Test Drive
Norton 750 Commando
Fast Back

1972

Home


Quando o Haroldo me respondeu positivamente, o e-mail, onde o “convidava” a nos ceder sua Norton Commando Fast Back para esse test-drive, fiquei em grande expectativa pois há anos espero localizar um exemplar desses para pilotar.

Combinamos o teste para o dia 25/09/05 durante o Encontro Mensal de Motos Clássicas, no Pacaembu.
Haja ansiedade...


Marcos V.Pasini

Quando chegou o dia, meio chuvoso, pensei que o clima poderia não ser problema.
E não foi pois, em São Paulo, o tempo tinha melhorado.

A caminho do Estádio Paulo Machado de Carvalho, meu celular toca. 
Era o Ricardo Pupo com uma notícia bombástica:
–“A Pça.Charles Müller está interditada pois vai acontecer um show de Rock”...
Caramba! E o meu teste?!
Bom, eu já estava indo pra lá e falei para o Ricardo me aguardar em frente à praça.

Quando cheguei, o local estava realmente tomado por Rockeiros aguardando a hora do Show, que seria à noite.

Vi o Ricardo e mais alguns antigo-motociclistas conversando e fui ter com eles.

-“Pois é, disse eu, acho que “furou” o teste com a Norton...”
Paciência, ficamos conversando sobre o evento que não estava com possibilidade de “rolar”.

Mas, aos poucos foi chegando o pessoal e parando as motos em uma pequena pracinha ao lado de uma locadora de DVDs....

De repente, escuta-se o timbre de escapamentos diretos de algo que poderia ser uma européia de alta cilindrada.

Era ela !!!
A Norton acabava de aportar na pequena “ilha” onde já se “apertavam” várias clássicas e clássicos.

Pilotei a Norton Commando !!!

A Norton Commando Fast Back

No final dos anos 60 e início dos 70, lembro-me que chegaram as primeiras Norton Commando que conheci.


Norton 750 Commando Fast Back 1972

Foi na loja do Edgard Soares que vi uma vermelha (acho que só tinha dessa cor, nessa época...).

A chegada dessas máquinas, causou um certo alvoroço nos freqüentadores da “Esquina do Veneno”, pois o “novo mercado”, a partir de 1967, estava quase que somente sendo abastecido com as motos japonesas de pequena e média cilindradas, que chegavam em grande quantidade.

Todos já sentiam a necessidade de novas “grande cilindrada” e, como as japonesas dessa faixa ainda não estavam sendo importadas, e as alemãs tinham seu publico cativo, as inglesas, estavam com o campo livre para preencher essa lacuna, com novas motos de grifes clássicas.

Junto com as Norton, vieram também as Thriumph e BSA, para diversificar a oferta de motocicletas inglesas de alta cilindrada.

A Norton Commando, apesar de seu “pedigree”, mostrava uma tendência mais arrojada, menos tradicional, em comparação às suas conterrâneas que dividiam a atenção dos motociclistas, fãs das inglesas.

O contraste de suas cores e escapamentos em ângulo para cima, tipo “megafone” (os originais são com silenciador mas no mesmo formato), (ousados, em se tratando de uma inglesa da década de 70), em contraste com seu “powertrain” de tendência claramente tradicional, com cambio separado do motor (“AMC”), fazia da Commando uma moto diferenciada.  


Detalhe dos escapamentos, já com a tendência atual...


...em contraste com o tradicional bloco do motor, independente da caixa de cambio...


... e com seus cilindros e cabeçotes também com linhas clássicas !

Com o aparecimento da Honda 750 K0 e logo em seguida, da Yamaha XS 650, que tinham preço inferior às clássicas inglesas, o publico comprador destas, ficou restrito aos aficcionados por esses modelos, o que não foi o suficiente para sustentar o mercado.

Isso foi um fenômeno mundial que levou muitas e quase levou outras tantas empresas a decretar falência, encerrando suas atividades, que vinham desde o começo da indústria motociclística.

As origens:

Norton contratou, na metade dos anos 60, um novo projetista que por 10 anos trabalhou na Rolls Royce, e que teve como primeira tarefa fazer uma moto alta performance tendo como base o motor da Norton Atlas.

Em 1967 a Commando Fastback é lançada no "Erlis Curt Show" tendo como novidade, a solução do velho problema de vibração com o sistema conhecido como "Isolastic", um conjunto de 3 coxins que melhoraram bastante esse problema.

Posteriormente foram lançados os modelos Interstate, Fastback Low Range, Rodster, S, SS, Prodution Racer, Hiraider e Prodution Racer Short Stroke.

Entre 1973 a 1974 a cilindrada foi aumentada para 850cc mas, infelizmente, a potencia foi diminuída.
As ultimas unidades, foram produzidas em 1975, com partida elétrica.

Pilotando a Norton Commando Fast Back

Tenho pilotado vários modelos japoneses e europeus mas, essa motocicleta, realmente, me surpreendeu e cativou.  

Pensei em encontrar uma moto dura, áspera e com comandos pesados.
Me enganei redondamente...

Ela associa o estilo clássico das motos européias com o conforto, incontestável, das japonesas.

Por mais que não pareça, ela é super compacta, com ergonomia adequada a pilotos de estatura média.


excelente manobrabilidade


sob medida

Fica um pequeno “senão” em relação ao apoio lateral. 
É praticamente impossível conduzi-lo até a abertura total, com a perna esquerda quando se está sentado na moto.


detalhe do apoio lateral ergonomicamente incorreto

É preciso dar um impulso com o pé e arremessá-lo. 
Não consegui nem assim...

Os ingleses devem ter uma estatura média maior que a nossa no quesito “pernas”.

Depois de algumas “braçadas”deixando o motor da moto “apagar” já fiquei íntimo do pedal (kick) de partida, acionando-o, mesmo de cima da moto !!!

Seu cambio tem 4 marchas acionadas no pé direito, sendo a 1a. para cima e as outras para baixo com um ponto morto entre a 1a. e a 2a., sem luz de neutro mas super-fácil de se achar.


pedal de marchas do lado direito, conforme as tradição européia 
até os anos 70 - (no circulo amarelo)

A manejabilidade dela é fantástica podendo-se manobrá-la com os pés, estando-se sentado no banco.

O exemplar testado, conta com algumas alterações no preparo de seu motor, como o comando de válvulas “4S”, carburadores Amal Ø32mm (o original é Ø30mm), cabeçote trabalhado, válvulas de inox, mola de válvulas de competição e ignição eletrônica, além dos escapamentos dimensionados, tipo “megafone", sem silencioso.


detalhe do carburador Amal Ø32 (nesta unidade)

Os comandos de acelerador, freio dianteiro e embreagem são macios e ergonomicamente bem acessíveis.


detalhes dos comandos marca "Lucas"

O afogador é comandado por meio de uma alavanca situada no lado direito do guidão.


detalhe do comando do afogador (no circulo amarelo)

O painel é bonito, com os instrumentos bem separados mas, de difícil visualização quando se está pilotando, devido à distancia, tamanho dos instrumentos e posição de montagem.


notem as luzes de advertência na carcaça do farol

Primeira engatada, ela movimenta-se com muita esperteza e seu motor vai aumentando de giro vertiginosamente, com uma aceleração que proporciona um agradável “performance feel”.

Como ela está com o motor “preparado” aparece um “cruzamento de comando” aos 3000rpm, quando ela dá uma pequena “embaralhada”, afinando depois.

Não dá vontade parar de andar... 
Acho que fiquei andando mais de 1 hora nas imediações do Pacaembu e Higienópolis (bairros da capital paulista).


super leve, em se tratando de uma 750cc


não dá vontade parar de andar...

As marchas entram com precisão e tem um escalonamento dimensionado de acordo com o torque fornecido pelo propulsor de 750cc.

A marcha-lenta, bastante estável, faz lembrar ao piloto que ele precisa voltar a malhar na academia para eliminar a flacidez dos braços que nos semáforos insistem em trepidar que nem gelatina...

Isso faz parte do charme da Norton Commando...  Ninguém mandou o piloto sair da academia...

Os freios, dentro do que foram utilizados, tiveram comportamento mais do que suficiente, sendo que o freio motor foi somente solicitado para se ouvir o ronco do retrocesso do bicilindrico com o escapamento sem silenciador.

A suspensão, com molas internas na dianteira e bi-choque tradicional atrás, associa conforto e estabilidade, podendo-se contornar curvas de baixa e média velocidade com toda segurança, lembrando uma Ducati 250, que considero, dentro dos padrões “anos 70”  ter o melhor conjunto chassis/suspensão, para uso esportivo em ruas.

Não tive a oportunidade de fazer curvas de alta velocidade.

Da parte estética, não poderia ser mais bonita...

A cor, de tom original, é esportiva, não perdendo a “finesse”.
O shape do tanque em conjunto com o banco, forma um conjunto harmonioso, bastante agradável.


esbanjando charme...

A rabeta “Fast-Back” é de extremo bom gosto.  


rabeta de estilo arrojado

O para lama dianteiro é “padrão 70”: Cromado com duas hastes... Poderia ser pintado com um formato mais espartano, mesmo para o tempo em que foi concebido.
Mas aí já é “procurar pelo em ovo”. Tá muito bom assim...


para-lama dianteiro convencional em relação ao conjunto arrojado da moto

No final do teste, o Haroldo me perguntou: -“Você gostou da moto?” 
Ao que respondi: –“Quer vender? ...Acho que respondi sua pergunta, não?"

Nossos agradecimentos ao amigo Haroldo que gentilmente cedeu sua Norton, permitindo-nos a honra de testar um dos maiores ícones da indústria  motociclística mundial.

De minha parte, meus agradecimentos pela confiança no piloto e pelos momentos de prazer e satisfação que passei pilotando a Norton 750 Commando Fast Back!!!

Valeu !!!


Agradecemos ao amigo Haroldo por ter permitido que fizéssemos essa matéria com sua Norton Commando Fast Back e pelas informações técnicas.

Esse teste foi realizado no bairro do Pacaembú, em São Paulo, SP, BR

fotos: R.Pupo


FICHA TÉCNICA
clique aqui

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

 


Foi um prazer ceder a moto para os testes.
No futuro se for de interesse poderei ceder outras Inglesas conforme forem ficando prontas.

nome: Haroldo José Gonçalves
( arbeitautomacao@uol.com.br ) Terça Feira, 1 de Novembro de 2005, às 11:11:42


Eu tive o prazer de andar com esta maravilha, o motor é muito elástico, a estabilidade boa a posição de pilotar é ótima o torque atribui uma pilotagem extremamente agradável.
Nos anos 70 vi uma destas na Rua XV de novembro amarela com carenagem acho que a única no Brasil, deve ter se perdido no tempo.
Parabéns !

nome: Carlos A Crippa
( servicos.spc@spjapan.com.br ) Terça Feira, 1 de Novembro de 2005, às 11:13:15


Linda é pouco para esta maravilha.
Gostaria de saber se esta cor é a original da máquina.

nome: Paulo Monteiro
( arquiteto7@yahoo.com.br ) Terça Feira, 1 de Novembro de 2005, às 20:29:33


Hoje sou apaixonado pelas motos japonesas, mas quando era garoto nos anos 60, minhas paixões eram as Ducati e as Norton.
E foi em cima de uma Norton Manx do meu tio, que me levava para as aulas de basquete no clube, que o meu amor imortal pelas motos nasceu.
Grandes emoções, saudades e recordações.

nome: Leandro Peduto Alfonso
( portocc@uol.com.br ) Quinta Feira, 3 de Novembro de 2005, às 09:42:16


Realmente a realeza está presente em cada detalhe desta moto de sangue azul; quem se inspirou em quem no desenho da rabeta.
No mais os cumprimentos ao seu proprietário, pois se trata de uma legitima jóia da coroa.
É uma legítima sangue azul, porém gostaria de saber se a bela rabeta foi inspirada na Kawa Z-1 900 ou a da Z-1 nela no mais é uma moto para despertar sonhos

nome: silvio scortecci
( silvio.scortecci@terra.com.br ) Sábado, 5 de Novembro de 2005, às 19:55:45


Obrigado Sr. Haroldo, não tenho palavras para descrever o que acabei de ver, as motos classicas nas mãos de alguns proprietários são como o vinho do porto,"quanto mais velho melhor".
Tambem tenho o bichinho das classicas sou detentor de uma BSA LIGHTNING - 650cm3 de 1970, a qual necessitava dedar um pequeno restauro a nivel dos escapes e aros, se não fosse querer abusar da sorte dava-me umas dicas de como poderei adquirir na origem ou não estas e outras peças.agradecido

nome: J.F. B. Gomes (PORTUGAL)
( batistagomes@gmail.com ) Sábado, 5 de Novembro de 2005, às 20:25:49


Até que enfim algo sobre essa maravilha.
Aqui em São Carlos tinha uma verde, ate pouco tempo, mas sumiu do mapa.
Uma pena.
Parabens pela materia.

nome: Tabajara A. Jorge
( miraassumpcao@terra.com.br ) Segunda Feira, 7 de Novembro de 2005, às 16:51:54


Norton e otima, mais me falaram que o Haroldo tem uma Triumph TT que e demais!!!!!

nome: jose maria
( josemariavazquezc@gmail.com ) Quinta Feira, 10 de Novembro de 2005, às 23:11:31


good......................good

nome: teay
( teay66@yahoo.co.th ) Sexta Feira, 11 de Novembro de 2005, às 07:29:00


Também tive a oportunidade de pilotar esta Norton do meu grande amigo Haroldo, ela é surpreendente e além de tudo é linda.
Parabéns Haroldo

nome: Silvio de Rocco Junior
( silvio.rocco@ig.com.br ) Quarta Feira, 16 de Novembro de 2005, às 10:17:59


Muito boa reportagem, fui um grande apaixonado pelas Nortons, tive duas, compradas na Rua Iguatemi, que era um bom importador dessas motos na época.
Lembro que a minha segunda era bem preparada com escapamentos do Paul Dunstall, dois em um e dois de novo,era fantástica, tanque da Interstate de 22 litros.
Guidão baixo, freios a tambor especiais que quase não tinha raio de tão grande, ignição eletrônica e kit 810cc c/carburadores maiores.
Embreagem chapéu chinês, que para arrancar trei9nei c/ Miguel Papai que era da equipe Suzuki, mas acabou o meu sossego, pois as maquinas de costura que eram as Hondas 750 queriam toda hora apostar em frente ao Rick (Rick Store) que era uma lanchonete na Av.Faria Lima (SP), arrancadas, e não era para me gabar, mas nunca levaram a Norton, era impressionante como a maquina pulava,com essa embreagem.
Não vou nem falar nas curvas porque era um capitulo a parte, com o quadro alongado com coxins elásticos.
Era impressionante o que deitava, deixando as maquinas de costura para variar para trás.
Era comum irmos passear na fronteira Nortons e Guzzi, Laverdas incendiárias e etc.
Que tempo bom.
Essa reportagem me deu saudades.

nome: Mauro
( aredem@ajato.com.br ) Segunda Feira, 26 de Dezembro de 2005, às 16:44:36


Gostaria de agradecer por esta matéria da Norton estar na inernet gostamos muito!!!
Sei que este espaço não esta reservado para isto , mas, como adorador das motos inglesas, gostaria de perguntar a vocês se sabem algum site aqui do Brasil onde possa saber mais sobre a HRD Vincent 500 e 1000 cc.

Muito Obrigado!!!

nome: Odair
( vaccaroneto@yahoo.com.br ) Sábado, 7 de Janeiro de 2006, às 17:55:21

Caro Odair,
Sugiro consultar o
www.motosantigas.com.br e o site do Veteran Motorcycle Club do Brasil info@veteranmcb.com.br
Abçs
MP


Sr. Haraldo, parabens pela moto.
Gostaria de saber quantos furos tem as rodas da sua Norton Comando, pois estou adquirindo uma que ainda nao esta comigo e estou pretendendo trocar os aros por outros de aluminio.
Obrigado

nome: Fernando Pena
( fpena@csiits,com ) Quinta Feira, 27 de Abril de 2006, às 07:40:50


Estupenda motocicleta e acompanhando o passo a passo da restauração da mesma parafuso a parafuso, imagino a trabalheira que deve ter dado. Parabens mais uma vez e tambem pela cor da mesma, das mais belas que já vi. Espero algum dia ter grana p/ poder importar uma norvil 1000 fast back com duplo disco dianteiro é simplesmente estonteante de bela.
Hoje ando de harley 883 que é um caso a parte mas não me permitirei morrer sem ter um bólido destes na garagem. Valeu.

nome: Guilherme Tanure
(guilhermetanure@bol.com.br) Domingo, 28 de Outubro de 2007, às 22:32:00