Test Drive
BMW R100S
"Uma Clássica de 24 Quilates"

 

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por:  Marcos V. Pasini  

 


BMW R100S - 1977

Enfim, dirigi e testei, pela primeira vez, uma Be-Eme-Vê !!!!

Digo Be-Eme-Vê ou simplesmente "bemevê", para não macular a sonoridade desta marca dita no idioma natal, assim como o nome DKW é pronunciado "De-Ka-Vê".

O "W", no idioma alemão, além de ter o som de "V" é também chamado de "vê", por isso este comentário.

Pedir para dar uma volta em uma BMW é algo constrangedor...Para quem pede e para quem tem que negar...

Mas, como queríamos testar a marca bávara no nosso site, tivemos que nos convidar a dirigir essa maravilha.
O proprietário, Antonio Paulo Ruffo, muito gentilmente colocou sua maravilhosa R100S à nossa disposição, tão logo recebeu nosso e-mail quando deixamos claro que seria um "Test-Drive", sem "RADICALIZAÇÕES"...

Afinal, uma "bemevê" tem que ser tratada de uma maneira "VIP".


"Very Important Machine"

Me lembro da primeira BMW que vi...Era a R60 do "seu" Felipe Carmona, que ostentava a placa (de transito) n° 1.

Desde aquela época (isso foi no começo dos anos 60, quando as placas de transito ainda eram ovais), que admiro essa marca, pelo arrojo de sua engenharia e pela confiabilidade do seu conjunto, além da "griffe" que, já naquela época, tinha status !!!


BMW R60 1964

Enfim, depois de muitos anos consegui, finalmente, dirigir uma BMW...


preparando-me para o test-drive
(emocionante !!!)

A BMW R100 S:

A R100, no Brasil, veio logo após a chegada das R90S, na metade dos anos 70.
Trata-se de uma motocicleta rara em nosso país, tão conturbado com proibições e "desproibições" de importação...


BMW R90S

A BMW tem história, também, no motociclismo de competição do Brasil, tendo participado de provas de endurance com pilotos do naipe de Jacaré, Dietmar Beinhauer, Guy Tilkens, Plínio Lima, e outras feras da época dos anos 70.


BMW - 1° lugar nas 24hs de Interlagos 1976
com a dupla Dietmar Beinhauer e Guy Tilkens

Mas como, logo em 1976, foram proibidas as importações, poucos modelos dessa maravilha vieram, para nosso deleite...

Nem as japonesas da época conseguiram, no Brasil, superar a qualidade, desempenho e o status de se possuir uma BMW.

Seu bicilíndrico boxer de 1000cc tem o mesmo lay-out das primeiras R50, permanecendo até hoje na linha R da BMW.

Afinal, time que está ganhando, não se mexe...


detalhe do motor boxer de 1000cc

Dirigindo a BMW R100 S:

A R100S, simplesmente "veste"o piloto. Não dá vontade de sair de cima dela...
Requer, apenas, uma pequena adaptação do piloto, para colocar seus pés nas pedaleiras, sem esbarrar nos dois carburadores BING.


notem o carburador logo acima da pedaleira do freio

O ronco de seu propulsor de 1000cc é sóbrio...mais do que isso, é nobre!!!
É a melhor coisa que pode acontecer a um motociclista; ouvir o "dueto" de seus cilindros de 0,5 litro cada tocarem sua melodia em perfeita harmonia, em tons graves e afinados.

Seu porte é semelhante a de uma moto de média cilindrada, quando se está sentado nela.
O guidão, estilo esportivo, proporciona uma posição levemente agressiva mas confortável para se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.


notem o guidão esportivo da R100S

Os comandos, são macios e bem distribuídos proporcionando bastante conforto ao motociclista.
A suspensão dianteira, ainda conta com o "fermasterzo" ("endurecedor" do guidão)

O painel é completo, contando com tacômetro e velocímetro, com hodômetro total e parcial, e luzes de advertência, além de voltímetro e relógio de horas (...)
Sua visibilidade é boa, apesar do reduzido tamanho dos instrumentos.


detalhe do painel com o "fermasterzo" ao centro
da mesa

A chave de contacto, localiza-se do lado esquerdo do farol, em local que só quem conhece a BMW R100S é que sabe...

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, o suficiente para administrar seu conjunto óptico e a partida elétrica, que funciona perfeitamente.


detalhes do conjunto óptico da R100S

O motor, também, dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar, posicionado no lado esquerdo com o acionamento feito perpendicularmente à motocicleta.


notem o kick da partida sendo acionado

Ligando-se o motor, a marcha-lenta, levemente áspera, mostra-se estável e compassada.

O "roll" (movimento de reação, em reação à velocidade angular do virabrequim longitudinal), que se esperava encontrar em acelerações, foi mínimo, bem menor que em suas concorrentes com sistemas semelhantes.

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos e marchas bem escalonadas.


curtindo todos os detalhes

Sobre a transmissão por sistema "cardan", não devo nem comentar nada...É marca registrada da BMW ha séculos...

Dirigindo-se a R100S na estrada, ela se comporta de uma maneira harmônica, irrepreensível, proporcionando ao piloto momentos de inesquecível satisfação. Isso não é exagero...Eu senti exatamente isso...


na estrada, irrepreensível

A suspensão dianteira é hidráulica, com molas internas, tipo "Cerianni", e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais reguláveis.

O comportamento do conjunto suspensão é muito bom.
Apesar de se tratar de uma bi-choque tradicional, quase não se percebe oscilações em curvas de média e alta velocidade.
Mesmo sendo um modelo de turismo, pode-se fazer curvas bem agressivas.

Nota-se, no início, um certo "peso" para trazer a moto (inclinar) para dentro da curva, mais sentido em curvas para a esquerda, mas é um detalhe sutil que, logo, não se nota mais.


pilotando a BMW R100S

Os freios, a disco duplo na dianteira e a tambor simplex na traseira, fornecem um comportamento excelente durante as frenagens.
O "freio-motor" é bastante sentido em cortes de aceleração ("power-off").

Este modelo oferece a condição de se acoplar bolsas laterais, que podem ser removidas e transportadas manualmente, como se fossem malas de viagem normais (ou quase).


com as bolsas fixadas nas laterais


com as bolsas retiradas...


...que podem ser carregadas como malas normais

A BMW R100S, é uma motocicleta que até hoje proporciona prazer, segurança e status a quem tem o privilégio de possui-la...

BMW R100S - Enfim uma BMW...


BMW  R100S
"Freude am Fahren"
(prazer em dirigir)

24 Quilates de engenharia, tradição e qualidade

para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui


Ruffo e sua máquina

Nossos agradecimentos a Antonio Paulo Ruffo, que nos ajudou neste teste, além de, muito gentilmente, nos ceder sua motocicleta.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
 



Nome:   E- Mail:

Comentários:


O nome do corredor de 24 h de interlagos e Guy TILKENS.
Falta o L.
Como e amigo meu , gosta que o nome seja correto.
Grato pela correçao.

Olivier

nome: olivier van de Werve
(olivier.werve@yorkbr.com) Quinta Feira, 2 de Janeiro de 2003, às 17:03:07

Caro Olivier,
Obrigado pela correção. O nome já foi corrigido.
Verzeihung, bitte, Hern Tilkens !
Abraços
MP


Muito interesante, porque eu tive uma R90S e agora tem uma BMW GS1150 Adventure

nome: Rainer Speidel (Alemanha)
(rainer.speidel@intel.com) Quinta Feira, 2 de Janeiro de 2003, às 20:48:59


Aí Paulão!!!
Espero podermos fazer muitas viagens juntos. Parabéns pela moto e pelo teste.
Um Abração do amigo

Celso

nome: Celso Petrone
(celsopetrone@uol.com.br) Quarta Feira, 8 de Janeiro de 2003, às 20:48:55


Salve Pasini! Tudo bem? Que maquinão você arrumou dessa vez!
Não sou o que se pode chamar de entusiasta dessas motos, mas BMW é BMW e fim de papo, ainda mais sendo uma clássica, chama a atenção em qualquer lugar! Mais uma vez, parabéns pelo evento de Santos, estou confiante que 2003 será um ano melhor e, quem sabe, consigamos reunir o pessoal mais uma vez aqui em São Pedro. Feliz ano novo e grandes realizações! Um abraço ao Ricardo.

nome: Carlos Trivellato
(setrivellato@uol.com.br) Sexta Feira, 10 de Janeiro de 2003, às 22:08:14


Paulo,
Grato pela dica do site e parabens pela joia. Na década de 60 as BMW eram o objeto de desejo das motos.
Deve ser um 'T' enorme pilotar esta maravilha.
Um abraço.

nome: J. L. Albertin
(jlalb@uol.com.br) Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 20:12:48


Sensacional!
Também fiquei muito orgulhoso e feliz, pois trabalho com o Ruffo na mesma empresa. Além de ser um ótimo profissional é uma pessoa super gente fina.

nome: Mario Yamaji
(mhyamaji@uol.com.br) Segunda Feira, 13 de Janeiro de 2003, às 08:08:25


ESTOU MUITO FELIZ POR TEREM ESCOLHIDO A MOTO DO MEU PAI, AFINAL ELA É UMA JÓIA MESMO... AS VEZES ATÉ ACHO QUE ELA É MINHA IRMÃ!!! ELE CUIDA COM MUITO AMOR...

BEIJOS PAI,

nome: CAROLINA RUFFO
(carol.r@uol.com.br) Terça Feira, 14 de Janeiro de 2003, às 17:11:34


Muito loco veio!!!!!!

nome: junior
(jjunio465@globo.com) Sexta Feira, 31 de Janeiro de 2003, às 15:10:10


Gostaria de parabenizar o sr. Marcos Pasini pela avaliação, bastante interessante pela emoção que expressa e o cuidado técnico, que não deixa de lado. E parabéns a meu tio, também, pela bela máquina.

nome: Gustavo Henrique Ruffo
(ghruffo@uol.com.br) Sexta Feira, 7 de Fevereiro de 2003, às 23:02:23


Sou da cidade de Taubate tenho uma BMW 1976 900 cc RS cinza prata ja faz 6 anos que a tenho faço muitas viagen com ela Amo de Paixao
Antonio Celso
mcdragoestaubate@ig.com.br) Domingo, 15 de Junho de 2003, às 12:38:11


Tenho 1 BMW R75/5 de 73 não consigo fazer parar de pingar gasólina pelos carboradores se alguem ler por favor diga alguma coisa. Faro Obrigado

nome: Luís Filipe
(luisfilipe.a@netcabo.pt) Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 10:20:04


Muito legal o seu site. Na verdade, estou querendo ajudar um amigo, que tem uma BMW r 60, 1971. Ele está querendo vendê-la, mas não tem idéia de valores, ou a quem possa interessar.
Agradeço se puder nos ajudar.

nome: Vini
(
v.ottoni@ig.com.br ) Segunda Feira, 13 de Outubro de 2003, às 16:10:55


Muito legal a matéria, ela registra exatamente o que esta motocicleta é, digo isso pois possuo uma R90S 74 e é exatamente o que sinto todos os dias quando a piloto. Adquiri a moto em 99 e agora em 2003 ela passou por uma reforma completa e está mais perfeita do que nunca, é única moto que utilizo em minhas viagens e no dia-dia e ela verdadeiramente NUNCA me deixou na mão, e ainda " papa " muitas moderninhas estradas afora!!! Vou enviar as fotos dela para a galeria. Abraços

nome: Eduardo Baccarin Silva
(
edubaccarin@ig.com.br ) Sábado, 17 de Abril de 2004, às 18:52:07


Aqui em São Carlos tem uma um ano mais velha, impecável.

nome: Tabajara A.Jorge
(
miraassumpcao@ig.com.br ) Sexta Feira, 18 de Junho de 2004, às 17:49:23


BOoaa noiitee Pasini-SAN! foi um prazer conhecer seu site! parabéns!!

nome: Alberto K. Nishida
(
guy@dse.ufpb.br ) Sexta Feira, 11 de Agosto de 2006, às 17:32:20


O motor boxer é apaixonante.
Só quem teve o prazer de rodar em uma BMW, pode saber do que se trata.
A GS1150R é uma máquina perfeita, graças a evolução das R, que você curtiu e nos deu a chance de ler / ver a matéria. Parabéns. De Curitiba Pr.

nome: Bonesi
(ederbonesi@hotmail.com) Quinta Feira, 19 de Abril de 2007, às 22:40:09


Obra de arte. demais o teste desta máquina.
Parabéns e abraço a vocês e ao proprietário.

nome: Aliomar Pereira
(sgtaliomar@hotmail.com) Segunda Feira, 4 de Junho de 2007, às 20:48:48


Ruffo, bela maquina.
Estou com uma irmão sua também ruiva mas de menor tamanho 900cc 1974.
Estou com dificuldades de achar um manual de manutenção e especificação da bateria original( hoje estou usnado duas usadas nas 750 honda) se vc puder me ajudar agradeço .
Grande abraço.

nome: Sergio Valente
(valewnte.sergio@ig.com.br) Terça Feira, 5 de Junho de 2007, às 01:09:48

Sérgio, a bateria original é 12V 28Ah.
Na RECAR você poderá achá-la.
Abçs.
MP


eu achei muito massa esta motocicleta eu queria saber qual seria o valor de uma usada hoje  obrigado

nome: gustavo
(gugu.caetano@hotmail.com) Sexta Feira, 3 de Agosto de 2007, às 08:07:02


Parabens pela fidelidade do teste ,tenho uma R 90 S ano 74 impecavel e morro de paixão por ela estou todo sabado e domingo em Serra Negra curtindo as curvas da serra e um bom papo com amigos na praça,abraço.

nome: Armando Bulgari
(Armandobulgari@terra.com.br) Terça Feira, 14 de Agosto de 2007, às 22:56:13


Pois é, quem já foi "rei", nunca perde a majestade. Hoje as motos herdeiras do pioneirismo das R90S/R100S tornaram-se verdadeiros "Godzilas", com motores multicilindricos de milhares de cilindradas e montes de carenagens e de verdadeiros porta-malas, com pesos paquidérmicos e larguras Mobydickianas, impossíveis de serem usadas como autênticas motocicletas. E os preços? Mesmos as japas custam o mesmo que um belíssimo carro esporte conversível de dois lugares e de "pedigree" (sem contar ar condicionado, para começar). E o melhor, sem necessidade de se usar um escafandro blindado parfa a condução. É, os antigos eram os que "sabiam das coisas". Parabéns ao Ruffo.
nome = Ruy Toledo
email = ruytoledo@presidency.com                    17/09/2012


O estilo da pintura característico, marcou seu charme. Conheço ex-proprietários que tiveram BMW dessa década e se arrependeram de terem trocado por modernas.Marylin Monroe foi só uma na vida do Kennedy!
nome = eliel
email = eliel.hayashi@gmail.com                                07/03/2014