Passo-a-Passo
HONDA CB400-II
1982

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texto: Rodrigo Guerino Pauna, 25
 rodrigoguerino@hotmail.com

 

começo de tudo: fevereiro de 2006
 
Eu tinha uma moto, uma CBX Twister que tinha comprado para negocio..
Pois bem. qdo resolvi vender a motocicleta encontrei dificuldade, e como precisava de dinheiro para sanar um problema urgente, eu peguei na Twister.. uma Daelim Altino. bem conservada como parte de pagamento...  por 2 mil reais.   

Como eu precisava de 5 mil pra zerar as coisas foi uma boa..   eu tinha minha custom (Kymco Zing) então nem liguei em pegar a Daelim...

 
Pois se passaram 3 meses e não tinha conseguido vender a Daelim Altino, ai vi um anuncio no jornal de uma CB 400 ano 82, vermelha.. a venda. onde o suposto vendedor trocava a moto por uma CG...
 
Eu liguei para ele, e descobri que e na realidade precisava de uma moto que fizesse pelo menos 35km/l na cidade, pois a CB com seus 15km/l ( segundo ele) estava quebrando as pernas dele.

O preço pedido era 2600 reais.
Eu propuz a troca na Daelim Altino..  Ele se interessou, veio ver a Daelim e fechou o negocio!

Eu voltei 400 reais a ele e ficou tudo certo.
 
A moto estava de aparencia muito boa...  tinha sido pintada a roupa dela recentemente por um bom profissional
 
Problemas inicias detectados nas primeiras voltas com a moto:
 
. sem burrinho do freio a disco
. suspensão dianteira vibrando
. pastilhas zero
. disco empenado
. pneus careca , na armação já
. rodas empenadas...
. rolamentos ruins
. nem o conta giros e nem o velocimetro funcionavam
. luz baixa e alta não ascendia
. setas não funcionavam
. partida eletrica estragada
. banco enferrujado por baixo
. lanterna traseira queimada
. relação gasta
. motor foi pintado e estava descascando
. carburador engasgando, vazando gasolina pelos suspiros (nem tinha mais as          mangueiras)
. bateria estragada... 
. embreagem patinando
. regulador de voltagem não estava carregando ( diagnosticado depois)
e tantos outros detalhezinhos
 
Mas eu achei que foi um bom negocio no dia..  e continuo achando até hoje.
 
Eu achei que estaria pegando uma moto de melhor comercio.. mas acabei me encantando pela moto. 
Apesar de ter muitos problemas técnicos, eu fiquei imaginando em transformá-la em uma chopper....      mas isso não se realizou.
 
Eu troquei a minha Kymco Zing em uma Virago 535..  
E assim a cbzinha  não teria mais motivo para virar chopper..

Decidi, então, restaura-la aos moldes das motos inglesas da decada de 60, as café racers....          
Mas acabei não fazendo tambem! 
Resolvi restaurar a moto por completa, de fio a pavio e por apenas algum temperinho nela, o que acabou sendo feito

 
Logo após isso, em 20 de fevereiro, eu comecei a fazer a mecanica e a eletrica da moto.
 
Coloquei ela no fundo de casa e comecei fazendo o basico..
 
Troquei o oleo e verifiquei velas. Estavam ok!
Tirei as rodas e estavam muito empenadas.. 
Levei numa empresa de recuperar rodas e me disseram não ser viavel..
Por fim acabei indo garimpar rodas para ela e não achei uma em bom estado.. Apenas 2 para cb  mas as de liga , não as constar..
Decidi por elas, estavam perfeitas, zero de empenamento.. muito boas mesmo.
Rodei em 500 hehehehe
 
Troquei a bateria...
 
O retificador da cb 400 foi um pouco dificil de achar e acabei por optar por um de RDZ que deu para ser adaptado sem maiores problemas
 
O motor de arranque estava com as escovas ruins apenas..
Uma bela limpeza e  com a troca das escovas ficou perfeito... 
Logo após o motor de arranque, descobri que o relé de partida estava queimado..  Adaptei um de CBX Strada
 
Bom, passando aos carburadores...     
Mergulhei ambos em decapante e larguei de um dia para o outro.
Troquei os reparos todos, e as giclagens tambem! 
Ficou zero bala
 
Com as rodas na mão, levei a uma oficina de motos e mandei colocar 2 pneus novos com 2 camaras novas.
Llevei a uma empresa e mandei pintá-las inteiras de preto.
 
Por fim, troquei a coroa traseira, pq as novas rodas eram de 5 furos e as antigas eram de 4 furos então as coroas não serviriam... e aproveitei e troquei os coxins do cubo.
 
Troquei lonas, pastilhas, troquei o fluido e instalei o burrinho de freio comprado num desmanche.
Estava freando bem novamente....
 
Embreagem....   troquei todos os discos por novos, e mandei dar um passe na campana no torneiro, ficou zero!
Aproveitei e troquei o cabo de embreagem.
 
Abri a tampa do motor e regulei as valvulas...  
Levei o painel a uma empresa especializada.
Teve que refazer os embuchamentos de ambos instrumentos....     ficou zero novamente
 
As setas foram revisadas, e tive de trocar o relé de seta, que voltou a funcionar após trocar 2 lâmpadas
 
E assim foram muitos outros detalhezinhos.. que se podemos dizer, se referiam a manutenção da moto em si
 
Com a moto agora rodando e funcionando perfeitamente... passei aparte estetica
 
Desmontei inteira , mandei jatear o quadro e fazer pintura epoxi....
O motor, conforme figuras,  era prata de um lado, e prata metálico do outro, e foi pintado no quadro da moto..
Assim a moto tinha um borrifado e respingos de prata pelo quadro inteiro.. um serviço muito mal feito. ! 
Após por ele na mesa.. comecei a estudar o que poderia ser feito.
 
O motor eu resolvi pintar de preto vinlico, que comprei da Glasurit..
 
Mandei jatear e mandei um rapaz pintar para mim, vinilico catalisado.  
O resultado ficou conforme foto abaixo.
 


 

 
fiz uma separação de peças para cromação..
 
.tampas do motor
.punhos de comando
.tampa do cubo traseiro ( aonde vai as lonas)
.semi guidons
.bengalas para polir
.tampa dos carburadores....
.bacalhaus
 
dentre outras..
 
Levei, também, todos parafusos para zincagem
 
 Depois de tudo, comecei a montagem novamente....
 
Arrumei um 2x1 todo ruim ( pego em divida hehe) e resolvi mandar ele para pintura epoxi. Ficou novinho
 
Adaptei um farol de Twister e setas imitação da Suzuki Intruder 125
Estilizei o painel para anos 70 e ficou show de bola.
 
Foram meses até ficar pronta, mas acho que ficou show.
Espero que tenham gostado.
Ela ficou até 10 dias atrás nessa onda, hehehehe