Passo-a-Passo
Fórmula HONDA 125
Moto-base CG125
1981

Indice Passo-a-Passo

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por: Marcos V. Pasini
mpasini@terra.com.br


Objetivo:
Réplica da moto com que corri em 1982
no Campeonato Estadual de Fórmula Honda 125
pela Equipe Consórcio Mari-Auto / Diamoto / Moto-Trail

Este passo-a-passo é sobre a restauração da motocicleta com a qual tive o privilégio de participar em uma das mais bem elaboradas competições monomarcas das últimas décadas no motociclismo nacional, a "Fórmula Honda 125".

Essa idéia começou a aflorar no encontro do Páteo do Colégio de 2010, em conversa com meu amigo e ex-colega de Fórmula-Honda, o Paulo Nicolau (numeral 21).

Mas a conversa ficou por lá mesmo. Não levei adiante.

Neste ultimo encontro no Páteo (2011) voltamos a conversar, tendo como testemunhas a TR3 do Crippa e aquela maravilhosa TD1C que estava exposta, que nos instigaram mais um pouco.


Yamaha TR3 do Crippa, ao fundo ao lado de Alex Barrros
Foto: Facebook -  Ricardo Vieira Guimarães


Yamaha TD1C 1967
Foto: Facebook - Ricardo Vieira Guimarães

Combinamos uma ajuda mútua e saí de lá já com o vírus injetado...

Dessa vez não resisti e resolvi começar a minha, que deve ser uma réplica da moto quer corri na Equipe Consórcio Mari-Auto de 1980 a 1982, com a qual tive alguns sustos mas muitas alegrias, também.

06/07/2011:

Comprei uma Honda CG 125 1981 parcialmente desmontada do meu amigo Eládio da Troka&Troka, e começamos os preparativos.

O Kit de componentes de fibra de vidro e suportes, ainda não consegui, mas tenho alguns direcionais para seguir.

Aceito mais pistas !! Nem que for para copiar e devolver...

Pretendo fazer a preparação do motor conforme o regulamento da época e posteriormente realizar um test-drive com direito à medição de velocidade final, na qual muita gente ainda não acredita...

Paulinho, vamos nessa !!!


O Começo


08/07/2011:

Comprada a CG, comecei o garimpo do Kit de fibra de vidro e ferragens, o que considero extremamente mais difícil, após todos esses anos...

Comecei a consulta com todos os ex-corredores da categoria e/ou chefes de equipe com os quais ainda mantenho contacto... nada...

Aqui em Santos, consultei todos que tiveram alguma participação nesse campeonato e todos os caminhos estavam se convergindo para um lugar, somente... o Alfredinho.

Fui ter com ele nesta semana e chegando em sua oficina, expliquei minha necessidade, e ele, sorrindo, olhou para cima, por sobre minha cabeça e disse:

-"É dessas peças que você precisa?"

Caramba, amarradas em uma viga em cima de mim tinha uma rabeta e uma capa de tanque de Fórmula Honda 125.
E eu entrei e nem percebi...

E a carenagem?
Daí ele me levou até o local onde estava sua velha Mòndial e me mostrou a carenagem instalada nela...

Tentei comprar mas não consegui...
No entanto, o Alfredinho se prontificou a emprestar todo o kit, sem o pára-lama dianteiro e as ferragens que ele não tinha mais, para que eu copiasse.

Fui buscar as peças hoje mesmo e já experimentei na moto só pra sentir como ela deverá ficar.


A rabeta e a capa do tanque amarradas na viga


A Mòndial com a carenagem


Experimentando o Kit na CG


O Kit já empacotado pronto para ser enviado ao profissional de fiberglass que deverá copiá-lo


A CG sem o Kit
 

Agora só faltam as ferragens: Suportes e pedaleiras.


20/07/2011:

As pedaleiras, que considero um dos ítens que poderia ser mais dificil, consegui gentilmente com meu amigo Luigi assim como os semi-guidons Caramori.

O Kit de fibra de vidro (carenagem superior e inferior, bolha e rabeta) já estão encaminhados para serem copiados.

O para-lama dianteiro e as ferragens de suporte da carenagem ainda estão faltando.

O escapamento foi solicitado à TORBAL para que procurasse em seu arquivo, o molde que fez o meu, na época, assim como o de muitos pilotos.
Eles já se comunicaram e estou aguardando uma resposta definitiva.
Se eles não tiverem mais, precisarei levar a moto até lá, a menos que arrume algum perdido por aí...

O resto, são detalhes que, em se tratando de Honda CG, não acredito ter muitas dificuldades.

Estou fazendo inicialmente, uma montagem de layout para verificar o que está faltando.
Depois desmonto e começo o refino.

A meta é levar a moto para o Encontro do Páteo do Colégio de 2012.

Mas já ouvi rumores dos veteranos da Formula Honda 125 que estão acompanhando este trabalho, como o Carmoninha, Coró e Chico Martins, para fazermos algumas "corridinhas"... Vai ser divertido após tantos anos e tantos quilos !!!


Já está começando a parecer uma moto de corrida !!


Ajuste das pedaleiras melhor que eu podia imaginar após tantos anos, alguns deles em uso
 

Lembrei que tinha o regulamento da Fórmula Honda 125 de 1980 quando corri pela Equipe Moto-Jumbo/Fórmula-G.
Procurei e achei !!! Clique na capa para abrir.


Capa do libreto com o regulamento da Fórmula Honda 125 de 1980
 


20/08/2011:

Vendo o trabalho que o amigo Robson prudente, de Angra dos Reis, está fazendo em suas motocicletas, com jateamento com água em alta pressão ( http://technojetjateamento.blogspot.com  ) estou mandando as partes da carcaça do motor e mesa superior para serem jateadas e ganharem um "up" de qualidade e beleza.

Abaixo as fotos de como as peças se encontram hoje:


Embaladas para enviar à Technojet


22/08/2011:

Chegaram hoje os semi-guidons da Caramori, para substituir os que estão na moto.

 


29/08/2011:

Enviei as peças para a Technojet, em Angra dos Reis, elas já foram jateadas e estão a caminho de volta para serem montadas.

O Robson teve o capricho de fotografá-las antes de enviar-me só pra dar água na boca... rsrs


As peças conforme chegaram na Technojet

 


14/09/2011:

Descobrimos que a capa do tanque do KIT que arrumei emprestado tinha sido encurtada cerca de 14cm...

Não tendo conseguindo outra peça, tive que lançar mão da memória e das fotos que tenho para recuperar a parte faltante...

Abaixo seqüência do modelamento da capa de tanque conforme layout original, que deverá ser enviado ao laminador para gerar o molde em fibra-de-vidro.


Nessa foto vemos uma capa de tanque original


Nessa foto dá pra notar que a capa está mais curta

 

Como minha balança traseira estava empenada, precisei sair à busca de uma nova, tendo alguma dificuldade em localizar um exemplar para CG/ML/Turuna, até 1982, que é mais curto do que as que sucederam.

Fui encontrar somente na www.hondasa.com.br - e fica dada a dica.
Bons preços e bom estoque.


 

A canela da suspensão do lado esquerdo estava com uma das bossas de fixação do para-lama, quebrada.
Também tive dificuldade no garimpo, indo achar no amigo Victor do www.motosantigas.com.br , em Curitiba, que sempre me socorre quando a coisa aperta por aqui...

Como pretendo pintar as canelas da cor da moto, não me preocupei com a oxidação superficial da peça.


 

Consegui um escapamento de Formula Honda 125 mas com severas alterações para o uso em rua.
Mas como referencia irá servir.


 

Recebi, hoje, as peças jateadas da Technojet do amigo Robson Prudente de Angra dos Reis.
Realmente um trabalho de primeiro mundo !!!
Obrigado e parabéns, amigo !!!


 

"Namorando" as fotos no passo-a-passo, percebi um detalhe grave mas que tinha passado "batido" por mim e pelos colegas do grupo "Formula Honda" no Facebook... Deve ser a emoção... rsrs

A carenagem inferior, estava montada em uma Mòndial 175cc e, para isso, foi modificada severamente para evitar a interferência no cavalete...

Detectado o problema, parti para os estudos visando a correção do molde...

Outro detalhe que descobrimos, é que essa parte de baixo da carenagem é do modelo "83", feito especialmente para a linha CG/ML lançadas naquele ano, com distancia entre-eixos maior, novo tanque, freio hidráulico, etc...

Sem problemas.
Faremos esse "mix" considerando que naquele ano alguns pilotos usaram essa parte de baixo da carenagem (que é a que mais sofre nos tombos) nas CG/ML's "bolinhas" (79 a 82).

 


08/11/2011:

Continuando o trabalho, retiramos os suportes dos pedais de garupa para não interferirem no pé do piloto (eu) por causa da pedaleira recuada.

 

Meu amigo Eládio comprou uma outra Formula Honda 125 com muitos componentes bons para usarmos de referencia, como o suporte dianteiro da carenagem e o suporte do cabo de freio traseiro.


suporte dianteiro da carenagem


suporte do cabo de freio traseiro

 

Para refazer os adesivos laterais da carenagem que foram utilizados de 1978 a 1981, tivemos que copiar o logotipo que vinha nas correspondências da Honda para os pilotos.
Este nos foi cedido pelo amigo Marcelo Maruri, também ex-piloto da categoria.

Para acertar a medida, foi na base de ver as fotos e "chutar" as medidas... Acho que ficou bem próximo...

O adesivo foi feito pelo amigo Joaquim, um veterano na arte.


correspondência oficial da Formula Honda 125


traçando as referencias


desenho na lateral da carenagem que vai dar origem aos adesivos


Adesivos by Joaquim

 

Começando a montagem:


display das peças mecânicas


pedaleiras ajustadas e pintadas


canelas, bengalas e semi-guidons Caramori novos

 

E o KIT de fibra de vidro chegou, com o apoio do amigo Alexandre Zaninotto, e com a colaboração dos também amigos Crippa, Paulinho Nicolau e Sandro.
Menção honrosa para o excelente profissional de fiberglass, o Zezinho Infante.


display do Kit


começando os ajustes


fixação superior da capa do tanque com a própria tampa


fixação nas laterais, no furo de fixação dos piscas


detalhe da fixação frontal, junto com a capa do tanque


alinhando capa de tanque e rabeta


acertando a ergonomia


lado a lado com a moto do Eládio, modelo 83 (de trás)


entre as motos da Equipe Santista !!

 

O freio dianteiro, ainda não decidi de fica a tambor, disco mecânico ou disco hidráulico...

Meu amigo Eládio, de toda forma, me presenteou com um jogo de pastilhas sinterizadas para pinça hidráulica que eu já tinha ouvido falar muito bem e ele, agora está com toda a linha "MOLDMIX".

Para quem se interessar, o telefone da "Troka&Troka" é 13-3222-2424 e o numero da pastilha para a ML125 1983 é MB 906.


Pastinhas MOLDMIX MB906


27/03/2012:

Segue o status atual da restauração da Fórmula Honda 125


Motor no quadro para continuar a montagem


Montagem cabo de freio original


Ajustando o apoio inferior da carenagem


Alinhando o suporte frontal da carenagem


Escapamento emprestado para alinhar a carenagem


Carenagem emprestada para acertar as referencias dos suportes


Suporte lateral já alinhado


Carenagem nova alinhando em cima dos suportes já na posição correta


Ajustando a folga do escapamento na carenagem
 



Escapamento novo feito pela Torbal, baseado na peça antiga que serviu como referencia


Detalhe do cone e contra-cone do escapamento


Suporte conforme recebemos a peça




Suporte ajustado para fixação no local apropriado, conforme era feito nos modelos originais
Detalhe do tampão do orifício do pedal de partida em madeira (provisório)


Novo cabo de freio traseiro


Cópia do para-lama dianteiro, feita pelo Orlando Salomone


Detalhe da montagem do tacômetro no suporte dianteiro da carenagem

 

As peças de fibra já seguiram para a pintura básica, em branco, para depois fazermos as faixas.


20/05/2012:

Agora começaremos a parte de montagem final.


As peças de fibra em branco começaram a chegar da pintura


duas "feras" acertando a regulagem para a voltinha inaugural


Um cavalete especial se torna necessário por causa da carenagem
Estava usando um emprestado da oficina Troka&Troka


Problemas com o encaixe do cavalete...


Montando as peças em fibra com base branca para a marcação das faixas


O pintor Wagner, de Santos, acostumado com pinturas em motos de corrida
fazendo a definição das faixas em fita crepe


Já dá pra perceber as faixas delineadas na carenagem


Começaram chegar as peças com as faixas pintadas


Chegou a carenagem, pára-lama e laterais
Conseguimos alinhar as faixas conforme o desenho


Number-plate de fundo preto conforme regulamentação da FIM para
motocicletas de 125cc e da Honda do Brasil para as FH125


Foto comemorativa da fase "pintura" e do meu macacão novo, cópia do Agostini - Team Yamaha 1974.


Comemorando com meus parceiros, Eládio e Dorival


Agora é a fase da "adesivagem"
Numeral #20 recortado em "Contact" com fonte "Impact" do MS
que com pequenas alterações, ficou 99% igual ao formato na época


Adesivagem completa (ou quase...)

 

Adesivo copia do original "Fórmula Honda a álcool", do Motos Clássicas 70
(óbvio...rs) e o "M" da Mari-Auto (Consórcio Mari-Auto) que, na pessoa do meu amigo"Seu" Cirano, me patrocinou por 3 anos.

Ainda falta o adesivo da
CBP em homenagem ao saudoso amigo João Perfeito, que sempre nos apoiou com seus produtos e com sua amizade.
Já encomendei os adesivos com o Joaquim que foi quem fez os adesivos cópia dos originais "Fórmula Honda a álcool".

Agradecimentos aos amigos Crippa pelo emblema lateral "CG125" e Ricardo Pupo que conseguiu garimpar um jogo de adesivos de tanque cópia exata do original.

Até então estávamos com dificuldade de conseguir quem fizesse a "bolha" de acrílico, mas por intermédio do amigo Crippa, que me forneceu o "caminho das pedras" cheguei à Acrilmax que na pessoa do Anderson, se prontificou ao desenvolvimento do molde a preço justo e qualidade alta.


A bolha desenvolvida pela Acrilmax tendo como referencia um exemplar quebrado que estava na FH125 1983 do amigo Eládio.


Montagem da bolha na carenagem, com os suportes laterais iguais aos utilizados na época


Bolha cuidadosamente fixada na carenagem por meio de parafusos

 

Como já comentamos antes, a parte inferior da carenagem, é do modelo 83, que difere do que eu utilizava na minha moto antiga, que era modelo 81.

Fui outro dia contatado por um internauta do site, o Rubens Levi, de Pelotas, RS, da Rubens Motopeças, me contando que ele tinha uns 2 kits originais da FH125 ano 78~82. Justo o que eu precisava.

Intimei (rsrs) o Rubens a me vender a parte de baixo da carenagem..."zero-bala", pois era reserva das duas motos que ele e o irmão correram no Rio Grande do Sul, no campeonato regional de FH125.

Mas eu vou utilizar essa peça para montar um segundo Kit, posteriormente.


Detalhes da carenagem inferior FH125 78~82

 

E chegou o dia de colocar a moto pra andar em seu habitat natural...
Na pista !!!

Será necessário amaciar o motor e tem que ser em circuito fechado pois a moto está puro-racing, não podendo circular em vias publicas.

O amigo Tite Simões, gentilmente permitiu que eu levasse a moto à Piracicaba para andar no Autódromo do ECPA, onde ele ministra o tão conhecido Curso de Pilotagem Preventiva da SpeedMaster.

A previsão do tempo neste fim de semana era de chuva direto... Ainda bem que eles erraram (um pouco).
Eu só fui ver cara de chuva com a moto na carreta, voltando do autódromo.

Consegui dar umas 20 voltas (2100m por volta) que é o equivalente a 6 voltas em Interlagos no circuito antigo, como eram realizadas as provas para esta categoria na época.
Parei de andar já estava escurecendo...

Aproveitei para fazer o check-down, acertar o setup, amaciar um pouco o motor e fazer uma seção de fotos para uma matéria na revista MOTOCICLISMO que deverá ser publicada em junho.

Meus sinceros agradecimentos ao Tite por essa oportunidade.

Após 26 anos sem pilotar uma moto de corrida em pistas e 29 anos sem pilotar uma Fórmula Honda 125 em corridas, era muita emoção estar esperando a hora de ligar o motor e entrar na pista.

Os pneus "zero-bala" apesar de eu ter lixado bastante, ainda me preocupavam quanto á aderência.
Mas o comportamento dos Pirelli Mandrake Duo, aconselhados pelo amigo "Alemão" (Alemão Pneus) foi exemplar.

O câmbio invertido me deu alguns sustos mas é só treinar mais um pouquinho.

O freio dianteiro a tambor da CG "bolinha" que é pequeno pacas me preocupava, mas no ECPA ele foi o suficiente em função da característica do circuito.


Bastante ansioso aguardando o Tite vir ao box para me "escoltar" até a pista


Primeiras voltas com o "freio de mão puxado"


Devagar, pegando o jeito novamente


Já mais relaxado, amaciando o motor @ 9000 rpm


Seção de fotos estáticas para a revista MOTOCICLISMO

 

A moto se mostrou equilibrada, com aderência e freando o suficiente. Acertamos o setup de primeira.

O motor está apresentando falhas, mas creio que seja resto de combustível velho que ficou no fundo do tanque.
Vamos verificar isso.

A relação deverá ser mais curta.
Levei uma relação 16/38 (em Interlagos eu usava 17/33) mas mesmo assim não consegui engatar a 5ª na reta de 400m.
Vou tentar 14/38 na próxima vez.

Daqui para a frente ainda deverei acrescentar e/ou ajustar alguns detalhes, mas considero o trabalho concluído e o objetivo de montar uma réplica da minha Fórmula Honda 125 #20, concluído com êxito.


Objetivo alcançado !!!!