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Só aceitamos questões sobre Motos Classicas, fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70.

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Nome: gustavo del rosario

Email: gustavodelrosario@hotmail.com

Fone: 541144615499

Cidade: buenos aires -argentina

Comentarios: caro Ricardo:parabens pelo site
gostaria seber de algum lugar o site onde eu possa saber concordancia entre numero de motor y numero de chassis.
meu moto es  honda 750k7 de 1978,motor CB- 750 E3000565 
Desde ja,  muito obrigado

Caro Gustavo: Uma CB 750 K 1978, com motor E 3000 ... tem chassis com numeração  CB750-28000...

Abraços,
Ricardo Pupo
03/12/2005


Nome: mauro angrizani

Email: mauroangrizani@zipmail.com.br

Fone: 051-8408-4245

Cidade: porto alegre/rs

Comentarios: Boa noite,achei interessantíssimo o site dos Sres.,e peço-lhes uma mãozinha:estou recuperando uma cbx 1050,ano 1979 (6 cilindros),e estou tendo dificuldades em localizar algumas peças,que são:os 2 pistões do cáliper do freio dianteiro,a caixinha do cilindro mestre,com os reparos,uma pedana original do lado direito,os 6 coletores de admissão e o tensor da correia primária (upper e lower).Se puderem me ajudar,ficarei muito grato. Abraços.  

Caro Mauro: Procure na Recar Motos (11-221-6559)e no Jacaré (11-222-1683). Tem um internauta nosso amigo que também tem peças. Ricardo ( tecnova@uol.com.br ). Nossa seção de Peças e Acesórios também é um bom lugar para garimpar.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/12/2005


Nome: Junior

Email: juniornotti@hotmail.com

Fone:

Cidade: presidente prudente

Comentarios: eu tenho uma rx 180!!!!!!!!!!adoro ela mas na cidade onde moro naum acha peça, as vezes me da vontade de vende-la, mas quando eu ligo o motor (que esta bom) eu ja desencano se a galera puder me ajudar bele........ valewn

Caro Junior: A RX 180 é uma moto fácil de achar peças. Procure na Beda Motos (3337-8245), e na Italssuis (11-3841-9475).

Abraços,
Ricardo Pupo
05/12/2005


Nome: Antonio Carvalho

Email: carvalhot@brturbo.com.br

Fone:

Cidade: Mambore-PR

Comentarios: Um amigo tem uma moto KAWASAKI p. vender. no documento consta modelo "IMP/KAWASAKI"; CAP/POT/CIL "2L 000CV" GASOLINA, ANO 1985
Não consigo consultar o Valor de Mercado porque não sei o Modelo.
chassi JKAZXCA19GB501568.
Qual é o modelo dessa Moto? Obrigado.

Caro Antonio:  Só com esses dados fica difícil identificar. Pode ser um das "Ninjas", por causa das letras "ZX". Se puder, mande fotos.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/12/2005


Nome: bruno

Email: bruno.jacinto@hotmail.com

Fone: 94665166

Cidade: sao pulo

Comentarios: bom eu gostaria de saber onde eu posso fazer um bom curso de mecanica para motos aqui em sao paulo capital

Caro Bruno: Entre em contato com o engenheiro Sérgio Alejandro Ribaric´do Radial Cursos, no ribaric@estadao.com.br 

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: Jose Vicente

Email: martinsvicente@hotmail.com

Fone: -

Cidade: Campinas

Comentarios: Parabens pelas informacoes precisas !!!

Pergunta muito facil para nossos colegas consultores...

Possuo um CB750K 1975, gostaria de saber em qual categoria de "K" ela eh considerada ex.: K1, K2, K3, K4, K5, K6 ou K7

E tambem se esta definicao eh a mesma usada no exterior, para o mesmo ano de bike.

Abracos

Caro José Vicente: A nomenclatura usada no exterior é a seguinte:

K0 (zero) - 1969 / 1970
K1 - 1970 / 1971
K2 - 1972
K3 - 1973
K4 - 1974
K5 - 1975
K'76 - 1976
K'77 - 1977
K'78 - 1978
K´79 - 1979 (primeiro modelo com motor de duplo comando)
K'80 - 1980
K'81 - 1981
K'82 - 1982

Os mais "puristas" consideram apenas como modelo K as de comando simples e também é aceita a nomenclatura de K6, K7 e K8.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: Guilherme Andrei

Email: guilherme-lindinho@hotmail.com

Fone: 041  88126097

Cidade: São José dos Pinhais

Comentarios:  Eu gostaria de saber se ja ezistiu mobylette fabricada pela yamaha ? se pocivel me emvie a foto dela e um site de loja que vende aqui em curitiba parana.     OK.

Caro Guilherme: Mobylette é o nome do ciclomotor fabricado pela Caloi nos anos 70 e 80. A Yamaha não fabricou ciclomotores nos anos 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: COELHO

Email: coelho@bunnyvideo.com.br

Fone: 11-9987-4447

Cidade: guarulhos

Comentarios: Procuro os manual de manutencao mecanica da CB400 84 TUCUNARE 83 e da XL 250 R 82 e 83. Alguem teria estes manuais ou saberia onde posso encontrar.
Parabens pelo site, e realmente muito bem elaborado e com otimas informacoes.

Caro Coelho: Você deve encontrar cópias na Recar Motos (11-221-6559).

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: Vagner luca

Email: fis03134@yahoo.com.br

Fone: 12 3184 1045

Cidade: Cruzeiro

Comentarios: Olá pessoal, estou com um probleminha, comprei uma bateria a uma semana e ela secou! verifiquei que com a moto desligada a bateria apresenta 12.6 V , com ela ligada 13.0 V e acelerando chega no máximo a 14.5 V, o que é normal, o que será que tá acontecendo com a bateria?

Caro Vagner: É provável que o defeito seja na bateria. Existe também uma remota possibilidade de estar havendo "passagem direta" de corrente por defeito do retificador. Qual é a moto em questão ?

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: Moacir Lima

Email: maglima@ufv.br

Fone: 3138991028

Cidade: Viçosa

Comentarios: Prezado Amigo,

    Como regulo o carburador da RD 250 ano 1973, que vou utilizar na RD 350 1973? Estou reformando uma RD 350 1973, os amortecedores traseiros não estão bons, existe algum outro que adapta bem na RD.

Grato 

Caro Moacir: A mudança será apenas nos giclês. Os amortecedores originais podem ser recuperados.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: Vicente Otávio de Paula

Email: depaula@terra.com.br

Fone: 5182-3482

Cidade: São Paulo SP

Comentarios:  Possuo uma Yamaha rd 350 ano 1974 original, ainda com seus platinados, e pergunto se posso usar o óleo 2 tempos sintético Yamalub. Pois tenho receio de ser um óleo i8nadequado para um motor de concepção antiga. Muito Obrigado Vicente.

Caro Vicente: Nossa recomendação é que você use o óleo convencional. 

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: GLEISSON J. ALMADA

Email: gleisson@sunline.com.br

Fone: (14) 9112-8696

Cidade: bauru-sp

Comentarios: Bom dia Dr. olha eu novamente por aqui, ocorreu algo estranho com minha 750 four - k1 (1971), e para tal gostaria de obter informações do que pode ter ocorrido, troquei o oleo e filtro do motor, testando e colocando no nível, depois viajei 150 km na estrada direto, ai deixei a moto parada por uma semana, antes de ligar, verifiquei o nível de oleo e estava baixo, cerca de 0,75 l, completei, e sai com a moto, e pra minha surpresa, ao checar novamente o óleo, e nível está muito acima, quase entornando no tambor, o que pode ser que ocorreu e quais os procedimentos devo tomar. De momento, muito obrigado, atenciosamente gleisson almada.

Caro Gleisson: A maneira correta de medir o nível de óleo da 750 K1 é:  Ligue a moto, e parada, acelere por aproximadamente 2 minutos. Em seguida verifique o nível. Isso está escrito, inclusive, no adesivo de adertência do reservatório de óleo. Isso é necessário pois a 750 K1 tem cárter seco.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: claudio camini

Email: cccamini@yahoo.com.br

Fone: 5434612635

Cidade: carlos barbosa  rs

Comentarios: Olá,tenho uma viuva negra 74.Fim de semana parou,quebrou a tampa da embreagem,a campana quebrou,um parafuso da mola da campana também.por que acontece isto?O retentor do vira brequim é compativel com algum outro?Obrigado.

Caro Claudio: Isso deve ter ocorrido por falha na montagem. O retentor de virabrequim não tem similar.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/12/2005


Nome: Jose Vicente

Email: martinsvicente@hotmail.com

Fone: -

Cidade: Campinas

Comentarios: Obrigado pela rapida resposta as mensagens....

Mais uma:
- Qual a cor exata que deve ser usada para as partes pintadas do motor da CB750K, e que tipo de tinta deve ser usada.

Abracos.

Caro José Vicente: Use a tinta prata polyester.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/12/2005


Nome: Mendes

Email: waldineimendes@yahoo.com.br

Fone: 47-8804-5766

Cidade: Agrolandia SC

Comentarios: Boa tarde Ricardo e Pasini.

Li a matéria da restauração da SS125A 1969, e achei muito legal todos os relatos do Pasini, que paixão essa pelas clássicas...a gente vira criança de novo, e isso é muito bom!!!
Trocando de assunto, gostaria de saber quais as cores originais que saíram p/ a CG125 ano 1977, se tiver fotos com todas as cores, agradeço.
Abraços a todos os amigos do MC70.
Mendes

Caro Mendes: A CG 125 de 1977 saiu nas mesmas cores da 1976, ou seja Laranja e Azul. 

Abraços,
Ricardo Pupo
07/12/2005


Nome: deodoro

Email: deodorojuniorb@hotmail.com

Fone: 091-99966696

Cidade: Belem-pa

Comentarios: tenho uma cb 450 e passou 1 ano parada só q o tanque tá muito enferrujado tá sujando o filtro direto tem como recuperar esse tanque , como posso fazer ? qual produto ?

Caro Deodoro: Primeiramente, coloque ácido muriático (aprox. 1 litro), e chacoalhe o tanque. Em suguida, repita a manobra com bicarbonato de sódio (1 pacote em 1 litro de água), para neutralizar.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/12/2005


Nome: Daniel Sant Anna de Souza

Email: dansantanna.nit@gmail.com

Fone: 82189523

Cidade: Niterói

Comentarios: Olá Amigos,

Gostaria de saber como consigo pistões e anéis de seguimento de uma suzuki gt380, ou uma dica de uma retífica no RJ.
Grato, aguardo retorno.

Caro Daniel: Existe uma alternativa de adaptação com peças de moto nacional, desde que feita com muito critério e por quem conheça. Sugerimos que você entre em contato com o Jacaré, no 11-222-1683. No Rio, podemos lhe indicar o Ralf, da Moto Ralf, no 21-2772-6731.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/12/2005


Nome: Milton

Email: miltonbagatini@brturbo.com.br

Fone: (51)3217-3147

Cidade: Porto Alegre/ RS

Comentarios: Olá..
Estou restaurando uma LS3 1974, azul, e estou com dificuldade de achar a cor da tinta. A MC pode me ajudar a achar ?

Caro Milton: Nós não temos o código da tinta. Mas sugerimos que você procure o Alberto Rech, da Moto Rech, em Caxias do Sul, ( alb.rech@terra.com.br ou 54-222-3344) que poderá lhe ajudar nessa questão. Outra alternativa seria o Valdir, da Valdir Pinturas (11-3984-2877).

Abraços,
Ricardo Pupo
08/12/2005


Nome: Ricardo da matta

Email: ricdamatta@hotmail.com.

Fone: 02127109392

Cidade: niteroi rj

Comentarios: Preciso de mecanico vespa no Rio de janeiro, pode me ajudar?

Caro Ricardo: Não conhecemos ninguém especializado no Rio para indicar. Mas sugerimos que você procure o pessoal do site "NVL - Nossa Vepas e Lambrettas" ( http://spaces.msn.com/members/sppoint ), que poderão ajudá-lo.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/12/2005


Nome: Lourival

Email: lstradiof@ig.com.br

Fone:

Cidade: TAUBATE

Comentarios: Gostaria de receber as seguintes informacoes sobre a Suzuki GT 550;
-o carter do motor é seco?
-o oleo 2 tempos lubrifica alam dos pistoes os rolamentos das bileas e vira?
-a bomba de oleo 2 tempos é acionada mecanicamente, se sim, como é o acionamento da mesma?
Obrigado

Caro Lourival: O cárter não é seco. O óleo 2T lubrifica os rolamentos, sim. A bomba de óleo 2T é mecânica, acionada por uma engrenagem sem-fim.

Abraços,
Ricardo Pupo
08/12/2005


estou precisando de um despaxante realmente bom para fazer os documentos da minha 500four.

 por favor me indique um 

junior  7442-5284

Caro Junior: Entre em contato com nosso amigo Aguinaldo, que é despachante especializado em motos clássicas. Dados Despachante, 11-3924-1784 ou 11-9112-8697.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: WELLINGTON DA SILVA

Email: wellingtoncorretor@yahoo.com.br

Fone: 62 9254-5401

Cidade: ANÁPOLIS-GO

Comentarios: Tenho uma TX 650S DA YAMAHA ANO 74, estou precisando do reparo completo dos caburadores incluindo a boia e banco de assento original. Favor qualquer informação entrar em contato comigo, obrigado.

Caro Wellington: Procure o Rodrigo da Double Dream (11-5062-6090).

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: jose machado de llima

Email: lidersabrevilareal@yahoo.com.br

Fone: 73177797

Cidade: Salto /Itu S.Paulo

Comentarios: Tenho uma CB 400 ano 81 a qual estou fazendo alguns reparos e colocaçõse de acessorios ,gostaria de saber das disponibilidades de peças e acessorios de vcs oferecidos ok.

Caro José Machado: Procure peças na Silverstone Moto (11-3333-3285) ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: joao

Email: jpmsv@iol.pt

Fone:

Cidade: oaz

Comentarios: eu keria arranjar os manuais da suzuki ts 125 x! onde posso encomtrar isso?

Caro João: Você deve encontrar na Recar Motos ( recar@recarmotos.com.br )

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: Antonio júnior

Email: ajsjr308@yahoo.com.br

Fone: 62-92854158

Cidade: goiania/goiás

Comentarios: olá....eu possuo uma honda 750cc f-1 ano e modelo 1976 amarela, uma jóia realmente impecável...gostaria de saber qual o ano em que a moto se encaixa pelo detran para obter a placa de cor branca...
abraços e obrigado !

Caro Antonio: Eu acho que sua pergunta se refere à Placa Preta de colecionador, certo ? Para a obtenção da Placa Preta, o primeiro queisto é a idade da moto, que deve ter no mínimo 30 anos de fabricação. Portanto, a sua CB 750 F1, terá diretio a partir de 2006. 

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: alex

Email: alex.maistro@gmail.com

Fone: 011 9107-1966

Cidade: São Paulo

Comentarios: ola, gostaria de alguma ajuda. na quatro rodas classicos saiu, reportagem sobre as cinquentinhas nao lembro a pagina ( a revista nao esta comigo), e uma que tem um menino bem novo, com uma luva e uma mao na manopla da moto, sao duas pretas que esta na foto. eu tenho uma gostaria de uma ajuda, como peças e assesorios. desde ja agradeço por ler. tambem tenho uma CB450 ano 85 gostaria de saber as cores dos kits   a minha esta com o kit da 88 DX, queria ela toda originas ja que esta em perfeito estado

Caro Alex: Para garimpar peças para sua moto, procure na Recar Motos (11-221-6559) ou na Double Dream (11-5062-6090). Para informações da sua CB 450, consulte os sites www.motos.pro.br ou www.cbbrasil.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: ricardo  marinho

Email: rhcm @ terra.com.br

Fone: 99460305

Cidade: R . J.

Comentarios: ola companheiros, acabei de fazer o motor da minha gt 550 74 : bielas novas , rolamentos , retentores , pistao e anel standart e camisa standart nos cilindros.
gostariade saber qual e a melhor forma de amaciar o bicho , pois cada mecanico me diz uma coisa diferente e o manual da moto diz outra , dizem ate que e bom botar um pouco de oleo 2t no tanque ...
e ai, o que fazer ? e quando posso voltar a entortar o cabo da motoca ?

abraços ricardo marinho .

Caro Xará: Sem dúvida alguma, siga o que diz o manual da Suzuki ! De médico, mecânico, e louco, tudo mundo tem um pouco !!

Abraços,
Ricardo Pupo
10/12/2005


Nome: Douglas

Email: nasdouglas@hotmail.com

Fone: 93942391

Cidade: Arujá-SP

Comentarios:  Olá Ricardo, tenho uma cg 1981 e gostaria de ver alguma foto de uma toda original mas não encontro em nenhum lugar, será que vc não conseguiria arrumar para mim? Estou querendo vende-la se souber de alguem me de um toque!
Obrigado!!!

Caro Douglas: A mudança foi no no grafismo. Use nossos Classificados para vendê-la.


CG 125 1981

Abraços,
Ricardo Pupo
12/12/2005


Nome: heitor ros

Email: igorjn65@hotmail.com

Fone: 32582284

Cidade: joao neiva

Comentarios: to querendo adesivo para cg 125 1979 a 1980.

Caro Heitor: Você pode tentar encontrá-los na Hondasa (11-6940-5270). Ou pode mandar fazer uma réplica na Signex Adesivos (11-3022-4057).

Abraços,
Ricardo Pupo
12/12/2005


Nome: Jurandyr Moraes

Email: juramoraes@yahoo.com.br

Fone: (87)88057143

Cidade: Petrolina-Pe

Comentarios: Estou precisando do manual da Yamaha YB50. Adquiri uma a cerca de um mes e estou tentando recuperá-la. Como não consigo fornecer a referência das peças, já pode imaginar o resto.
Grato pela atenção.

Caro Jurandyr: Você encontra cópia dos manuais da YB50 na Recar Motos (11-221-6559). 

Abraços,
Ricardo Pupo
12/12/2005


Nome: Alexandre Antunes Renda

Email: velozqui@uol.com.br

Fone: 091 3724-2428

Cidade: Belém

Comentarios: Procuro por retificador da Honda, CB-900f, ano-1981

Sds;
Alexandre Renda

Caro Alexandre: Você encontra esse retificador no Jacaré (11-3222-1683) ou na Double Dream (11-5062-6090). 

Abraços,
Ricardo Pupo
12/12/2005


Nome: José Carlos

Email: josecmar@hotmail.com

Fone:

Cidade: Cuiabá-MT

Comentarios: Qual a potência declarada do motor da Honda CB 400 Four?

Caro José Carlos: 35 hp a 9800 rpm.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/12/2005


Nome: gustavo del rosario

Email: gustavodelrosario@hotmail.com

Fone: 541144615499

Cidade: bsas

Comentarios: caro ricardo
cual es el consumo de gasolina cada 100 km de la honda 750 k sohc?....y  con ignicion electronica ...se hace menor?
trocar por platinado....adelanta,melhora?
muito obrigado por seu cortesia
gustavo

Caro Gustavo: De acordo com testes da época, as medições de consumo da CB 750 K SOHC, foram as seguintes:

a 60 km/h (velocidade constante) - 25,5 km/l
a 80 km/h (velocidade constante) - 19,8 km/l
a 100 km/h (velocidade constante) - 15,1 km/l
Uso em cidade - 14,1 km/l
Uso em estrada (média de 120 km/h) - 15,2 km/l
Média geral do teste - 17,9 km/l

A ignição eletrônica, teoricamente tem uma faísca mais forte, o que favorece a queima de combustível mais perfeitamente, portanto tende a ecomomizar mais combustível. Porém, recomendamos a preservação do sistema de platinados, no sistema elétrico da motocicleta.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/12/2005


Nome: Nilton Cesar Paranhos

Email: niltonton@msn.com

Fone: ***13-3422-56-32

Cidade: itanhaém

Comentarios: Ola amigos, gostaria de saber se alguem conhece algum torneiro que possa diminuir as roscas do gicle de baicha da 750 four 73, pois o antigo proprietario colocou um gicle semelhante com a rosca menor então ele mandou fazer o imbuchamento da rosca, agora que comprei o jogo de gicle original ele nao entra devido a rosca esta no carburador ser menor que a do gicle...    

Caro Nilton: Recomendamos que você envie os carburadores para o Jacaré (11-3222-1683), para que possam ser restaurados. 

Abraços,
Ricardo Pupo
13/12/2005


Nome: Edson Volta

Email: edv@forp.usp.br

Fone: (16) 3602-4027

Cidade: Ribeirao Preto

Comentarios: Olá pessoal bom dia!
Tenho, uma CB450 Custom com 101.000 km. Sou único proprietário.Motor não queima oleo pois é uma moto que nunca foi judiada.Estou enfentando problema nos difragmas dos carburadores. os mesmos estão ficando encharcados de gasolina e passa um mes aproximadamente e preciso trocá-los novamente. A impressão que tenho é que a gasolina volta do coletor de admissão até os diafragmas através de um orificio de sucção de ar danificando-os. Será que alguém já teve algum problema parecido e poderia me sugerir o que poderia ser?

Atenciosamente,

Edson Volta

Caro Edson: Verifique o assentamento das válvulas, os coletores (rachaduras e ressecamento) e o nível de bóia.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/12/2005


Nome: osiris

Email: zirim@brturbo.com.br

Fone: 62-3307-1070

Cidade: ceres-go

Comentarios: Boa noite Ricardo, gostaria se possivel me indicar site onde posso comprar uma 400Four, desde já agradeço sua ajuda. Parabens pelo seu excelente site. osiris

Caro Osiris: Além dos nossos Classificados, você pode encontrar alguma coisa nos sites www.motosantigas.com.br , www.moto.com.br , www.motonauta.com.br , e www.mercadolivre.com.br .

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: Vinicius Sanches

Email: vinicius.sanches@uol.com.br

Fone:

Cidade: São Paulo

Comentarios: Possuo uma CB400II 1982 que começou a ter vazamento de óleo no retentor da suspensão dianteira. Gostaria de saber o procedimento completo para comprar as peças corretas e efetuar o reparo com segurança e precisão. Existe como obter essa informação? Há algum manual passo a passo sobre esse assunto, que esteja disponível? Obrigado.

Caro Vinicius: Para efetuar a troca seria preciso um manual de oficina, pois são muitos detalhes. Acesse o manual de oficina neste link.  Procure se informar no site www.motos.pro.br

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: MARCOS LEMES BRISOLA

Email: mrc795free@hotmail.com

Fone: 83170188

Cidade: Osasco

Comentarios: Bom dia. Tenho uma CB 400 ano 1980 bem conservada, ótima moto. Derepente fiquei sem bateria. Comprei uma novinha, após uns 10 dias o pb se repetiu. Levei ao mecânico e após vários testes c/ lâmpadas e multimetro disse q o pb era no retificador (acho q é esse o nome). Ele me arrumou um usado e disse q estava ok. Retificador trocado e carga na bateria. 1 semana depois, mesmo pb. Resolvi partir p/ outro mecânico q p/ minha surpresa disse q estava tudo ok, o pb era a bateria. Troquei novamente a bateria (garantia) e cheguei a desligar até o alarme achando q era isso. Só q o pb se repetiu novamente. A moto não fica parada,uso frequentemente em rodovia. Se pudessem me dar alguma ajuda, ficaria agradecido. um abraço

Caro Marcos: Pelo sintoma, a bateria não está recebendo carga corretamente. Verifique alternador, retificador, conexões dos soquetes. A carga deve ser de 14 V, nos terminais.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: Murillo

Email: vaccari05@uol.com.br

Fone: 4994-9212

Cidade: Santo André

Comentarios: Qual é regulagem inicial dos carburadores da CB400F (1 volta e meia, duas voltas) ?

Caro Murillo: O padrão é 1,5 voltas.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: Antonio Carlos Martins

Email: martinsprf@yahoo.com.br

Fone: 0 XX 11 44021121

Cidade: Atibaia

Comentarios: A minha Honda CB 750 Four F1 com duplo freio dianteiro passou de uns dias para cá a apresentar fortes trepidações na frente em curvas para a esquerda, a moto parece que "manca", as vezes dá impressão que o pneu está "quadrado". O Que pode ser?
Desde já agradeço a atenção!!!!!!!!!

Caro Antonio Carlos: Verifique, rolamentos, raios (soltos), caixa de direção, alinhamento das bengalas, calibragem do pneu, e óleo da suspensão dianteira. São muitas as variáveis com esse sintoma.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: Fábio Salsinha

Email: fabioobrado@bol.com.br

Fone: 9143-6275

Cidade: Nova Iguaçu - RJ

Comentarios:      Eu tenho uma YAMAHA RX125 ano 82, ainda com o sistema de Condensador de Platinado. Eu gostaria de saber se é verdade que trocando a mesa por uma de DT180 com sistema de CDI fica legal. Aproveitando, o volante da RX com sistema platinado serve no novo sistema CDI da DT que irei adaptar? Ou tenho que troca-lo por um de DT também?

Caro Fábio: Se a adaptação for bem feita, fica bom, mas preferimos o sistema original. O volante da RX não serve nesse sistema. Terá que ser trocado também.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: JOEL

Email: joelcontatos@yahoo.com

Fone:

Cidade: BOSTON - MASSACHUSETTS

Comentarios: *** OLA  AMIGOS... MINHA  750  FOUR E..74
MAS  SEGUE O MODELO K-7  95%  EXETO O QUADRO E MOTOR  "pois  nao  consegui mandalos p/ o brazil"  MINHA  PERGUNTA  E  A  SEGUINTE : a k-7 TEM ARO  TRAZEIRO
DE 17"  CORRETO ??!! e JA  ESTOU C/ O ARO E DOIS PNEUS DE 17" do ponto de vista mecanico  ESTA TROCA  E VANTAJOSA?? obrigado........JOEL  AMORIM  

Caro Joel: Sim, a K-7 tem aro 17 na traseira. A sua moto está com o aro original, 18 ? Talvez não acha comprometimento em trocar pelo aro 17, mas não recomendamos essa adaptação. Mantenha o aro 18. 

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: gustavo del rosario

Email: gustavodelrosario@hotmail.com

Fone: 541144615499

Cidade: BA

Comentarios: CARO RICARDO
DARLE CROMO A LOS RADIOS DA RODAS....LES FAZ MAL?
TROCAN  CARACTERISTICAS FISICAS DO FIU DE ACO?
DESDE JA...BRIGADO
GUSTAVO

Caro Gustavo: Ao cromar os raios, o metal sofre uma pequena mudança tornando-os sujeitos a quebras. O correto é zincar os raios. 

Abraços,
Ricardo Pupo
15/12/2005


Nome: Adilson Francisco Borges

Email: afborges2005yahoo.com.br

Fone: (38)3214-1223 ou 91230520

Cidade: MONTES CLAROS/MG

Comentarios: TENHO UMA XLR-250, ANO 1983, COM 68.000 KM RODADOS ORIGINAL, A FIM DE MANTÉ-LA EM BOAS CONDIÇÕES DE USO, QUERO ME ANTECIPAR COMPRANDO AS SEGUINTES PEÇAS: EIXO COMANDO DE VALVÚLAS, BALANCIM DO COMANDO DE VALVÚLAS, CABEÇOTE, BLOCO, CAMISA, PISTÃO, ANEIS DE SEGUIMENTO, JUNTAS DO BLOCO E CABEÇOTE 

Caro Adilson: Procure as peças na Silverstone Moto (11-3224-0473) ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
16/12/2005


Nome: Alexandre G Silva

Email: agsilva@hotmail.com

Fone:

Cidade: Bragança Paulista

Comentarios: Bom dia a todos gostaria de saber onde posso encontrar o manul da cg 125 ano78 e fotos dela na cor preta para eu poder restaurar a minha motocicleta

Caro Alexandre: Você deve encontrar cópia desse manual na Recar Motos (11-221-6559). Mas a CG 125 de 1978 não saiu na cor preta originalmente. 

Abraços,
Ricardo Pupo
17/12/2005


Nome: Joao Pedro

Email:  Joao_Dragao84@hotmail.com 

Fone: +351963397195

Cidade: Porto-Portugal

Comentarios: Tenho uma Suzuki Mt50 J ou R, ela nao trabalha. precisava de informaçoes para portugal com o objectivo de a arranjar. Abraço...

Caro João Pedro: Para que possamos tentar ajudá-lo seja mais específico nas suas dúvidas. Relate quais são os problemas que a moto apresenta.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/12/2005


Nome: Milton

Email: classicas70@ig.com.br

Fone: 9722 5511

Cidade: São Paulo

Comentarios: Olá amigo estou querendo comprar uma kz 1300 ano 80,81 vc sabe quem tem para vender? abraços Milton

Caro Milton: É uma bela moto. Eu já tive uma modelo americano, com tanque mais estreito, ano 1981. Mas é dificil de encontrar. Fique sempre atento aos nossos Classificados, pois vez ou outra aparece uma à venda. 

Abraços,
Ricardo Pupo
17/12/2005


Nome: Fernando

Email: ilidiopires@hotmail.com

Fone: 11-9800-8389

Cidade: São Paulo

Comentarios: Olá tenho uma Cb 400 ano 83 mexi no motor dela e acho q tirei do ponto o comando de válvulas pois mexi na corrente de comando.....qual a posição do eixo ou da polia q marcação eu sigo estando com o pistão em cima ? Ou tem algum site q tenha diagrama de como fazer isso ?? Obrigado

Caro Fernando: Marca "T" do volante. Comando alinhado com carcaça.

Abraços,
Ricardo Pupo
19/12/2005


Nome: Murillo Vaccari

Email: vaccari05@uol.com.br

Fone: 4994-9212

Cidade: Santo André

Comentarios: Como eu faço para regular a boia do carburador da CB400F

Caro Murillo: Regule pelo volume da cuba.

Abraços,
Ricardo Pupo
19/12/2005


Nome: ANDRÉ LUIZ

Email: carnicora@yahoo.com.br

Fone: (21)3899-8731

Cidade: RIO DE JANEIRO

Comentarios: MAIS UMA VEZ RECORRO À SUA EFICIENTE AJUDA. A MOTO EM QUESTÃO É UMA CB 500 T
GOSTARIA DE SABER COMO POSSO SUBSTITUIR O CONJUNTO REGULADOR/RETIFICADOR ORIGINAIS POR UM DE CB 400/450, COMO DEVO LIGAR ESSES COMPONENTES ??
SEM MAIS, OBRIGADO.

Caro André: Essa adaptação é possível, porém é muito complicado explicar por aqui. Sugerimos que você entre em contato com o Jacaré (11-3222-1683), que já está sabendo do caso, e poderá lhe ajudar.

Abraços,
Ricardo Pupo
19/12/2005


Nome: Ari Sabino

Email: arifsabino@yahoo.com.br

Fone:

Cidade: Sao Paulo

Comentarios: Tenho uma 750 - FI/76 sendo que as bengalas foram refeitas pelo Zelão e  sinto que ao tirar a mão do guidão a moto puxa um pouco para a esquerda.
Como avaliar o alinhamento da suspensão dianteira ?? existe empresa especializada nesse tipo de trabalho ??
pode ser o quadro elastico ??
abraços,
ARI SABINO

Caro Ari: O alinhamento pode ser verificado no "olhometro" mesmo. Deixe a moto reta no cavalete central, e olhe de frente e de trás para ver se as rodas estão alinhadas. Olhe também por cima do guidão e veja se a roda dianteira alinha com as mesas. O problema pode ser também no quadro elástico. Cabe também uma observação. Pergunte ao Zelão que bengalas ele usou, pois se for as da XL 250, que cabem perfeitamente, o problema pode ser esse, pois elas tem um funcionamento diferente e sua ação não é satisfatória. 

Abraços,
Ricardo Pupo
19/12/2005


Nome: Laércio Aparecido do Vale Júnior

Email: laerciocfh@gmail.com

Fone: (17) 3341-3498

Cidade: Colina - SP

Comentarios: Eu tenho uma Cb 750 Four K4. A minha moto não quer dar partida. A bobina estragou. Existe alguma bobina que eu possa colocar em seu lugar? Ou melhor, onde eu posso restaurar a minha bobina?
Eu levei a minha moto em um mecânico e ele estragou a minha moto. Quando eu dou partida, o pedal não volta. Parece que quebrou a mola. O que aconteceu? Onde eu posso arrumar?
Quando a moto voltou do mecânico a cebolinha do neutro não funcionava. O neutro não ascende. O que eu faço?
Queria saber onde eu acho o amarelo da minha moto. Estou querendo pintá-la. Quais eram as cores desse modelo?
Qual filtro de óleo que dá certo em minha moto. Quanto custa o original, preciso trocá-lo.
    Onde eu posso encontrar a mesa superior da minha moto, pois a mesma trincou.
Eu queria que você me dasse nomes de mecânicos na região de Barretos, mais ou menos em Ribeirão e Rio Preto que conhecer a 7 galo realmente pra eu levar ela para fazer uma revisão.

Caro Laércio: As bobinas compátiveis são de 400 Four, 500 Four ou Goldwing. Mas não tem nada a ver com o sitema de partida. O Jacaré restaura as bobinas (11-3222-1683) e pode também arrumar a mola ou a catraca do pedal de partida. Verifique a cebolinha do neutro (embaixo do motor). A 750 K4 não saiu na cor amarela. Saiu nas cores Flake Sunrise Orange, Freedom Green Metallic, e Boss Maroon Metallic. O filtro de óleo tem que ser o dela mesmo. Você deve encontrá-lo na Recar Motos (11-221-6559). Deve custar em torno de R$ 50,00. A mesa superior pode ser soldada, sem problemas (Jacaré). Não conhecemos ninguém na sua região para indicar. 

Abraços,
Ricardo Pupo
19/12/2005


Nome: Fabiano Coradini

Email: fabianoadv@pop.com.br

Fone: (55) 3281.2755

Cidade: Caçapava do Sul - RS

Comentarios: Qual a medida dos esguichos de alta da 500 four e a posição da altura das agulhas (especificação original). A minha só "afina" com o afogador acionado, quando abre as borboletas e acelera parece qua falta gás (embuxa e corta). Acho que tá faltando gás, já coloquei as bóias novas, etc., por isso queria conferir esses detalhes. Obrigado

Caro Fabiano: Os giclês da CB 500 são: Main Jet - # 100 , Air Jet - # 150 , e Slow Jet - # 40. O clip da agulha deve estar no 4º encaixe, no topo da mesma.

Abraços,
Ricardo Pupo
20/12/2005


Nome: Val de Almeida Jr

Email: val@pedradosino.com.br

Fone: 31-3291-4867

Cidade: Belo Horizonte

Comentarios: Tenho uma honda 550F(1976). Quando passo em qualquer irregularidade de asfalto, da uma batida seca na suspensão dianteira, como se faltasse alguma borracha ou mola.Voces tem alguma sugestão? Grato,Val

Caro Val: Houve vazamento de óleo ? Verifique os retentores e as molas. O volume de óleo das bengalas é de 191 ml (óleo ATF).

Abraços,
Ricardo Pupo
20/12/2005


Nome: Val de Almeida Jr

Email: val@pedradosino.com.br

Fone: 31-3291-4867

Cidade: Belo Horizonte

Comentarios: caro Ricardo, obrigado pelo retorno imediato.
Parabens pelo trabalho de voces e tenha um excelente Natal e ano novo.
Abraço,
Val

Caro Val: Agradecemos e retribuímos da mesma forma. Muita paz e saúde em 2006 ... pilotando motos clássicas, é claro !

Abraços,
Ricardo Pupo
20/12/2005


Nome: SERGIO NASCIMENTO FILHO

Email: sfilho@parker.com

Fone: 51 3470 9225

Cidade: Poro Alegre

Comentarios: Comprei uma ML82 com 16000 km parada há uns 20 anos. A moto funciona perfeitamente e está em um estado de conservação invejável.
Tenho uma dúvida, gostaria de saber qual a especificação de folga na regulagem das válvulas deste motor. Acho que as válvulas estão "batendo" um pouco e quero regulá-las.

Caro Sergio: As folgas são 0,08 mm, tanto para admissão com para escape. 

Abraços,
Ricardo Pupo
20/12/2005


Nome: ANTONIO CESAR

Email: antoniocesartec@pop.com.br

Fone: 021 96359177

Cidade: R J

Comentarios:  PRECISO SABER A ONDE POSSO COMPRAR PECAS DE MOTO TURUNA ANO 82

Caro Antonio: Procure na Silverstone Moto (11-3333-3285) ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
21/12/2005


Nome: DOMINGO ALAJARIN

Email: servimenor@servimenor.e.telefonica.net

Fone: 968133060  movil 637855130

Cidade: la union (Murcia)  España

Comentarios: necesito encontrar las cuatro gomas que van desde los carburadores a filtro de aire para una HONDA CB 550 FOUR, si disponen de algo, por favor digamelo Gracias

Caro Domingo: Essas borrachas (gomas) são os "coletores". Você encontra na Recar Motos ( recar@recarmotos.com.br ), aqui no Brasil.

Abraços,
Ricardo Pupo
21/12/2005


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone:

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Ricardo, tudo bem?

Acabo de adquirir velocímetro e conta-giros novos para a RD350 que estou restaurando.  Notei, porém que o velocímetro apresenta alguns detalhes que nunca havia visto e que não existem nos outros velocímetros que possuo:

. ele apresenta uma faixa vermelha a partir dos 80 kms/hora.
. na parte de trás saem 02  fios, um na cor verde e vermelho e outro branco e vermelho.
. o odômetro parcial está na parte superior e o total na parte inferior.  Nos outros ocorre o inverso.
. o botão pra "zerar"  o odômetro parcial está em local diferente, o que não permite que ele passe pelo furo do "copinho"  onde o velocímetro tem que entrar.
. Seu Parts Number é:  360-83580-53

Caso possa solucionar minha dúvida, agradeço.

Um abraço e bom Final de Ano.

Caro Miguel: Esse painel é para o mercado interno japonês, cuja lei era (não sei se ainda é) com limite de velocidade de 80 km/h. Eu tive uma Honda CB 750 F5 (tipo Bol D´Or), que tinha uma luz vermelha de advertência no velocímetro, que acendia aos 80 km/h. Os fios que você se refere podem ser dessa luz de advertência ... verifique. O part number do modelo americano é 360-83570-43-00 (velocímetro) e 360-83540-03-00 (contagiros).

Abraços,
Ricardo Pupo
22/12/2005


Nome: Luiz Eduardo

Email: chacarauniao@chacarauniao.com.br

Fone: 91165032

Cidade: Caçapva - SP

Comentarios: Olá
gostaria de saber se Vocês tem  algo sobre regulagem de carburador da Ml ou CB125s, algum esquema ou passos a serem seguidos. Caso tenham, se não for incômodo poderiam me enviar?
OBRIGADO
Aguardo resposta rápida, pois minha moto está parada por esse pequeno detalhe.

Caro Luiz Eduardo: Para uma regulagem perfeita, são necessários cerca de 50 passos a se seguir. Você poderia ser mais específico nas suas dúvidas ?

Abraços,
Ricardo Pupo
22/12/2005


Nome: Romina Paola

Email: roi_ba@hotmail.com

Fone: 01144572071

Cidade: Buenos Aires

Comentarios: Tenho necessidade de uma informação sobre a carburação de velomotores honda boldor 900, dado que aqui na Argentina não há mecânicos que sabem ED velomotores desta época mil obrigado

Romina Paola: Qual é a informação que você precisa exatamente ?

Abraços,
Ricardo Pupo
22/12/2005


Nome: osiris

Email: zirim@brturbo.com.br

Fone: 62 3307-1070

Cidade: ceres-go

Comentarios: Estou precisando encontrar um virabrequim da 500Fuor, alguem pode me informar onde encontrar?
         Osiris

Caro Osiris: O mais fácil seria você retificar o original. Use nossa seção de Peças e Acessórios para "garimpar".

Abraços,
Ricardo Pupo
22/12/2005


Nome: Luis Giovanni Faria

Email: lgfaria@yahoo.com

Fone: 11-2132-2850

Cidade: São Paulo

Comentarios: Oi Ricardo. Você teria alguma indicação de revendedor Honda nos EUA onde eu poderia achar facilmente peças para CB750? Preferencialmente na costa oeste, mas pode ser em qualquer lugar pois o Fedex taí para isso mesmo.

Obrigado e um grande abraço, Giovanni

Caro Luis: Eu já comprei peças dessa loja, House of Honda, mas é em New York. http://www.houseofhonda.com/ . Eles são bem atenciosos e os preços não são absurdos.

Abraços,
Ricardo Pupo
22/12/2005


Nome: Heitor Antunes

Email: heitor.antunes@tccbrasil.com.br

Fone: (15) 3232-2230

Cidade: Sorocaba - SP

Comentarios: Vou mandar pintar uma CB 400 81 Vermelha, que não está com a côr original. Vocês teriam a especificação da tinta ? E das faixas desse modêlo ?

Caro Heitor: Você encontra o kit (tanque, laterais e rabeta), já pintado na cor original, a base de troca em algumas lojas da região da R. Barão de Limeira em São Paulo. Outra opção é encomendar a tinta na Valdir Pinruas (11-3984-2877). Os adesivos (faixas) você pode encomendar na Signex Adesivos (3022-4057). O modelo 1981, na cor vermelha (vinho) é identico ao modelo 1980. Veja o grafismo no Teste Drive da CB 400 1980 aqui . Na Galeria / Brasil também tem algumas fotos. Para mais informações sobre a CB 400, acesso o site www.motos.pro.br 

Abraços,
Ricardo Pupo
23/12/2005


Nome: Luiz Eduardo

Email: chacarauniao@chacarauniao.com.br

Fone: 91165032

Cidade: Caçapva - SP

Comentarios: Olá Ricardo Pupo
Obrigado por sua resposta rápida.
É o segunte, tenho uma CB125s com o carburador de Ml, limpei o carburador pois estava falhando e tinha uma pasta tampando as saídas e entradas de gasolina

Gostaria  de saber se teria como me passar como regular entrada de ar e de gasolina.
falando grosseiramente, o que aperta e o que solta para a moto poder ligar, pois até agora eu só consegui fazer ela dar tiro pois está entrando muita gasolina.
Obrigado Mais uma Vez
Luiz Eduardo

Caro Luiz Eduardo: A regulagem do ar e gasolina é no parafuso da mistura, que deve ter 1 volta e meia. Pelo seu relato, o problema maior deve ser que a moto está fora de ponto, por isso os "tiros". Verifique.

Abraços,
Ricardo Pupo
23/12/2005


Nome: José H. Moura

Email: johemoto@isbt.com.br

Fone: 11 3712 2131

Cidade: São Paulo

Comentarios: Bom dia , venho através deste pedir-lhe se possivel onde eu posso encontrar o manual técnico da Suzuki GT380 / 76
Desde já fico-lhe imensamente agradecido

Caro José: Você encontra a cópia dos manuais (serviço e peças) da GT 380 na Recar Motos (11-221-6559).

Abraços,
Ricardo Pupo
23/12/2005


Nome: andre

Email: andrefely@msn.com

Fone: 19-34022342

Cidade: PIRACICABA

Comentarios: presciso dos piscas da cg125 ano 82 original,e paralama dianteiro

Caro André: Procure na Silverstone Moto (11-3333-3285) ou na Hondasa (11-6940-5270).

Abraços,
Ricardo Pupo
24/12/2005