Motos Clássicas 70 

Apoio Técnico

  

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Só aceitamos questões sobre Motos Classicas, fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70.

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Nome: Leonardo Costa

Email: não tenho

Fone: (xx53)228-89-48

Cidade: pelotas

Comentarios: Caros amigos ando procurando um poster ou fotos de uma YB50 pois adoro esta motinho além de eu ter uma RD50 doda original.Peço-lhes se voces tiverem alguma coisa me liguem.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS DO MOTOSCLÁSSICAS70!!!!!!!

Caro Leonardo Costa: Na nossa Galeria Japão - Yamaha, você encontrará algumas YB50. Essas pequenas motos são também conhecidas com F5. São as precursoras das RD 50. Também temos a ficha técnica dela na seção "Fichas Técnicas".

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Cristian M.Boaretto

Email: crisrock@terra.com.br

Fone: oxx54 343 1669

Cidade: Sananduva

Comentarios: Prezado Ricardo,gostaria que você me esclarecesse umas dúvidas: qual a diferença entre cabeçote,cilindro e pistão? Qual a durabilidade média dos motores quatro tempos e dois tempos em condições normais de uso? Obrigado, abraços.

Caro Cristian: O que você vê do motor aonde tem as aletas, é o bloco. Dentro do bloco, existem as cavidades onde os pistões se movimentam para cima e para baixo, que são os cilindros. O cabeçote é a peça que fica acima deles, fechando o bloco. É difícil precisar a durabilidade de motores. Quanto maior o motor 4 tempos, mais ele poderá durar, algo como até 100.000 km. Um motor 2 tempos terá uma duração um pouco menor, mas sua manutenção é mais barata.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Rodrigo Soares

Email: rssilva10@uol.com.br

Fone: 15  220 7168

Cidade: sorocaba

Comentarios: Acabo de comprar uma cb550Four 76, uma máquina, porém muito mal coservada.Gostaria de conhecer empresas e endereços para fazer um orçamento de restauração.

um abraço,

Rodrigo Soares

Caro Rodrigo: Com certeza, os melhores restauradores de S. Paulo são nossos parceiros, Recar Motos e Jacaré Motocicletas Clássicas. Veja nos banners acima os endereços.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Celso Raeder

Email: terceirapalavra@yahoo.com.br

Fone:

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Olá amigos.
sempre que vejo um anúncio de uma goldwing neste site, sonho em um dia poder ter uma. Gostaria de ter mais informações sobre esta máquina, principalmente consumo e facilidade em encontrar peças para ela.
Muito obrigado,
Celso Raeder

As Honda Goldwing são um verdadeiro Clássico da Honda. Começaram a ser fabricadas em 1975, para conquistar o exigente mercado americano de motos estradeiras, e foram evoluindo até os dias de hoje. Não são motos econômicas devido ao seu motor grande e potente e seu tamanho e peso exagerados ! Como todas as motos Honda, suas peças não são tão difíceis de achar, mas também não são baratas ! É uma excelente motocicleta !

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: FABRICIO ROCHA CAMARGO

Email: fabriciorcnatal@hotmail.com

Fone: 217-3393

Cidade: natal

Comentarios: CAROS AMIGOS
GOSTARIA MUITO DE REALIZAR UM SONHO DO MEU PAI !
ELE QUANDO ERA ADOLECENTE POSSUIA UMA ARIEL 500CC E EU MORAVA EM SÃO PAULO ATE O ANO PASSADO E AGORA MORO EM NATAL/RN
E QUERIA COMPRAR UMA ARIEL 500CC PARA ELE MAS EU NUNCA VI ESTA MOTO GOSTARIA POR FAVOR , COM O CONHECIMENTO E A FACILIDADE QUE VOCES POSSUEM NESTE ASSUNTO GOSTARIA DE VER ALGUMAS FOTOS DESTA MOTO ARIEL 500CC E LUGAR PARA COMPRAR AGRADEÇO DESDE JA OBRIGADO

Caro Fabrício: As motos Ariel foram fabricadas de 1902 até 1970. Portanto elas devem existir muito mais no seu auge, que foram os anos 40 e 50. Sugerimos que você acesse o site www.motosantigas.com.br , pois lá você deverá encontrar alguma Ariel 500 para venda. De qualquer forma, fica aqui registrado seu interesse no modelo, e os internautas poderão ajudá-lo a encontrar .

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Luis Zequini

Email: lazequini@yahoo.com.br

Fone: 144235708

Cidade: Marilia

Comentarios: Tenho um CB 400 Four gostaria que se possivel me informassem que tom de amarelo é pois a minha moto está pintada de preto mas achei uma parte da documentação antiga na qual ela era amarela mas vi algumas fotos na internet mas com varios tons gostaria de saber qual é o original o ano dela e 1976 obrigado zequini

Caro Luiz: A cor exata da Honda CB 400 Four 1976 é Parakeet Yellow. Não há faixas no tanque.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Jefferson Ferro Jr.

Email: jefferroj@hotmail.com

Fone: 3719 2953

Cidade: São Paulo

Comentarios: Tenho um moto Honda Bol Dor 900cc 81, gostária de informações sobre esta moto. Aonde compro peças e se ela se enquadra em raridades antigaz, se esta moto foi produzada em uma quantidade limitada ??? Entre outras informações.
Este site é muito bom, parabens !!!
Jefferson Ferro Jr.

Caro Jefferson: A Honda CB 900 F Bol d´Or, foi fabricada em 1981 e 1982. Nessa época a omportação de motos estava fechada no Brasil. Porém, muitas chegaram por aqui, ou via Paraguai, ou importadas ilegalmente. Pode ser considerada uma moto difícil de encontrar. É uma excelente motocicleta. Aguarde que em breve faremos um Teste do Mês com ela ! Por enquanto, vá se divertindo com sua irmã maior, a Honda CB 1100 F.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Jefferson Ferro Junior

Email: jefferroj@hotmail.com

Fone: 3719 2953

Cidade: São PAulo

Comentarios: Muito obrigado pela agilidade, incrível, parabéns.
Gostaria de saber quanto esta valendo +ou- a CB900 Bold'or 81 e se trata-se de uma moto classica rara ???

Caro Jefferson: A Honda 900 F não é uma moto rara. Temos algumas anunciadas nos Classificados. Seu valor varia de acordo com o estado geral e a porcentagem de itens originais, como escapamentos, etc. 

Abraços,
Ricardo Pupo
23/06/2003


Nome: Luis Zequini

Email: lazequini@yahoo.com.br

Fone: 14 4235708

Cidade: Marilia

Comentarios: caro Ricardo agradeço pela sua atenção e pela sua rapidez nas resposta , gostaria de tirar mais uma duvida vc me disse que a cb 400 four 1976 não tem faixas no tamque ,mas ela tem os adesivos de HONDA superesport e se vc tem alguma foto por favor me envie aquele abraço e obrigado pela sua total atenção zequini

Caro Zequini: A 400 Four 1976 tem no tanque os adesivos Honda Super Sport e nas laterais o adesivo 400 Four. Você poderá ver uma foto nos Classificados Honda do mês de junho.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/06/2003


Nome: Plinio A Borella

Email: plinio2@terra.com.br

Fone: 55636461

Cidade: São Paulo

Comentarios: Depois de fazer uma manutenção total em minha CB400 com limpeza de carburador etc., ainda estou tendo problemas com a marcha lenta. fica acelerada e demora muito a cair a rotação. Estou com forte suspeita de que o avanço da ignição não está retornando após acionado. Gostaria de saber como esse avanço funciona e como ou pelo quê ele é acionado, obrigado,
Plinio.

Caro Plínio: O sintoma que você descreve é característico de uma entrada falsa de ar. Verifique os coletores, diafragmas e o sincronismo dos carburadores. O avanço funciona eletronicamente e não tem nada a ver com esse sintoma.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/06/2003


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone:

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Preciso trocar os 04 rolamentos do girabrequim de minha RD350 74 e gostaria de saber se posso colocar os rolamentos da Rd 350 nova (anos 80/90 e refrigerada a água).  Aguardo retorno e obrigado.

Caro Miguel: Pode usar sem problemas.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/06/2003


Nome: Marcelo Pinho

Email: marcelopinho@petrobrás.com.br

Fone: 0xx-21-2703-2540

Cidade: Niterói  R.J.

Comentarios: Caros amigos Ricardo e Marcos, tenho uma pergunta ainda não respondida pelos mecânicos. Estou com a CB750 K2 73 (o landau) e na hora de trocar o óleo eu comprei um óleo americano semi-sintético e mecânicos com 30 anos de experiência me disseram para não cometer uma atrocidade destas, que eu só deveria usar óleos a base de petróleo, que os sintéticos não prestam para motos antigas e só servem nas modernas. Tudo bem, eu acabei não usando o tal óleo e fiz a troca pelo Mobil 20W50, embora o outro também fosse 20W50. Porém, ninguém me respondeu com embasamento técnico o porquê de não se poder usar os sintéticos. Vocês podem me indicar quem possa me dar esta resposta? Desde já, muito agradecido. um abraço do Marcelo 750 K2 Pinho.

Caro Marcelo: Fui consultar quem conhece, o Jacaré, da Jacaré Motocicletas Clássicas, que me respondeu o seguinte: O óleo sintético, tem a mesma classificação do óleo comum, 20W50, porém mantém por muito mais tempo suas características. Pode ser usado normalmente. Acontece que quando o óleo sintético é usado em motores "velhos e cansados" , já muito carbonizados,  por ter uma ação detergente e limpante, o motor passa a acusar seus desgastes, podendo "fumar" ou apresentar ruídos das folgas. Mas o óleo sintético é superior ao óleo derivado de petróleo. 

Abraços,
Ricardo Pupo
24/06/2003


Nome: marcelo pinho

Email: marcelopinho@petrobras.com.br

Fone: 0xx21-2703-2540

Cidade: Niterói  R.J.

Comentarios: Mais uma questão sobre a CB 750 K: Em conversa com mecânicos "das antigas"  eles me falaram que eu estou usando "errado" o meu motor, ou seja, eu tenho andado na cidade entre 2500 a 4000 rpm (em média) e na estrada ela anda a 4200 rpm a aproximadamente 120 Km/h. Para se andar a 160 Km/h ela atinge os 5000 rpm e a faixa vermelha é algo em torno de 8000 rpm. Segundo eles, eu estou "girando baixo" e deveria estar usando o motor em faixas de giro mais altas porque desta maneira eu irei provocar um desgaste prematuro do motor.
Eu particularmente não concordo, pois em tese o desgaste é proporcional à rotação e à temperatura e este motor tem um torque muito maior do que as 750 novas que eu tenho andado (inclusive o cambio é bem mais longo. O próprio ex-dono da moto me falou que ele viajava a aproximadamente 200 Km/h e nunca conseguiu ver o motor flutuando as válvulas (graças a Deus- este cara é um Kamikaze!) Quem está certo, eu ou eles? Desde já, agradeço uma apreciação sobre este assunto que eu considero vital, pois esta moto e as outras também merecem ser didigidas direito para se prolongar ao máximo a vida útil dos seus componentes. Um abraço do Marcelo 750K2 Pinho

Caro Marcelo: Muito pertinente.
Um assunto deveras fascinante, em função do desencontro cultural sobre motores de alta rotação.

Vamos por partes:

1.O Torque:
Um motor que tem a potencia máxima em torno dos 8000rpm (faixa vermelha) normalmente tem seu torque máximo perto disso, talvez aos 7000rpm.
A condição de torque máximo é aquela que vc precisa de menos carga (menos acelerador) para um melhor rendimento e consumo.
No automóvel isso ocorre aos ~3000rpm, que é quando o carro fica meis "gostoso", o motor fica com um ruido agudo e de baixo nivel de ruido.

2. Baixas rotações:
Um motor em baixa rotação, desgasta menos do que em alta. Isso é um fato incontestável.
O que prejudica a durabilidade e o consumo, assim como aumenta a formação de carvão, a pressão e a temperatura no pistão, é "torcer o cabo", com o motor com n < 4000rpm, ou seja, andar em baixa rotação exigindo muito do acelerador. Isso sacrifica muito o pistão, aumentando a pressão e temperatura na câmara de combustão, alem de exceder no consumo para esta
condição de rotação.
Deve-se andar em baixa rotação e pouca aceleração, acelerando progressivamente, para levantar o giro.

3. Evitar trancos:
Um motor de alta rotação, tende a "tranquear", em rotações muito baixas (<2000rpm), pois o "over-lap" do comando interfere na pressão da câmara, e o motor não funciona regularmente.
Isso é típico de motores que necessitam desse recurso de diagrama de comando, para poder alcançar alta potencia, a custa, de se aumentar a rotação de potencia máxima, levando a rotação de torque máximo junto... Tudo é proporcional.

Resumindo:

1. Se se usar a motocicleta em rotações em torno dos 50% da máxima (sso significa ~4000rpm na CB750K), está mais do que correto, pois o acelerador nessa condição responde rápido, quando "torcido o cabo".
Abaixo dessa rotação, deve-se prestar a atenção na posição do acelerador e nos "trancos", abaixo dos 2000rpm.

2. Deve-se lembrar que, abaixo da rotação de torque máximo, óbviamente, estamos andando, em condições de menor torque e isso é sentido na dirigibilidade, não na durabilidade. (lembre-se de como o automóvel se comporta andando de 750 a 1500rpm).

Abraços,
Marcos Pasini
25/06/2003


Nome: RodrigoGrant

Email: rodrigo@institutoedison.com.br

Fone: 3106-5580

Cidade: São Paulo

Comentarios: Boa Tarde, muito boa essa seção de apoio técnico. Parabéns.
Por influência de meu pai, motociclista de TX650 desde os anos 70, comprei uma CB 400 1980. A moto está toda original, tem menos de 50.000km, ficou encostada por cerca de dez anos em um quarto e o manual de proprietário e certificado de garantia são nacionais. Isso tem alguma coisa a ver ou necessariamente CBs, de 80 e 81 SÃO importadas. Há vantagem nesse fato? Vcs têm informações sobre o consumo dessa motocicleta? Muito Obrigado

Caro Rodrigo: Na verdade, nenhuma Honda CB 400 é importada. Quando foi lançada no Brasil, a Honda CB 400 tinha praticamente toda a parte mecânica de origem japonesa, mas vários componentes, como tanque, rabeta, banco, laterais, pneus, relação e outros já eram "made in Brazil" . Portanto todos os manuais e livretos eram em português. Pela legislação brasileira na época, a Honda tinha que cumprir uma meta de porcentagem de nacionalização do produto, para justamente não caracterizar uma importação com apenas montagem no Brasil.

Abraços,
Ricardo Pupo
25/06/2003


Nome: ezequiel

Email: ezortea@terra.com.br

Fone: 0xx54 - 311-1879

Cidade: Passo Fundo

Comentarios: preciso do esquema elétrico de uma moto cb200 que não quer carregar a bateria. Onde eu posso encontrá-lo?

Caro Ezequiel: Você encontrará essa informação na Recar Motos (11-221-6559), na San Diego Moto (11-3872-2099), ou no Jacaré Motocicletas Clássicas (11-3338-1560). 

Abraços,
Ricardo Pupo
26/06/2003



Nome: RUD

Email: tibultino1@hotmail.com

Fone:

Cidade: RIO DE JANEIRO

Comentarios: ALÁ
TENHO UMA MOTO HONDA CB 500 T 1975 PRETENDO RESTAURA ESTA MOTO MAIS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR,POIS NÃO TENHO QUASE NENHUMA INFORMAÇAO SOBRE ESTA MOTO GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES TECNICAS FOTOS MAS NÃO SEI ONDE ENCONTRA.OBRIGADO UM ABRAÇO

Caro Rud: Para você começar, veja as fotos da moto que esteve à venda em nosso site.

Para mais informações, mande entre em contato.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/06/2003


Nome: Eraldo da silva Pereira

Email: ekans@pop.com.br

Fone: (xx)061.301.2438

Cidade:

Comentarios: Gostaria de saber as cores originais e faixa da CBII ano 1982(foto)
Obrigado pelo atendimento
Abraçcos/Eraldo

Caro Eraldo: Esse modelo de CB 400 já está um pouco fora do contexto de nosso site. Por critérios adotados, consideramos apenas a primeira versão da Honda CB 400 como "Clássica". Você encontrará respostas para suas dúvidas no site de nosso amigo internauta, que é especialista nessa moto . www.cb400brasil.hpg.ig.com.br/index.htm 

Abraços,
Ricardo Pupo
26/06/2003


Tenho comigo um garfo muito estranho e que parece ser da Monareta. Tal garfo é feito com perfís de aço em forma de "u" e tem duas molas na base que funcionam como amortecedores (o amortecimento se dá pressionando-se estas molas, bem grossas devo dizer). Tem uma foto de close do garfo de sua Monareta para eu comparar?
Mário Henrique Romano Bernardes romefei@yahoo.com.br 

Caro Mário: O garfo da Monaretta não tem mola e sim uma borracha. O seu garfo deve ser de alguma moto NSU. Mande uma foto para que possamos analisar melhor.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/06/2003


Nome: Marcos Zizare

Email: mzizare@yahoo.com.br

Fone: 50891647

Cidade: São Paulo

Comentarios: Gostaria de saber, se um dos discos de fricção da CBX 750, serve na CB 750K ano 75. Minha velha, vai precisar de discos de fricção em breve.

Caro Marcos: Infelizmente, os discos da CBX não servem na K.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/06/2003


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone:

Cidade: Rib. Preto

Comentarios: Colegas, agradeço a atenção de vocês em responder minhas intermináveis perguntas sobre detalhes técnicos e mecânicos de minha moto......  Só pra lembrar, tenho uma RD 350 ano 74 e estou dando uma "geral" no motor da mesma. Vocês me disseram que eu posso utilizar os 04 rolamentos do virabrequim da Rd moderna (refrigerada à água)....  Quero saber agora que biela e pistões devo utilizar (de qual moto atual serve na RD?).  Pretendo trocar as camisas dos cilindros para que ela volte a utilizar pistões standard.. Que pistões e bielas eu devo utilizar nesta situação?

Aguardo retorno e obrigado pela atenção mais uma vez.

Um abraço.

Caro Miguel: Pela complexidade de suas dúvidas, parece que o assunto irá se estender. Portanto sugerimos que você entre em contato diretamente com o Jacaré da Jacaré Motocicletas Clássicas (11-3338-1560), que poderá tirar todas as suas dúvidas e lhe orientar melhor.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/06/2003


Nome: Flávio Teixeira

Email: flavio@datatex.com.br

Fone: (0xx11)  4472-5808

Cidade: Santo André - São Paulo - SP

Comentarios: Sr. Ricardo,

Tenho uma "Aermacchi Harley-Davidson SS 125" Ano 1979 em ótimo estado de conservação e gostaria de colocar um SideCar nela, mas o objetivo deste SideCar não é levar pessoas e sim objetos pessoais, seria como um Baú. Já observei algumas motos CG 125 com SideCars levando bujões de gás e gostaria de fazer algo parecido. Onde será que posso encontrar empresas que façam este tipo de produto? E também será que é possível colocar um SideCar em minha Magrelinha? Se não for possível colocar um SideCar tipo Baú vou ver se é possível colocar um que transporte pessoas mesmo, se possível é claro.

Muito obrigado pela sua atenção,

Flávio Teixeira.

Caro Flávio: Quem executa esse trabalho é o Sylvestre da Silverstone Moto (11-3333-3285).

Abraços,
Ricardo Pupo
27/06/2003



Nome: Francisco Dias Costa

Email: costarva@terra.com.br

Fone: (53)2227370

Cidade: Pelotas - RS

Comentarios: Onde posso comprar um escapamento 4x1 completo, reto , para CB 500 four 1974 ?

atenciosamente   Francisco

Caro Francisco: Você encontra esse escapamento na Recar ou no Jacaré. Veja os banners no alto da página.

Abraços,
Ricardo Pupo
30/06/2003


Nome: jaime

Email: www.jaimevila.@.ig.com.br

Fone: 47739160  /95342437

Cidade: sp

Comentarios: Amigos das 2 rodas.
tenho uma moto MZ 250 rs ano 1985,peguei esta moto de uma divida difícil de cobrar.
mas consegui deixa-la toda original com muito sacrificio.
gostaria de saber se alguem teria uma revista ou um manual dela para me vender.
um grande abraço à todos ...

Caro Jaime: Tenho 2 revistas que tem a apresentação dessa moto. Mande seu endereço que posso mandar cópias para você.

Abraços,
Ricardo Pupo
30/06/2003


Nome: Gustavo Pinto

Email: paralelo_forever@portugalmail.pt

Fone:

Cidade: Aveiro ( Portugal)

Comentarios: Não sei se receberam a minha primeira mensagem.
Notei uma certa dificuldade sobre uma mota Famel. A famel(fabrica de produtos metálicos) era uma firma Portuguesa que produzia motorizadas.
Produzia os seus proprios quadros e montava motores Zundapp sobre licença. Esses motores Zundapp eram fabricados na fabrica da Famel, pois mesmo depois da Zundapp falir(em 1984), a famel continuou a montar estes motores nas suas motorizadas até ao final da década de 1990, altura em que faliu.
A casal era a marca mais importante, e não tem nada a ver com a Famel,além de terem sido concorrentes.Para além de fabricar os quadros para as motorizadas, fabricava também os seus próprios motores. Infelizmente também faliu no final da década de 1990

Caro Gustavo: Agradecemos muito suas informações !

Abraços,
Ricardo Pupo
30/06/2003


Nome: marcelo

Email: webeletron@yahoo.com.br

Fone: 4220-4919

Cidade: sao caetano do sul

Comentarios: solicito informação de como consigo a carenagem completa da suzuki 750 gfx 83 pois meu tem uma e quer comprar a carenagem. obrigado

Caro Marcelo: Esse tipo de peça você só encontrará no exterior, pois esse modelo não veio legalmente ao Brasil. Você pode tentar na San Diego (11-3872-2099) com o Diego.

Abraços,
Ricardo Pupo
30/06/2003


Nome: Giancarlo C. Gonzales

Email: kinos2@uol.com.br

Fone: 011 96132020

Cidade: São Paulo

Comentarios: Gostaria de receber o apoio e sugestões tecnicas de motos classicas para minhas pesquisas para melhora os freios e suspenções de minha CB 900 F mod. 1982. Solicito tambem informações de onde e como obter peças ( usadas se possivel )ou novas com preços não abusivos. Tenho visto alguns sites como por ex. www.bol-dor.dk  , todos estes achados na busca da uol pelo mundo sobre Hondacb900 e pelos links cheguei a Honda CB900f Bol Dor club of sweden ,e Honda cb900f owner photos and bikes regisrty , e gostaria muito de poder montar algo parecido . Tenho muitas duvidas sobre com mudar a mesa ou toda afrente para colocar bengalas invertidas e rodas menores e freios com tecnologia para segurar esse motor. Gostaria se caso tivesse um tempinho para dar uma olhada nos sites que com certeza voces especislista que são ja devem ter navegado por ali e entender o que tenho em mente.
Muitissimo obrigado, grande abraço ao Ricardo Puppo que sempre é solicito e agil como nunca vi em outros site .
Grande abraço a toda equipe de motoclassicas70 de um  motointernalta que agradece .
Obrigado, Giancarlo.

Caro Giancarlo: Nossa opinião é que você deixe sua moto o mais original possível, não apenas em se tratando de "perfumaria" , mas principalmente na sua parte estrutural e mecânica. Você pode mexer em algo como amortecedores traseiros e pneus que são peças que tiveram evolução e não irão comprometer a segurança, pelo contrário, podendo melhorar. Mas adaptar frente, rodas, etc, não é recomendável. Outro aspecto, é que já é difícil achar peças originais, quanto mais acessórios ou peças adaptáveis ! Você encontrará peças no Jacaré ou na Reaca (veja nos banners no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2003


Nome: Jefferson Ferro Jr.

Email: jefferroj@hotmail.com

Fone: 3719 2953

Cidade: SP

Comentarios: Gostária de vêr algumas fotos que foram publicadas em seu site sobre a CB900 Bold'or para referêcia.
Obrigado Jeff.

Caro Jeff: Em nossa Galeria há algumas fotos da Honda CB 900 F. Você também encontrará fotos em páginas anteriores desta seção. Dê uma "garimpada" !

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2003


Nome: Ayrton Lugli de Paula Leite

Email: ayrtonlugli@ig.com.br

Fone: 3951 0197

Cidade: são paulo

Comentarios: Gostaria de saber qual é a medida das bengalas da 750 K ano 1971 ; pois eu comprei uma e a frente não é original,e, pretendo corta-las na altura original.
  grato,Ayrton.

Caro Ayrton: Esse é um trabalho que não é recomendável, pois irá comprometer, e muito, a segurança da motocicleta. Tente encontrar a frente original. Use nossa seção de Peças e Acessórios para anunciar sua compra.

Abraços,
Ricardo Pupo
01/07/2003


Nome: Antonio Carvalho

Email: antoniodbc@uol.com.br

Fone: 21-26096739

Cidade: Niteroi

Comentarios: possuo uma ams harley davidson motovi ano 1976 unico dono e com 11.000 milhas , um animal derrubou minha moto quando a parei para ir ao banco...coisas da vida..., será que consigo uma lata de tinta bourdeoux que e a cor da MINHA MOTO AQUI OU FORA?(A MOTO TEM AINDA O ADESIVO DO TANQUE MOTOVI, E NAO HARLEY DAVIDSON.

Caro Antonio Carvalho: Entre em contato com o Valdir da Valdir Pinturas (11-9906-8951 ou 11-3984-2877) ou com o Mauro (11-5842-1749). Eles trabalham com pinturas para motos clássicas e tem amplo material de colorações originais, além de conseguir reproduzir faixas e tonalidades idênticas às originais.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/07/2003


Nome: Ricardo Renno

Email: www.renno_ricardo@yahoo.com.br

Fone: (21) 97667351

Cidade: Niterói

Comentarios: Prezado Ricardo,
Acabei de comprar uma CB900F 1981 inteirona. Queria uma ajuda: Onde consigo o manual dela de preferência em português? Quais os pneus ( Dimensões ) que posso usar nela o mais largo e esportivo possível? Existe possibilidade de montar um guidão mais alto nela? Onde consigo comprar?
Obrigado.
RRennó.

Caro Xará: Você encontrará o manual da CB 900 F no Jacaré ou na Recar (veja nos banners no alto da página). Quanto ao pneu traseiro, não é recomendável alterar a medida original, para não comprometer a dirigibilidade, estabilidade e por consequência a segurança. Não conhecemos guidão mais alto que possa servir na CB 900 F.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/07/2003


Nome: Julio Cesar Barbosa

Email: barboj@ig.com.br

Fone: (011) 3784-4897

Cidade: São Paulo

Comentarios: Ola Ricardo,
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente site e conteudo informativo do mesmo.
Bom minha duvida é a seguinte:
Pretendo adquirir minha 1º motocicleta e por ter muita admiração e boas lembranças nostalgicas alem de achar muito bonita tenho em mente adquirir uma 750 F ou 550 F , voce recomendaria uma destas como 1º moto ?
O que devo atentar para uma boa compra ?
Pretendo mante-la totalmente original mas voce recomenda alguma alteração em freios, supensão ou em algum componente que a deixe mas segura ?
Desde já agradeço a atenção dispensa

Julio Cesar Barbosa

Caro Julio Cesar: Parabéns pela sua iniciativa ! Cabem aqui algumas considerações. Se você não tem experiência nenhuma com motocicletas, e esta será sua primeira moto realmente, sugerimos que você comece com uma moto menor e mais leve. Caso essa seja sua primeira "Moto Clássica" , não vemos nenhum problema em ser uma 500, 550 ou 750. Nesse caso o único cuidado, é verificar antes de fechar o negócio, o estado geral da moto. Quanto mais original, melhor, pois é sinal de que não "rodou" tanto por aí. A parte mecânica, deve ser avaliada por quem conhece, para evitar gastos e dor de cabeça futuros ! Quando encontrar a moto, mantenha-a o mais original possível, pois usando dentro da normalidade, as Clássicas são motos seguras, confiávies e com potência de sobra para passeios e viagens. Use nossos Classificados para "garimpar" sua Clássica, ... e boa sorte !

Abraços,
Ricardo Pupo
03/07/2003


Nome: ANDERSON

Email: AFBRITO@SEF.RJ.GOV.BR

Fone: 21-2203-7874

Cidade: RJ

Comentarios: Caros, gostaria de saber onde se encomtram as marcações de numeração de chassis e plaquetas de identificação da moto suzuki RV-90. Obrigado.

Caro Anderson: A numeração do chassis da Suzuki RV-90 , fica no local tradicional como todas as motos, ou seja "impresso" no quadro, na parte da coluna do guidão, do lado direito. Quanto à plaqueta de identificação, fica no mesmo local, só que na frente , porém, são  poucas que ainda tem essa plaqueta. Nos modelos mais novos, a plaqueta foi substituída por uma etiqueta adesiva.


Lugar padrão para numeração do chassis das motocicletas

Abraços,
Ricardo Pupo
04/07/2003


Nome: Celso Raeder

Email:

Fone:

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Olá Marcos e Ricardo.

surgiu na minha vida uma CB550 que está me tirando o sono. O motor está com um vazamento, mas ronca que é uma beleza. Ela está castigada pela falta de uso, ou seja, envelheceu por estar encostada há muito tempo. Pergunta chave: O dono me vende ela por 2 mil reais. Será que vale a pena investir esta grana sem se ter idéia do quanto ainda vou gastar para restaura-la?
um abraço,
Celso

Caro Celso: Tá esperando o que ??? Falando seriamente, claro que tudo irá depender da finalidade do negócio. Se for para ganhar dinheiro na compra / restauração / venda, será meio loteria ! Se for para comprar / restaurar / curtir, acho que vale a pena, isso sem contar o prazer imensurável da restauração !! Mãos a obra Celso !! Não esqueça de mandar fotos do "antes / durante / depois " !! ... e durma bem !

Abraços,
Ricardo Pupo
04/07/2003


Nome: Alberto Rech

Email: alb.rech@terra.com.br

Fone:  54  - 222 3344

Cidade: Caxias do Sul - RS

Comentarios: Um grande abraço aos amigos Marcos e Ricardo ( estou um tempo ausente devido a varias restaurações que estou fazendo no momento e que me consomem quase todo o meu tempo).
Em resposta ao pedido do amigo Jaime da MZ 250 RS , tenho comigo um manual de serviço e varias reportagens e testes feitos pelas revistas brasileiras sobre esta moto. Peço para entrar em contato comigo que combinaremos o jeito de enviar este material para ele. Mais algumas semanas e estarei mandando materia para o nosso site, abraços Alberto Rech

Caro Alberto: Mais uma vez agradecemos sua cordial colaboração !

Abraços,
Ricardo Pupo
05/07/2003


Nome: Renaldo

Email: startgrav@bol.com.br

Fone: 15- 3212 3530

Cidade: Sorocaba Sp

Comentarios: Gostaria de informações tecnicas sobre xs eleven 79, peças serviços etc, comentários

Caro Renaldo: Você encontrará respostas semelhantes à sua pergunta nas páginas 04, 06, 07 e 11 desta seção.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/07/2003


Nome: Nilton Gonçalves

Email: niltongoncalves@hotmail.com

Fone:

Cidade: Araraquara  SP

Comentarios:  Retorno em atenção ao Sr Gustavo Pinto de Aveiro - Portugual para agradecer esclarecimentos sobre a moto Famel anteriormente publicado nesta página.
 Obrigado

05/07/2003


Nome: Leonardo Costa

Email: não tenho

Fone: (xx53)228-89-48

Cidade: pelotas

Comentarios: Caros amigos estou restaurando um tanque original da YB50 1973. Peço-lhes se vocês tiverem fotos diferentes das que tem na galeria ou melhor dizendo se vocês tiverem fotos do tanque da YB50 me mandem ou colocam na página Apoio Técnico.UM GRANDE ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!

Caro Leonardo: Esperamos que esta foto ajude !


Yamaha YB 50 1973

Abraços,
Ricardo Pupo
07/07/2003


Nome: Ricardo Wagner B Moraes

Email: luigs@pontenet.com.br

Fone: 31-3881-3813

Cidade: Ponte Nova MG

Comentarios: Estou estudando a possibilidade de adquir uma CB 400 ou 450 para transformá-la numa custom (chopper).Gostaria de receber a opinião dos senhores.

Caro Ricardo: Essa é umq questão muito pessoal. Quanto à estética, nós preferimos motos o mais originais possíveis, e quanto à segurança, sugerimos que não se alterem as características originais das motos. Se você quiser mesmo fazer essa Custom, entre em contato com a Silverstone Moto, pois eles tem um Kit próprio de customização para as Honda CB 400 / 450.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/07/2003


Nome: alexandre

Email: alex.f.m@bol.com.br

Fone: 64552159

Cidade: guarulhos

Comentarios: oi!gostaria de saber aonde eu posso comprar e qual é o preço de uma cb 50, e aonde eu posso arrumar peças para ela?
obrigado :alexandre

Caro Alexandre: Em nossos Classificados você encontrará alguma Honda CB 50 à venda. Os valores são variáveis conforme o estado geral e de originalidade da moto. Mas vale sempre "pechinchar" ! Peças para esse modelo você encontra na Recar e no Jacaré (Veja os banners no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
07/07/2003


Nome: Mara Rosane Ribeiro

Email: mararib@uol.com.br

Fone: 71-6241067 e 71-99291754

Cidade: Salvador/BA

Comentarios: Tenho uma Yamaha TX 500 ano 1976 e necessito do carburador. Onde posso conseguir? Desde já agradeço. Um abraço.

Cara Mara: Você poderá encontrar esses carburadores no Jacaré ou na Recar (veja nos banners no alto da página). Pode também usar nossa seção de Peças e Acessórios, para garimpa-los !

Abraços,
Ricardo Pupo
07/07/2003


Nome: ricardo figueiredo

Email: ricardofigueiredo@velosmail.com.br

Fone: 31-3223-3166

Cidade: belo horizonte

Comentarios: Mais uma vez, parabéns por este excelente site.
Vcs poderiam me informar o endereço do site sobre manuais das Hondas 70?
Aproveitando, tenho uma 400 F 75, e já tive outros "four". Eu mesmo faço manutenção.
A quem interessar, tenho dicas de manutençao e reparos.
Obrigado,
Ricardo Figueiredo

Caro Xará: Os manuais das Hondas dos anos 70 estão à venda na Recar ou no Jacaré. 

Abraços,
Ricardo Pupo
07/07/2003


Nome: Jorge L. N.

Email: jln-ig@ig.com.br

Fone: 55-11-4127-0902

Cidade: S.B.Campo - S.P.

Comentarios: Gostaria de elogiar seu trabalho em 1º lugar, mas não consegui informação sobre a Honda 750 VF 1981 (acredito estar entre as mais raras do Brasil) não há fotos ou sequer manuais gostaria de informações.

Caro Jorge: Nos anos 80 foram produzidas no Japão pela Honda as seguintes versões de motos com motor em V: A VF 750 F, de 1983 a 1986, chamada de Interceptor, a VF 750 C, de 1982 a 1983, chamada da Magna e a VF 750 S, de 1982 a 1983, chamada de Sabre. Qual seria a sua moto ? Se quiser saber o ano correto, mande o número do chassis.


Honda VF 750 F Interceptor 1983


Honda VF 750 C Magna 1983


Honda VF 750 S Sabre 1983

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003



Queria saber quanto custa uma cinquentinha dessa Yamaha FS 1. Pode ser sem  documentacao

Thiago silva barboza

tigho@zipmail.com.br 

Caro Thiago: Essa é uma questão com muitas variáveis ! Uma igual ao do Teste do Mês, praticamente não tem preço, por ser uma peça de coleção e com valor estimativo imenso ! Mas se você garimpar nos Classificados, poderá encontrar parâmetros para sua dúvida !

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: Carlos Eduardo Moreira

Email: glb-cesm@uol.com.br

Fone: 11 36668834

Cidade: São Paulo

Comentarios: Gostaria de ter indicações de mecânicos de renome e especializados em Honda GoldWing (tenho uma 1997) em São Paulo.

Obrigado

Caro Carlos Eduardo: Você pode confiar no Jacaré (11-3338-1560), na Recar (11-221-6559) ou na San Diego (11-3872-2099). Em qualquer um dos 3 você estará bem servido . 

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: Paulo Alexandre

Email: paulo@ultimatum.com.br

Fone: 622599856

Cidade: Goiania

Comentarios: Gostaria, se possível, de saber se existe algum jogo de anel de qqr outra moto que sirva no pistal da cb400four

grato

Caro Paulo: Infelizmente, sómente o anel original serve nessa moto. Você encontra o jogo original no Jacaré por R$ 140,00. Consulte também a Silverstone Moto (11-3333-3285).

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: CESAR VESENTIM

Email: vesentim@wln.com.br

Fone: 46 524 7217

Cidade: fco beltrao

Comentarios: ESTOU MONTANDO UM MOTOR DE TX 500 74 E PRECISO DO JG DE JUNTAS , ONDE POSSO ENCONTRAR ?

Caro Cesar: Essas juntas originais são difíceis de achar. Você poderá tentar na Moto Racer, no 11-222-7922, com João. Exixtem lugares, em S. Paulo, onde fazem essas juntas, porém não são da mesma qualidade que as originais.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: Heitor Augusto M. Antunes

Email: heitor.pcp@jdh.com.br

Fone: (15) 232-2230

Cidade: Sorocaba - SP

Comentarios: Mais uma vez venho solicitar-lhes auxilio na recuperação de minha CB750 K - 1972.
a) Motor: pelo que sei o motor é originalmente pintado, com tampas polidas. Saberiam me informar que tinta e côr utilizar ?
b) Bengalas da suspensão: estão com desgaste na área do retentor. Já me sugeriram: cromar (outros dizem que, além do alto custo, se a profundidade do risco for superior a 0,2 mm a camada não consegue preencher), utilizar bengalas cortadas (da RX 200) ou da CB400 (nacional) que tem o mesmo comprimento e portanto serviriam.
Heitor

Caro Heitor: Para a questão da pintura do motor, consulte o Valdir (Valdir Pinturas), no 11-9906-8951 ou 11-3984-2877. Quanto às bengalas, o correto é refazer o cromo duro. Adaptações, são sempre contra indicadas, pois comprometem a segurança.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: Everton Hinkel

Email:

Fone: 51 587-2109

Cidade: Novo Hamburgo-RS

Comentarios: Caro Ricardo, tenho uma RD350 1976 e gostaria de saber se é possível e conveniente usar duas baterias de CG de 12 volts ligadas em paralelo para aumentar a amperagem, visto que rodo muito pouco com ela e sempre sofro com problemas de carga da bateria.Assim também consigo ocupar todo o espaço destinado para a bateria, pois se usar qualquer outra bateria preciso usar calços de borracha para afirma-la.Caso não seja uma boa opção aguardo sugestão.
Abraços.

Caro Everton: Não recomendamos tal procedimento, pois a amperagem para o funcionamento ideal do sistema elétrico da Yamaha RD 350 é de 5 A. Qualquer mudança poderia ocasionar danos em outras partes do sistema.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: jaime vieco vilarrubla

Email: www.jaimevila.@.ig.com.br

Fone: 47739160  /95342437

Cidade: S.P.       ITAPEVI

Comentarios: caro amigo Ricardo Pupo.
Agradeço muito sua ajuda e seu interesse em ajudar os companheiros das 2 rodas.
o meu endereço é:
rua noruega 47 vitapolis Itapevi S.P.
cep 06693275 sp.
Ou caixa postal 30 cep 06653-970.
Estou muito contente em saber que existe algo da memória das MZ 250 rs.
Um abração a todos os companheiros...

Caro Jaime: Mandarei os xerox das revistas para você . 

Abraços,
Ricardo Pupo
10/07/2003


Nome: Jorge L. N.

Email: jln-ig@ig.com.br

Fone:

Cidade: S.B.Campo - S.P.

Comentarios: Ricardo,
Minha moto é uma interceptor o chassi é:
JH2RC230SFM100027 ano 1981,desde já agradeço se conseguir informações sobre o manual do proprietário e as cores deste ano a minha é vermelha e branca.(original?)

Caro Jorge: De acordo com a numeração (e letras) do chassis de sua moto,  você é o feliz proprietário de uma Honda VF 700 F Interceptor ano de fabricação 1985. Ela foi fabricada em 1984 e 1985 como VF e em 1986 como VFR 700 F. No mesmo ano, em 1986 saiu o modelo VFR 700 F2 que perdurou até1987.  A cor do modelo 1985 pode ser tanto azul e branca como vermelha e branca.


Honda VF 700 F 1985

Abraços,
Ricardo Pupo
11/07/2003


Nome: Paulo

Email: não há

Fone:

Cidade: pelotas

Comentarios: Gente á muito tempo atrás tive uma F5B ou seja era uma YB50 1974 ELA ERA AZUL .GENTE SE VOCES TIVEREM FOTOS NÃO IGUAIS DA GALERIA DO JAPÃO QUE TENHA ALGUMA FOTO DA YB50 AZUL A MOTO PODERIA ESTAR DE LADO POIS NÃO TENHO NENHUMA FOTO DA MINHA.se estiverem coloquem no apoio técnico se colocarem voces vão realizar um grande desejo que eu tenho pois estas pequenas motos tem valor sentimental para mim.

Caro Paulo: Veja se esta foto lhe satisfaz !

Abraços,
Ricardo Pupo
11/07/2003


Nome: RONALDO TOSTA

Email: ronaldotosta@ig.com.br

Fone: (62) 211-7242

Cidade: Goiânia

Comentarios:
   Um amigo possui uma Yamaha XJ 750 ano 71 e está precisando dos anéis na medida 65 mm. Aonde posso encontra-lo? Fiquei na dúvida em relação ao ano dela ( naõ me recordo de nenhuma Yamaha 4cc nesse ano) e da medida dos anéis.
  Conto com sua ajuda. 

Caro Ronaldo: Esse modelo de moto de 750 cc, 4 cilindros e transmissão por cardã, são dos anos 80. Para informações, consulte o site http://www.xjowners.com/ .

Abraços,
Ricardo Pupo
14/07/2003


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