lidera o campeonato com 77 pontos, contra 53 de Andersson e 43 de Carruthers !

Porém daí para frente a sorte não ajudou Herrero ! Um pistão furado o tira da prova seguinte, na Checoslováquia, e na Finlândia, um tombo o tira da disputa pela ponta, chegando apenas em 6º lugar !

Entre o GP da Finlândia e o GP de Ulster Herrero disputa a famosa e tradicional prova de Brands Hatch. E obtém uma importante vitória sobre os favoritos inglêses, entre eles Phil Read !

Em Ulster, com chuva, Herrero vinha em segundo lugar quando um tombo espetacular o tira da prova ! Herrero tem múltiplas fraturas na mão esquerda, e é considerado por todos como fora do campeonato definitivamente !

Herrero andando forte ! Queria o título !

Faltavam apenas duas provas, e Herrero liderava o campeonato com 82 pontos, contra 80 de Andersson e 75 de Carruthers !

Com uma adaptação para poder largar, Herrero disputa o GP da Itália em Ímola, mas sem condições físicas ideais, fica apenas em 5º lugar !

A situação do campeonato, considerando o regulamento novo (com descarte do pior resultado), leva para a última prova, na Yugoslávia,  Herrero com 83 pontos, e Carruthers e Andersson empatados com 82 !!

Porém, para infelicidade de toda a torcida espanhola, Herrero, que vinha disputando frenéticamente (já com a mão bem melhor) com Carruters, sofre uma nova queda ... e o título fica com Carruthers, que comemora antes até de receber a bandeirada !

Herrero fica em 3º nas 250 e em 7º nas 50 cc.

Mas a temporada mostrou que a dupla Herrero e Ossa estava pronta para o título no ano seguinte ! Principalmente por que o novo regulamento da F.I.M. previa que na categoria 250 as motos não poderiam mais de 2 cilindros, o que tirava da disputa a poderosa Benelli 4 cilindros que havia sido campeã com Carruthers !!

Assim começa a temporada de 1970, com Herrero muito motivado e pronto para o tão sonhado título !

Na abertura da temporada, na Alemanha, uma pequena falha tira Herrero da prova !

Na etapa seguinte, na França, Herrero faz um estimulante 2º lugar, atrás de Rodney Gould com sua Yamaha oficial !

E em seguida, na Yugoslávia, Herrero vence de forma incontestável !

Porém o destino seria cruel !

Assim em 8 de junho, de 1970, disputando o perigosíssimo Tourist Trophy da Ilha de Man, Herrero, sofre uma queda violenta, na milha 13 do circuito !

... e encontra a morte !

Herrero na Ponte Ballaugh - Uma volta depois, nos deixaria para sempre !

Ilha de Man - 1970

Seria o fim ... a Espanha perde um grande filho e um título mundial que viria certamente !

E o mundo do motociclismo perde um grande e jovem piloto que ainda teria muito a mostrar de seu talento !

E como dizem na Espanha para amenizar um pouco sua falta, ... "os anjos não aguentavam mais viver sem ele ... " 

SANTIAGO HERRERO

"O HERÓI DA ESPANHA !"

 

Por Ricardo Pupo
Maio / 2004

Fontes: Revista Motociclismo, Julho de 1970, Revista Solo Moto. Colaboração de Goran Slavic (correspondente na Croácia), e Miguel Graells (correspondente na Espanha).
Fotos: Muitas fotos foram gentilmente cedidas por François Beau ( www.bike70.com )

 

 

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Comentários:


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Comentário dos Internautas:



Ricardo: Parabéns mais uma vez por esta matéria sensacional. Para o público brasileiro, aliás, para 98% dele, só existiram Hondas e Yamahas principalemnte. Esta matéria além de servir para demonstrar a qualidade dos pilotos espanhóis na figura de Santiago Herrero, serve também, para dismistificar o invencionismo de que somente as "motocicletas japonesas são as melhores", pelo menos para a maioria do público consumidor. Acho que foi genial esta sua reportagem, quanto mais, para mostrar para todo este público, que marcas e motocicletas foram fabricadas no mundo inteiro, e diga-se de passagem, com qualidade muito boa, muitas vezes, superior às japonesas.
Um grande abraço ao amigo Ricardo e parabéns mais uma vez.
Marcelo Afornali
afornali@bicicletasantigas.com.br  (Quarta Feira, 5 de Maio de 2004, às 21:46:28)


Com correspondentes no exterior, é sinal que o valor de sua página vai longe, caro Ricardo! Parabéns!!
Carlos Trivellato
trivellato@speedybrasil.com.br  (Sexta Feira, 7 de Maio de 2004, às 13:35:31)


Indescritivel !!
Emerson Silva
mercury3@bol.com.br  (Segunda Feira, 10 de Maio de 2004, às 22:47:06)


Muuiitooooooo boaaaa..cara ..adorei a materia!!!!
Alexandre
(Sábado, 15 de Maio de 2004, às 18:22:18)


Foi ótima essa matéria !
Atenciosamente
Bruno Daniel Vieira de Almeida
brunodva@bol.com.br  (Quinta Feira, 20 de Maio de 2004, às 10:38:26)


Pessoal, eu não sabia que tive um xará no motociclismo. E ainda por cima, espanhol, como eu, que sou filho de espanhóis!
Gostei, arrepiante!
Naquela época a coisa era só no braço mesmo, né?
Um abraço.
Saudações motociclísticas.
Santiago Angulo Jaime
santiago@ourinhos.com.br  (Domingo, 23 de Maio de 2004, às 22:34:25)


Relembrar a historia de SANTIAGO HERRERO é deixar claro que existe pilotos muito bons que andam com super maquinas e existem pilotos super bons que andam com qualquer maquina em qualquer situação, muito boa a matéria como sempre de parabéns.
Emerson Lima
alfaemerson@hotmail.com  (Sábado, 29 de Maio de 2004, às 18:42:37)


Um grande obligado desde Barcelona (Espanya)
Miguel Lozano
(milopi_21@yahoo.com) Sexta Feira, 27 de Maio de 2005, às 07:13:28


Maravilloso artículo y fantástica su web y sus contenidos.
Muchas felicidades.
Fiasco
(xca@eresmas.com) Sexta Feira, 12 de Agosto de 2005, às 05:03:58


Maravillosa la pagina y el recuerdo para nuestro campeonisimo Santi Herrero, no siempre tan recordado como quisieramos sus admiradores. Como dirian en Argentina "Santi cada dia corre mejor".
www.vitalemaquinas.com
Andres
(vitalemaquinas@terra.es) Domingo, 21 de Maio de 2006, às 11:27:23


nous nous souvenons de lui en France, aussi
merci
ERIC
(ernaut.eric@neuf.fr) Terça Feira, 29 de Agosto de 2006, às 16:57:39


I greatly admired Santiago - his Ossa was similar to my AJS and I tried to follow him in training for the 1970 250 TT. Sadly he crashed on the molten tar due to the unusually hot weather, and did not survive. It was a great loss to racing and to Spain.
Peter Courtney
(petercourtneyspain@hotmail.com) Segunda Feira, 9 de Outubro de 2006, às 13:59:47


muito bonita a materia. você esta de parabens. sou mecanico de motos e tenho sonho de trabalhar na europa. me coloco a disposição.todas as marcas e cilindradas.um abraço.
Sales

(sale-gomes@bol.com.br) Quinta Feira, 23 de Novembro de 2006, às 21:31:03


I have never discovered where Santiago Herrero's grave is. Can you please help?
Paul Narramore

(pn31146@hotmail.co.uk) Terça Feira, 27 de Fevereiro de 2007, às 14:44:36

N.R. - The Herrero´s graves is at cemetery Derio in Bilbao.


gracias por vuestras respuestas a mi tio un gran heroe.
me dais vuestro imael y os mandare 2 fotos mas de mi tio mil gracias

nome: oscar herrero torres
(o_h_t_@hotmail.com) Segunda Feira, 12 de Novembro de 2007, às 19:27:10

N.R. - meu e-mail é ricpupo@terra.com.br . Gracias !


Vivo in Italia ma sono Francese. Ho seguito le gare di moto dal 1966. Ho incontrato Santiago in albergo a Francorchamps nel 1969. Era molto simpatico, ha fatto una gara fantastica con un manubrio rotto.Non dimentichero mai la sua simplicita e umiltà.Ogni volta che guardo una partenza delle 250 lo penso con tanto affetto e mi manca tanto.

nome: Francine Willequet
(francine.willequet@alice.it) Segunda Feira, 16 de Junho de 2008, às 16:22:47


ossa 250cc met de aluminium mono frame was zijn tijd ver vooruit.er was maar 1 persoon die op deze machine heeft geracet santiago herrero.helaas verongelukte hij op 27jarige leeftijd op eiland man.
nome = werder
email =
w.a2@hotmail.com