Motos Clássicas 70 

Apoio Técnico

 

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Só aceitamos questões sobre Motos Classicas, fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70.

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Nome: douglas pereira da silva

Email: mix2li@ig.com.br

Fone: 41417601

Cidade: ITAPEVI

Comentarios: Ola pessoal, tenho uma cb 500 four e gostaria de saber qual a abertura certa dos platinados, o numero dos gicles originais dos carburadores e o tipo de tinta e cor original do motor. Parabens pelo site.

Caro Douglas:  A abertura dos platinados é de 0,3 a 0,4 mm. Os gicles são: main jet - 100, air jet - 150 e o slow jet - 40 . Quanto à pintura do motor, sugerimos que você entre em contato com o Valdir, da Valdir Pinturas, no 11-9906-8951 ou 11-3984-2877, pois ele lhe dará todos os detalhes .

Abraços,
Ricardo Pupo
01/10/2003


Nome: Leandro de Moraes

Email: metalurgicadual@uol.com.br

Fone: 4161-2556

Cidade: Sao Paulo.

Comentarios: Boa tarde amigos, estou terminando de restaurar a minha CB 750, e mexi um pouco no motor. Coloquei pistoes maiores, porem da HONDA, e os carburadores da CBX 750, os quais comprei novos, radiador de oleo e etc, gostaria de saber se e possivel eliminar os platinados e utilizar igniçao eletronica, ja ouvi falar de um produto da dyna que e especifico para a CB 750. Voces tem conhecimento, ja vi outras adaptadas com a mesa de CDI da CBX 750.

Agora uma curiosidade. Andei vendo a simplicidade de um motor turbinado, pois meus primos possuem carros assim, e andei lendo no site Best Cars, materias sobre motor turbinadas originais, e videos de motor turbinadas por seus donos. Existe um kit para a CB 750? Seria preciso peças forjadas e etc. Nao que faria isso na minha moto, loucura, mas e possivel?
Agradeço desde ja a atençao, minha moto esta ficando pronta apos 2 anos, 1 mes e 17 dias... acho que vou no salao 2 rodas com ela. Gostaria de montar a historinha dela com fotos que tenho desde o dia que a comprei, uma sucata... e colocar aqui no site, seria possivel?
Obrigado.

Caro Leandro: Existe sim um eliminador de platinados da Dyna, mas só é encontrado no exteiror. Nossa indicação é que se conserve o sistema original. Quanto ao turbo compressor, técnicamente até é possível, após muitas adaptações, mas seria muito difícil de instalar. Fora isso, o motor não é dimensionado para tal modificação.  Mande a história de sua restauração para nossa seção "Passo-a-Passo" , com fotos inclusive.

Abraços,
Ricardo Pupo
01/10/2003


Nome: Carlos Henrique Nucci

Email: carlosnucci@terra.com.br

Fone: 96730221

Cidade: Guarulhos/SP

Comentarios: Em primeiro lugar gostaria de expressar minha admiração por este trabalho que vcs estão fazendo, meus parabéns. Eu tenho uma CB 400II 83, gostaria de saber como faço para completar o fluido da bengala dianteira ( pois troquei os retentores a pouco tempo ), e saber se há alguma marca ... ou indicação (nível ) para este fluido na bengala. E gostaria de saber se vcs sabem aonde posso encontrar o Manual deste modelo. Muito Obrigado pela atenção.

Caro Carlos: O volume de óleo na bengalas pode variar de 135 a 140 ml. Sugerimos que você visite o excelente site www.cb400brasil.hpg.ig.com.br , pois lá você encontrará tudo sobre a Honda CB 400 / 450, inclusive aonde encontrar os mauais dela.

Abraços,
Ricardo Pupo
02/10/2003


Nome: Sergio Trevisan

Email: comercialtrevisan@globo.com

Fone: 15 2325092

Cidade: Sorocaba

Comentarios: Caro Pupo,
Agradeço sempre a sua colaboração, e gostaria de saber se existe e posso instalar um regulador de voltagem e retificador eletronico no sistema elétrico da minha RD 350A, o alternador esta original e com platinados.

Caro Sérgio: Sim, você pode usar o retificador da Honda CB 400 e um regulador de voltagem automotivo.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/10/2003


Nome: Hernani M. Abrão

Email: zagaiascapcar@hotmail.com

Fone: (67)382 3122

Cidade: Campo Grande

Comentarios: Acabei de restaurar uma CT-90 ano 74,a moto esta toda original na parte externa (painel,rodas,guidon,manetes,paralamas,escapamentos,piscas etc.) só adaptei o motor que coloquei um similar, o da biss ano 2002 pois o original estava de dificil adaptação.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de se colocar placa preta caso seje possivel, como agir.
Obrigado,
Hernani.
Obs. A moto tem documentos, com emplacamento atrasado.

Caro Hernani: A placa preta, de colecionador, só é fornecida para veículos com mais de 30 anos de fabricação, e que estejam 100% originais.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/10/2003


Nome: JOSÉ ROANITO DE CASTRO

Email: fotocastrogaruva@ig.com.br

Fone: (47) 4453306

Cidade: GARUVA           S/C

Comentarios: Por favor me expliquem.
Quero comprar uma 500FOUR e até já encontrei uma, mas li hoje a reportagem sobre a mesma e lá diz que ela foi fabricada até 73 e a moto que eu quero comprar é uma 75. Nos comentários abaixo da matéria um cidadão me deixou com mais dúvida ainda pois ele disse que já possuiu uma 74(que na verdade é o ano que eu procuro) e uma 75. E agora como eu fico, será que o cara quer me vender uma 550four dizendo que é uma 500 ou vocês se enganaram ??? 
Obrigado,    ROANITO CASTRO...

Caro Roanito: A nossa informação é a correta. A Honda só fabricou a CB 500 Four de 1971 a 1973. Muitas delas chegou ao Brasil em 1974 e até 1975, e foram documentadas como sendo de fabricação desses anos. Veja a numeração completa do chasis da moto que você está comprando que lhe diremos qual o modelo e ano de fabricação.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/10/2003



Caros amigos, recentemente adquiri uma dessas tão sonhadas
maquinas, a Honda CB 500 Four.  Ela permaneceu esquecida durante quase 5 anos em um barracão, já
acertei a documentação, troquei seus pneus, elétrica enfim: está quase 0KM. estou precisando das lentes das lanternas pois as minhas estão muito desbotadas, preciso também de uma dica, pois andando com ela me deparei com um problema que todos os mecânicos que conheço, dizem ser defeito da moto: uma vez por semana tenho que retirar as velas p/limpeza. desde já agradeço a atenção.
HERBERT(Campinas)
specialcar4x4@ig.com.br 

Caro Herbert: Parabéns pelo seu "achado". Procure as peças em nossa seção de "Peças e Acessórios" e também nos nossos patrocinadores (veja nos banners no alto da página). Quanto ao defeito apresentado, podemos lhe garantir que trata-se de um caso isolado de sua moto que deve estar com folgas em anéis e outros desgastes, que fazem subir óleo, encharcando as velas. 

Abraços,
Ricardo Pupo
06/10/2003


Obrigado pelo retorno praticamente imediato. Agradeço desde já pelas dicas,obrigado e parabéns. 

 HERBERT (CAMPINAS).

Valeu Herbert, apareça sempre que puder !

Abraços,
Ricardo Pupo
07/10/2003



Nome: Carmo Poloni

Email: calpolon@esalq.usp.br

Fone:

Cidade: Piracicaba - SP

Comentarios: Olá!  Possuo uma CB 550 Super Sport 1976 que é meu sonho vivo! Agora, adquiri uma CB 200 1975, a "laranjinha". Esta eu preciso restaurá-la e, assim, gostaria de saber aonde conseguir a especificação da tinta e, quem faz esse serviço, assim como a recuperação do banco. Caso alguém tenha fotos, por gentileza, me enviem para me auxiliar na restauração!
Um abraço a todos e parabéns pelo site!

atenciosamente,

Carmo Poloni

Caro Carmo: A Honda CB 200 T de 1975, foi fabricada em duas cores: Prata ou Dourada, com chassis de numeração CB200-20... . As que vieram ao Brasil, praticamente todas são de 1974, (CB 200 K0)  que foram produzidas nas cores verde (Muscat Green Metallic) ou vermelha (Tahitian Red), com chassis de numeração CB200-10 ... . O banco você pode fazer em dois lugares, ambos em S. Paulo. No Kendy, 11-220-6053, ou no Mário, 11-9753-9718 (por favor, cite a nossa indicação)


Detalhe do banco e da cor da Honda CB 200 1974

Abraços,
Ricardo Pupo
07/10/2003


Nome: Rivalino R. Santana

Email: rivaspecial@uol.com.br

Fone:

Cidade: Peruibe/SP

Comentarios: Prezados amigos do MC70
Lendo o teste (ótimo) da GT 185, fiquei sabendo da existência dos modelos GT50 e GT500 na família GT da Suzuki.
Se voces tiverem alguma foto desses modelos pediria que publicassem no site, para que possamos conhecê-los.
Teria algum site ou e-mail no exterior onde pudessemos saber se é possível encontrar esses modelos para venda, pois atualmente é possível importar veículos de coleção com 30 anos de fabricação.
       Um abraço
             Rivalino - Peruíbe/SP  

Caro Rivalino:  O site da E-Bay ( www.ebay.com ) tem muitas motos à venda. 


Suzuki GT 500 1977


Suzuki GT 50 1973 (não achei foto maior !)

Abraços,
Ricardo Pupo
07/10/2003


Gostaria de maiores informacoes sobre a Honda GL 1000 1977 e a Kawasaki Policial Z 1000 Chip´s 79, desde ja agradeco

marcos farah  mlf57@terra.com.br 

Caro Farah: O modelo 1977 da GL 1000 foi o 3º ano de sua produção. Foi o último ano com rodas raiadas e com o painel do tanque apenas com o marcador de combustível. Foi produzida em 3 cores: Candy Antares Red, Candy Sirus Blue, e Black. 


Honda Goldwing GL 1000 1977 

A Kawasaki KZ 1000 P, foi fabricada  especialmente para a Polícia e ficou famosa por aparecer no seriado da TV CHIP´s (Califórnia Highway Patrol). Vinha equipada com luzes de advertência, sirene, rádio, carenagem com  parabrisa , bolsas laetrais, banco individual,  entre outros equipamentos. No mais, é uma KZ 1000 normal. Veja mais informações no site http://dot.com.ph/uncle/kz1000cop.html  

Abraços,
Ricardo Pupo
07/10/2003


Sou proprietário de uma ST 70 e preciso comprar a lanterna trazeira de freio (Plástico). Aqui em Curitiba não achei, caso alguém tenha comunique-me, eu compro.
Carlos  guilherme.malinoski@ig.com.br 

Caro Carlos: Essa lanterna você deve encontrar em qualquer dos 3 anunciantes no alto da página. Jacaré, Recar ou Silvertone.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/10/2003


Nome: celso tadeu mendes pauliquevis

Email: celsopauliquevis@bol.com.br

Fone: (067) 387-8654 ou 9997-7442

Cidade: campo grande -ms

Comentarios: desejo saber preço do paralamas dianteiro da CG 125 - ano 1978 ( original cromado)
tampa lateral com emblema honda original

Caro Celso: Você deverá encontrar essas peças na Silverstone Moto (veja no banner no alto da página). Se quiser use também nossa seção de "Peças e Acessórios" para anunciar.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003



Nome: Mauricio

Email: mauriciogarracino@hotmai.com

Fone: 02257461378

Cidade: Argentina, buenos Aires, San Bernardo partido de la costa

Comentarios:  Buenos dias les escribo para saver si me podrian bridar informacion de donde puedo comprar repuestos para una moto(Sarolea Herstal) yo nesesito comprar el dinamo y la junta de tapa de silindro desde ya les agradesere si mi puden enviar alguna direccion para concegir estos repuestos o vien si ustedes lo tienen si me podrian mandar un lista de precios porsupuesto les agradesco la atencion y espero una pronta respuesta a mi correo se o no pocitiva con respecto a mi busqueda
bueno sera asta pronto

Caro Mauricio: La  Sarolea Herstal, es una motocicleta belga fabricada por los años 40 y 50. Nuestro sitio se especializa en el motociclismo de los años setenta. Visite el sitio www.motosantigas.com.br , que ellos son especialistas en ese tipo de la motocicleta y con la certeza ellos lo ayudarán. Usted también puede acceder el sitio  http://www.sarolea.centerall.com que allí encontrará mucha información con respecto a Sarolea.

Abrazos,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: ivan

Email: ivan@uel.br

Fone: (43) 9105-5645

Cidade: Londrina

Comentarios: Ouvi falar em um Oleo tipo aditivo chamado Militec que promete aumentar a durabilidade e trazer economia entre outras vantagens a qualquer tipo de motor.
Minha pergunta é: seria aconselhável o uso desse oleo em motocicletas? Possuo uma CB450 DX. O site do oleo é:http://www.militec.com.br 

Caro Ivan: Embora a Honda CB 450 DX, não seja exatamente uma "Clássica 70", nossa resposta servirá para outras motos. Não aconselhamos a utilização de óleos sintéticos em motores da mais idade.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: Fábão

Email: fabio@israelpinheiro.org.br

Fone: 32738393

Cidade: BH

Comentarios: Sou propritário feliz de uma sete galo 74, uma 125 K5 73 e uma Ténéré 91.
Estou transferindo os docs da Ténéré de Teresópolis-RJ para BH-MG. O Detran local disse que segundo meu chassi ela é 90/91 e não 91/91 como estava no doc original. Isso é possível. Eles têm estas  informações? A Yamaha fabricou Ténéré branca dois faróis neste ano de 90 ? 

Obrigado, Fábão.

Caro Fabão: Na numeração do chassis das motos, estão codificados, em números e letras, todas as informações, como ano de fabricação, em que fábrica, de que país, o modelo da moto, etc... . A Yamaha Ténéré 1990 foi a primeira versão de 2 faróis, e saiu nas cores tradicionais Azul / Amarela e Branca / Vermelha.  

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: Leonardo Zanchetta Quirino

Email: leonardozq@ig.com.br

Fone: (19)35271324

Cidade: Rio Claro-SP

Comentarios: Gostaria de saber a pressão em libras,adequada para os pneus trazeiro e dianteiro da CB 400 da honda. Gostaria também de saber alguns macetes sobre a Honda CB400, pois tenho uma e ela nunca está boa para mim, mas mesmo assim eu gosto muito dela ! Por favor mandem o que puderem.
Muito Obrigado!

Caro Leonardo: A pressão dos pneus (a frio) em PSI é a seguinte: Só o piloto - dianteiro - 25  traseiro - 32. Piloto e garupa - dianteiro - 25 traseiro - 36. Você encontrará todas as dicas sobre a Honda CB400/450 no site www.cb400brasil.hpg.ig.com.br .  

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: Daniel

Email: d_dan@terra.com.br

Fone: 4048 1235

Cidade: Diadema

Comentarios: Olá pessoal, estou precisando de ajuda.quantos ohms tem as bobinas internas e externas da CB 750 k ano 74, para confirmar se as mesmas estão boas, uma vez que a moto não consegue carregar a bateria.

Caro Daniel: o teste deve ser feito de forma dinâmica. Injetando voltagem entre pontas e aferindo o consumo via amperímetro. O Jacaré da Jacaré Motocicletas Clássicas executa esse teste por R$ 20,00. (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: Marconi Mahon

Email: marconi.mahon@br.inter.net

Fone: 08133250929

Cidade: Recife

Comentarios: Olá pessoal ,parabens pelo site.Tenho uma CB750F 1976 em que adaptei uma ignição eletrônica da Dyna. Notei após isto que a moto só ´´gera`` bem em rotações médias a altas. Como rodo pouco com ela , a bateria constantemente descarrega. Seria o alternador? Algum fio `´roubando`´ corrente? Gostaria da opinião de vocês.
 Um grande abraço!

Caro Marconi: Não há relação entre a ignição e o fato de não carregar a bateria. Você deve verificar o sistema alternador/ induzido / regulador / retificador ... é aí que deve estar o problema.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


 
Nome: Marlucio Nicoli Vilas Boas

Email: 

Fone: 91222476

Cidade: Belo Horizonte M.G

Comentarios: Gostaria de saber se é possivel retirar o platinado da RD 350 1976 e a qual a melhor soluçao, como conseguir rodas de liga leve helicoidal tipo (virgula) e por favor gostaria de ver uma foto da RD preta original. No mais um grande abraço!

Caro Marlucio: Não é aconselhável esta adaptação. Uma alternativa seria o uso do alternador da RD 350 LC. Porém teria que trabalhar a ponta do virabrequim e  a peça é bem pesada, o que certamente tiraria potência da moto. Você encontra os platinados e os condensadores na Recar ou no Jacaré (veja nos banners no alto da página). Quanto às rodas, não temos idéia de onde encontrá-las. A RD 350 1976 não foi produzida na cor preta. Só saiu nas cores azul ou laranja.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: Luis Maia

Email: juransg@bol.com.br

Fone: (0xx99) 538-1806

Cidade: Açâilândia

Comentarios: Caros amigos
Sou apaixonado por motos, tenho uma 450 e 550 Four, agora adqueri uma Kawasaki KZ 1000, gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar, no sentido de consequir o manual da KZ 1000?

Caro Luis: Você encontra os manuais (cópias) da KZ 1000 na Recar Motos (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
08/10/2003


Nome: Ribeiro_Diderot

Email: redidata@uol.com.br

Fone:

Cidade: Itanhaém-SP

Comentarios: Perguntaram sobre onde encontrar informaçãoes sobre a Ténéré e minha indicação é o site: www.xt600.com.br , entre no Fórum registre-se e fique com amigos, amantes da Ténéré. Um abraço.

Caro Ribeiro: Agradecemos sua importante colaboração.

Abraços,
Ricardo Pupo
09/10/2003




Tenho uma CBX 750 ano 89, gostei muito do site, onde consigo informações sobre as CBX 750 modelos l984 acima. 

obrigado

Marcos de Avila Martins
marcos49ms@hotmail.com

Caro Marcos: Você encontrará o que procura no site http://www.sobo.webz.cz/sobo/bikes/cbx/cbx.htm 

Abraços,
Ricardo Pupo
09/10/2003


Nome: Welington

Email: welington@embraer.com.br

Fone: 12 243 4348 ou 12 9775 1437

Cidade: Pindamonhangaba

Comentarios: Onde eu posso encontrar o manual de serviço da CB 750 Kano 74 .(em portugues) ?

Caro Welington: Você encontra esse manual na Recar Motos (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
09/10/2003


Nome: guilherme

Email: guilgeraldi@zipmail.com.br

Fone: 14 33246106

Cidade: ourinhos

Comentarios: ola ricardo tudo bem? estou com uma <mais uma > duvida . A cor original da honda 500 four ano 1972  vermelha , é um vermelho <ferrari> ou um vermelho vinho ? por que ate hoje nao vi uma moto sequer com a cor quase vinho, que é a cor  da minha moto. Se vc/ puder mandar uma foto eu agradeceria.
Gostaria de saber se a pinça do freio dianteiro e o paralama traseiro da moto cb 400 four
ano 1976 , serve na 500 four ano 1972 , e que esta um pouco dificil achar algumas peças e apareceu esta oportunidade de peças.
 um abraço  
obrigado 

Caro Guilherme: As Honda CB 500 Four de 1972 saíram nas cores Verde, Marrom e Dourada. A pinça de freio e o paralama são peças exclusivas da Honda 400 Four, portanto não servem na 500 Four.

Abraços,
Ricardo Pupo
09/10/2003


Nome: Ricardo Formigoni

Email: ricardo.ace@terra.com.br

Fone: 11-6193-0714

Cidade: São Paulo

Comentarios: Boa tarde, em primeiro lugar gostaria de parabeniza-los pelo site que está muito bem montado, com ótimas informações sobre as Classicas.
Bem eu sou apaixonado por motos, e agora resolvi montar uma, comprei uma CB360 desmontada e preciso saber se podem me auxiliar com dados sobre este modelo, e se possivel indicar lugares onde eu possa comprar peças da mesma.
Obrigado, pela vossa atenção.

Caro Ricardo: Com certeza, pode contar com nossa ajuda no que estiver ao nosso alcance. Na página principal, no menu "Matérias Anteriores" / "Testes" você encontra a apresentação da Honda CB 360. Peças, você encontra na Silverstone, no Jacaré e na Recar (veja nos banners no alto da página). Se quiser, vá fotografando e relatando a sua restauração para publicarmos na seção "Passo-a-Passo".

Abraços,
Ricardo Pupo
10/10/2003


Nome: celso

Email: ctgotobr@yahoo.com

Fone:

Cidade: ilha solteira

Comentarios: ola tenho uma 400four ,gostaria de saber  qual(qual moto) cabo do velocimetro e do contagiro serviria....e com qual produto podemos polir o motor  para ficar brilhando...obrigado...

Caro Celso: Para o velocímetro você pode utilizar o cabo da 400 nacional, e para o contagiros, o cabo da Honda Sahara.

Abraços,
Ricardo Pupo
11/10/2003


Nome: augusto dorta

Email: augusto.dorta@itelefonica.com.br

Fone: 011 43301414

Cidade: sao bernardo do campo

Comentarios: bom dia tenho um GT 550 ano 74 com o motor parado por 22 anos com 34000 km original por este motivo precisa de reparos estou procurando manual tecnico da mesma

Caro Augusto: Você encontra esse manual na Recar Motos (veja no banner no alto da página) ou na San Diego ( 11-3872-2099).

Abraços,
Ricardo Pupo
11/10/2003


Nome: Marcelo Augusto Brito

Email: marcbrito@hotmail.com

Fone: 55881442

Cidade: São Paulo

Comentarios: Tenho uma Suzuki GT 550, inteirona inteirona a restaurar. No entanto, preciso dos pistões e anéis. Posso confiar nos paralelos? A qualidade é similar ao original? O que pode dar errado?
Atenciosamente,

Marcelo A Brito
São Paulo

Caro Marcelo: Normalmente, em se tratando de motos clássicas, já bem vividas, recomendamos o uso de peças originais. Mas se os pistões em questão forem específicos para o modelo, e nas medidas corretas, não vemos problemas em usar peças paralelas. Caso queira uma melhor orientação, entre em contato com o Diego, da San Diego (11-3872-2099) pois ele é o especialista em Suzuki dos anos 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/10/2003


Nome: guilherme wrany

Email: wrany@bsi.com.br

Fone:

Cidade: curitiba

Comentarios: estou reformando uma garelli katia. gostaria de saber onde encontro pecas e informacao tecnica e historica  sobre ela
att
gilherme

Caro Guilherme: O cilcomotor Katia Garelli foi fabricado na Itália, no início dos anos 70. Em 1975, foi trazido ao Brasil e começou a ser fabricado com 40 % de índice de nacionalização (quadro, garfo dianteiro e traseiro, guidão, pneus, manoplas, selim). Seu teste na época, feito pela Revista Duas Rodas, mostrou um ciclomotor robusto e bonito. 

Ficha Técnica.

Motor - Mono cilíndrico horizontal, 2Tempos.
Cilindrada - 49 cc
Potência Máxima - 2,2 HP 
Transmissão - embreagem automática, transmissão secundária por corrente, marcha única.
Sistema elétrico - volante magnético
Capacidade do tanque - 2,2, litros (óleo 2T a 4%)
Freios - tambor nas 2 rodas
Pneus - 350 X 10

Velocidade máxima - 59,8 km/h
Frenagem - 40 km/h - 5,95 m
Consumo - Velocidade constante - 40 km/h - 67,2 Km/l  

Creio que aí mesmo em Curitiba você encontrará peças e informações, pois a fábrica era exatamente aí ! Procure se informar.


Katia Garelli Brasileira - 1975

Abraços,
Ricardo Pupo
13/10/2003
  


Nome: Marcelo Isidoro

Email: mip@ajato.com.br

Fone:

Cidade: São Paulo

Comentarios: Gostaria de saber qual a medida do maior pneu que caberia na dianteira e na traseira de uma CB750 74, e tb saber onde encontro um par da roda raiada original, já que a minha moto esta com as rodas da CB450Coolstar(acho que é assim que se escreve), mas estou restalrando ela, e quero as rodas raiadas originais, mas com pneus bem largos.

Desde já agradeço a atenção.

Abraços.

Marcelo.

Caro Marcelo: Realmente, a Honda CB 750 1974 fica mais bonita com suas rodas originais raiadas. Porém, não aconselhamos usar aros ou pneus fora da medida. As medidas originais são: dianteiro 3,25 X 19 (100 X 90 X 19) e traseiro 4,00 X 18 (120 X 90 X 18). As rodas você pode conseguir no Jacaré, na Recar ou na Silverstone (veja nos abanners no alto da página). Use também nossa seção de "Peças e Acessórios" para "garimpar" ou anunciar. O modelo da roda que está atualmente na sua moto é "Comstar".

Abraços,
Ricardo Pupo
13/10/2003


Nome:  Leonardo Dias

Email: Bagyn@ih.com.br

Fone: 62 2613827

Cidade:  Goiania

Comentarios:    Olá, parabens pelo site e gostaria de uma ajuda de voces, pois tenho uma xs750e e estou tendo problemas com o retificador regulador. Tenho como adaptar algum outro,e qual seria o ideal? Pois com este problema a moto nunca mais funcionou direito, fica falhando muito como se estivesse com vela queimada.

Caro Leonardo: Analisando à distância fica difícil solucionar o problema. As opções são muitas. Existem vários tipos de adaptações a serem feitas, porém vão depender da origem do problema. Sua moto terá que passar por exames para se diagnosticar exatamente o problema. Isso só poderá ser feito em uma oficina e por alguém que conheça esse tipo de motocicleta.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003


Nome: Ivo Filho

Email: ivofilho@am.ripasa.com.br

Fone: 0##19 3471-3454

Cidade: Americana

Comentarios: Olá!

Aos amigos que apreciam Yamaha tx-500, gostaria de saber se alguêm pode me ajudar no seguinte.
Minha moto está com o motor zero, mas tem uns poréns:
 - Não solta nenhuma fumaça pelo escapamento, mas solta uma fumacinha pelo respiro da tampa de válvulas.
 - Não consigo acertar a marcha lenta, os caburadores estão OK, mas as boias estão uma verdadeira salada. Quando a moto fica uns trinta segundos em marcha lenta, sem mais nem menos sobe o giro até uns 6000 RPM.Nota, aida não tenho os filtros e a moto está com cornetas, isto pode influenciar na hora de dar a partida.
 - A primeira partida do dia é mole, mas depois que esquenta, se a moto morrer, não pega mais.
 - A bateria só recebe carga acima de 3000RPM.
Acredito que são coisas fáceis de acertar, mas tenho receio de mandar a moto pra oficina, sendo que aqui ninguêm nunca ouviu falar na moto.
Caso alguêm tiver uma idéia pra me ajudar, agradeço desde já.

Abraços

Ivo Filho

Caro Ivo: O problema da elevação do giro e da fumça,  deve provavelmente, por entrada de ar falsa, ou por válvulas presas. A ausência do filtro de ar , também dificulta o funcionamento. Você deve rever os gicles, e provavelmente terá que aumentar os de alta.  O sistema de carga deve começar aos 1300 rpm. Vá com calma que iremos resolvendo aos poucos !

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone:

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Ricardo, tudo bem?

Em fotos de época da RD350 (década de 70) podemos notar que os carburadores desta moto eram pintados (?) de preto ou uma outra cor escura.  Como era esta pintura?  Tem idéia de que tinta pode ser utilizada para isso?  Esta cor era conseguida com algum outro processo?

Um abraço e obrigado pela ajuda na restauração da minha RD.

Caro Miguel: Consultando alguns especialistas em RD 350, tive a informação de que originalmente, os carburadores saem escuros de fábrica, mas que logo após a primeira limpeza, devido aos produtos utilizados, eles se tornam claros. Portanto, o conselho é deixá-los claros mesmo !

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003


Nome: Osmar Gomes

Email: ofgomes@iq.usp.br

Fone: 3091-2153

Cidade: São Paulo

Comentarios:   Caro Ricardo, em primeiro lugar gostaria de parabeliza-lo pelos bons serviços que tem nos prestado, alem do pronto atendimento e boa vontade.
  Ricardo tenho duas viuvas negra ano 74, uma delas, a menos original está com o sistema elétrico da RD 350 LC e a outra está com sistema original. No entanto o regulador de voltagem está queimado. Gostaria de saber se poderia adaptar o regulador da variante (VW), caso positivo gostaria que me orientasse a posição de ligação dos fios que saem do retificador e entram no regulador de voltagem.

Caro Osmar: Você pode usar esse regulador. Porém, tome cuidado pois ele deve ser calibrado para + - 14 V, para não danificar o induzido. Ligue o fio positivo depois da chave, no terminal D+, o fio positivo da escova no terminal DF e o fio terra no terminal D-. Não use o fio vermelho e branco do retificador. 

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003



Nome: ARI Sabino

Email: afsabino@hotmail.com

Fone: 9841.4324

Cidade: Sao Paulo

Comentarios: Ola pessoal,
Tenho uma 750 F-II ano 76 e recentemente errei a soltar a embreagem  com a moto engatada e apos o tranco notei que  a luz verde do neutro nao apaga mais, entretanto, observo que quando a moto esta em ponto morto a luz acende com maior intensidade
Agradeco antecipadamente a atencao,
    
  Um abraco a todos,

  Ari Sabino.

Caro Ari: Esse tranco pode ter danificado o funcionamento da "cebolhinha". Desligue o fio da cebolinha embaixo do motor. Se a luz apagar, o problema é com ela e deverá ser trocada. Se não apagar, o problema pode estar na fiação.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003


Nome: kristian

Email: kristianfelipeantunes@bol.com.br

Fone:

Cidade: cascavel-pr

Comentarios: OLA! SOU + UM APAIXONADO POR MOTOS. TENHO UMA CB400 ANO 82, ELA TEM PARALAMA DIANTEIRO CROMADO.GOSTARIA DE SABER SE O ORIGINAL É REALMENTE O CROMADO OU NÃO.
AGRADEÇO SE ALGUEM PUDER ME INFORMAR.
EMAIL: kristiafelipeantunes@bol.com.br

Caro Kristian: Em 1982, a CB 400 saiu nas cores vermelha e prata, sendo as duas versões com paralamas pintados na cor da moto. Saiu também a CB II, vinho, com paralama pintado.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003


Nome: Fábio

Email: fabiojbarbosa@ig.com.br

Fone:

Cidade: Campinas

Comentarios: Caros Amigos,
Li a matéria sobre a CB 500 Four e gostei muito, ainda mais porque adiquiri um modelo desses.
Gostaria que me ajudassem, pois li o comentario do prorpietario da moto dizendo que a moto dele, que aparece na matéria é 1975.
A que eu adiquiri, na documentaçao é 1974, porém faltam alguns detalhes de restauraçao, como por exemplo as setas sao diferentes da que estao no modelo fotografado e a lanterna traseira é bem menor, lembra a lanterna das primeiras CG's, a moto que aparece na matéria tem a lanterna maior parecida com as das 750.
Qual é modelo original para minha moto? Tanto das setas como da lanterna traseira.
Minha moto é verde, porem sei que o tom foi mudado, pelo numeros do chassi vocês saberiam me dizer qual a cor original da moto?
Onde posso encontrar peças?, pois estão faltando buzinas (originais), espelhos retrovisores (originais, pois está com retrovisores da 750), emblemas e as borrachas da suspensão dianteira.
Seria possivel me enviar algum material com fotos, se possivel de época, para eu ter referencia quanto a cormoados e polidos originais, pois quero deixar a moto o mais proximo possivel da sua originalidade.
Como posso fazer depois de restaurada e pronta para conseguir a cobiçada placa preta?
Aguardo ancioso a resposta de vocês.
Um grande abraço e continuem com o maravilhoso site!!

Caro Fábio: As Honda CB 500 four só foram produzidas de 1971 a 1973. Algumas chegaram ao Brasil em 1974 e 1975 e foram documentadas como sendo desses anos. Pela numeração do chassis é possível checar o ano de fabricação e as cores originais. As setas e a lanterna traseira são pequenas. A lanterna traseira do modelo testado, havia sido alterada. Você encontra peças para sua moto no Jacaré, na Recar ou na Silverstone (veja nos banners no alto da página). A placa preta só pode ser concedida a veículos com mais de 30 anos de fabricação, que estejam associadas a algum clube filiado à  FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos. Passará por uma vistoria de originalidade por uma comissão homologada e receberá o Certificado para Placa Preta. O custo , já incluso a vistoria e lacração  ( em S. Paulo) , é de aproximadamente R$ 300,00. Para mais informações, entre em contato com o Sr. Henrique do Club do Karmman Guia no 11-3672-3030, pois é ele que coordena a Placa Preta em S. Paulo. 


Honda CB 500 Four

Abraços,
Ricardo Pupo
14/10/2003


Nome: Eduardo Fabres

Email: the_nailbomb@brturbo.com

Fone: (53)2276383

Cidade: Pelotas RS

Comentarios: Olá, estou precisando da corrente do comando de uma TX500 DOHC, alguem sabe onde posso encontrar ou uma corrente compativel ? To desesperado.

Caro Eduardo: Nosso amigo internauta Ivo Filho passou por esse problema e acabou conseguindo de uma forma até simples. Com o número exato da peça, foi a um concessionário Yamaha e simplesmente encomendou à Yamaha Japão. Talvez seja esse um caminho.  O part number da corrente da TX 500 1974 é 94862-09104-00 .

Abraços,
Ricardo Pupo
15/10/2003


Nome: Silmar Lima

Email: slima11@hotmail.com

Fone: 91095362

Cidade: Sapucaia do Sul

Comentarios: Só uma dica, para o internauta Eduardo que procura a corrente de comando da TX500, quem te esta peça também é o Vitor do www.motosantigas.com.br, só que bem mais caro do que o Ivo Filho conseguiu.
Abraço a todos. Ah, ainda estou sofrendo com a Vó.

Caro Silmar: Obrigado pela dica, e lembranças à Vó !!

Abraços,
Ricardo Pupo
15/10/2003



Nome: JOSE ALBERTO

Email: www.ludecamargo@ig.com.br

Fone: 71 9119-3867

Cidade: São Francsicdo do Conde - Bahia

Comentarios: Solicitamos com uma certa urgencia o esquema ( sitema ou diagrama ) eletrico, da moto CB400 Honda ano e modelo 1981,desde já agradecemos ao atendimento a nossa solicitação .

Caro José Alberto: Você encontra muitas informações a respeito da Honda CB 400 no site www.cb400brasil.hpg.ig.com.br   . Veja o esquema elétrico da CB 400 (clique aqui).

Abraços,
Ricardo Pupo
15/10/2003


Nome: Marco Alexandre da Silva

Email: marcoealexandre@yahoo.com.br

Fone: 0 xx 61 3572000 r 528

Cidade: Samambaia- Distrito federal

Comentarios: Gostaria primeiro de parabenizar esse site que muito interessante e amigável. Eu adoro a HONDA CG 125, ela é realmente a minha paixão, mas uma coisa me deixa meio triste: ela não tem conta-giros. Então eu gostaria de saber como poderia colocar um tacógrafo(conta-giros) em uma honda CG 125.Obrigado

Caro Marco Alexandre: Por critérios por nós adotados, só consideramos como "Moto Clássica", a primeira versão da Honda CG 125 fabricada em 1976. Essa versão já vinha equipada com conta-giros. Por questões de economia, a Honda foi "cortando" equipamentos, cromados, etc, ao longo dos anos, do modelo CG 125.


Painel da Honda CG 125 1976

Abraços,
Ricardo Pupo
15/10/2003


Nome: Cristian M. Boaretto

Email: sabrinaboaretto@terra.com.br

Fone:

Cidade: Sananduva RS

Comentarios:    Prezado Ricardo;
     Tenho lido nesta sessão muitos internautas te consultando sobre a substituição do platinado pela ignição eletrônica. Porque esse interesse? O platinado é muito inferior ao sistema eletrônico de ignição ou é por causa da idade das clássicas? O que pode ocasionar no sistema elétrico da motocicleta essa modoficação ?

 Um abração.

Caro Cristian: Na verdade, a ignição eletrônica só tem a vantagem de dispensar a manutenção. O sistema de platinado original é tão bom quanto, mas exige que se faça uma manutenção periódica para que esteja sempre funcionando com perfeição. Se a adaptação da ignição eletronica por feita com critéiros, obedecendo as normas da motocicleta, não haverá problemas. Mas, o mais indicado, é que não se mexa na originalidade da moto. 

Abraços,
Ricardo Pupo
15/10/2003


Nome: Silmar Lima

Email: slima11@hormail.com

Fone: 91095362

Cidade: Sapucaia do Sul

Comentarios: Bom dia a todos.
Ricardo, mais uma vez recorro ao seu auxílio: a Vó (tx500) esteve baixada durante quase dois meses, passando por uma cirurgia, pela segunda vez o mecânico teve de fazer a parte de cima do motor (pior é que não ficou bom!!! - buaaaaah"), depois de dar uma "química" na veinha, saí para dar umas voltas, adivinha: me deixou na mão. Procurando aqui e ali, verifiquei que não tinha corrente em um dos cabos de vela, mas como era sábado e eu estava longe de casa, tive de deixá-la em um estacionamento na cidade vizinha. Só ontem a peguei. Conversei com o Ivo que me deu preciosas dicas e hoje à noite e no final de semana vou tentar fazer algo por ela. Falei inclusive com o Alberto Rech de Caxias, mas ele tem bastante trabalho lá e não poderá, por agora, fazer um check up na coitada, mas foi extremante atencioso e ficou com meu número para futuro contato. Bem mas chega de blá-blá-blá, caso não seja bobina e sim apenas o cabo (tomara que seja!), este cabo tem similar no mercado, pode ser de outra moto ou é específico da tx.
Se puderem me dar dicas extras, serão muito bem vindas, assim como a do amigo Ivo, como já mencionei.
Fico no aguardo de uma respota dos amigos e desde já agradeço a atenção que sempre dispensam aos internautas. Aproveito também para mais uma vez agradecer ao Ivo e ao Alberto Rech (vou parar por aqui que já estou até parecendo o Maguila)
Tchau gente!
Silmar

Caro Silmar: Vamos torcer para ser só o cabo ! Você pode utilizar qualquer cabo de vela padrão, na medida 7 mm. Se não for o cabo, entre em contato novamente.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/10/2003


Nome: Carlos Antonio Passas

Email: cap.pecanha@ig.com.br

Fone: 33-3411-1704

Cidade: peçanha - mg

Comentarios: Onde encontrar manual de mecanica de moto.

Caro Carlos: Recomendamos o "Manual de eletricidade e mecânica de motos" do engenheiro Sérgio Alexandre Ribaric´. É bem completo, ilustrado e didático. O livro pode ser encontrado nas principais livrarias de São Paulo, FNAC e Cultura ou através  da Radial Cursos, no tel.(0xx11)  6192-8278 ou pelo e-mail lsreditores@estadao.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
17/10/2003


Nome: reinaldo

Email: calazansbresa@atibol.com.br

Fone: 0xx11-4411-1866

Cidade: atibaia

Comentarios: possuo uma honda st 70 1974, que estou restaurando, gostaria de saber como faço para tirar o documento, já que possuo ela desde zero, nunca foi licenciada e não tenho nota fiscal.
aguardo retorno

Caro Reinaldo: Por favor, entre em contato diretamente com nosso amigo Aguinaldo que é especialista nesse ramo. Fone 11-3924-1784 ou 11-9112-8697

Abraços,
Ricardo Pupo
17/10/2003


Nome: Welington

Email: welington.silva@embraer.com.br

Fone: 12 243 4348

Cidade: Pindamonhangaba-SP

Comentarios: Primeiramente parabens pela pagina.
Adquiri uma CB 750k ano 74 (já com o carburador da CBX). O consumo de gasolina esta em 16 Km/L.
Gostaria de saber qual o consumo ideal desta moto e o que posso fazer para que ela não seja tão beberrona ?

Obrigado

Caro Welington: O consumo em torno de 16 km/l numa Honda CB 750 K não é considerado alto, principalmente se for medido em condições de uso urbano. Uma moto com velas boas, faíscas fortes (ou seja bobinas boas, e platinado no ponto), carburadores limpos e regulados (equalizados) e uma gasolina de boa qualidade, é o ideal para se ter uma boa média de consumo.

Abraços,
Ricardo Pupo
20/10/2003



Nome: Maycon Utumi Monteiro

Email: monteiro@homenett.com.br

Fone:

Cidade: Nova Esperança

Comentarios: Poderia me dizer, aonde posso encontrar fotos deste modelo.

HARLEY DAVIDSON SS 125 ANO 78

Espero Resposta

Caro Maycon: Essas fotos são do modelo 1977, que é idêntico ao 1978.

Abraços,
Ricardo Pupo
20/10/2003


Nome: Luis Fernando Soares

Email: fersoares@ccs.inpe.br

Fone:

Cidade: São José dos Campos - SP

Comentarios: Estou estudando a compra de uma CB 350 ANO 1973, Estou com as seguintes dúvidas:
- Se o modelo 73 tem junto ao emblema HONDA do tanque de combustivel uma faixa preta ? Se existir onde posso encontrar?
- Existe escapamentos originais ou outros que assemelhem aos originais, pois nesta moto estão cortados. e onde posso encontrar ?

Obrigado..

Caro Luis: Primeiramente, não estude muito ... compre sua Honda CB 350 ! As faixas originais do tanque são adesivos. Mas normalmente nas pinturas refeitas, as faixas são pintadas também. Procure o Valdir, da Valdir Pinturas (11-9906-8951 ou 11-3984-2877), que ele é especialista em motos dos anos 70. Os escapamentos originais são raríssimos.


Detalhe do tanque da Honda CB 350 1973

Abraços,
Ricardo Pupo
22/10/2003


Nome: Andre Luiz

Email: affig@ig.com.br

Fone: 38998731

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: olá!(mais uma vez)
Gostaria de saber qual a folga de válvulas de admissão/escape de uma 500 four ano 75 e da 500T/ 73
                       Sem mais
                          Obrigado

Caro André: As folgas (com motor frio) são:

Honda 500 T - Admissão - 0,03 mm e Escape - 0,03 mm

Honda 500 Four - Admissão - 0,05 mm e Escape - 0,08 mm.

Abraços,
Ricardo Pupo
22/10/2003


Nome: ANDERSON BRITO

Email: AFBRITO@SEF.RJ.GOV.BR

Fone: 21-2203-7874

Cidade: RJ

Comentarios: Caros amigos, gostaria de descobrir o ano de uma RV-90 chassis RV90-36349. Agradeço pela informação.

Caro Anderson: O ano de fabricação de sua Suzuki RV 90 é 1973.

Abraços,
Ricardo Pupo
22/10/2003


Nome: ANGELO

Email: angelopp1ajs@hotmail.com

Fone: 0XX27-33280333

Cidade: SERRA-ES

Comentarios: Amigo Ricardo:
Já está quase chegando o dia de colocar minha Suzy GT550 para rodar. Creio que em 15 dias ela esteja pronta. Como não quero parar por aí, adquiri uma CB500 Four chassi:CB5002055339 que no documento consta como sendo ano 1974. Apesar do meu pouco conhecimento, creio que ela seja fabricada em 1972 e nacionalizada em 1974 e se trate de um modelo K1. Gostaria de saber se estou correto e quais as cores que ela foi fabricada nesse ano. Ela está pintada numa cor Azul que acredito não seja original. Um grande abraço!

Caro Angelo: Você está correto. É uma Honda CB 500 Four modelo K1 ano de fabricação 1972. As cores desse ano são: Verde, Marrom e Dourada ( Candy Jet Green with Black, Candy Garnet Brown with Black, or Candy Gold with Black.)

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Nome: Aleaxndre Torres

Email: eli_rigo@uol.com.br

Fone: 55142613

Cidade: sao paulo

Comentarios: Caro amigo Ricardo
Meu nome é Alexandre e eu possuo uma raridade de uma CB 360 e estou necessitando de um jogo de junta da parte de baixo do motor. Gostaria de saber se vc tem esse material paralelo e quanto custa

Um abraço

Alexandre

Caro Alexandre: Você encontra o jogo de juntas do motor da Honda CB 360 na Silverstone Motos (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Nome: glaucio vasconcelos

Email: refriudi@bol.com.br

Fone: 34-3232-7633

Cidade: uberlandia, mg.

Comentarios: tenho uma yamaha rd-200 ano 1975, ja restaurada, uma uva, so que as agulhas com sede da boia nao estao boas, onde posso encontrar, se nao, posso adaptar carburadores da rd-135, agradeco a sua informacao. seu amigo meneiro.

Caro Glaucio: As suas agulhas podem ser recuperadas, por um preço muito bom (R$ 15,00 cada) no Jacaré. Entre em contato com ele para maiores detalhes (veja no banner no alto da página). Não recomendamos adaptações, a não ser em último caso.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Nome: Silmar Lima

Email: slima11@hotmail.com

Fone: 51 91095362

Cidade: Sapucaia do Sul

Comentarios: Saudações pessoal!
Depois de um certo "trabalhinho" finalmente a Vó roncou, troquei os cabos de vela com cachimbo e tudo (medi, com o multímetro, o velho e um deles estava pior que defunto, nem sinal)... e nada, até então não tinha mexido nas velas pois segundo o mecânico, trocou da última vez que fez o motor, segui as dicas do Ivo, de inverter as bobinas (mas isso comento adiante), voltando às velas, resolvi tirá-las, meu Deus, eram tão velhas que nem sei se não eram "originais"!!!, troquei-as, e gooool.
Vi o último comentário do Ivo, com relação às bobinas, realmente, a Vó, apesar de ter sido feito a parte de cima duas vezes, continua soltando uma "fumacinha", quando testava os cabos e invertia as bobinas, percebi que uma delas esquenta mais que outra, aliás bem mais, o que pode causar isto?
Ah, teve encontro aqui em Sapucaia ontem, a Vó fez o maior sucesso.
Novamente agradeço a atenção de todos que sempre estão prontos a ajudar meros mortais, como eu.
Um abraço galera.
Silmar

Caro Silmar:  Quando a bobina esquenta muito (é normal esquentar um pouco), normalmente o problema está na regulagem da abertura dos platinados. Na TX 500, essa abertura é de 0,3 a 0,4 mm. Aguardamos mais novidades da "Vó" !

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Nome: Sergio Trevisan

Email: comercialtrevisan@globo.com

Fone: 015 2325092

Cidade: Sorocaba

Comentarios: Caro Pupo

Estou com uma dificuldade em regular as paletas do Torque Induction da munha RD 350A, existe uma medida padrão entre a paleta de aço e o limitador? Um cilindro queima bem e o outro só com o motor quente, e não é carburador e vela,pois coloquei um carburador em perfeito estado nesse cilindro e o defeito é o mesmo.

Caro Sergio: Se as paletas do torque indition estiverem boas, não há necessidade de regulagem. Verifique a parte elétrica (platinados), que pode ser aí que está o defeito.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Nome: JADER SILVA

Email: MAV8@UAIMAIL.COM.BR

Fone: 48-644 3456

Cidade: LAGUNA SC

Comentarios:    Ola amigos. Tenho mais uma consulta a fazer.Tenho uma Yamaha RD350 ano 76,com igniçao eletronica,da RDLC, e agora,surgiu quando em velocidades elevadas,apos 140/150 km/h,um "grilo" no motor,parecendo ser fora do ponto ou falta de gasolina.Ocorre que ja levantei a agulha do pistao do carburador e nao resolveu,apenas piorou,entao so pode ser motor fora do ponto,acho.Como nao tem mais platinados,pergunto como colocar no ponto,visto que a mesa e´´ fixa ? Tem mais,o volante do motor tem dois ressaltos que passam rentes ao sensor da faisca,e queria saber se existe uma medida padrao,tipo abertura de platinado,entre os ressaltos e este sensor,pois um dos lados dele tem o furo do parafuso de fixaçao com um rasgo lateral,que parece ser para regulagens.Quantos mm deve ter entre os ressaltos e o sensor?Poderiam me fornecer as medidas dos gicles originais?Os carburadores nao tem mais filtro de ar,apenas cornetas de competiçao.Poderia influenciar?So para conhecimento:ando a 30km?h na quarta,sem falhas,provando,talvez,que esta bem regulada,nao?Seria uma vantagem  da igniçao eletronica sobre os platinados convencionais?E mais:nao precisa da bateria para funcionar,eliminado com isto uma serie de problemas que sempre ocorre com o sistema eletrico de uma moto com quase 30 anos,pois mesmo sem bateria( o que nao e meu caso)nao a impede de funcionar,pois uma outra RD que tive,fiquei meses parado,pois a bateria nao carregava.DICA PARA AQUELES QUE PERGUNTARAM SOBRE AS VANTAGENS DA IGNIÇAO ELETRONICA SOBRE A CONVENCIONAL.No mais ,aquele abraço,obrigado e continuem com a força .22/10/03 as 02;15 hs da madruga.

Caro Jader: A distância entre o ressalto e o sensor deve ser de 0,20 mm. O gicles originais da RD 350 são 40 de alta e 32 de baixa. A falta do filtro de ar, pode influenciar bastante na regulagem. Para regular a ignição, posicione o pistão no PMS, usando um relógio comparador, e retroceda a 20º. Ajuste a marca do volante. Na verdade, a vantagem da ignição eletrônica é só a menor manutenção.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Nome: Luis Fernando Soares

Email: fersoares@ccs.inpe.br

Fone:

Cidade: São José dos Campos - SP

Comentarios: Obrigado pelos esclarecimentos, e gostaria de esclarecer mais uma dúvida em relação a CB 350, existe outros modelos de escapamentos que assemelham aos originais? é possível fazer alguma adaptação? Pois nao teria a inteção de comprar a moto sem os escapamentos..

Obrigado.

Caro Luis: Se você tiver as curvas originais, pode ser que de para adaptar as ponteiras da CB 400. Existe um "artesão" que faz escapamentos de acordo com fotos ou outras informações, que nosso amigo internauta Ivo Filho está tentando encontrar. Entre em contato com ele para se informar. ( ivofilho@am.ripasa.com.br ).

Abraços,
Ricardo Pupo
23/10/2003


Vocês tem a foto da 750 four amarela 1974 ? 
Obrigado.
Carlos Negrao 
carlos.negrao@codeplan.df.gov.br 

Caro Carlos: A Honda CB 750 K modelo 1974 só saiu em 3 cores, Laranja, Verde e Marrom, e para o Brasil só vieram a Laranja e a Marrom. A amarela famosa, é o modelo F, que foi lançada em 1975 e chegou ao Brasil em 1976.


Honda CB 750 F Super Sport 1975 / 1976

Abraços,
Ricardo Pupo
24/10/2003


Nome: Márcio Macedo

Email: stwart@brturbo.com

Fone: 53- 222-8607

Cidade: Pelotas - RS

Comentarios: Estou negociando uma Yamaha RS 125 ano 78 cor preta, mas gostaria de saber o nome da tinta dela, e se ainda eu encontro os decalques do tanque e das laterais, e relogios pois os dela estão feios. Gostaria também de ver foto desta moto original. Desde já agradeço.

Caro Márcio: A Yamaha RS 125 modelo 1978, só saiu nas cores Vermelha e Verde. Você encontra os adesivos do tanque e laterais em algumas lojas em S. Paulo, na chamada "boca" , ou seja nas adjacências  das ruas Barão de Limeira, General Osório, etc.


Yamaha RS 125 1978

Abraços,
Ricardo Pupo
24/10/2003


Nome: Andre Luiz

Email: affig@ig.com.br

Fone: 38998731

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Mais uma vez parabéns pelo excelente site!
E vamos às dúvidas:qual a pressão de compressão das motos CB500F e CB500T; e a pressão de óleo das mesmas;e a abertura dos platinados da 500T.
Mais uma vez obrigado!!!

Caro Andre: A taxa de compressão da CB 500 Four é 9,0:1. A da CB 500 T é 8,5:1. A pressão de óleo não temos a informação. A abertura dos platinados da 500 T é 0,3 - 0,4 mm.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/10/2003


Nome: Welington

Email: welington.silva@embraer.com.br

Fone: 12 9775 1437

Cidade: Pindamonhangaba

Comentarios: Primeiro quero agradecer pela sua pronta disposição em responder nossas perguntas.
Tenho uma 750 (74), mais infelizmente não entendo de mecanica.
Será que existe algum curso de mecanica especializado em motos classicas em SP?

Mais uma vez agradeço e fico no débito.

Caro Welington: Existe um ótimo curso de mecânica de motos em S. Paulo, mas não exatamente para "Clássicas". Porém o proprietário da escola, é um grande admirador das motos dos anos 70, e com certeza deve dar alguma enfase aos segredos de mecânica desta época. Entre em contato com o engenheiro Sérgio Alexandre Ribaric´, da Radial Cursos, pelo e-mail ribaric@estadao.com.br ou telefone (0xx11)  6192-8278. 

Abraços,
Ricardo Pupo
25/10/2003


Nome: CLAUDIO CALDEIRA GARDIN

Email: ccggardin@ig.com.br

Fone: 11 5073 7103

Cidade: são paulo  sp

Comentarios: ola, apesar de não ser classica a cb400, ano 81, comprei uma no intuito de ter uma moto potente, acontece que me foi informado que mesmo fazendo o motor da mesma, não fica bom, procede esta informação? pode me ajudar me informando como proceder?

Caro Claudio: Essa informação é totalmente inverídica. Se o motor da Honda CB 400 for feito com peças originais e por mecâncio competente, não haverá qualquer problema com a moto. Procure pelo Dudu, na Akira Motos, que ele é especialista em Honda CB 400 e Honda em geral tendo feito cursos até na Honda Japão. (11-6128-1000).

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: Jairo Portilho

Email: jairoporreta@ig.com.br

Fone: 32556067

Cidade: São Paulo

Comentarios: Olá,ricardo,tudo bem? estou com dificuldade para encontrar tinta para motos clássicas com o tom original... como é eu mesmo que pinto,as vezes eu acho tinta automotiva com certa facilidade no mesmo tom,mas agora estou fazendo pintura de uma cb360 74 laranja e uma cb400f 75 vermelha e não estou achando nada equivalente... será que você não tem nenhuma dica? aproveitando,a cor da cb350f 74,cb400f 75 e cb750k 73 das cores vermelhas são todas iguais? pois assim compro uma tinta para todas... muito obrigado e continue com o site deste jeito,pois acompanho ele desde que nasceu e só tenho a elogiar... um abraço, Jairo

Caro Jairo: As tintas originais são difíceis de achar. Sugerimos que você entre em contato com o Valdir, da Valdir Pinturas, (11-9906-8951 ou 11-3984-2877) que ele poderá ajudá-lo.  A Honda CB 350 Four 1974 só foi fabricada na cor Prata. O modelo 1973, saiu em Vermelho (Flake Matador Red). A Honda CB 400 Four 1975 na cor vemelha é Light Ruby Red. A CB 750 1973 não saiu na cor vermelha, só o modelo 1971 saiu na cor Candy Ruby Red. 

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: Joane Nascimento

Email: creche@voandobaixinho.com.br

Fone: 21 34195037

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Meu pai possui uma moto BMW 1971 , R60S semi montada , pois ela foi toda reformada
mas meu pai não pode terminar a montagem, gostaria de saber preço para venda no estado ou a possibilidade de terminar de montá-la.

Obrigada

Joane
Proprietário (Clodoaldo Nascimento)

Cara Joane: O valor de uma moto depende de inúmeras variáveis, portanto não há como opinar a respeito. Consulte nossos Classificados para ter algum parâmetro de valores. A possiblidade de terminar a restauração, sem dúvida é possível, bastando você querer, e ter disposição e verba para tanto. Existem peças, porém você terá que "garimpar" um pouco !

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: Plinio Lopes Jr.

Email: plj2003@hotmail.com

Fone: 954 - 525-0784

Cidade: Fort Lauderdale, Florida (USA)

Comentarios: Tenho, aqui nos USA, uma Honda Shadow 1986 mod VT700C.  Penso em ir ao Brasil com esta moto.  Haveria um meio de legaliza-la ai no Brasil, considerando a antiguidade , p. exemplo? Agradeco antecipadamente qualquer informacao

Caro Plínio: O morador brasileiro dos Estados Unidos que se mudar para o Brasil, tem direito a trazer todos seus pertences, incluindo automóveis ou motos. Há um tempo mínimo de propriedeade desses veículos, mas não temos essa informação. Você deve procurar a embaixada brasileira para maiores informações.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: Waguinho

Email: mikfer@aol.com

Fone: 3133783746-3133731664

Cidade: Belo Horizonte

Comentarios: Tenho uma RD350-75, estou reformando-a. Quero pintar na cor original, so que nao sei falar a cor, que era mais conhecida por goiaba(um dourado puxado para vermelho).O ano dela era 75 ou 76, se tiver uma foto para eu olhar as faixas do tanque.

Caro Waguinho: O nome exato da cor é Potuguese Orange. Sugerimos que você entre em contato com o Valdir, da Valdir Pinturas, (11-9906-8951 ou 11-3984-2877) para se informar melhor. Veja em nossa Galeria se há alguma foto na cor que você procura.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: sergio slobos

Email: slobos@bol.com.br

Fone: 12 39212338

Cidade: sao jose dos campos

Comentarios: parabens pelo site.....n ao se preocupe com as injustiças..nem cristo agradou a todos..tenho uma duvida...nos anos 70 existiam motos de 2 e 4 tempos de baixa cilindrada com 2 cilindros...atualmente nao existem mais??qual a vantagem tecnica de uma 125cc 4 tempos 2 cilindros sobre uma 125 de 1 cilindro??e   a de 2 tempos??qual seria a vantagem??no exterior existem estas motos???
grande abraço..sucesso..saude e sabedoria
sergio slobos

Caro Sergio: Meu sócio, Marcos Pasini que é engenheiro mecânico, divagou um pouco sobre o tema dos motores de 2 e 4 Tempos:

" 1.Quanto à comparação 1cil x 2cil:

Um motor de dois cilindros, sem sombra de dúvidas, 2T ou 4T leva vantagem de
desempenho em relação aos de um cilindro, fazendo-se a comparação ou entre
motores de 2T ou de 4T.
O consumo de combustível é maior no de 2 cilindros e o custo de fabricação e
de componentes, idem, portanto o custo final também é maior.
Uma moto de um cilindro além de mais economica e mais barata, é mais leve,
portanto mais ágil.
No frigir dos ovos, a de um cilindro leva vantagem, visando uma
comercialização mais fácil.

Quanto aos motores 2T x 4T:

O motor 2T pode fornecer mais potencia que um 4T, mantendo-se os mesmos
parametros de cilindrada, utiulização, etc..
Como o motor 2T, principalmente nos anos 70, disperdiçava combustivel por
suas janelas de transferencia, o consumo também é maior (bem maior) que um
4T, que tem seu fluxo de gases controlado pelas válvulas.
E o Torque-Induction? Ajudava na admissão, e não no escapamento, coisa que
foi amenizada com a implementação da válvula YPVS pela Yamaha, em 1987.
Mesmo assim uma RD350LC consome, em média cerca de 15Km/l onde uma 350cc 4T
bicilindrica, nas mesmas condições, pode ter um consumo em torno de 25Km/l.
O motor 2T, em decorrencia disso, polui mais, por isso está sendo
gradativamente descontinuado.
Mesmo assim o "performance feel"ou a "sensibilidade de desempenho", é muito
melhor num 2T que em um 4T.

Os motores 1 cil. estão sendo mundialmente adotados nas 125 em decorrencia
do que foi exposto acima.

Os motors 2T sómente são fabricados ou exportados para paises sem legislação
de emissões.
Mesmo assim pelo alto consumo do 2T, o motor 4T leva vantagem, apesar de seu
custo de produção ser maior.
Vale lembrar que um motor 2T tem um custo de fabricação menor qure um 4T.

Complementando:

Os primeiros motores 2T de rua como não tinham nem Torque Induction nem
YPVS, e não podiam contar com escapes dimensionados para uso normal, devido
às suas características de torque e porencia, tinham a potencia semelhante
às 4T, fossem ambas 1cil. ou ambas 2cil.
Com a chegada do Torque Induction a coisa melhorou para as 2T e com a
chagada da YPVS, as motos puderam contar com os tão sonhados dimensionados,
pois em baixa carga, o YPVS cuidava da torque. "

Acho que deu pra esclarecer ...

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: Ivo Filho

Email: ivofilho@am.ripasa.com.br

Fone: 0##19 3471-3454

Cidade: Americana

Comentarios: Olá!!

Cá estou eu novaamente para pedir socorro.
Depois de sofrer muito com a VERDINHA, fiz uma inspeção detalhada no carburador e descobri que o "FDP" tá com um furo que liga o pescador da marcha lenta ao pescador de alta( normalmente tem um furo mesmo, mas um dos carburadores tem dois), o que acarretava um excesso de cumbustível que não tem jeito de resolver. Depois que a moto engasopa,se tirar o carburador, dá praver o cabeçote todo encharcado.
Pois bem, necessito saber se alguem já adaptou outro carburador na TX-500 e se já qual é e que medida usou para afinar .
estou pensando no carburador da CB-450 que tem o mesmo sistema. Também cogitei o da GS 500 que tem, mecanicamente falando , o mesmo motor. Se alguém tiver tal informação e puder me passar ainda esta semana, acredito que na próxima semana já quero estar com a moto em condições de colocar a placa.

Abraços
Ivo.

Nota: Até descobrir que o tal furo não deveria estar ali, fiquei craque na retirada do carburador da moto. Acho que já estou fazendo em uns 20segundos ...RS...RS....

Caro Ivo: Perguntei aos meus "consultores" que afirmaram já ter visto TX 500 com carburadores de Honda CB 450, mas que não ficou bom. Você terá que trabalhar os originais mesmo. Ou garimpar / comprar dois novos !

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003



Nome: Renato Rossi

Email: renatorossi@brfree.com.br

Fone:

Cidade: São Paulo

Comentarios: Ricardo, estou prestes a fechar negócio com uma Suzuki GT 380 ano 74, vermelha, linda, com escapamento 3 em 1, só vendo... Estou querendo saber se vale a pena pagar por ela. Tenho medo de ficar na mão caso tenha que substituir alguma peça, mesmo que seja um silmples cabo de embreagem ou uma pastilha de freio, que são peças de vida útil muito curta. Também tenho medo que peças de substituição rápida como éstas citadas sejam muito caras. Enfim, gostaria de uma segunda opnião. Abraços, Renato Rossi.

Caro Renato: As peças das motos clássicas em geral são mais difíceis de se encontrar, e mais caras, do que as das motos "comuns". Porém , nada assim tão drástico. Pode comprar tranquilamente. Claro que você deve examinar bem o que está comprando, de mecânica, elétrica, documentação, etc, para não ser surpreendido depois. Procure sempre comprar bem, para que no final, com manutenção e tudo, não fique muito caro ! Vá em frente !!

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: Angelo Claudeci Santos da Silva

Email: timido.rs@terra.com.br

Fone: 51-6623204

Cidade: Santo Antonio Patrulha RS

Comentarios:     Gostaria que me mandassem fotos da cb350 1974, e fotos da Suzuki a50, estou adquirindo estast motos e gostaria de averiguar suas originalidades

Caro Angelo: Em nossa Galeria - Japão - Suzuki você encontra fotos da Suzuki A 50. A Honda CB 350 só foi fabricada até 1973.


Honda CB 350 1973 última série, já com a faixa branca larga no tanque.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/10/2003


Nome: Norberto martins

Email: norberto.paulo@brfree.com.br

Fone: 021-2268-8964

Cidade: RIO DE JANEIRO

Comentarios: Amigo Ricardo,tenho uma Honda 400 four parada a seis anos.Queria saber quem no Rio mexe com esta moto Queria tambem comprar o manual de peças e o da moto.

Caro Norberto: Procure aí no Rio o Ralf, da Moto Ralf, que você estará muito bem atendido, inclusive com os manuais. (Moto Ralf - 0xx21-2772-6731 ou 2771-2387).

Abraços,
Ricardo Pupo
28/10/2003


Nome: Wellington Ziviani

Email: www.wellzivi@ig.com.br

Fone: 0(24)24430679

Cidade: Barra do Piraí - RJ

Comentarios: Desejo manter contatos com alguem que saiba onde posso encontrar peças para Kawasaki Z 1 R (1000 cc), que acabo de comprar, realizando um grande sonho.

Caro Welligton: Parabéns pela sua realização pessoal ! Você encontrará peças, e também uma boa parceria, com o nosso amigo internauta Geraldo F. Cruz, de Belo Horizonte. Veja seu anúncio na seção "Peças e Acessórios" - Venda. 

Abraços,
Ricardo Pupo
29/10/2003


Nome: Heitor Antunes

Email: heitor.pcp@jdh.com.br

Fone: (15) 232-2230

Cidade: Sorocaba - SP

Comentarios: Não consigo encontrar, aqui ou no exterior, o interruptor (cebolinha) da luz do freio dianteiro 35350-300-016 para a CB 750K. Por acaso conhecem alguma alternativa ?

Caro Heitor: Você deve encontrar a peça ou informação sobre ela nos nossos parceiros, Recar, Jacaré ou Silverstone (veja nos banners). Procure também com o Victor do site Motos Antigas   ( www.motosantigas.com.br ) pois ele tem um bom estoque de peças. Fica aqui também o seu registro e se algum internauta puder ajudar, entrará em contato com você.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003



Nome: Demetrius marra

Email: dedemarra@globo.com

Fone: (21)  27611414 cel 91653765

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Sou proprietario de uma Honda CB125 K5 ano 72. Recebi esta moto desmontada dentro de um quartinho de quintal com o tempo varias peças se estragaram e ai esta o meu sofrimento nescessito de uma bobina de ignição dupla de 6V, carburadores,se possivel me dizer se existem lojas proprias no Rio ou algum outro estado.    

Caro Demetrius: Aí no Rio, você deve procurar o Ralf, da Moto Ralf, nos telefones,  0xx21-2772-6731 ou 2771-2387

Abraços,
Ricardo Pupo
27/10/2003


Nome: OSVALDO F. SOARES FILHO

Email: osvaldinhofsfilho@icenet.com.br

Fone: (18) 241-1555

Cidade: PIRAPOZINHO/SP

Comentarios: MEU AMIGO RICARDO..
GOSTARIA MUITO DE SABER O PREÇO DE UM JOGO DE PISTÃO E ANEIS 0,25 OU 0,50, DA MOTO HONDA CB-350/72, E TAMBÉM O PREÇO DO JOGO DE JUNTA COMPLETO PARA O MOTOR.
MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELA ATENÇÃO
AGUARDO RESPOSTA COM URGÊNCIA.
OBRIGADO.

Caro Osvaldo: Nós não comercializamos peças no site. Você deve encontrar o que procura na Silverstone Moto (veja no banner acima).

Abraços,
Ricardo Pupo
30/10/2003


Nome: Welington

Email: welington.silva@embraer.com.br

Fone: 12 9775 1437

Cidade: Pindamonhangaba

Comentarios: Fala chefe, blz ??? Olha eu aqui te atormentando de novo.
Tenho uma galo 74, infelizmente a mangueira de escoamento da bateria estava virada para o lado do escapamento cromado, que acabou ficando manchado pela agua da bateria.
Você sabe como posso limpar essas manchas sem danificar o cromo ?

Um abração

Valeu pela dica do curso de mecanica.

Caro Welington: Infelizmente, o dano causado pelo ácido de bateria não pode ser removido de áreas cromadas. Mas você deve entrar em contato com o pessoal da Galvanoplastia BH, que poderá lhe dar alguma dica para, ao menos, minimizar esse problema. O telefone é (0xx11) 6914-3297. 

Abraços,
Ricardo Pupo
30/10/2003


 
Nome: carlos estefani hoffmann

Email: hoffmanncnc@pop.com.br

Fone: 0**51- 4889184

Cidade: gravataí ,RS

Comentarios: POR FAVOR, ESTOU A TEMPO BUSCANDO NA NET, UMA TABELA DE MEDIDAS DE CILINDROS DE MOTOS (HONDA,YAMAHA,ETC),POIS ESTOU MONTANDO UMA RETIFICADORA DE CILINDROS AQUI NO SUL.ENTÃO SE PUDEREM ME AJUDAR INDICANDO,UM SITE OU LOCAL ONDE POSSO CONSEGUIR ESTE MATERIAL  FICAREI MUITO GRATO.

     ATENCIOSAMENTE:
CARLOS ESTEFANI HOFFMANN

Caro Carlos: Esses dados técnicos você só poderá conseguir diretamente com as assisteências técnicas das respectivas fábricas. O que se faz normalmente é retificar ou encamisar o cilindro na medida exata, feita "in loco" do pistão e anel que se irá colocar no motor.  

Abraços,
Ricardo Pupo
31/10/2003



Nome: Sergio Trevisan

Email: comercialtrevisan@globo.com

Fone: 15 2325092

Cidade: Sorocaba

Comentarios: Caro Pupo

Estou com dificuldade em regular a altura das boias dos carburadores da RD 350A, vc poderia me fornecer a medida e os parametros para a regulagem?, e a agulha exite um padrão também? na 1ª 2ª 5ª marca?
Valeu..... aguardo resposta...

Caro Sergio: O que determina a altura das bóias é o volume de gasolina na cuba. Normalmente o volume certo é na metade da cuba. Para regular as agulhas, comece pela posição do meio. Se der excesso, abaixe, e se der falta, levante. Essa regulagem varia muito, por vários motivos, e deve ser empírica mesmo.

Abraços,
Ricardo Pupo
31/10/2002


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