HONDA CBX 1050

 

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Por: Ricardo Goldszmidt  (colaborador)

Na década de 70, a Honda liderava com folga, entre os fabricantes de motos graças ao sucesso retumbante de sua CB 750 K que, inclusive, foi considerada a moto do século.

Mas como tinha um enorme interesse no mercado americano, em veículos de 4 rodas, colocou seus melhores engenheiros para criar toda uma nova geração dos automóveis Honda Civic e Accord. 

De 1969 a 1975 a CB 750 permaneceu praticamente inalterada, aparecendo somente a CB 750 F, que nada mais é do que uma CB 750 K com nova roupagem. 

Esta confortável liderança foi seriamente ameaçada com o aparecimento das Kawasaki Z1 900 cc que, com seu magnífico motor com duplo comando de válvulas, desbancou as Honda CB 750 K do seu trono. Surgiu aí a necessidade da Honda produzir uma nova moto para desbancar a supremacia da Kawasaki e colocar-se novamente numa posição de vanguarda.

Em dezembro de 1977, os engenheiros que, outrora estavam se dedicando aos automóveis, começaram estudar dos caminhos que poderiam ser seguidos para a criação de uma nova e revolucionária moto. 
As dúvidas recaiam sobre três opções:

  1. O motor da GL 1000 poderia ser usado ? A qual potência poderia chegar este motor ?
  2. Fazer um novo motor 4 cilindros em linha com 1000 cc, duplo comando de válvulas e 16 válvulas baseado no motor usado nas Honda RCB 1000 que corriam nas 24 horas de Bol d'Ór .
  3. Partir para um projeto totalmente novo, com um motor 6 cilindros em linha, duplo comando de válvulas e 24 válvulas, diferente de tudo que havia no mercado, e que fosse tão superior à concorrência que calaria os que acreditavam que a Honda tinha adormecido para o mercado de motocicletas e que não conseguiria retornar ao topo deste.

A terceira alternativa foi escolhida e, bem ao estilo Honda, o motor teria que ter alta potência a alto giro. Chamaram para integrar a pequena equipe que idealizaria a moto o Sr. Shoichiro Irimajiri , um engenheiro aeronáutico que ingressara na Honda em 1963 e que idealizou os motores que ganharam os campeonatos mundiais em 1965 ( 50 cc, 2 cilindros, 8 válvulas com Ralph Bryans - 125 cc, 5 cilindros, 20 válvulas com Luigi Taveri – 250 cc, 6 cilindros, 24 válvulas com Mike Hailwood ), 1966 ( 250 cc, 6 cilindros, 24 válvulas com Mike Hailwood ) e 1967 (250 cc, 6 cilindros, 24 válvulas com Mike Hailwood ).


Dr. Shoichiro Irimajiri (criador e criatura !)

                        

 
Honda 125cc de 5 cilindros


Honda 250 cc de 6 cilindros

    
                                              Honda 250 cc de 6 cilindros 

A experiência de Irimajiri com os motores 6 cilindros o credenciou a ser o responsável pelo projeto da primeira moto 6 cilindros de produção em grande escala.
 A idéia era tentadora, mas o primeiro grande problema deste projeto seria o peso da moto, talvez muito superior aos 250 kg, um limite colocado pela equipe que a estava idealizando – daí a necessidade do uso de materiais nobres pela primeira vez em uma motocicleta.

A primeira vista o motor da CBX é praticamente idêntico ao motor da RC 166 250 cc - campeã mundial de 1965, 1966 e 1967 – por isso a facilidade e rapidez em desenvolver o motor. 

Ao mesmo tempo era desenvolvido um novo motor 4 cilindros em linha refrigerado a ar ( Que originou o motor da Honda CBR 1000 anos mais tarde ), que já na bancada de testes tinha comprovado ser extremamente leve e muito mais rápido que o motor 6 cilindros. 

Este fato foi comprovado nos testes de pista, mas havia algo sobre o motor 6 cilindros da CBX que o fazia mais excitante que o 4 cilindros – o ronco do escape, a sensação de aceleração única, a ausência de vibrações mesmo a altas rotações – algo que não podia ser defendido em números como velocidade e peso faziam da CBX uma máquina verdadeiramente excitante.


Motor da 250 cc de 6 cilindros

Como a proposta era fazer uma máquina totalmente nova e revolucionária, uma verdadeira "Superbike", diferente de tudo que já tinha sido feito antes, o projeto da CBX 6 cilindros foi escolhido.

No final de 1978, a Honda assombrou o mundo motociclístico com a incrível CBX 1050 com 6 cilindros. Quando foi apresentada, era simplesmente a síntese de tudo que uma motocicleta de alta performance poderia ter naquele momento.

Com 6 cilindros, 6 carburadores, duplo comando de válvulas operando 24 válvulas, o motor produzia 103 HP no virabrequim, fazendo a moto percorrer o quarto de milha em 11,55 segundos ( A única moto a baixar dos 12 segundos na época ) e chegar aos 222 km/h ( A moto de venda ao público mais veloz da época ). 

Era a mais rápida, mais potente e mais veloz moto de série que o mundo tinha visto até então , com uma notável e quase inacreditável tecnologia embarcada.

Os engenheiros da Honda, liderados por Irimajiri foram audaciosos - Construir um motor 6 cilindros era uma coisa, mas fazer um motor de produção em massa que atenda aos padrões de durabilidade e performance da Honda e que fosse dócil de usar já era um verdadeiro milagre. 

Também foi a primeira vez que uma moto de série usava duralumínio e magnésio, o que antes só era concebido em motos de competição.

Uma especial atenção foi dada ao fato de que a enorme potência disponível teria que poder ser utilizada sem jogar ao chão quem a pilotasse. Não é difícil criar uma moto potente, mas é extremamente delicado torná-la acessível para a maioria pilotá-la. 

Partindo do maior pneu traseiro disponível na época, foram dimensionados a balança traseira e as suspensões – o motor teria que caber no que sobrou !  

Pela primeira vez uma moto foi construída com um quadro com estrutura tipo diamond - leve, rígido e forte !

Todo o esforço foi feito no sentido de tornar o motor o mais compacto possível. 
A bancada de cilindros foi deslocada à frente num ângulo de 30º e os carburadores foram deslocados para o centro da moto a fim de livrar espaço para as pernas. 

Se observarmos bem, este motor é apenas 50mm mais largo que o motor da CB 750 K, o que foi conseguido colocando o gerador de pulso e o alternador numa árvore secundária atrás do virabrequim.

A imprensa americana ficou encantada com a moto – a revista Cycle Magazine, quando publicou o primeiro teste, disse : 

"A moto é mais do que rápida ; ela é mágica. Uma análise mais detalhada de suas credenciais técnicas nos leva ao céu. Conhecendo a moto reconhecemos que as únicas tendências que a Honda segue são as criadas pela própria Honda, sem compromisso com nenhuma outra existente. É a moto mais exótica e mais carismática que jamais testamos. Não há dúvida que a CBX é a máquina de série que acelera mais rapidamente, entre todas as motos que já foram produzidas ".

No Brasil, a revista Duas Rodas Motociclismo, em seu primeiro teste com a moto, publicou: 

"Projetada como uma verdadeira moto de competição, talvez a maior qualidade da CBX seja o fato de estar colocada ao alcance de todos, e não só dos pilotos dos grandes prêmios."

Já na época se sabia que a moto seria uma das mais colecionáveis entre todas as motos produzidas e que nunca, jamais seria esquecida.

Com um produto deste quilate nas mãos, a Honda mais uma vez estabeleceu a supremacia total no mercado motociclístico da época, voltando ao topo. 
Irimajiri, no entanto voltou ao anonimato depois de sua criação, voltando a cena no campeonato mundial como o responsável pela mítica NR 500cc 4 tempos, 32 válvulas e pistões ovais, mas esta é outra história.

A CBX foi produzida somente durante 4 anos, e as produzidas em 1979 tornaram-se as mais desejáveis e colecionáveis, pois em 1980 a produção da moto passou para os Estados Unidos e, com a nova legislação americana sobre poluentes, determinou-se uma redução na potência das motos conseguida às custas de mudanças na carburação, curva de avanço e comando de válvulas. 
Em 1981 a moto foi equipada com suspensão traseira Pro-Link , bolsas laterais e carenagem, transformando-se assim numa Touring e teve sua produção encerrada no final de 1982 . 
Foram produzidas em torno de 42.000 motos nestes 4 anos.


CBX 1050 1980


CBX 1050 1981

O mundo não estava preparado para uma moto 6 cilindros como ela – isto aconteceu depois – com a introdução da GL 1500 6 cilindros em 1988 e a Valkyrie em 1997.

Hoje em dia, quando as motos esportivas de alta cilindrada escondem seus motores atrás da carenagem, o tamanho do motor da CBX parece loucura. Vendo a moto sob qualquer ângulo o motor não deixa de chamar a atenção. Então imaginem o impacto desta moto em 1978 !


A CBX virando peça de Museu ! (Allen Vintage Motorcycle Museum em Boston)

Hoje as motos são muito mais populares do que há 20 anos, então o foco das montadoras é a produtividade e o custo envolvidos na fabricação - será muito pouco provável ver outra moto com um motor 6 cilindros em linha, novamente, no futuro. 
As únicas outras 3 motos a fazer companhia à CBX neste seleto clube são a Kawazaki Z 1300, Benelli 750 Sei e Benelli 900 Sei, mas estas ficarão para outras matérias.


Clube das 6 cilindros !  CBX 1050, Z 1300, Benelli 900 Sei e Benelli 750 Sei

 

(Clique aqui para ver outras fotos) 

Ficha técnica:

Dimensões

Comprimento 2.240 mm

Largura 780 mm

Altura 1.150 mm

Peso a seco 249 kg

Capacidade tanque 20 l

Reserva 5 l

Motor

Cilindrada 1047 cc

Diâmetro e curso 64,5 x 53,4 mm

Compressão 9,3;1

Carburadores 6 X 28 mm Keihin

Potência máxima 103 HP@ 9.000 rpm

Torque máximo 8,6 kgf.m@ 8.000 rpm

Capacidade óleo 5,5 l



Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


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Comentários dos Internautas:

 Muito bom
Rodrigo Morelli
morelli01@bol.com.br (Segunda Feira, 3 de Junho de 2002, às 19:13:31)


 Fiquei muito impressionado com a matéria, e quero dar os parabéns ao idealizador e a equipe responsável. Também sou um feliz proprietário de uma beldade chamada CBX HONDA 1050cc e obrigado!
Beto Falletti
falletti@autoracing.com.br (Quarta Feira, 26 de Junho de 2002, às 22:05:37)

N.R. - Essa matéria foi escrita, com muita competência,  por um colaborador, que também é fã das CBX 1050 !


É notável a concepção deste motor para a época, se tomarmos por base os motores de hoje em dia.
A matéria está fantástica.
Silvinho Brandão
flika2002@bol.com.br (Quinta Feira, 4 de Julho de 2002, às 18:12:35)


 Muito bom!!! Essa moto é uma obra de arte. Se vc. se interessa por CBs, visite meu site: www.cbx750.hpg.com.br. Valeu!
Dário Pks (futuro dono de uma CB900F 82)
dariopks@uol.com.br  (Terça Feira, 30 de Julho de 2002, às 18:01:20)


 É a moto mais linda que eu ja vi na minha vida...
sem mais comentarios
Cesar Augusto Felipe
felipefrutas@louvernet.com.br  (Sexta Feira, 9 de Agosto de 2002, às 17:45:56)


Ao sr. Goldszmidt, meus parabéns pela excelente matéria.
Espero que matérias tão completas e interessantes sobre esta que é sem dúvidas a mais linda e emocionante maquína já construida em todos os tempos, não parem por aqui.
por favor qualquer matéria ou foto que puderem, me mandem.
Muito obrigado.
 José Roberto Vargino
beccu@ig.com.br (Domingo, 25 de Agosto de 2002, às 18:45:21)


Preciso urgentemente arrumar uma dessas pra mim!
Matheus Koslosky
matkos@mt.com.br (Sábado, 31 de Agosto de 2002, às 11:02:37)


ESSA MOTO É DEMAIS!!!
EU SOU UM FANÁTICO PELAS HONDA CBX E ESSA É A MELHOR QUE JÁ VI !!!
RODRIGO THOMAS
rt2117@cfjl.com.br (Quarta Feira, 30 de Outubro de 2002, às 11:49:26)


Muito bacana Goldszmidt. Parabéns pela interessantíssima reportagem. Também sou um aficcionado por CBX, acho uma moto véia bagual de boa. Um abraço.
Henrique Dias
xara@viacom.com.br (Terça Feira, 5 de Novembro de 2002, às 01:49:46)


Ricardo Goldszmidt:
Você me fez lembrar um dos maiores sonhos que tive na vida. Quando vi esta moto pela primeira vez, em 1979, pensei estar sonhando; pouco tempo depois vi outra, com escapamento 6 em 1 aberto...Nem é preciso desccrever o ronco...
Sou também um apaixonado pela z1300 e pelas Benelli sei. Por favor escreva sobre estas também!
Parabéns e obrigado pela matéria.
Marino Arpino
marino@arpifrio.com.br (Sexta Feira, 29 de Novembro de 2002, às 22:43:01)


Simplesmente a materia sobre essa usina de duas rodas faz com que eu me sinta um feliz propietario muito obrigado.
Jorge Vaz
jlgv@tutopia.com.br  (Terça Feira, 14 de Janeiro de 2003, às 23:43:44)


Olá, essa matéria realmente deixa arrepiado todos que admiram esta impressionante e marcante moto que marcou e ainda marca época, pois está jamais sairá de moda, nunca e jamais existirá outra parecida.
Para nós que somos "felizes" proprietários estas ainda são as maravilhosas motocicletas do século.
Marcos Pastor - Sorocaba
Lmpastor@ig.com.br  (Quarta Feira, 26 de Março de 2003, às 11:50:38)


Essa moto é Muito bala, mas não é melhor que minha 7 Galo / 86.
Abraço aos irmãos motociclistas
JekRider
jek.rider@bol.com.br  (Sexta Feira, 2 de Maio de 2003, às 12:09:39)


Ai essa moto e animal !!!!, que motorzao, ao colaborador Ricardo, gostaria de saber se voce pode colocar o sons da maquina no escape original e 6x1, ficarei agradecido Valew.
kleber Bonfim
borimrp@bol.com.br  (Domingo, 4 de Maio de 2003, às 23:29:24)


Pelo amor de Deus essas máquinas são de deixar qualquer ser vivo arrepiado
Ivan
(Terça Feira, 3 de Junho de 2003, às 11:29:26)


FIQUEI  MUITO CONTENTE COM  ESTA  GRANDIOSA  MATERIA  POIS  ESTAVA  PERDIDO QUANDO  ADQUIRI  UM  MAQUINARIO  DE  6  CILINDROS  E   QUANDO  VI  ESTA  MATERIA,  FIQUEI  TOTALMENTE  EMOCIONADO,  EM  SABER  QUE  MINHA  SIX  VAI  FICAR  IGUAL  A  ESSAS    QUE  ESTAO  NA   FOTO  . PARABENS  PELA  MATERIA   VALEU,  GOSTARIA  SE  FOSSE  POSSIVEL  COLOCAR  O  RONCO  DA SIX  6X1  PARA  NÓS  INTERNAUTAS  FASCINADOS  POR  ESSAS  MAQUINAS  PODER  ESCUTAR,  ANCIOSAMENTE
GERSON  DA  LUZ
GERSON25@ig.com.br  (Terça Feira, 29 de Julho de 2003, às 00:20:32)


Muito fera, mas minha setegalo, 93 e melhor. RICARDO

nome: RICARDO
(ricardo@biesp.com.br) Quinta Feira, 28 de Agosto de 2003, às 02:03:51


Será que alguém poderia me dizer onde encontrar uma rarirade desta. Qual o valor? Quem tem será que vende ? Um abraço a todos

nome: Alvaro Telles
(alvaro@antenasulfm.com.br) Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 09:48:20


Tive uma 1050 a uns 4 anos atras, era vermelha, aqui em limeira, fiquei sabendo que ela foi vendida p/ uma pessoa de campinas, gostaria de reve-la, so p/ chorar um pouquinho, pois com certeza vou chora!! e a materia e otima, deu para matar a saudade

nome: Anderson Perez Hernandes
( impressgraf@horizon.com.br ) Sábado, 29 de Novembro de 2003, às 19:34:31


Muito boa esta matéria!!!!!! fico feliz por saber um pouco mais da história dessa moto. Além do mais fico contente por poder conhecer de perto essa moto meu pai já teve três dessas na garagem!!! a melhor coisa do mundo é ouvir o 6x1 é muito lindo, um abraço para os editores dessa matéria ela é nota dez

nome: Edson
( edson_afro@yahoo.com.br ) Domingo, 29 de Fevereiro de 2004, às 20:56:46


SENHOR GOLDSZMIDT, FIQUEI MUITO FELIZ PELA QUALIDADE DA MATERIA, E TAMBEM PELAS FOTOS. EU TIVE DUAS CBX UMA 79 VERMELHA E UMA 80 PRETA, NA DECADA DE 80, FIQUEI CONTENTE EM SABER MAIS DETALHES SOBRE AS MOTOS QUE ME DA BOA RECORDACAO, APESAR DE SER CONHECIDA PELO APELIDO DE "CHURRARQUEIRA" POR CAUSA DO MOTOR SAIR MUITO PARA O LADO, E VIR AQUELE TERMENDO CALOR!

MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELO SEU EXELETE TRABALHO.

ABRACOS HERNANI CUNHA.
( cunha87@bellsouth.net ) Sexta Feira, 19 de Março de 2004, às 00:05:35


Gostei da matéria das 6 cilindros. Estou restaurando e personalizando uma CBX 1.100 em dourados Mato Grosso do Sul pela Nara Moto Honda. Já faz uns 9 meses que está sendo feita a restauração. Tanto foi difícil encontrar uma moto dessa para a compra como também é demorado a restauração e cara. Assim que estiver pronta encaminharemos umas fotos.

nome: JORGE JUSCELINO CORRÊA
( jjcorrea@terra.com.br ) Quarta Feira, 21 de Abril de 2004, às 19:58:02


Adorei a sua matéria! muito boa tem tudo que um aficcionado por essa moto necessita. essa moto é perfeita meu pai já teve uma 82 e se você souber de alguém que tenha uma pro-link pra vender me avise por favor.
obrigado.

nome: Fhillipe Novaes
( fhillipenovaes@hotmail.com ) Sexta Feira, 30 de Abril de 2004, às 16:12:04


Excelente matéria,fiquei ainda mais apaixonado pela moto,pois adquiri uma cbx 1050 há pouco tempo,e é maravilhosa.Parabéns.

nome: Mauro Ferro Angrizani
( mauroangrizani@zipmail.com.br ) Segunda Feira, 13 de Setembro de 2004, às 17:04:42


Possuo uma cb500 98, achei uma otima materia ja que a cbx 1050 e o meu sonho de consumo.

nome: fabiano
( fabianoalanviana@yahoo.com.br ) Quinta Feira, 30 de Setembro de 2004, às 17:57:16


Parabêns Ricardo.

Desde 79 que sou um apaixonado pela CBX 1050 mas nunca tinha lido mada a respeito da história dela.
Sou tambêm um dos abençoados proprietário de uma CBX 1050 ano 79.
Comprei a minha a uns 9 mêses e não vendo ela por dinheiro nenhum, ela pertencia ao Cmte Rolin ( ex dono da TAM ).
Um abraço e parabêns novamente.

nome: C. Eduardo S. Molck
( carlosmolck@hotmail.com ) Sábado, 2 de Outubro de 2004, às 12:12:42


Parabéns pela excelente reportagem sobre essa maravilha. esse é um sonho que pretendo realizar em breve, porem, tenho dúvidas que talvez o senhor possa esclarecer. é com referencia à documentação de motos acima de 1975, quando a importação oficial acabou.então se falava que acima desse ano, as motos tinham que ter a famosa quarta via, inclusive, as duas cbx que conheci, ambas 1978, eram emplacadas na Bolivia, em razão do fechamento da importação,pois aqui era exigida a via de importaçao e elas não tinham.Pergunto ao senhor. Esse procedimento ainda é adotado pela legislação, e essas que rodam aqui tem essa via? aguardo sua resposta. um abraço

nome: Marcio Escobar
( marcio_escobar477@hotmail.com ) Quinta Feira, 4 de Novembro de 2004, às 00:33:14


ESSA MOTO KOM ESCAPAMENTO 6X1 ABERTO DEVE TER 1 RONCO MUITO IRADO SE UMA MOTO 4 CILINDRO JA TEM UM RONCO MASSA IMAGINE ESSA OBRA DE ARTE SOBRE 2RODAS

nome: vinicius
Segunda Feira, 15 de Novembro de 2004, às 05:02:08


Los felicito por los comentarios de la cbx, yo soy fanàtico y poseo una cbx 1979 que comprè en el año 1987 y no me canso de recibir satisfacciones. el viaje mas largo que hice fue a Brazil, 7500 km por las costas del sur y por un mes de recorrido, luego volviendo por Paraguay.
Un abrazo y hasta siempre

nome: Fernando Serafino
( fernandoserafino@hotmail.com ) Sábado, 4 de Dezembro de 2004, às 22:41:04


A matéria publicada é de altíssimo nível, relatando informações desconhecidas por grande parte de todos os admiradores desta máquina, que realmente é fantástica. Parabéns!

nome: FABIO CAVALLINI
( drizzare@terra.com.br ) Quarta Feira, 15 de Dezembro de 2004, às 11:24:31


rps.... um 7galo nao chega nem perto do ronco dessa ´´criança´´ eu com uma dessa nao ia dar certo escapamentos 6x1 aberto levanda ate difunto pense... as mulher iam escutar o ´´ronca a distancia pense...

nome: vinicius
( viniciusinvocado@bol.com.br ) Quarta Feira, 15 de Dezembro de 2004, às 21:52:59


Muito bom!! Cool!!

nome: Mexicano - Curitiba
( bluevelvet@superig.com.br ) Segunda Feira, 31 de Janeiro de 2005, às 22:44:48


Puts, é muito bom quando se tem uma reportagemn sobre uma moto ki marcou uma época, revolucionou o mundo dos motores seis cilindros !Parabens !!Só quem ja teve uma dessas sabe como é sentir o ronco dos seis "canecos" entrando no ouvidos !!

nome: Roney Tocafundo
( rtocafundo@pop.com.br ) Segunda Feira, 7 de Fevereiro de 2005, às 01:35:54


maravilhoso,essa máquina six honda 6cc,pena que nesse país não tivemos a oportunidade de ver está belezura andando no autodromo.

nome: cleverson zanotto
( cleversonzanotto@hotmail.com ) Domingo, 20 de Fevereiro de 2005, às 23:05:20


MUITO BOM, SOU FÃ DESSA MOTO, SE ALGUEM SOUBER DE ALGUMA PARA VENDER, POR FAVOR ME AVISE, PAGO Á VISTA SÓ EM OTIMO ESTADO. (11)9252 5434

nome: Paulo Roberto
( carmixmultimarcas@uol.com.br ) Quarta Feira, 26 de Outubro de 2005, às 11:15:20


Olá pessoal, ótima matéria !!! Antes de fazer meu pedido vou contar uma rápida história p/ vcs, acredite se quiser !!! Uma certa vez fomos tirar um "racha" na estrada Itapira/Lindóia, em 3 RD350 e qdo largamos e já na metado do retão, eu a 198Km/h escutei um ronco inigualavél na minha vida, foi qdo passou um amigo meu com uma dessa equipada c/ 6 em 1, parecia q/ a gente tinha sido podado por um fórmula 1 !!!Qdo paramos para voltar o magoo, piloto da 6cc, disse: a última RD fique sempre no meio da faixa amarela durante o "racha".... !!!Largamos... a minha q/ estava, na época, à álccool pulou na frente das outras duas ... E seguindo o conselho do magoo a última RD ficou sobre a faixa da pista e no meio do retão, eis que vem surgindo o ronco da 6cc, tapando as RD, ele emparelhou com a última RD e o imprecionante aconteceu, com uma mão no acelerador e com a outra nas costa do Wellington, acelerou a 6cc e....rs, vi a coisa que nunca vou esquecer na minha vida!!! A 6cc empurrando uma RD a 180Km/h, podando nós dois e ganhando o "racha", detalhe, qdo a RD nos passou só estava funcionando um cilindo, pois só um soltava fumaça !!! DEUS olhe nós motoqueiro !!! Mas gostaria q/ vocês criassem um jeito para reproduzir o som do motor dessa moto, de preferência ele c/ seis em um. Valeu !!! Itapira - SP

nome: Adriano Barison Peres
( abperes@yahoo.com.br ) Sábado, 31 de Dezembro de 2005, às 12:23:05


Tengo una cbx 1979 la tengo de ok la tengo toda cromada ycon 99 por % original color roja cuando la bi por primera ves en el sentro de buenos aires no sabia lo que hera tan grande y robusta heso fue en el 79 al año la compre y es el sueño del pive me lan querido comprar mucha gente pero no se vende en la ciudad donde vivo haiy dos cbx no soy fanatico pero la bellesa de hesa moto no exciste en otra moto hesa moto es lo mejor que los japoneces an hecho me despido de ustedes adios

nome: daniel
( dajasiuk@hotmal.com ) Segunda Feira, 16 de Janeiro de 2006, às 02:10:14


Para manter uma moto dessa só se eu for dono de posto , ela deve beber igual o capeta!!!!!!

nome: Josef Menguele
( mps_underline@hotmail.com ) Domingo, 5 de Março de 2006, às 21:31:23


Gostei muito desta reportagem parabens e a tempo me informarao que so existem apenas 6 dessas e sendo 2 sem documentos(importaçao inlegal0 quem me disse isso foi uma pessoa que me ofereceu uma por 15000 reais dizendo ser umas das 2 inlegais isto e verdade e se eu comprar esta moto tem como legalizar?

nome: masrco túlio
( barriguinhacarservice1@yahoo.com.br ) Domingo, 2 de Abril de 2006, às 14:02:57


Meus caros, só quem andou numa bicha dessa sabe realmente o que é motocicleta.

Tive oportunidade de andar nos anos 80, numa ano 79 de cor prata e pouco tempo depois o meu amigo dono da bagaça instalou um escape 6x1 daí a coisa ficou preta, o famoso ronco das sete galo viraram ruido perto do som da CBX, o som era igual aos V8 da F1.

Mais o cara vendeu a moto e o novo proprietario pintou ela de amarelo quase igual a cor da placa na época e depois ela sumiu e nunca mais tive noticia desta moto.Porem a alguns dias ví um exemplar circulando pela cidade de Itapetininga SP,mas não consegui falar com o proprietario, a moto é preta e me pareceu bem conservada. Se alguem sabe desta moto por favor entrar em contato.

nome: César H. De Marco
( cmarco@ccboo.com.br ) Sexta Feira, 7 de Abril de 2006, às 16:43:04


Fiquei muito feliz ao ver esta matéria, sou um admirador do motociclismo e em especial, estas beldades de Seis Cilindros!!!
Só o que me desaponta é presenciar certos elementos que não compreendem o que é admirar clássicos, dizendo "A minha 7 Galo é muito melhor" de resto, meus parabéns pela matéria, e espero que minha mensagem ilumine estes motociclistas que fazem comparações tão sem classe como esta a qual eu comentei!

nome: José Fagner Marinho
( basskiller2@ig.com.br ) Domingo, 10 de Setembro de 2006, às 15:21:06


Só posso dizer que esta é a moto dos meus sonhos e que um dia eu terei uma, com certeza!

nome: Henrique Donini Barros
( h_donini@hotmail.com ) Quarta Feira, 13 de Setembro de 2006, às 19:01:02


A pedidos, o ronco da Mitológica CBX 1050 http://www.youtube.com/watch?v=n9j2zdcO2Hs
Abraço

nome: Eduardo
(dudubaumgratz@yahoo.com.br) Sexta Feira, 6 de Outubro de 2006, às 12:03:46


Sou um feliz proprietário de uma 500 Four K2 1.974, há 18 anos, original e não restaurada, uma ¨candura de menina¨, 4X4 e 4X1, manual, revista de teste da época, 4 via, etc. Fui convidado por um amigo que estava querendo negociar uma moto, não sabia qual. Peguei minha ¨candura¨e fui ao seu encontro para, talvêz palpitar... Chegando lá no combinado, quem vejo... Ela, uma CBX 1.050 , 79, de um vermelho estonteante, e... com 6X1 - parecia que a Moto tava pendurada sobre o motor... 6 canecos, 3.500 milhas, standart, selada. Conversei um tanto com o dono ¨louco¨ para ouvir o som, somente... quando o mesmo ofereceu me a dar um rolê, aceitei prontamente... em lenta, em média, subindo-se os giros, em alta o som é simplesmente enebriante, divino, indescritivel em alta, a ponto de chamar a atenção e quebrar o pescoço de ¨quase todos¨que estão a 2,3, 4 quarteiroes de distância, só surdo que não nota  ...O único mal é que não dá para navega-la ou pilota-la e vê-la passar ao mesmo tempo. Deu vontade de fazer um empréstimo para tê-la 8$500 pedidos na época... Se foi..., porém deixou-me uma sensação de ¨Orgasmo Cerebral¨ por ter o privilégio de ter pilotado um Mito, de reter na lembrança o seu ronco, o seu som, digo...a sua música, a sua orquestra,... é muito mais, a sua sinfonia de graves, médios e agudos do seu mágico motor. Voltei para a minha ¨Candura¨, fui errando o caminho de casa. Reverências... véio, num tem prá ninguem, com todo respeito, véio, num tem prá ninguem, mesmo...

nome: Silvio Roder
(silvioroder@hotmail.com.br) Sábado, 4 de Novembro de 2006, às 04:10:16


A matéria é muito interessante sobre a CBX, máquina realmente fantástica. Mesmo tendo aproximadamente 30 anos, é uma delícia pilotar uma CBX. Sem comparativos com outras motocicletas, esta maravilha tem características realmente impressionantes, mesmo para os dias de hoje. É uma clássica que merece todo o carinho e admiração dos amantes das clássicas. Lembro que quando meu irmão teve o privilégio de pilotar a CBX, lá pelo ano de 1980, ele chegou em casa e disse: " Marco, a CBX é fantástica, acelera tanto que o vento prensa meu rosto. Não tem fim sua aceleração... " Isso quando tínhamos CB 360... . É uma máquina apaixonante. São lembranças muito gostosas de uma época mágica. Hoje com 47 anos e uma CBX na garagem, fico muito feliz de poder compartilhar com os amantes da CBX minha opinião. Obrigado. Marco A. Romano

nome: Marco A. Romano
(marcoaromano@uol.com.br) Sexta Feira, 1 de Dezembro de 2006, às 10:47:24


CHOCANTE, ADOREI, QUEREMOS MAIS VIVA A FAMILIA CB

nome: JOSI  E  CABELO  FANS
(VAGNER@HOTMAIL.COM) Domingo, 31 de Dezembro de 2006, às 00:40:02


muito boa essa matéria, gosto muito de motos antigas

nome: GUSTAVO ROSSETTI
(gu_rossetti@hotmail.com) Segunda Feira, 29 de Janeiro de 2007, às 09:45:08


Existem coisas na vida que realmente não são mensuráveis em valor. Sonhos por exemplo...
A aquisição desta moto era um sonho pra mim, consegui ! E após adquirí-lá só aumentou meu fanatismo por ela.
Quem gosta de motos "antigas" e um dia andar numa dessas vai ser apaixonado por ela e saberá o que estou dizendo.
Simplesmente maravilhosa!!!!
Abraço

nome: Mauricio
(mauricio.dalpiaz@terra.com.br) Sexta Feira, 23 de Março de 2007, às 13:53:45


Cara bem legal, meus parabéns sua matéria é realmente fantástica sou louco por motos tive a minha primeira com 13 anos uma BSA depois várias motos vários tombos alguns ossos quebrados, (isso é bem legal as vezes fico curtindo as cicatrizes e re-lembrando) tenho 50 anos uma RD-350 87 Preta, gosto demais de acelerar, minha paixão é mesmo as 2T mas uma coisa sempre me fascinou nessas poderosas cavalarias da Honda o barulho destes motores não tem igual, tá cada dia mais difícil de adquirir uma mas é um sonho que pretendo realizar. È isso aí gurizada um forte abraço a todos os amantes de MOTOS DE VERDADE e não esqueçam: "NO ALCOOL" NA PILOTAGEM (só no tank ) Até mais Só Pacáraio.
Paulo Tomasin
tomazini34@bol.com.br


Foi uma ótima apresentação sobre esta máquina, párabens sobre a matéria.
Marcelo
(medina2007@ig.com.br) Domingo, 22 de Abril de 2007, às 23:14:54


Essa moto faz cair o queixo de todos que a veem. Obrigado pela interessante materia.
Domingos Franca
Terça Feira, 15 de Maio de 2007, às 19:23:56


Parabéns..
A materia eh muito completa, e pra quem curte Motos eh show!!
Ivan Leal
(ivanlealalc@hotmail.com) Quinta Feira, 24 de Maio de 2007, às 11:35:55


Sem comentários, Simplesmente, PARABÉNS
Brandão
(tatobrandao@gmail.com) Sexta Feira, 1 de Junho de 2007, às 16:25:02



Parabéns por esta matéria, esta maquina fantástica com estes 6 cilindros e realmente uma obra prima da honda. Vejam só! se uma CB750 four ja agrada aos motoqueiros então esta CBX1050 não tem como não ser uma verdadeira obra de árte da Honda.
Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Segunda Feira, 11 de Junho de 2007, às 19:18:56


moto fantástica, não conhecia sua ficha técnica

(davidwilliam007@hotmail.com) Sexta Feira, 22 de Junho de 2007, às 20:07:14


Anos 80 avenida Alberto Andalo em Rio Preto, eu tinha 15 anos e uma cb 400 personalizada -verde-saiamos de Olimpia e iamos a Rio Preto no point da Andaló e de vez em quando tinhamos o prazer de ver a cbx 1050 dos Cabreiras ,éra para deixar agua na boca , porem a vida passa a gente cria filhos e compra uma 7 galo 74 linda más a saudade de ver uma diva desta rodando por ai ainda continua..Obrigado

nome: marcio breda
(marciobreda@terra.com.br) Segunda Feira, 23 de Julho de 2007, às 13:24:34


Parabens,pela materia sou um feliz proprietariode uma cbx 750 f 1988

nome: Gerson Rojas
(gluisrojas@yahoo.com.br) Domingo, 29 de Julho de 2007, às 15:40:26


gostei muito da materia realmente é uma maquina e tanto!vcs teriam como mostrar o funcionamento deste motor aberto? tipo computadorizado?se tiver tem como me enviar pelo e-mail? valeu!

nome: Robson
(robsonpqueiroz@oi.com.br) Segunda Feira, 20 de Agosto de 2007, às 17:23:54

N.R. - Nós temos uma animação, e vamos lhe enviar por e-mail.
RP


GALERA CONSEGUI UM VÍDEO DUMA CBX 1050, O LINK É ESTE


http://www.youtube.com/watch?v=u0owpUGe8is&mode=related&search=

ME ESPEREM, FALTA POUCO PARA VEREM MINHA RELIQUIA: CG 125 82 BRANCA 

nome: Deivicris de Cristo
(deivicris@bol.com.br) Segunda Feira, 27 de Agosto de 2007, às 15:34:53


parabéns pela página, vi nos comentários, que vocês têem uma animação deste motor, poderia por gentileza mandar para mim também, pois estou fazendo Eng. Mecânica Automotiva, e muito me serveria, para um trabalho, atualmente possuo uma CBR 600 F4 ano 99, adoro minha moto mas nunca vou me esquecer da minha CB 450 DX2 ano 89... e vi uma dessas passando me apaixonei pela moto... mais uma vez parabéns!

nome: Frank JR
(frankjr75@terra.com.br) Terça Feira, 28 de Agosto de 2007, às 01:47:59

N.R. - enviaremos a animação por e-mail.
RP


eu sou fã dessa moto é a melhor moto da Honda e pretendo comprar uma dessa pra mim

nome: Bruno
(bmb_marili@hotmail.com) Terça Feira, 28 de Agosto de 2007, às 15:49:31


Para falar a verdade é a 1° vez que vejo uma moto dessa. muito bom. quero ter um dia uma moto dessa, parabens.

nome: Claudemiro Batista Junior
(junior8861@yahoo.com.br) Quarta Feira, 19 de Setembro de 2007, às 15:21:21


gostei muito da materia,mais eu queria ver se vc soubesse me falar a onde eu compraria um motor desse,porque estou construindo uma chopper e só falta o motor.

nome: Rodolfo Antonio Gabarrão
(larissadanic@hotmail.com) Quinta Feira, 4 de Outubro de 2007, às 13:37:27


CARA UM SHOW ESSA MATERIA!!!!

nome: RICARDO
(r-kardo-parnauto@hotmail.com) Sábado, 13 de Outubro de 2007, às 19:21:37


Excelente matéria parabéns!!! tbm sou um apaixonado por motores em linha em especial os de 6 cilindros.

nome: Marcelo
(marcelcure@oi.com.br) Quarta Feira, 24 de Outubro de 2007, às 16:29:33


simplesmente d+++ ...
100 komentarios

nome: tiago brito
(tiagobrito17@hotmail.com) Terça Feira, 6 de Novembro de 2007, às 21:03:36


ba nunca tinha visto motor e motos igual as que eu vi agora

nome: joão victor
(the_dfenote@hotmail.com) Domingo, 16 de Dezembro de 2007, às 10:37:01


Realmente de arrepiar a matéria do sr goldszmidt.Essa moto arrepia qquer admirador até hoje .Parabéns para os felizes proprietários.Tenho uma V65-vf110s-SABRE-1985 que  também arrepia c/ seus 121hp.Parabéns a todos os admiradores das clássicas 70~80 sds ao Marcos Pasini e ao Gaveta!

nome: MARCO PRINI
(prini@uol.com.br) Quinta Feira, 1 de Maio de 2008, às 22:43:19


Obviamente, o Dr. Shoichiro Irimajiri tem lugar a direita de Deus Pai!
Caro Ricardo, meus imensos parabens para voce, pela presteza a favor da CBX 1050, a Maravilha do Mundo da Engenharia do Bom Gosto!

nome: Mansur
(empreender@irapida.com.br) Sexta Feira, 2 de Maio de 2008, às 17:39:40


hond-aço meu Koraçao vai a 1050-p/s mto alem do otimo esta materia

nome: Woyciechowski Celso Andre
Sábado, 28 de Junho de 2008, às 21:06:58


Matéria maravilhosa, principalmente para mim, um mero vendedor de concessionária Honda no Pr, já vi esta moto em encontros de motociclistas, mas nunca tive a oportunidade de ler alguma matéria tão detalhada assim. Obrigado por disponibilizarem aos nossos conhecimentos um pouquinho da História da Honda, marca tão desejada pelos consumidores e odiada pelos concorrentes. Abraços.

nome: Rosael Heber
(rosael.astorga@hondablokton.com.br) Segunda Feira, 1 de Setembro de 2008, às 18:08:54


ESSE É O SONHO DE CONSUMO DE TODO MOTOQUEIRO
email = juniorzacheo@hotmail.com
nome = JUNIOR


ola galera duas rodas gostaria muito de saber quanto custa uma moto desse morelo 6 canecos, grande abraco do bochio.
email = julio_bochio@hotmail.com
nome = julio bochio


e ai pessoal gostaria de saber se alguem poderia me ajudar, gostaria como saber para conseguir o motor 6 cilindros, agradeço a informaçao, forte abraço
email = oridest@hotmail.com
nome = orides


Eu tive o prazer de desfrutar essa moto...! Aquí no Rio Grande do Sul no inverno ¨pegando forte¨, eu puxava o afogador...batia arranque...e ouvia aquela música...(vapores saindo pelos escapamentos)...colocava meu capacete e mesmo assim ficava cheio de mosquitos nos dentes na estrada...) EU RIA SÓ... Eu era o homem mais feliz...
email = renatorr1@hotmail.com
nome = Renato Emerim Rosa


AS FOTOS SÃO D + RARIDADE !!!!!
email = simardi1986@hotmail.com
nome = TIAGO


JÁ TOQUEI UM 1050 NA ESTRADA COM 6 EM 1, VÉIO, O BARULHO DESSE MOTOR É FODA, E OLHA QUE TIVE UM K 7 78 POR 23 ANOS ! EU AMO HONDA!
email = manoelguimaraesjunior@yahoo.com.br
nome = MANOEL GUIMARAES JUNIOR


tengo una cbx y una kz 1300, busco la benelli 900 sei
email = emontero@telpin.com.ar
nome = eduardo montero


Essa moto é um sonho.
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido Jorge


Tengo una cbx 1050 y una kz 1300
email = emontero@telpin.com.ar
nome = Eduardo


Uns dos melhores sites de motos antigas que ja conheci voces estão de parabens por favor continuem assim
email = gresondemoura@uol.com.br
nome = Gerson de Moura


Pirei nessas motos, parece a minha, mas a minha é modelo novo 1300 verde
email = zeizyh_eli_94@hotmail.com
nome = zeizyh


Esta moto lembra bons tempos que não voltam mais... , o Ibirapuera era livre para as motos (lembra-se do zerinho ...), não precisava andar de capacete, não tinha assalto de motos, gasolina azul nos postos,  etc, etc, etc, quando vi esta moto pela primeira vez, eu tinha 13 anos, e a moto parecia um disco voador, numa época onde as importacões eram fechadas e nós estávamos sem referência de motos, esta moto marcou tanto minha adolescência que quando completei 18 anos comprei duas CBXs, uma bichoque e posteriormente outra pró-link ... para os interessados ainda existem CBX 1050 e 1000 pró-link para colecionadores na Itália, o preço varia de 4,000 a 8,000 euros FOB... parabens pela materia, grande abraco,
email = anycomd@gmail.com
nome = Renato


EM 1980,TIVE O PRAZER DE BUSCAR UMA DESSAS NO PARAGUAI. FOI A VIAGEM MAIS LOUCA QUE JA FIZ EM MINHA VIDA, INESQUECIVEL, ATE HOJE QUANDO FALO PARA ALGUEM, ME DA ATE VONTADE DE FAZER NOVAMENTE. A MOTO FOI A MELHOR QUE JA TIVE ATE HOJE, FANTASTICA, MARAVILHOSA, TENHO MUITA SAUDADE DAQUELES TEMPOS, ABRAÇO A TODOS OS FÃS DA 6 CANECOS. CAMPINAS 04/02/2011
email = cesiocanal@hotmail.com
nome = cesio a. canal


Imaginemos como sería sua evolução até hoje...
email = dezorziza@terra.com.br
nome = Luiz Jahir De Zorzi Junior/Ziza                                    25/07/2011


nunca vi uma moto tão bonita fiquei fã será que eixiste alguma no Brasil ?
email = vinicius.porcao@hotmail.com  
nome = vinicius brisolla                                                            02/08/2011


j'ai la 900 sei, 1000 cbx et 1300 kawa j'aimerai envoyer des photos
email = boxstere@hotmail.com
nome = dresselaers

S'il vous plaît, envoyer des photos, pour mc70.1@motosclassicas70.com.br , identifiés

Ricardo Pupo                                                           
        23/10/2011


Maravilha, mas não acredito na sua volta...a tendência é compactadas...
email = dezorziza@terra.com.br
nome = Luiz De Zorzi Jr                                        27/02/2012


Amei,essa moto é a moto dos meu sonhos.
email = deise_o.silva@hotmail.com
nome = Deise Oliveira da Silva                                02/03/2012


é linda demais uau !
email = edileuzassantos@hotmail.com
nome = edileuza                                                19/03/2012


boa noite.. a alguns meses venho procurando uma bol dor 900... em qualquer estado... pois ja restaurei uma 500f.. e precisei vender.. agora procuro uma 900.. se alguem souber de alguma da um alo..
email = digao_bagua@hotmail.com
nome = rodrigo                                                    18/04/2012


gostei muito da maquina gostaria de possuir uma.
email = marcomaia3@hotmail.com
nome = marco maia                                                14/05/2012


Obra de arte esse motor. Quem a viu, não esquece! Comprei a primeira CBX em 2001, ano 80 e agora possuo outra, 82 pro-link, a qual possui escapamento 6X1 Kerker. Ultimamente estou modernizando a parte ciclística. Vale cada centavo investido nela!!! Obrigado pela matéria. Vale lembrar também, que no youtube, é possível vê-la em ação. Grato.
email = luizcarloscic@hotmail.com
nome = Luiz Carlos do Amaral                                24/05/2012


Parabéns, ótima matéria cara você é fera!!! ótima moto muito linda, esse engenheiro é nota 1000!!!!!!!!!!!!
email = fmaquesson@ig.com.br
nome = MAQUESSON                                        19/06/2012


Eu sou mecânico de motos em Dois Vizinhos (PR) e sou apaixonado pela CBX 1050, quando eu puder comprar uma vou comprar com certeza
nome = Sandro Júnior Haccourt Wosniak                        04/09/2012


Imaginou traduzida / repaginada / evoluída para 2012???
email = dezorziza@terra.com.br
nome = Luiz J De Zorzi Jr                                            16/10/2012


eu queria e ter uma motos dessa na minha garagem no dia de hj, eh uma raridade, sera q nao encontra alguma a venda ?
email = emersonsegatto@gmail.com
nome = emerson segatto                                        21/12/2012


Depois de muito trabalho e pesquisas estou quase transformando minha cb 400 em uma seis cilindros. Quando tudo estiver pronto eu mando fotos.
email = alexleal79@yahoo.com.br
nome = Alex Leal                                            26/03/2013


tengo una Benelli 750 Sei, una Kawasaki 1300 y una CBX 1050
email = emontero@telpin.com.ar
nome = Eduardo Montero                                11/04/2013


sao joias mais lindas
email = detroit.paiva@gmail.com
nome = peter paiva                                    21/10/2013


A honda cbx 1050 realmente assombrou o mundo motociclístico com esse lançamento.Eu, então com 9 anos de idade ia até a loja Edgard Soares para admirá-las(as pretas e vermelhas bordô).Se por um lado esse modelo assombrou pela elegante exuberância, as concorrentes perto dela pareciam franckestein (grandes mas desafeitadas).Como postei no "histórias", verdadeiro ícone.
email = eliel.hayashi@gmail.com
nome = eliel                                            01/02/2014


ícone, o X em vermelho pra aniquilar com possíveis dúvidas.
email = eliel.hayashi@gmail.com
nome = eliel                                        07/03/2014