Test Drive
YAMAHA DT400
(DT250 com kit 400cc)

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  por:  Marcos V. Pasini



Yamaha DT250 1975 com powertrain da DT400


Foto de uma Yamaha DT400 1975

A família Trail da Yamaha, desde o início, teve as maiores motocicletas 2 tempos, a DT250 e a RT360, muito parecidas.

Em 1974, quando todos os modelos Trail passaram a ter a conotação "DT", a 360cc ainda foi produzida como DT360 mas, em 1975, deu lugar à DT400 que, fora a cilindrada e alguns pequenos detalhes, era idêntica à sua irmã menor, a DT250.


Yamaha DT400 1975

   
pôster de propaganda da DT400B 1975


versão mais moderna da DT400 (Enduro 400MX)

Neste teste, andamos com uma DT250 1975, com o "powertrain" (conjunto motor / transmissão) da DT400, pertencente ao nosso amigo Olivy Pelosi, que a deixou no mesmo nível técnico de sua irmã maior.

Quando o Olivy comentou conosco que tinha conseguido um conjunto motor / transmissão de DT400 e instalado em sua antiga DT250, fiquei curioso por testá-la, pois sempre fui fã da pioneira 250 DT1, da DT2 e da famosa 360 RT2.


Yamaha 250 DT1 1968 - a primeira trail da Yamaha


Yamaha 250 DT2 1972


Yamaha 360 RT2 1972

Como apoio e "base-line", o Olivy providenciou uma Honda XL250 Motosport 1976, que acompanhou a DT400 em todo o percurso, durante o test-drive.


DT400 e XL250 Motorsport nos canaviais de São Carlos, SP

A Yamaha DT400:

Vou me referir à moto testada como DT400 pois foi esta a configuração de motor e transmissão, que foi testada.

Seu "performance feel" em altas rotações é semelhante ao da DT250 mas o seu torque de 2.9Kgf @3.900rpm contra os 2.5Kgf @5.500rpm da 250cc, é logo sentido pois aparece logo, em rotações mais baixas que o da sua irmã menor.

Esse modelo não chegou a ser importado oficialmente e comercializado no Brasil mas, no exterior, teve uma grande participação em competições, na versão MX.


Kenny Roberts e sua Yamaha DT400 MX


Yamaha DT400 MX

A DT400, conta com um cambio de 5 marchas, que tem o acionamento da maneira convencional (lado esquerdo, com a primeira "para baixo" e as outras "para cima"), com o ponto-morto se posicionando entre a 1a. e a 2a. marcha.

Seu motor é um monocilíndrico 2-tempos, 7 janelas, com válvula de admissão "Torque-Induction".

A Yamaha DT250, tem a tradição de ser a primeira Trail da Yamaha, e suas irmãs, 90, 100, 125, 175, 360 (depois 400), mantiveram o carisma da marca no segmento.

E a DT400, com certeza, é o ponto alto desta linhagem!!!

Dirigindo a Yamaha DT400:

Vamos dar a partida nela...Ai, ai, ai...
Apesar do descompressor, ela insiste em, ocasionalmente, dar um contra-golpe durante a partida, para deixar claro sua tradição!!!

Motor ligado (Ufa!!!), o "tam, tam, tam" da marcha lenta é estável e compassado, permitindo que se engate a 1a. marcha sem tranco.

Andar na DT400 é como cavalgar um cavalo arisco...
Se a gente vacilar ela manda o piloto para trás...
Mas, o prazer de domar um puro-sangue, em seu habitat, é indescritível...

O Olivy insistiu que fossemos fazer o teste "in natura", literalmente...
Fomos percorrer estradinhas de terra e trilhas que contornam os canaviais, rios e cachoeiras da região circunvizinha de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, onde ele reside.


pilotando a DT400 no campo

Em comparação com a XL250 Motosport, ela tem uma dirigibilidade mais rude, chegando a cansar o físico de quem não tem "malhado" ha alguns anos...


Honda XL250 Motosport - "base-line"
um "Cadillac", perto da DT400...

O torque da DT400 é sentido logo nas baixas rotações.
O piloto precisa ficar atento pois, durante a aceleração, em 1a. marcha, a frente tende a levantar, mesmo com a embreagem já acoplada!!!

Mesmo, em subidas íngremes ela parece que não se abala e, o piloto, pode ir dando seqüência à aceleração e troca de marchas, dentro do limite de aderência dos pneus, estilo "Trail anos 70".

A suspensão é uma bi-shock tradicional, mas cumpre muito bem o seu papel.

O chassis, tubular em berço, porta-se impecavelmente em trilhas, sem ameaçar a segurança, na pilotagem.


segurança e torque

A posição de dirigir, para uma "Trail" é muito boa.
O tamanho da motocicleta acomoda perfeitamente pilotos com altura em torno dos 1,70m, permitindo que se possa colocar, os pés totalmente apoiados no chão.
Isso, em uma "on-off road", e para que tem estatura mediana, é uma glória!!!


boa altura do banco ao solo

O painel conta com o velocímetro, conta-giros e luzes de advertência, com a chave de contacto situada entre os dois "relógios".


detalhe do painel da DT400
notem o conta-giros com a faixa vermelha nos 7000rpm, 
pois a potencia máxima é aos 6000rpm

O motor e seu sistema elétrico é alimentado por uma bateria de 12V.

Os freios, a tambor,  mostram-se suficientes para o performance da DT400, apesar do seu, quase inexistente, freio-motor natural.

A última "Trail top-de-linha" 2 tempos, importada no Brasil, foi a 360 RT2, em 1972.
Depois disso, oficialmente, somente as de 125cc e 250cc foram importadas. No caso das 250, foram as DT3, em 1973, e a DT250 (sem n° sequencial) em 1974 e 1975.

Não tivemos a chance de ter as 360 RT3 e as DT360. Coisas mercadológicas...

A DT400 fez, assim como muitas outras, da época "pós-76", falta na historia do motociclismo nacional...

Só pudemos ter, oficialmente, outra Big-Trail em 1988, a Tènèrè, só que com um motor de 600cc 4 tempos...É diferente...

Ficha Técnica - Clique aqui

Yamaha DT400 - Um Puro-Sangue


Yamaha DT400 em seu habitat...

O teste foi realizado em São Carlos, interior de São Paulo, em estradas de terra e trilhas em meio aos canaviais da região.

 
Marcos Pasini e Olivy Pelosi 
na antiga Estação Ferroviária da "Companhia Paulista",
em São Carlos, SP

Nossos agradecimentos aos amigos Olivy e Adail (o "Padre"), que nos receberam muito atenciosamente em sua cidade.
Agradecimentos especiais ao Olivy que, gentilmente, nos cedeu sua DT400 para nosso test-drive providenciando, também uma Honda XL 250 Motosport para apoio.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Gostei muito da matéria sobre este "trator", só andando nela mesmo para ter uma idéia do que esta moto pode fazer.

nome: Tomás Paschoal Galluzzi
(tomasg@terra.com.br) Terça Feira, 5 de Agosto de 2003, às 21:20:39


Sensacional. Vira e mexe eu vejo a 250 rodando por ai. Parabens. Vindo a Sao Carlos, deem uma ligadinha.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Quarta Feira, 6 de Agosto de 2003, às 18:55:09


Olá amigos , que bela moto essa dt 400 heim ? hoje tenho uma husqvarna 360 e fico aqui pensando... já imaginou ter um canhao desses quando era moleque ?? parabens para as pessoas que conservaram as motos e as que vao poder usar ainda. abraço amauri

nome: amauri
(ambotelho@hotmail.com) Sábado, 9 de Agosto de 2003, às 00:40:38


Olá amigo gostaria de o conhecer pessoalmente para poder-mos falar sobre a ua moto.se vier a Portugal um dia teria todo o prazer em conhece-lo.estou a espera de um email seu
Adeus um abraço e ate breve.
Carlos

nome: carlos
(simoes222@hotmail.com) Domingo, 10 de Agosto de 2003, às 06:10:21


Olá! Acho que tive o privilégio de ver pessoalmente a restauração dessa moto, caso se trate da DT 250 transformada em 400 por um mecânico amigo meu, chamado Marcus, na oficina Cauê motos, em Santo André. Seria o caso? O Marcus foi mecânico da Yamaha nos anos 80 e 90, e é especialista em Yamaha.

nome: Alexandre
(agrobel@ig.com.br) Segunda Feira, 18 de Agosto de 2003, às 23:19:16


Muito boa a materia com muitas fotos alto nivel de recordacao das lindas trail yamaha

nome: rodrigo
(rodmotocross@hotmail.com) Sábado, 30 de Agosto de 2003, às 00:58:25


Cool site thanks thomas germany dt400 1976

nome: thomas
(werny01@yahoo.de) Domingo, 31 de Agosto de 2003, às 05:49:29


Sem dúvidas foi realmente uma grande moto, poderia ter sido comercializada também aqui no Brasil, concerteza firia grande sucesso!!!

nome: Fábio Arpini Carminati
(farpinicarminati@yahoo.com.br) Sexta Feira, 19 de Setembro de 2003, às 13:11:15


Cool site !! I have made a picture from an old DT 400 in the Iran in September 2000. If you are interested I can send it per mail. Lars from Germany (no DT, but XT 500)

nome: Lars
(hoepel@freenet.de) Sábado, 4 de Outubro de 2003, às 16:17:29

Hallo Lars
Ich würde diese photos sehen

Danke!
Grüße
MP

Hallo Marcos,
okay, ist im Anhang zu finden. Leider nur ein Photo. Aufgenommen im
September 2000 in der Stadt Anarak (das liegt im Zentral-Iran in der Wüste).
Müsste eine frühe DT 400 sein. Die Maschine fuhr auch noch !
Grüße
Lars Höpel

Danke, Lars!!!
Grüße
MP


Muito boa.
Eu tenho um '72 250 Enduro apenas como esse indicado.
Tenha também um '71 DT1MX.
Nice para vê-lo brasileiros loucos gosta de Yamahas velho demasiado.
BTW, minha esposa de Brasil (Niteroy).

nome: Mateus
(cuddy@sbcglobal.net) Terça Feira, 9 de Novembro de 2004, às 22:17:40


Eu tenho uma dt 200r 1995 e adoro ela, a materia é muito boa pois mostra de onde as 2tempos trail começaram. o site está de parabens!!!

nome: jonas lett monteiro
(jonaslett@hotmail.com) Sexta Feira, 17 de Junho de 2005, às 12:03:30


Adorei saber da 400 2 tempos, devia ser um avião, mas gostaria de saber das Montesas 250 e 360 H6

nome: Helder Tres
(lucas_tres@hotmail.com) Quinta Feira, 6 de Abril de 2006, às 18:32:09

Caro Helder
Em breve deveremos fazer um Test-Drive com as Montesa 250 e 360.
Abçs
MP


Parabens adorei as fotos das maquinas ...é uma verdadeira evolução das dt´s

nome: Francklim
(francklimboy@hotmail.com) Sábado, 8 de Julho de 2006, às 18:58:33


Nice site!

nome: Troy
(mary@pisem.net) Terça Feira, 11 de Julho de 2006, às 13:25:49


Good design!

nome: Carl
(irene@pisem.net) Sábado, 15 de Julho de 2006, às 09:55:11


Muito boa esta matéria e uma pena que a DT 400 foi pouco comercializada aqui no Brazil, pois oque a gente ve muito e DT125 e DT250 e as mini enduros mas gostei muito do que ví, e parabéns.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Terça Feira, 5 de Junho de 2007, às 20:41:40