Motos Clássicas 70 
  

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Só aceitamos questões sobre Motos Classicas, fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70.

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Nome: Luiz Sergio

Email: linguadevaca@bol.com.br

Fone: 67 9922 0101

Cidade: Campo Grande

Comentarios: Caro consultor
Adquiri uma Kawasaki LTD650, ano 1980,em leilão da receita, estou procurando os piscas originais e outras peças, a magrela esta com 32000 km rodados, porem em perfeitas condições; na internet não consegui ver um modelo igual. Kawasaki 650E1 LTD. Grato Luiz Sergio

Caro Luiz: Essa é uma moto rara no Brasil, portanto será uma tarefa difícil encontrar essas peças. Talvez você possa encontrar alguma coisa na Recar Motos (veja o banner no alto da página). Use nossa seção de "Peças e Acessórios" para anunciar os itens que procura. Uma boa fonte para garimpo é o site E-Bay ( www.ebay.com ) . É fácil e seguro comprar por lá.  Veja se a foto abaixo corresponde à sua moto.


Kawasaki Z 650 LTD 1980

Abraços,
Ricardo Pupo
01/04/2004


Nome: Carlos

Email: supervcarlos@aol.com

Fone: 4044 2943

Cidade: diadema

Comentarios:   Saudações Ricardo. Estou com um probleminha... Tirei o cabeçote da CB 360 e vi que o pé da valvula de admição (onde vai o balancim), esta desgastado, como que um concavo de tanto ser acionado pelo balancim. Quando tirei a camisa pude perceber que o pistão justamente dessa valvula esta começando a ficar marcado, como se a valvula estivesse pegando nele. A pergunta é: Se eu trocar a valvula e continuar a pegar no pistão, posso colocar uma junta com 1mm mais grossa? Ou o que devo fazer?
Meu brigadão pela paciência que vc tem a jente.
Abrçs
Carlos

Caro Carlos: Primeiramente, verifique se existe folga na biela. Se houver, não adianta trocar a válvula. Se não, troque a válvula. Use junta original (a da "valflex" é boa). Verifique também se o comando está no "ponto certo".

Abraços,
Ricardo Pupo
01/04/2004


Nome: GIL

Email: GIL@TAGLINE.NET

Fone: 051 4992499

Cidade: ELDORADO  DO  SUL

Comentarios: ESTOU COM  PROBLEMAS PARA ACHAR O  PONTO DE UMA VIUVA, POIS ESTOU PASSANDO ELA PARA C D I, ALGUMA DICA, COMO VARIADOR DE PONTO. 

Caro Gil: Se for com o volante da RD 350 LC, use um relogio comparador, procure 20º antes do P.M.S. e faça a "marca". Use um "time light" (estroboscópica) para conferir.

Abraços,
Ricardo Pupo
01/04/2004


Nome: AGNALDO

Email: agnaldopcamargo@hotmail.com

Fone: (19)97284324

Cidade: limeira

Comentarios: Prezados amigos. estou precisando de uma tabela de todas as motos da quantidade de
oleo de motor e também oleo de bengalas
Gostaria de saber onde poderia arruamar esta tabela. Desde já agradeço. abraço
Agnaldo

Caro Agnaldo: Nós não temos e não conhecemos essa tabela. Mas se você nos disser de que modelos de motos precisa, poderemos tentar ajudá-lo.

Abraços,
Ricardo Pupo
02/04/2004


Nome: Jairo

Email: jairo.san@bol.com.br

Fone: 55 2255630

Cidade: Santa Maria - RS

Comentarios: Gostaria de encontrar o manual da Yamaha 125E para download, Existe? onde posso entrar?

Caro Jairo: Não conheço site para download. Você encontrará esse manual (cópia) na Recar Motos (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


Nome: elton lavezzo

Email: pinhead74@bol.com.br

Fone: 19 35541651

Cidade: leme sp

Comentarios: tenho uma cg 125 ano 80 cor vermelha. gostaria, se pudesse que me mande uma foto das cores originais do adesivo, pois não encontrei nenhuma foto.
obrigado.

Caro Elton: Na revista Duas Rodas de 1980, as propagandas da Honda eram as seguintes:


Esta é de janeiro de 1980 ...


... e esta é de abril de 1980.

Não sei qual foi a versão certa de 1980 !!

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


Nome: Rodrigo Stuani

Email: rstuani@uol.com.br

Fone:

Cidade: Osasco

Comentarios: Olá Estou adiquirindo uma RD-350 e gostaria de saber se da pra mudar o Barulho do Escape de Agudo para um Barulho Mais Grosso. E se Posso Colocar rodas e pneus de Twister.
Grato...

Aguardo Contato.

Caro Rodrigo: Para se mudar o "ronco" da RD 350, você deve colocar um escapamento dimensionado. A mudança tem que ser muito bem feita para que a moto não tenha problemas como falta de rendimento ou superaquecimento. Sugerimos que você procure a Sarachú. Fale com o Regino no 11-3765-0675. Quanto às rodas, não recomendamos essa adaptação. Procure restaurar as originais.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


Nome: aquiles mobilon

Email: gmobilon@aol.com

Fone: 019-32435589

Cidade: campinas

Comentarios: acabo de possuir uma 750 k ano 74 preta em otimas condicoes so tem um porem a mesma encontra se totalmente desmontada menos o motor que foi retificado.peco por gentileza que alguem me forneca um manual de montagem pois quero eu mesmo montar essa incrivel maquina, desde ja agradeco a gentileza de quem puder me ajudar.

Caro Aquiles: Para esse trabalho você terá que comprar uma manual de oficina da Honda CB 750 K. Você encontrará esse manual na Recar Motos (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


Nome: naym yunes júnior

Email: naym@onda.com.br

Fone: 0-xx41-99714459

Cidade: curitiba - pr

Comentarios: Gostaria de saber porque as hondas 750k , são as motos do século , e não as 750 f ? Como estou querendo muito comprar uma 750k,gostaria de saber sobre a dirigibilidade,as curvas e a posição de pilotagem.elas aguentam bem viagens.

Caro Naym: A eleição da Moto do Século foi feita entre jornalistas de revistas especializadas na Europa em 1999. Apenas por uma questão democrática de votos, a eleita foi a Honda CB 750 K !  É uma moto excelente para cidade, viagens curtas e longas, desde que estejam em perfeitas condições e muito bem conservadas ou restauradas.  Veja a reportagem sobre ela no menu Matérias Anteriores / Testes, na página principal.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


  Nome: roni tomba

Email: ronitomb@hotmail.com

Fone: 44 2685489        -      44 2619000

Cidade: maringa       parana

Comentarios: amigao,to eu aqui de novo te enchendo,sobre a adaptacao dos pistoes na gt 550; voce me disse que dava   o da agrale 27.5, mas fiz de tudo, pois nao teve jeito,existem janelas nesse pistao e ele e bem maior,podendo assim compromter as camisas que serao muito abertas.so dei solucao para o comprimento que e colocando uma junta de aluminio bem grossa para dar altura no cabecote.agradeco muito se me der mais informacoes,pois comprar na san diego ainda nao esta ao meu alcance.mais uma, agradeco.

Caro Roni: Acontece que existem muitos detalhes a mais a serem considerados nessa adaptação. Procure entrar em contato com o Jacaré (11-222-1683) que ele poderá lhe ajudar no problema.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


Nome: WILSON DA SILVA CARNEIRO

Email: wwilsoncarneiroig.com.br

Fone: 012-39164756

Cidade: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Comentarios: GOSTARIA DE INFORMAÇAO DE UMA MOTO HONDA VF1000 INTERCEPT ANO 83 , FOTO DESTA MOTO

Caro Wilson: A Honda VF 1000 Interceptor só foi produzida de 1984 a 1986. Se quiser, mande a numeração do chassis par que possamos identificar qual é o ano correto de sua moto.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/04/2004


Nome: cristian augusto moojen

Email: cmoojen@ibest.com.br

Fone: 54 99469541

Cidade: lagoa vermelha-rs

Comentarios: gostaria de receber informações sobre a yamaha xs 650 ano 1976

Caro Cristian: Em 1976 a Yamaha 650 já era modelo TX e não XS. Você encontra um teste dela no menu Matérias Anteriores / Testes, na Página Principal. Caso queira mais informações, entre em contato novamente.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2004


Nome: marcello baviera

Email: mvitara@ig.com.br

Fone: 21/9626491ou78162327

Cidade: niteroi/rj

Comentarios: Amigo Ricardo:em relaçao a duvida do logotipo da CG 125.A honda na epoca mudava o grafismo dos modelos por volta de março. Me recordo de ,em fevereiro de 81 ter comprado uma Turuna zero km,com as faixas brancas e painel antigo e,um mes depois ser lançado o modelo novo com o "painel maracana"e as faixas na cor da moto. Portanto existiram os dois modelos da CG citada, dependendo do mes em que foi comprada.

Caro Marcello: Agradecemos sua colaboração esclarecedora !

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2004


Nome: nelson morosini

Email: morosini.cont@zipmail.com.br

Fone: 0 11 61931992

Cidade: sao paulo

Comentarios: ola
gostaria de saber ,se é possivel, fazer alguma adaptação na carburação da gt 380 por exemplo boia, valvula etc. achei muito caro o kit reparo de cada carburador.
abraços

Caro Nelson: A solução melhor e mais econômica é restaurar seus carburadores originais. Entre em contato com o Jacaré no 11-222-1683, que le executa esse trabalho.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2004


Nome: Marcelo

Email: marcelo@interclub.com.br

Fone: 021 99715683 - 27100105 - 27052946

Cidade: Niterói, RJ

Comentarios: Comprei uma moto Suzuki de um leilão da Receita Federal mas não sei muita coisa sobre ela. É uma moto GSE 750, veio com placa de Miami de 1986. Gostaria que me ajudassem a respeito. Vejam a foto dela.
Obrigado
Marcelo Araujo

Caro Marcio:  Sua moto é uma GS 750 E ano 1983. Alguns dados:

Motor refrigerado a ar, DOHC, 4 T, 4 cilindros em linha
Cilindrada 747 cc
Diametro e curso 67.0 X 53,0 mm
Compressão 9.6:1
Carburação 4 carburadores Mikuni 32 mm
Suspensão dianteira ajustável em 2 posições, com anti-mergulho
Suspensão traseira Monochoque
Freio dainteiro disco duplo de 290 mm
Freio traseiro disco simples 220 mm 
Pneu dianteiro 120/80-16 Pirelli
Pneu traseiro 130/80-17 Pirelli
Capacidade do tanque                            19.5 L
Peso (a seco) 214 kg

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2004


Nome: LUCIO RIBEIRO

Email: motofix@bol.com.br

Fone: 016-3703-0708

Cidade: FRANCA-SP.

Comentarios:      Gostaria de obter a formula da tinta original para pintura da Suzuki GT380 vermelha ano 1976
      Obrigado.
               Lucio.

Caro Lucio: A Suzuki GT 380 vermelha é ano 1975. Não temos a fórmula da tinta, apenas o nome, que é Candy Gypsy Red.  Procure mais informações com o Diego, da San Diego, no 11-3872-2099.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2004


Nome: André Cangiani

Email: andre_cangiani@terra.com.br

Fone: (38) 3845-1115

Cidade: Taiobeiras/MG

Comentarios: Boa tarde,
 
        Temos uma moto Yamaha F5B para reformamos e estamos procurando algumas peças e informações que possa a nos ajudar a reforma-la.
 
No aguardo
André Cangiani

Caro André: Para garimpar peças, use nossa seção de "Peças e Acessórios". Quanto às informações, quais seriam elas ?

Abraços,
Ricardo Pupo
06/04/2004


Nome: Marcelo da Silva Araujo

Email: marcelo@interclub.com.br

Fone: 021 9971-5683

Cidade: Niterói

Comentarios: Agradeço pela Ajuda
Marcelo

Caro Marcelo: Disponha !!

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2004


Nome: gonzalo

Email: huron14@hotmail.com

Fone: 02281 431377

Cidade: azul argentina

Comentarios: hola quisiera saber datos sobre la moto honda cb500t 1975 si saben algo por favor mandar a mi casilla de correo

Caro Gonzalo: A matéria "Teste do Mês" é exatamente sobre a CB 500 T. Veja na Página Principal. Se precisar de mais detalhes, entre em contato novamente.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2004


Nome: Wagner Silva

Email: luizsergiodip@uol.com.br

Fone: 067 3185800

Cidade: Campo Grande MS

Comentarios: Caro Ricardo
Adquiri uma CBX 750 F Bol Dor, ano 1981, e estou procurando uma foto original, ou melhor procuro o grafismo original da moto, e outras informações sobre a Moto.
Desde já agradecido.

Wagner Silva

Caro Wagner: Existem dois tipos de grafismo da Honda CB 750 F de 1981.

Ambas as versões tem a opção da cor preta com faixas vermelhas e laranjas.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/04/2004


Nome: Paulo Roberto Sarmento

Email: paulors@chesf.gov.br

Fone: 08132294886

Cidade: Recife

Comentarios: Tenho uma moto Turuna, ano 1983 que estou recuperando e estou precisando comprar a tampa de combustivel da mesma,gostaria de sua ajuda para conseguir comprar uma em minha cidade ou em outro local além disso estou com a documentação da mesma bastante atrasada, há alguma possibilidade de pagar as taxas da mesma sem ter que pagar o seguro ?

Caro Paulo: A tampa de combustível você deve encontrar no site www.motomatsuo.com.br ou na Silverstone Moto, no 11-3224-0473, com Sylvestre. Sobre a documentação, entre em contato com o Aguinaldo do Dado´s Despachante, no 11-3924-1784 ou 11-9112-8697. Em todos os casos, cite o Motos Clássicas 70 como referência.

Abraços,
Ricado Pupo
07/04/2004


Nome: Humberto Mendes Molina

Email: molina_2002@hotmail.com

Fone:

Cidade: Brasilia

Comentarios: Olá, tenho uma cb 400 c/ motor de uma 450 e o mesmo se encontra em péssimo estado, sei que para fazer um motor de uma cb hoje é muito caro, mas eu e meu pai decidimos que vavos fazer o motor dela. Dai eu pergunto:
Voces saberiam me dizer onde comprar um motor de uma 450 bom, ou então, onde comprar as pessas???

Obrigado!!!!!
Humberto Molina
Brasilia - DF

Caro Humberto: Nós preconizamos sempre a manutenção da originalidade das motocicletas. Procure comprar um motor de 400 cc, e trocar o kit (tanque, paralama e laterais) por uma pintura original do ano de sua moto. O melhor lugar para encontrar peças para esse modelo é na região da R. Barão de Limeira em S. Paulo. Apenas tome muito cuidado para não comprar peças de origem duvidosa (furtadas). No site www.motomatsuo.com.br você também encotrará muitas peças e inclusive o manual para fazer download. 

Abraços,
Ricardo Pupo
08/04/2004


Nome: MARCIO CASSULA

Email: marcio-cassula@bol.com.br

Fone:

Cidade: nova laranjeiras

Comentarios: minha duvida é dificio recuperar (restaurar) motor cb 200 honda moto importada ano 1975 só falta  este  detalhe é que comprei e preciso fazer esta restauração preciso de sua colaboração se possivel me de umas dicas.
abraços

Caro Marcio: Para restaurar o motor da sua CB 200, você terá que garimpar as peças. Para isso você pode usar nossa seção "Peças e Acessórios" ou procurar na Recar Motos (11-221-6559), ou no Jacaré (11-222-1683). Qualquer outra dúvida, entre novamente em contato. 

Abraços,
Ricardo Pupo
08/04/2004


 Nome: WILSON S. CARNEIRO

Email: wwilsoncarneiroig.com.br

Fone: 012-39164756

Cidade: São José dos Campos

Comentarios: Gostaria de elogiar pelo seu trabalho , mas não consigui informação sobre a Honda 1000VF intercptor , acredito estar entre as mais raras do brasil , não há fotos ou sequer manuais gostaria de informaçoes chassi n= SC162000701 . Ande consegue encotrar peças dela .

Caro Wilson: Pela numeração do chassis, sua moto deve ser 1985 ou 1986. Para saber exatamente, precisamos das letras que compõem a numeração. Se for FM, é uma 85. E se for GM, é uma 86. Para obter informações sobre ela, entre no site http://www.cabler.com/corey/bike.html . Encontrar peças, só lá fora, via internet !

Abraços,
Ricardo Pupo
08/04/2004


Nome: Fábio Cesar

Email: fabio_cesar@uol.com.br

Fone: 43 5591355

Cidade: Joaquim Távora PR

Comentarios: Acabo de comprar uma CB400 II ano 1982, cor dourada toda original, porém em estado crítico de conservação, gostaria então de algumas dicas de por onde começar a restaura-la e o que devo ebservar quanto ao motor.
Desde já meus agradecimentos

Caro Fábio: Se você for fazer uma restauração verdadeira, a primeira parte é a desmontagem da moto. Depois vem, pintura do quadro, cromeação das diversas peças, pintura do kit (tanque, laterias, etc.) recuperação do banco e revisão da parte elétrica. Enquanto tudo isso é feito, você deve fazer a retífica do motor se necessário. Deixe para fazer a carburação por último, quando a moto já estiver montada novamente. É só afinar e sair por aí !  Se não for uma reforma, é só verificar quais itens realmente necessitam de reparo e executar o trabalho.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/04/2004


Nome: MARCIO HORA DA SILVA

Email: mdhs@ig.com.br

Fone: 26930139

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Olá amigos. Procuro um motor de arranque para minha GT 550 / 74, com ignição e start. Saberia informar se eu colocar as peças de uma CB 750 funcionaria? como eu poderia fazer esta ligação? existe um lugar onde posso encontrar manual e esquema de funcionamento para moto como esta?
Obrigado pela atenção.

Caro Marcio: O seu motor de arranque pode ser recuperado, o que seria mais barato. O solenóide (start) pode ser usado o da Honda CB 750. O melhor para você é entrar em contato com o Jacaré (11-222-1683) para que ele possa lhe orientar sobre esse procedimento.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: Fabio Abramson

Email: fabramson@hcpa.ufrgs.br

Fone: 0xx-51-33168215

Cidade: Porto Alegre

Comentarios: Tenho uma CB400 ano 1981 super inteira, made in Japão. Gostaria de saber para que serve o "parafuso" que tem uma cabeça grande de plástico preta, que fica entre os carburadores. Grato!

Caro Fabio: Esse é o parafuso de regulagem da marcha lenta.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: Rui Cristiano Dias

Email: rcdias2000@yahoo.com.br

Fone: 34-3662-4906

Cidade: Araxá.MG

Comentarios: Caro Sr., estou começando a restaurar uma Cb 500F 1972, e gostaria de obter informações sobre algum fabricante de paralamas para esta moto, pois nas lojas especializada é muito caro. Necessito também das duas laterais. O pedal de partida é o mesmo da Cb 400? E o farol é o mesmo da Cb 500 atual?

                 Muito obrigado e aguardo resposta...

                      RUI

Caro Rui: Se você ainda tiver o paralama velho, é possível recuperá-los. Nõa temos informação de quem possa fabricar essa peça. O pedal de partida não é o mesmo, mas serve, assim como o farol também.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: Fernando

Email: carvalho@centroin.com.br

Fone: 021-22930947

Cidade: Rio de janeiro

Comentarios: Gostaria de saber onde comprar Equalizador para regulagem de carburadores.
Obrigado
Fernando

Caro Fernando: Existem muitos modelos dispoiníveis. Entre em contato com a Everest Motos - Ferramentas Especiais, no 11-222-6300 com Maurício. Cite o Motos Clássicas 70 como referência.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: Ricardo Markiewicz

Email: ricardomkz@click21.com.br

Fone: 34 - 3219-9299

Cidade: uberlandia

Comentarios: Possuo uma Montesa 360 H6 ano 1981, desde zero,estou restaurando-a e estou com problemas no Pistão/anel, onde encontrar, ou o que adaptar??? agradeço qualquer resposta.
sds, ricardo

Caro Ricardo : Se o seu pistão e anéis ainda estiverem em estado razoável, é possível recuperá-los e encamisar o cilindro na medida correta. Você encontra o pistão original no Jacaré (11-222-1683) e na Recar Motos (11-221-6559). Os anéis terão que ser comprados via internet.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: acacio

Email: acacio_shymaru@hotmail.com.br

Fone: 021 37782384 - 26587228

Cidade: nova iguaçu RJ

Comentarios: fala pessoal como vai ?
 eu estou com um pequeno probleminha , eu tenho um cb 50 ano 74ou 75 que esta com a sua parte eletrica mais aparecendo um ninho de ratos ..
 eu estou enviando este e-mail pra saber se existe um guia ou algo parecido , que informe como é feita toda a estalação da parte eletrica de cb50 , e se existe onde posso encontra la ... ???

Caro Acacio: O esquema de instalação elétrico da CB 50 é simples. Mas para explicar via internet fica difícil ! Entre em contato com o Jacaré no 11-222-1683, que ele poderá exclarecer suas dúvidas.

Abraços,
Rciardo Pupo
12/04/2004


Nome: Carlos Trivellato

Email: trivellato@speedybrasil.com.br

Fone:

Cidade: São Pedro

Comentarios:   Há muito anos, quando eu ainda nem sonhava em ter uma "quatrocentinha", encontrei uma moto dessas lá na "boca", que apesar de bastante original, tinha como acessório, dois discos de freio na dianteira. Assim, pergunto: é possivel essa adaptação usando o cilindro mestre original? A pinça de freio pode ser a mesma? A bengala do lado esquerdo, por ter o suporte para a pinça, serviria do lado direito? Alguém já viu ou, até mesmo, possui uma moto com esse sistema? Um abraço.

        Carlos Trivellato

Caro Carlão: É possível adaptar, mas não fica bom ! A bengala aceita a pinça para o outro lado. Para realizar uma adaptação dessa, teria que se trocar todo o sistema de mangueiras e o cilindro mestre, pois do contrário a frenagem fica pior ! Melhor deixar o original de fábrica !

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


 Nome: jorge luiz

Email: lindroio2@yahoo.com

Fone: 796 2917

Cidade: R.J.

Comentarios: Eu estou procurando pistoes e aneis para uma CB 750 1978. Alguem me poderia ajudar ? Tambem se pude se me dizer a onde posso conseguir uma fotocopia de como dessarmar o motor. E u agradeco.   

Caro Jorge: Você deve encontrar essas peças na Recar Motos (11-221-6559).

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: Mauricio E. P.

Email:  dobratec@yahoo.com.br

Fone: 047-441-1047

Cidade: joinville S.C.

Comentarios:  Gostaria de saber porque nâo existe fotos da TX 750 YAMAHA 1973, notei que nâo existe ficha técnica somente da TX 650 DA YAMAHA.
Será que não existe mais esta moto? ou vieram poucas unidades para o Brasil que realmente tudo se perdeu, pois se trata de uma moto classica dos anos 70.

Caro Maurício: Ainda iremos apresentar no "Teste do Mês" uma Yamaha TX 750. Na verdade vieram muito poucas ao Brasil na época, pois elas tiveram um mercado muito restrito pois competiam com as Honda CB 750 de 4 cilindros ! Aguarde um pouco !!


Yamaha TX 750 1973

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: MARCIO CASSULA

Email: marcio-cassula@bol.com.br

Fone:

Cidade: nova laranjeiras

Comentarios: caro amigo gostaria de saber como que é a enrolagem do estator da moto cb 200 ano 1975 pois ao funcionar ela não carrega a bateria e a moto apaga se ligar o farol por alguns minutos qual a bitola dos fios e se você tem o esquema do estator do mesmo desde ja agradeço pela sua colaboração ok abraços até mais
godtaria de saber tambem em que amperagem entre o sistema de carga para a bateria cb 200 1975

Caro Marcio: Essa informação é muito complexa para passar por essa seção. O ideal seria você enviar essa peça para ser recuperada no Jacaré (11-222-1683), ou na Recar Motos (11-221-6559). O sistema de carga é 14 Volts e 6 Amperes.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/04/2004


Nome: Rui Santos

Email: rmsantos@megamail.pt

Fone: +351284082627

Cidade: Beja-Portugal

Comentarios: tenho uma honda ca110 sport 50 toda de origem mas esta toda desmontada inclusive o motor e necessitava de publicações tecnicas para a poder recuperar.ela esteve sempre na familia desde que foi adquirida nova tem grande valor estimativo. se me pudessem ajudar agradecia.
com os melhores cumprimentos
Rui Santos

Caro Rui: Aqui no Brasil temos poucas dessas motos. Nosso amigo internauta Ricardo Ayres Nanchmaowicz, tem uma que foi inteiramente restaurada. Ele talvez tenha literatura a respeito e poderá ajudá-lo. Entre em contato pelo ricnac@triang.com.br  .


Ricardo com sua CA 110 Sport 50

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004



Nome: Silvio C. Neto

Email: silvio_couto@uol.com.br

Fone:

Cidade: Ponta Grossa-PR

Comentarios: Caro Ricardo Pupo, parabéns pelo site, é maravilhoso. Com a ajuda de vocês, encontrei e comprei uma CB 400 83, vermelha e, modéstia à parte, linda. Penso que posso ajudar ao Elton Lavezo, de Leme-SP, que quer saber sobre qual o modelo da CG 125, 1980. A correta é da fotografia inferior, da revista Duas Rodas de abril, com adesivo azul-marinho e branco. Afirmo com certeza pois tive uma idêntica essa em 1980 (inclusive pretendo comprar outra agora e, se necessário restaurar). Abraços, Silvio.

Caro Silvio: Agradecemos sua colaboração !!

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004



Comprei uma monark jawa, não sei o ano, e gostaria de saber onde consigo maiores informações sobre o moto, pois ela esta em bom estado e pretendo restaura-la completamente.

Abraços,
Paulo Damian   pdamian@ciasc.gov.br
Florianopolis, SC

Caro Paulo: Você encontrará mais informações no site www.motosantigas.com.br . Se precisar de apoio técnico, procure pelo Alberto Rech, de Caxias do Sul no alb.rech@terra.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004


Nome: Carlos Caminha

Email: carloscaminha@click21.com.br

Fone: 81655011

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Gostaria de saber onde encontrar manuais de motos honda (150,200,350 e 400cc)

Caro Carlos: Você encontra os manuais na Recar Motos (11-221-6559) ou para download no site www.motomatsuo.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004


Nome: Carlos

Email: Supervcarlos@aol.com

Fone:

Cidade: diadema

Comentarios:  Grande Ricardo tudo bem? Graças a sua dica sobre o Ebay vou passar adiante para nosso amigo Rui que está precisando dos paralamas da CB 500, tbm passei por esse problema de preços muito altos de peças sei como doi isso... para minha CB 360 e achei muita coisa boa e barata no site. Ai vai...
WWW.ebay.com 

Caro Carolos: Agradecemos sua colaboração.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004


Nome: REYNALDO JORGE DUTRA

Email: reynaldodutra@netsite.com.br

Fone:

Cidade: SERTAOZINHO-SP

Comentarios: E AI RICARDO, TUDO BEM?

QUERIA SABER SE O PARA-LAMA DIANTEIRO DA 750 FOUR E A TRAVA DO BANCO SERVEM TBEM PARA 500 FOUR.

Caro Reynaldo: A trava do banco serve, mas o paralama, só é compatível com o da 750 F1 (1976).

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004


Nome: Allan Mendes

Email: wahala@bol.com.br

Fone: (042) 677-2121

Cidade: Pinhão

Comentarios: Estou procurando a campana de embreagem da Suzuki RM 250, se alguem puder me dar algumas informações de onde eu possa achar essa peça eu fico muito grato.
                         Obrigado.

Caro Allan: Talvez você encontre essa peça na San Diego, no 11-3872-2099 com Diego. Se não tiveram devem te indicar onde encontrar. Cite o Motos Clássicas 70 como referência.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/04/2004


Nome: Naor Ferreira de Andrade

Email: naorandrade@ig.com.br

Fone: (3l) 3736 l47l

Cidade: Desterro de Entre Rios MG

Comentarios:  Caro Ricardo, no dia l2-02 Pag. 28 de apoio tecnico recebi o grafismo da RD 250 ano 75,como te pedi (Tinha acabado de compra-la), muito obrigado, porem deixou uma duvida, minha moto é freio a tambor e aro l8,ela esta pintada na cor vermelha, mas na documentação esta marrom,segue o nª chassi(352304734)para comfirmação do ano. Eu gostaria de saber se realmente ela saio na cor marrom, e as outras cores.

Caro Naor: Existia realmente a RD 250 1975 na cor marrom. O freio é a tambor e o ano é 1975 mesmo. O nosso amigo internauta Alberto Rech está restaurando uma igual à sua e seria interessante para você "trocar figurinhas" com ele ! O e-mail dele é alb.rech@terra.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: alcenir itaborahy

Email: nitaborahy@hotmail.com

Fone: 011 2893561

Cidade: Sao Paulo

Comentarios: Oí,gostria de saber a respeito de cursos de mecanica e eletrica de motos em SP.

Caro Alcenir: Entre em contato com o Sérgio Ribaric, do Radial Cursos, no e-mail ribaric@estadao.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: Mauricio von Tein

Email: mctein@uol.com.br

Fone: 0xx1997017454

Cidade: Valinhos-SP

Comentarios:  Meus amigos, gostaria realmente de saber mais sobre a regulagem dos carburadores da CB400 ano 1981. Agradeço a atenção.

Caro Maurício: Você precisa ser um pouco mais específico na sua questão, pois é um assunto muito amplo, com muitas variáveis ! Qual o problema (sintoma) que a moto apresenta ?

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: Leonardo Lopes

Email: cll97@terra.com.br

Fone: (19)32896937

Cidade: Campinas - SP

Comentarios: Tenho uma 750F 1976, gostaria de saber se tem como adaptar um CDI e um refiticador moderno na moto e se fica bom...

Caro Leonardo: Não compensa e o resultado não fica bom. O melhor mesmo é manter os platinados. Você os encontra na Recar Motos (11-221-6559). O retificador pode ser adaptado, mas são várias as opções (o regulador tem que ser mantido o original). Entre em contato com o Jacaré que ele poderá lhe orientar (11-222-1683).

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: Fabio

Email: fabyosanthos@hotmail.com

Fone:

Cidade: Pelotas

Comentarios: Ola. Fui apresentado por amigos ao motos clássicas 70 e gostei muito do site, e como não poderia deixar de ser, tenho uma dúvida:
Tenho uma RD250 ano 73, e um mecânico da minha cidade me indicou usar pistões de Agrale 16.5, pois seriam da mesma medida, sendo que, ele usa na sua os referidos, outro amigo me disse para dar um passe no cilindro e por pistões de DT180, os originais por aqui são quase impossíveis, em São Paulo custam um absurdo. Poderia  usar alguma das sugestões indicadas? Se afirmativo, que bielas usar? Quais os ajustes na carburação?
Agradeceria muito se me tirassem essa dúvida.
Obrigado.

Caro Fabio: Seja bem-vindo ao Motos Clássicas 70 ! No seu caso, o melhor a fazer é recamisar os cilindros e usar os pistões da DT 180. Mas lembre-se que terá que usinar os cabeçotes  Use as bielas da Agrale. Para os carburadores, sem o filtro, use gicles:  main - 180 e slow - 35.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: Adolfo Bottura

Email: adolfo_bottura@hotmail.com

Fone: 11 98913010

Cidade: Salto

Comentarios: Boa tarde, tenho uma CG 125 ano 80 e estou tentando achar algumas pecas originais dessa moto, como o banco e o tanque de combustivel juntamente com a tampa. Onde posso encontrar essas pecas? Obrigado.

Caro Adolfo: Você encontra essas peças na Silverstone Moto. Loja 1, 11-3333-3285 c/ Toninho, ou Loja 2, 11-3224-0473, com Sylvestre.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: REYNALDO JORGE DUTRA

Email: reynaldodutra@netsite.com.br

Fone:

Cidade: SERTAOZINHO-SP

Comentarios: CARO RICARDO

ESTOU MAIS UMA VEZ TE ENCHENDO O SACO, MAS TENHO QUE RECORRER A QUEM CONHECE.

O MECANICO QUE ESTÁ MECHENDO EM MINHA MOTO CB500 FOUR, PARECE QUE NÃO ESTÁ MUITO ANIMADO, DANDO PREFERENCIA A MOTOS MAIS NOVAS.
A FRENTE DA MOTO ESTA DURA, BATENDO MUITO, NÃO SEI SE É FALTA OU EXCESSO DE OLEO NAS BENGALAS E SE FOR PRECISO, TEREMOS QUE DESMONTAR.
GOSTARIA DE SABER A QUANTIDADE DE OLEO QUE VAI EM CADA UMA DELAS.
SEM MAIS, POR ENQUANTO.
ABRAÇOS
REYNALDO

Caro Reynaldo: Realmente não é qualquer um que tem a paciência (e muitas vezes competência) para mexer nas nossas Clássicas ! A quantidade de óelo em cada bengala da CB 500 Four é de 160 ml.

Abraços,
Ricardo Pupo
14/04/2004


Nome: pedro lopes

Email: pedro,lopes@bull.net

Fone: 934503059

Cidade: lisboa/portugal

Comentarios: Gostaria de obter imagens de uma yamaha 50 ss de 1974
Grato
Pedro Lopes

Caro Pedro: A Yamaha SS 50 é também chamada de FS1. Você encontra algumas delas na nossa Galeria / Japão / Yamaha. Na página principal, no menu Matérias Anteriores / Testes, você encontra o teste de uma FS 1.


Yamaha FS 1 1974

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2004


Nome: anibal de carvalho souza

Email: anibal_souza@yahoo.com.br

Fone: 71-312-0907

Cidade: salvador

Comentarios: Boa noite,
solicito informações sobre motos amazonas. algum site, loja, oficina...
desde de já, agradeço a colaboração dos senhores.
um grande abraço

Caro Anibal: Nessa seção, na página 11, temos um pequeno relato sobre as grandes Moto Amazonas. Há um site ( http://www.tmamotos.com.br/mito.html ) que além de ter informações sobre as Amazonas, produz uma sucessora conhecida como TMA 1600.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/04/2004


 Nome: Osvaldo Soares Filho

Email: osvaldinho@icenet.com.br

Fone: (**18) 3269-4999

Cidade: Pirapozinho - SP

Comentarios: Caro Amigo Ricardo.

Estou reformando a minha CB-350/72, e preciso saber de vc o seguinte: pretendo cromar ou zincar os raios das rodas mas estou com medo de quebrar alguns raios, pois sei que o preço dos raios são muito alto, gostaria de saber de vc se existe algum outro raio de outras motos mesmo nacionais que sirvam, e também gostaria de saber se existe os raios paralelo.

Caro Osvaldo: Os raios devem ser zincados, e não cromados. Assim, além de ficarem como os originais, não sofrem risco de quebra. Existem raios que podem ser adaptados, mas com um certo trabalho específico para isso.

Abraços,
Ricardo Pupo
19/04/2004


Nome: Giovanni José Mondini

Email: gmondini@bol.com.br

Fone: COM 47 383 0284; CEL 47 9122 3406;

Cidade: Ascurra - SC

Comentarios: Possuo uma Honda 750 FOUR SUPER SPORT ano 1978 e tenho algumas dúvidas.  Não consegui dados técnicos referente a este modelo.  Falaram-me que era importação não oficial, por isso não consigo.
Qual a potência deste motor?  No documento está 84CV.  O motor é da cor alumínio, é original?
Onde consigo manual para comprar referente a este modelo?

Caro Giovanni: Realmente, as CB 750 F Super Sport de 1978 foram trazidas ilegalmente. algumas foram esquentadas em quadros das 1975/ 76, outras vieram via embaixadas, e outras via Paraguay. Mas na anistia dos anos 80, quem tinha, pôde legalizar, pagando os impostos devidos. Ela era produzida nas cores vinho ou preta, ambas com faixas douradas no tanque. O motor é pintado de preto, de comando simples. As rodas são modelo Comstar, com disco duplo na frente e simples atrás. A potência do motor é de 73 CV a 9000 rpm. Você deve encontrar os manuais dela na Recar Motos (11-221-6559).


Honda CB 750 F Super Sport 1978

Abraços,
Ricardo Pupo
19/04/2004


 Tenho uma Suzuki GT 550 ano 1975, em bom estado geral mas faltando algumas peça para completar a recuperação. Faltam os anéis de vedação e mangueiras do freio a disco dianteiro, algumas peças internas do painel e os miolos (silenciadores) dos 4 escapamentos.

Você saberia onde encontrar estas peças?

Aqui em Vitória - ES não temos oficinas com estas peças.

Agradeço a atenção.

Rômulo Oliveira Vargas  romulo@sole.com.br

Caro Rômulo: Você encontra essas peças (e muitas outras) na San Diego, no 11-3872-2099, com o Diego. Cite o Motos Clássicas 70 como referência.

Abraços,
Ricardo Pupo
19/04/2004


Nome: moacyr

Email: momo@spaziostudio.com.br

Fone: 01196153019

Cidade: são paulo

Comentarios: gostaria de saber onde posso encontrar uma loja para troca de forro de capacete estou perto do aeroporto de gongonhas espero por uma resposta obrigado

Caro Moacyr: Só conhecemos a "Casa das Viseiras" na R. Barão de Campinas, 104. Fone - 11-221-2233. Cite o Motos clássicas 70 como referência.

Abraços,
Ricardo Pupo
20/04/2004


Nome: marcelo meira

Email: marcelo-meira@uol.com.br

Fone: 31-91346652

Cidade: belo horizonte

Comentarios: olá amigos, sou um feliz proprietário de uma honda st70 uma cb 500four 74 e uma 750four f1 1976, já tive também uma cb 50, e uma cb 400 four. minha dúvida é o ano exato de fabricação da 750. chassi cb750f1021991 e motor cb750e2544149. conto com a colaboração de vcs. parabéns pelo ótimo site.

Caro Marcelo: Sua Honda CB 750 F Super Sport é a chamada F0 (zero), fabricada em 1975.

Abraços,
Ricardo Pupo
22/04/2004



Estou restaurando uma CG 125 ano 78. Você saberia me dizer ondo consigo as faixas decorativas do tanque e laterais? Um abraço

Álvaro Neubauer - Marau/RS
 aneubauer@bol.com.br

Caro Álvaro: Entre em contato com o Valdir da Valdir Pinturas, no 11-3894-2877 ou com o Joaquim da Signex Adesivos, no 11-3022-4057. cite o Motos Clássicas 70 como referência.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/04/2004


 Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone: 16 3916-4930

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Olá, Ricardo.

Gostaria de saber quais são as medidas que devemos usar nos giclês de alta e de baixa da RD350A.  Recentemente comprei dois carburadores no ebay e eles são praticamente novos por dentro e por fora, porém parece que eles não estão gostando da gasolina brasileira (não os culpo) e estou tendo dificuldades para acertá-los.

Um abraço e obrigado.

Caro Miguel: As medidas originais são: Slow - 33,5 e Main - 140. Se não tiver o filtro de ar, as medidas precisam ser aumentadas.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/04/2004


Nome: Vicente

Email: martinsvicente@hotmail.com

Fone: -

Cidade: Campinas

Comentarios: Tenho um 750K 75 e o motor esta com varios vazamentos devido a parafusos espanados, gostaria de uma recomendacao para alguma empresa que trabalhe com soldas em aluminio, pretendo preencher os furos com solda e refaze-los novamente com roscas novas.....

Caro Vicente: Não é o prcedimento mais adequado. O melhor é usar o "Hlicoil", ou se estiver muito espanado, usar uma bucha de bronze.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/04/2004


Nome: juarez berger

Email: juarezberger129@hotmail.com

Fone: 0xx48-357-6221

Cidade: florianopolis

Comentarios: Ola Ricardo!
   Tenho algumas dúvidas sobre minha 350.Por exemplo, existe outro kit de embreagem semelhante ao da 350?. E engnição eletronica da p/ adaptar? Se existe, de qual moto? A RD 350 saiu em "vermelho" em 73. Vc sabe qual o código da tinta e o nome da cor?
Desde já agradeço.
Valeu!
Atenciosamente Juarez

Caro Juarez: A embreagem da RD 350 LC serve. Aconselhamos a preservar os platinados. Caso queira adaptar, a da RD 350 LC serve. Para se informar sobre as cores e as tintas, procure o Alberto Rech, da Moto Rech (Caxias do Sul) no e-mail  alb.rech@terra.com.br

Abraços,
Ricardo Pupo
24/04/2004


Nome: Neir Bastos

Email: neyrbastos@hotmail.com

Fone: (027) 33393289

Cidade: Vila Velha ES

Comentarios: Prezados Senhores: Estou reformando uma CB500 Four 1974 e Gostaria de ter informacoes sobre onde e que tipo de Amortecedor de diracao poderia adaptar. Sera que os amortecedores que as CB750 four utilizam serviria para as CB500 ?
Se caso for, gostaria de receber informacoes onde encontrar.  Desde ja agradeco a colaboracao.
Bastos

Caro Neir: Os amortecedores são iguais. Você encontra essa peça no Jacaré (11-222-1683).

Abraços,
Ricardo Pupo
24/04/2004



Nome: Alexandre

Email: aletunari@ig.com.br

Fone: 0xx41 3648209/91978179

Cidade: Curitiba

Comentarios:   Recentemente comprei uma Suzuki GT250 azul 77 em boas condições p/ restaurar. O motor esta c/ a parte de cima aberta e avariado(quebrou anéis). Constatei que o mesmo usou todas as retíficas originais e estava c/ pistão de Agrale (0,75mm) e bielas de Yamaha (DT ?). Após concluir a negociação, recebi como "sobremesa" um jogo de pistões e anéis originais 1,0mm que estavam esquecidos a anos em uma cx. As questo
ões são as seguintes : Procede a informação de uso de pistões de Agrale e bielas de Yamaha nas GTs ?(os mesmos estão em 0,75mm)
    Vale a pena abrir p/ 1,0mm de Agrale? (obs : os anéis de Agrale são mais finos que os originais)
    Ou encamisar p/ usar a última medida dos originais!!!
     As bielas (Yamaha)estão perfeitas em suas folgas.
     Sera que aguenta mais uma medida de pistões ?
     Na parte elétrica so encontrei uma ponte retificadora de uso industrial adaptada, não encontri o regulador.
     So consegui o catálogo de pçs (c/ o Vitor)e no mesmo só consta o retificador!
     No alternador só costa dois fios brancos que saem e chegam na tál ponte "adaptada". O mesmo não teria que sair três fios brancos e entrar na ponte retificadora, saindo depois positivo e negativo p/ o regulador, easim depois p/ a bateria como de práxe ?
    Estou precisando urgente o manual de servíço (mecânica e elétrica)P/ dar início a restauração desta raridade, como ja disse, está toda original, ela meresse...

Caro Alexandre: Melhor usar os pistões originais. Não se preocupe com novas retíficas. O retificador é do tipo simples "dois fios" para carga e não usa regulador de voltagem. São dois fios para carga, 2 platinados e 1 terra. Se precisar de mais informações, entre em contato com o Jacaré (11-222-1683).

Abraços,
Ricardo Pupo
24/04/2004


Nome: jairo portilho

Email: jairoporreta@ig.com.br

Fone: 32556067

Cidade: são paulo

Comentarios: Olá Ricardo,tudo bem? adiquirí estes dias uma yamaha 650 no qual estou com dúvida se é uma tx ou uma xs; no documento consta ano 75 modelo 76 e o chassí é 447-208455; eu pesquisei na internet e parece ser uma xs650c que só foi fabricada na cor azul??? pergunto pois a minha é vermelha e a pintura parace original de fábrica... agradeço se puder me ajudar;uma braço, Jairo

Caro Jairo: As XS1, XS1B e XS2 foram produzidas em 1970, 1971 e 1972. A partir de 1973 já eram TX.  Para informações sobre as cores e grafismos, entre em contato com o Alberto Rech no e-mail alb.rech@terra.com.br

Abraços,
Ricardo Pupo
24/04/2004


Nome: Rodrigo

Email: pacatatu@hotmail.com

Fone:

Cidade: Brasilia

Comentarios: li em algum lugar deste site sobre um produto para proteger o interior de tanques de gasolina, alguém poderia me informar onde posso encontrar tal produto e quem aplica o mesmo?

Obrigado

Rodrigo

Caro Rodrigo: A Galvanoplastia BH, do Carlos, executa um trabalho excelente na proteção ou recuperação de tanques de combustível, dentro e fora. Entre em contato pelo fone: 11-6914-3297 ou pelo e-mail galbh@galbh.com.br

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2004


Nome: Gilberto Pinto Couto

Email: gpcouto@cemig.com.br

Fone: 33 -32779247

Cidade: Governador Valadartes - MG

Comentarios: Possuo uma ML125 ano 82 em bom estado.
Pretendo restaurá-la completamente e para isso, preciso de peças originais,para substituir as não originais que tive de instalar ao longo deste tempo(1982-2004).
Solicito indicação de onde encontrar peças e acessórios para esta marca e modelo.Desde já, agradeço.

Caro Gilberto: Você encontrará essas peças na Silverstone Moto. (veja no banner no alto da página).

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2004


Nome: JOSE DE Arimatéa Fernandes

Email: ariteco@Goldenlik.com.br

Fone: 031 3541 3394

Cidade: NOVA LIMA MG

Comentarios: BOM DIA.TENHO UMA LAMBRETA DA MARCA CORGE,ESTA FOI DO MEU PAI.ESTOU VENDENDO,GOSTARIA QUE VOCES ME AJUDA-SE.POIS EU SEI MUITO POUCO SOBRE ELA.A MESMA É INGLEZA E FOI USADA NA SEGUNDA QUERRA,ERA DE UM BATALHÂO DE PARAQUEDISTA. ELA TEM UM CACHORO DESENHADO NO SEU TANQUE DE GAZOLINA,E SÓ DUAS MARCHA,SUA COR PADRÃO É VERMELHA,POSSUI UM PREFIXO DO BATALHÃO NA SUA CARENAGEM QUE PXC254 ,ELA VEIO PARA MINHA CIDADE TRAZIDA PELO INGLES EM 1950, O ULTIMO EMPLACAMENTO FOI EM 1959. MEU PAI CONTAVA QUE NO BRASIL SÓ TINHA DUAS A NOSSA E MAIS UMA. A UM DOIS MESES VI UMA REPORTAGEM NA REDE GLOBO SOBRE MOTOS ANTIGAS DE UM MUSEU EM PETROPOLIS, FOI AI QUE EU VI UMA IQUAL.ALGUNS DETALHES DELA. SEU MOTOR TRABALHA DEITADO,SEU SITEMA DE CARBORADOR TEM FILTRO DE AR COM QUATRO ALHETAS DE VENTILAÇÃO QUE PODE TRABALHAR FECHADA,OU ABERTA.ALGUMAS PESSOAS DA MINHA CIDADE LEMBRAM DO INGLES RODADANDO COM A MESMA .ESTE CACHORO BRANCO DESENHADO NO TANQUE,LOGO ABAIXO DO SEUS PÉS ESTA ESCRITO CORGE.NÃO SIE QUAL O SEU  PREçO,TEM 15 ANOS QUE A MESMA ESTA PARADA SEM RODAR,PRECISANDO DE REPAROS NA PINTURA E NA MECANICA. OBRIGADO PELA ATENçÃO E DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

Caro José: Procure informações sobre esta motoneta Corge no site www.motosantigas.com.br ou diretamente com o Robson do Museu Duas Rodas no www.museuduasrodas.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2004


Nome: Paulo

Email: autoescola@kbonet.com.br

Fone:

Cidade: Santo Andre

Comentarios: Ola amigos venho pedir a ajuda de vcs para indentificar uma moto q consta no documento imp/yamaha 1972/1972 chassis CS3217377 desde ja agradeço a atenção

Caro Paulo: Trata-se de uma Yamaha CS3E 200 1972. Em nossa Galeria / Japão / Yamaha você encontrará fotos dela.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2004


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone: 16 3916-4930

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Olá, Ricardo.

Tenho uma pergunta que embora não sendo propriamente técnica, é uma curiosidade:
A CB750 foi eleita a Moto do Século. Você tem a informação de quais foram as 10 motos mais votadas nesta eleição?

Um abraço e mais uma vez obrigado.

Caro Miguel: Em 1999, foi feita uma eleição com jornalistas de 20 revistas especializadas em motociclismo de todo o mundo, para eleger a Moto, o Motociclista, e o Piloto do Milênio. Foram considerados varios itens, que somavam em pontuação. O resultado foi:

Moto

1º lugar Honda CB 750 de 1969 32 pontos
2º lugar Vincent Black Shadow 6 pontos
3º lugar Ducati 916 5,5 pontos
4º lugar Daimler Reitwagen 5 pontos
5º lugar

Norton Manx, Werner 1901, e MV Agusta 750 F4

4 pontos

Motociclista

1º lugar Soichiro Honda 37 pontos
2º lugar Massimo Tamburini e Max Fritz 7 pontos
3º lugar Fabio Taglioni 6 ponots
4º lugar John Britten, e Harley & Irmãos Davidson 5 pontos

Piloto

1º lugar Mike Hailwood 41 pontos
2º lugar Giacomo Agostini 22 pontos
3º lugar Michael Doohan 12 pontos
4º lugar Kenny Roberts 7 pontos
5º lugar John Surtess 5 pontos

Só como curiosidade, a escolhida como Pior Moto do Milênio foi a Honda NR 750 ! 

Abraços,
Ricardo Pupo
26/04/2004


Nome: goto

Email: ctgoto@aluno.feis.unesp.br

Fone:

Cidade: ilha solteira

Comentarios: tenho uma 400 four 77 e  gostaria de saber se a bobina tem como retificar, arrumar  ???
quem pode me ajudar????e estou com um alarme e gostaria de saber como instalar parte eletrica....

Caro Goto: A bobina pode ser recuperada no Jacaré (11-222-1683). Quanto ao alarme, desaconselhamos sua instalação, pois eles geralmente funcionam com a CDI, que no caso da CB 400 Four não existe. Se ligar nos platinados, pode haver interferência no funcionamento dos mesmos.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2004


Nome: Carlos Trota

Email: trota@trota.com.br

Fone: 021  38873074

Cidade: Rio de janeiro

Comentarios: Fala Ricardo!
Adquiri uma 500F e estou recoperando-a.
Estou com um problema q não sei como resolver.
Bom,restaurei o arranque e quando coloquei no lugar e dei partida o arranque da a impressão q vira louco, o motor da moto não vira tirei e achei q estivesse montado errado, tentei varias vezes e não consegui fazer ele virar para o lado que deveria girar, pensei q o induzido estivesse montado errado ou a bobinas de campo, estraquei as bobinas. acabei tendo de comprar outro arranque,dentro do buraco onde o arranque aclopa percebi q te uma engrenagem louca para um lado e para o outro recebe o peso do motor, é ai q eu não entendo! comprei outro arranque esse tambem gira para o lado q o antigo girava, o arranque gira sentido horário e a engrenagem do motor da moto gira anti horário pro seu lado louco, é o seguinte para o arranque funcionar o arranque deveria girar anti-horário.
Te peço com suplicas q me ajude!
Carlos Trota

Caro Carlos: A engrenagem deve girar somente de um lado. O lado "duro" é o engate para mover o motor.Muitas vêzes os arranques são recuperados com peças da CB 400, o que resulta na inversão do sentido de rotação. Verifique.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2004


Nome: Carlos Mello Teixeira

Email: camaluco@yahoo.com

Fone: 6703 12 39

Cidade: São Paulo

Comentarios: Olá tudo bem?,Tenho uma CB 550K com escape original e tudo mais,gostaria de saber o tamanho do gicleur de alta.Gostaria tambem de saber quais são os angulos de sede de válvulas e a largura da área de contato da válvula com a sede da 750 K 1974.Obrigado,Carlos.

Caro Carlos: O gicle é 100. O angulo não é importante. Em primeiro ligar a sede é retificada, e depois cada válvula é assentada. O angula resultante de cada válvula não importa.  O importante é o perfeito assentamento. A largura de vedação é igual à borda da válvula, porém nem sempre ela veda em toda a área, o que também não importa. Basta estar bom vedada.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2004


Nome: Carlos

Email: Supervcarlos

Fone:

Cidade: Diadema

Comentarios:   Fala Ricardo Tudo blz? Bicho PELAMORDEDEUS me ajude... estou querendo pintar o quadro da minha CB 360, agora vou fazer a coisa certa chega de andar, chegou a hora de começar do zero, para ficar novinha em folha porem, estou com uma dificuldade sem tamanho para tirar o eixo da balança trazeira, olha que já fiz de tudo... massárico, martelo, saca pino e até uma mareta de construção só faltou a prença, mas fiquei com medo de amaçar o quadro... e bicho... ele continua lá dando rizada da minha cara, só mecheu uns 3 milimetros. Ricardo que diabo aqueles japoneses fizeram com esse eixo, não sai cara!!!! Como tiro?

Caro Carlos: Realmente, muitas vêzes o eixo da balança "funde" com as buchas e fica muito difícil tirar. A solução é usar uma prensa grande para sacar o eixo, com cuidado para não deformar as pontas. Se não conseguir, o melhor é pintar o conjunto todo.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2004


Nome: luiz carlos alves lima sobrinho

Email: entremadeiras@ig.com.br

Fone: 0xx14-38133454

Cidade: botucatu-sp

Comentarios: Ola Ricardo,por favor,qual a quantidade de oleo e que tipo vai na suspensao dianteira
da honda 750k-74?

Caro Luiz Carlos: Em cada bengala da CB 750 K3 (1973) e K4 (1974) vai 160 ml de óleo de câmbio hidramático (ATF), de boa qualidade. Nos modelos K1(1971) e K2 (1972) o volume é de 225 ml.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/04/2004


Nome: Silvio Couto Neto

Email: silvio_couto@uol.com.br

Fone:

Cidade: Ponta Grossa-PR

Comentarios: Caro Ricardo Pupo,

Vejo a competência e atenção com que são respondidas as mensagens encaminhadas a esse site, que como já afirmei em outras ocasiões, é maravilhoso. Tenho algumas motos pelas quais sou "apaixonado", uma CG 1977, uma CB 400 1983 e uma Falcon 2004 (esta ainda longe de ser clássica). Recentemente lhe pedi auxílio sobre uma maquininha que me iniciou no mundo de duas rodas motorizado, uma Mobilete Caloi 1979. Pretendo restaurar uma e não tenho fotografias para referência de seu grafismo original. Sei que essa maquininha está longe de ser uma moto clássica, com dignidade suficiente para figurar no site (aliás, nem moto é, mas apenas um ciclomotor); para mim, contudo, tem valor sentimental. Assim, volto a incomodá-lo, solicitando, se possível, ao menos uma foto desse modelo que, se não pretender publicar no site, me envie por e-mail (silvio_couto@uol.com.br). Peço desculpas pela insistência, mas fiquei frustrado por não ver meu pedido publicado na seção "apoio técnico", da qual sou fã incondicional e não sei a quem mais poderia recorrer para obter tal fotografia (se souber, por favor me informe). Mais uma vez e "chovendo no molhado", parabéns pelo excelente site, continue sempre assim. Obrigado. Silvio.

Caro Silvio: Realmente a Mobylette Caloi não se enquadra em nosso site ! Mas como tenho um teste dela na Revista Duas Rodas nº 51, de setembro de 1979, vou scamear e mandar diretamente para o seu e-mail. Por enquanto, vá se distraindo com a foto desse ciclomotor que foi um grande sucesso de vendas na sua época !


Mobylette Caloi 1979

Abraços,
Ricardo Pupo
30/04/2004